Quanto tempo dura o efeito do pré-treino no organismo?

Por Equipe Hipertrofia

Textos escritos pela redação do Hipertrofia.org são escritos e revisados por profissionais de várias áreas que circundam o universo da musculação para que você tenha acesso às melhores informações, com respaldo científico e empírico.

O tempo de duração do pré-treino pode influenciar seus resultados de forma direta e indireta, pois a maioria deles contém estimulantes.

Em outras palavras, ao “cronometrar” a ingestão desse tipo de suplemento você pode tirar mais ou menos benefícios no seu treino ao manipular a ação dos estimulantes.

Além disso, é possível evitar problemas como tomar o pré-treino muito tarde no dia e acabar com insônia, o que pode afetar seus resultados de forma muito mais profunda.

Enfim, neste texto veremos quanto tempo dura o efeito do pré-treino no nosso corpo e todas as questões relacionadas.

Quanto tempo leva para o pré-treino funcionar?

Geralmente, leva cerca de 30 minutos para o pré-treino começar a dar efeito (funcionar), mas isso pode variar de acordo com os ingredientes ativos do suplemento, seu metabolismo e sua tolerância à estimulantes.

Por isso, como recomendação geral, é indicado tomar o pré-treino cerca de 30 minutos antes do treino.

Para a maioria das pessoas, isso significa tomar o suplemento em casa e então ir pra academia treinar.

Com o passar do tempo você começa a sentir quando o pré-treino começa a “bater” e pode manipular de forma ainda mais precisa o quanto antes tomar.

Por quanto tempo o pré-treino permanece no organismo?

De todos os ingredientes contidos em um pré-treino, o estimulante presente na fórmula terá o efeito mais pronunciável e longo no organismo.

Como a maioria dos pré-treinos usam a cafeína como estimulante, o pré-treino permanece no organismo por 4-6 horas.

Publicidade

Algumas pessoas, uma minoria, metaboliza cafeína de forma mais lenta, podendo estender o tempo de ação para 6-9 horas.

Isso não significa que você sentirá os efeitos do pré-treino por todo esse tempo. O “pico” dos efeitos ocorre nos 30 minutos após tomar e isso gradualmente diminuirá até desaparecer.

Veja também: Como suar a cafeína como pré-treino

Como saber se o pré-treino está funcionando?

Pode parecer óbvio para alguns, mas se você nunca tomou um pré-treino antes ou está em dúvidas se o seu pré-treino é bom, a questão se torna muito válida.

Um dos primeiros benefícios reais que você deve notar quando seu suplemento pré-treino entra em ação é o aumento de foco e motivação. Você não só fica mais focado no que faz na academia, como tem mais vontade de treinar.

Estimulantes, como a cafeína, também diminuem sua percepção de esforço, ou seja, você consegue fazer mais trabalho e se sentir menos cansado.

Também não é incomum aumentar as cargas nos exercícios – outro efeito da cafeína. Isso é ainda mais pronunciado se o pré-treino também contém creatina em sua fórmula.

“Sinto uma coceira quando tomo pré-treino, isso é normal?”

Sim. É normal e esperado.

Tirando casos isolados de alergias a algum componente, na grande maioria das vezes, esta é uma reação normal à beta-alanina presente em alguns pré-treinos.

Publicidade

A beta-alanina é capaz de estimular neurônios sensoriais e gerar uma sensação de coceira ou formigamento.

E isso ocorre com mais potência em regiões onde há mais terminações nervosas, como nas suas orelhas por exemplo.

Isto também pode fazer com que essas regiões fiquem mais vermelhas.

E, calma, isto é natural e inofensivo, apesar de ser indesejado para alguns.

Pensamentos finais

Os suplementos pré-treino são uma excelente maneira de maximizar o impacto do tempo gasto no treino.

Qualquer aumento na sua capacidade de treinar (e pré-treinos aumentarão sua capacidade de treinar), terá um efeito positivo na velocidade para alcançar seu objetivo final.

Este texto ajudou você ?

Ainda está com dúvidas sobre alguma questão? Visite nosso fórum de discussões e compartilhe suas dúvidas com mais de 270 mil pessoas cadastradas.