Quanto tempo dura o efeito do pré-treino no organismo?

Saber quanto tempo dura o efeito do pré-treino no organismo pode ser útil para programar o uso e extrair mais resultados. Afinal, o tempo de duração do pré-treino pode influenciar seus resultados de forma direta e indireta, pois a maioria deles contém estimulantes.

Em outras palavras, ao “cronometrar” a ingestão desse tipo de suplemento você pode tirar mais ou menos benefícios no seu treino ao manipular a ação dos estimulantes.

Além disso, é possível evitar problemas como tomar o pré-treino muito tarde no dia e acabar com insônia, o que pode afetar seus resultados de forma muito mais profunda.

Enfim, neste texto veremos quanto tempo dura o efeito do pré-treino no nosso corpo e todas as questões relacionadas.

Quanto tempo leva para o pré-treino funcionar?

Geralmente, leva cerca de 30 a 45 minutos para o pré-treino começar a funcionar, mas isso pode variar de acordo com os ingredientes ativos do suplemento, seu metabolismo e sua tolerância à estimulantes.

A maioria dos pré-treinos são feitos para começar a trabalhar de forma relativamente rápida para que você possa tirar proveito dos ingredientes no treino que está por vir.

Os ingredientes ativos mais comuns, como cafeína e beta-alanina, são comuns na maioria dos pré-treinos por suas capacidades de fornecer energia, melhorar o fluxo sanguíneo e aumentar a resistência muscular. A cafeína, por exemplo, pode começar a fazer efeito 30 a 45 minutos após a ingestão, enquanto outros componentes podem ter tempos de ação ligeiramente diferentes.

Veja também: Qual o melhor pré-treino nacional?

O tempo para o pré-treino fazer feito também pode mudar por conta de fatores como o que você comeu antes de tomar o pré-treino. Tomar o suplemento com o estômago vazio pode acelerar a absorção, permitindo que os efeitos sejam sentidos mais rapidamente.

No entanto, isto também pode intensificar algumas reações adversas, como irritação estomacal em indivíduos sensíveis. Por outro lado, consumir pré-treino com alimentos pode retardar a absorção, mas também pode ajudar a moderar os efeitos secundários e proporcionar efeitos gradualmente maiores.

Publicidade

Em geral, recomenda-se tomar o pré-treino cerca de 45 a 60 minutos antes do treino. Este período permite que a maioria dos ingredientes atinjam a sua eficácia máxima. No entanto, a resposta pode variar, algumas pessoas podem começar a sentir os efeitos mais cedo, enquanto outros podem demorar um pouco mais.

Por quanto tempo o pré-treino permanece no organismo?

Pré-treinos são suplementos com múltiplos ingredientes e cada um possui um tempo diferente para ser metabolizado pelo organismo.

No entanto, de todos os ingredientes de um pré-treino, o estimulante – geralmente cafeína – presente na fórmula é o mais relevante e terá o efeito mais pronunciável e longo no organismo.

Os efeitos mais pronunciáveis da cafeína podem durar de 3 a 5 horas em adultos saudáveis. Algumas pessoas (uma minoria), metaboliza cafeína de forma mais lenta, podendo estender o tempo de ação para 6-9 horas.

De forma geral, os efeitos de um pré-treino podem durar de 4 a 6 horas no organismo da maioria das pessoas, embora alguns efeitos possam ser sentidos por um período mais longo ou mais curto, dependendo da fórmula específica e da resposta individual.

Como saber se o pré-treino está funcionando?

Pode parecer óbvio para alguns, mas se você nunca tomou um pré-treino antes ou está em dúvidas se o seu pré-treino é bom, a questão se torna muito válida.

Em todo caso, para saber se o pré-treino está funcionando, você deve notar principalmente efeitos psicológicos como uma sensação de aumento de energia e motivação pouco tempo após a ingestão, o que pode ser atribuído principalmente à cafeína e outros estimulantes presentes no pré-treino.

Outro indicador importante é a capacidade de realizar treinos cada vez mais pesados e possivelmente mais longos. Isso também é um sinal do estimulante, mas ingredientes como beta-alanina e creatina também contribuem para o aumento da carga de treino (seja através do aumento de carga ou quantidade de trabalho realizado).

Veja também -> Usar pré-treinos diariamente faz algum mal a saúde?

Conclusão

Os suplementos pré-treino são uma excelente maneira de maximizar o impacto do tempo gasto no treino.

Publicidade

Qualquer aumento na sua capacidade de treinar (e pré-treinos aumentarão sua capacidade de treinar), terá um efeito positivo na velocidade para alcançar seu objetivo final.

Este texto ajudou você ?

Ainda está com dúvidas sobre alguma questão? Visite nosso fórum de discussões e compartilhe suas dúvidas com mais de 270 mil pessoas cadastradas.

×