Porque suplementos de proteína causam gases?

Flatulência (gases) é apenas uma das maneiras do seu corpo para eliminar gases do intestino. Enquanto isto é natural e inevitável, suplementos de proteína podem causar mais gases que o comum ou alterar o seu cheiro.

Na maioria dos casos, isso não é causado diretamente pela proteína, mas por fatores secundários. Neste texto veremos porque isto realmente acontece e com evitar (dentro do possível).

Por qual razão suplementos de proteína causam gases?

É importante deixar claro que uma dieta rica em proteína não necessariamente causa gases. Por outro lado, o tipo da proteína e o que você ingere (as vezes sem saber) junto dela, podem causar o problema.

Tipo de proteína

Quando se trata do tipo de proteína, a maioria das proteínas animais (ovos, carne bovina, suína, aves e peixes) contém enxofre, o que pode contribuir para o cheiro desagradável. Com isto dito, você já pode ter ouvido que albumina causa gases.

Pois é, albumina é uma proteína em pó composta por claras de ovo, um dos alimentos mais ricos em enxofre. Além disso, quando misturamos a albumina com um líquido temos muita espuma que carrega ar capaz de chegar até os intestinos. O resultado dessa combinação é óbvio: mais gases e possivelmente com cheiro ruim.

Proteínas em pó de origem vegetal também podem causar flatulência por conta das fibras e carboidratos que fermentam no intestino, mas isto não costuma piorar o cheiro e só tende a acontecer quando o suplemento mantém as fibras e carboidratos na sua formulação.

Resumindo: proteínas animais contêm enxofre, que pode contribuir para o odor desagradável das flatulências. Proteínas em pó de origem vegetal podem causar flatulência devido às fibras e carboidratos, se presentes na fórmula, que podem fermentar no intestino.

Intolerâncias alimentares

Intolerâncias alimentares podem atrasar a passagem de certos alimentos pelo sistema digestivo e causar todo tipo de sintoma gastrointestinal, um deles é a fermentação de nutrientes que, em contrapartida, pode causar gases.

O que muitas pessoas não percebem é que existem graus diferentes de intolerância. Por exemplo, você pode ser intolerante a lactose ao ponto de não ter os sintomas mais graves e ainda mantém leite na dieta, mas pode ser o suficiente para acumular gases quando há maior ingestão de lactose.

Por isso muitas pessoas relatam que whey protein concentrado causa gases. Este tipo de whey, diferente da versão isolada ou hidrolisada, ainda tem quantidades suficientes de lactose para causar sintomas como flatulência, o que pode piorar se já há lactose suficiente no restante da alimentação.

Isto também explica porque alguns wheys, especialmente mais baratos, podem causar mais gases. Quanto menos processado é o whey, mais impurezas eles pode ter (o que inclui mais lactose).

Publicidade

Exatamente o mesmo processo serve para outras proteínas em pó que possam fornecer nutrientes que você tenha algum grau de intolerância, as vezes sem o seu conhecimento.

Resumindo: ter qualquer grau de intolerância alimentar a algum componente presente na proteína em pó pode ser o suficiente para atrasar a passagem do suplemento pelo intestino e causar fermentação, o que pode causar flatulência. Por exemplo, whey concentrado tem lactose e por isso é conhecido por causar gases em tantas pessoas.

Adoçantes

Com intuito de modular o sabor, é prática comum de empresas de suplementos colocar adoçantes na sua proteína em pó. Mas é válido saber que alguns adoçantes podem ser a causa principal da flatulência.

E quando digo causa principal estou me referindo ao fato que você pode ter gases por ingerir proteína em pó e acabar culpando uma intolerância ou a própria fonte de proteína, quando a culpa é apenas do adoçante presente na fórmula.

Não são todos os adoçantes que causam problema, mas você deve prestar atenção extra a família dos “ols”:

  • Sorbitol
  • Maltitol
  • Mannitol
  • Xilitol
  • Lactitol

A maioria deles não fornece calorias e isso só ocorre porque o intestino não é capaz de digeri-las em primeiro lugar. Quando estes adoçantes ficam parados no intestino, eles poderão reagir com as bactérias intestinais e causar gases.

Infelizmente, algumas pessoas são mais sensíveis do que outras. Não é possível apontar especificamente qual pode causar mais problemas para todas as pessoas.

Resumindo: alguns adoçantes presentes em proteínas em pó não podem ser facilmente digeridos pelo intestino e apesar de parecer um detalhe insignificante, eles podem ser a principal causa do aumento nos gases.

Como evitar os gases causados por proteína em pó?

Embora certas proteína em pó possam causar flatulência, isso não significa necessariamente que você precise evitar essa classe de suplementos. Abaixo estão algumas das maneiras pelas quais você pode aliviar a flatulência induzida por proteína.

Mude o tipo de proteína em pó

Infelizmente, não existe uma proteína que não cause ou cause menos gases de forma universal. Se isso realmente é um problema para você, então será necessário um pouco de tentativa e erro para descobrir o tipo que cause menos flatulência.

Começar por fontes que misturem facilmente no líquido (sem gerar muita espuma), contenham menos enxofre (como a albumina) ou não contenham componentes que você possa ser intolerante (como lactose presente no whey concentrado), é um bom começo.

Use proteínas em pó sem sabor

É possível encontrar praticamente todos os tipos de proteína em pó em seu sabor natural, ou seja, sem adição de adoçantes.

Publicidade

Como vimos, alguns adoçantes podem causar gases, o que seria completamente resolvido ao optar por proteínas em pó sem sabor.

Trate outras causas da flatulência

Em alguns casos, evitar hábitos e outros alimentos que causam flatulência pode diminuir a incidência do problema, mesmo usando proteínas em pó.

Primeiro, tomar líquidos e mastigar os alimentos controladamente, diminui a quantidade de ar ingerida e diminui a chance de parte desse ar parar no intestino.

Além disso, alimentos ricos em fibras e carboidratos são conhecidos por causar mais gases. Com um pouco de paciência, através de tentativa e erro, é possível descobrir os que mais causam gases e diminuir sua ingestão ou substituí-los quando possível.

Além disso, é vital identificar intolerâncias alimentares que farão com que certos alimentos causem má digestão e, consequentemente, mais gases.

Conclusão

Proteína em pó ou proteína em geral não costuma causar flatulência, mas seus outros nutrientes ou componentes adicionados artificialmente quase sempre são os reais culpados.

Na maioria das vezes, é possível resolver o problema apenas com mudança de hábitos ou de dieta, antes mesmo de considerar a remoção da proteína em pó da suplementação.

Este texto ajudou você ?

Ainda está com dúvidas sobre alguma questão? Visite nosso fórum de discussões e compartilhe suas dúvidas com mais de 270 mil pessoas cadastradas.

×