Fazer barra fixa todos os dias: vantagens e desvantagens

O que aconteceria se você, na tentativa de otimizar seus resultados, focasse sua atenção em fazer barra fixa todos os dias?Logo de cara, você definitivamente pode fazer barra fixa todos os dias e, para a surpresa de alguns, fazer isso pode ser uma estratégia válida de treino.

Tudo dependerá do seu objetivo atual. Do contrário, fazer o mesmo exercício diariamente não só será improdutivo como atrapalhará seus resultados como um todo.

Por isso, neste texto, listaremos todas as vantagens e desvantagens dessa estratégia. Apenas recomendo que você leia ambos os lados antes de formar uma opinião sobre o tema.

Vantagens em fazer barra fixa todos os dias

Sua força na barra fixa melhorará muito

Se você faz uma atividade – qualquer atividade – todos os dias, você inevitavelmente gera mais estímulos para seus músculos e sistema neuro motor se adaptarem, aprimorando seu corpo e facilitando a execução de uma atividade rotineira.

Logo, se você faz barra todos os dias, você fica cada vez melhor em fazer… barras. Simples assim.

Por isso, mesmo considerando o risco de treinar demais com o mesmo exercício, é inevitável que sua capacidade melhore no decorrer do tempo. Isto pode ser muito útil se você precisa fazer um teste físico, por exemplo.

Veja também -> Barra fixa ou puxada na polia: qual é melhor?

Você ganhará mais massa muscular nas costas

Barra-fixa é um dos melhores exercícios para treinar a musculatura das suas costas. Mais importante ainda: é um exercício que a maioria das pessoas evitam.

Se você fizer barra todos os dias, você definitivamente terá maiores ganhos musculares nas costas, servindo como uma espécie de treino especializado.

Mais força na pegada

Fazer barra-fixa envolve primeiramente suportar o peso do seu corpo usando apenas a força das suas mãos quando ficamos suspensos, segurando na barra.

Publicidade

Isso forçará toda a musculatura do punho a se tornar mais forte, o que facilitará muito sua vida não só na barra fixa mais em qualquer outro movimento que exige esta habilidade.

Basicamente, todos os exercícios para costas que você pode fazer dentro e fora da academia serão beneficiados pelo aumento de força na pegada.

Veja também -> Qual a diferença entre barra fixa com pegada pronada e supinada?

Desvantagens em fazer barra fixa todos os dias

Overtraining

Overtraining é apenas um termo chique (mas muito mais conhecido) para dizer que você treinou além da sua capacidade de recuperação, o que pode prejudicar o resultado do treino atual e dos futuros.

Em suma, em overtraining, você não permite que seu corpo se recupere totalmente de um treino para o outro, gerando um ciclo infinito de má recuperação.

E quando fazemos um exercício diariamente, como a barra fixa, os mesmos músculos, tendões, ligamentos e articulações receberão o mesmo estresse diariamente, aumentando exponencialmente o risco de treinar demais.

Porém, esta questão não é “preto ou branco”, existem inúmeras variáveis entre os extremos que interferem no overtraining, como qualidade da dieta, do sono, níveis de estresse, capacidade de treino, etc…

De forma simplista, pessoas jovens seguindo uma dieta hipercalórica/proteica que mantém bons hábitos em geral, poderão passar algumas semanas fazendo barra fixa todos os dias antes de perceberem qualquer problema.

Desproporções musculares

Não é possível treinar todos os músculos do corpo, todos os dias e com a mesma eficiência. Como nossa capacidade de recuperação é finita, precisamos escolher o que receberá mais foco.

E se você faz barra fixa todos os dias, de forma inevitável os músculos das costas receberão mais atenção que o resto do corpo.

Publicidade

Isso não é um problema se, neste momento, tudo o que importa é conseguir fazer mais barras (um teste de aptidão como TAF, bater metas pessoais ou melhorar uma fraqueza muscular).

Mas se você não tem uma real necessidade de dar atenção especial a um exercício, você estará usando energia e foco que poderiam ser distribuídos de forma mais inteligente para treinar seu corpo inteiro. Com o tempo poderá gerar desproporções musculares.

Conclusão

Fazer barra fixa todos os dias é uma estratégia de treino válida se você, por uma série de razões, precisa ou quer melhorar sua capacidade física para realizar este movimento.

Mas em quase todos os cenários esta estratégia tem uma data de validade curta.

Infelizmente, nossa capacidade de recuperar músculos, tendões e ligamentos, não é infinita. Eventualmente você terá problemas por realizar o mesmo movimento de forma repetitiva.

Portanto, devemos usar esta estratégia de forma inteligente e apenas pelo tempo necessário para ultrapassar um teste ou obstáculo.

Para todas as outras pessoas, fazer barra fixa ao menos duas vezes na semana, em conjunto de um treino de musculação bem elaborado, já pode trazer todos os benefícios esperados do exercício.

Este texto ajudou você ?

Ainda está com dúvidas sobre alguma questão? Visite nosso fórum de discussões e compartilhe suas dúvidas com mais de 270 mil pessoas cadastradas.

×