Importância do NEAT durante o bulking e cutting

NEAT é uma sigla para “non exercise activity thermogenesis”, adaptando para o português significa algo como, “atividade termogênica sem exercício”.

Caminhar no parque, lavar seu carro, limpar a casa, cortar a grama e até mesmo sentar-se para trabalhar, todos são uma forma de NEAT.

E acredite, isso pode estar influenciando seus resultados sem você saber.

Deixa eu explicar.

A maioria das pessoas pensam que ficar entre 40 a 120 minutos na academia, fazendo musculação e cardio, compensa uma vida inativa.

Se você treina, então não é necessário subir escadas ou ir caminhando até o mercado pegar comida, você pode ficar parado vendo netflix e pedir comida pelo iFood.

“Hoje tá pago!”, porque você foi e voltou da academia.

Acho que não fella.

O que essas pessoas não sabem é que todas essas calorias que seriam queimadas em todas essas atividades a primeira vista irrelevantes podem desfazer (em parte) o que foi feito dentro da academia.

No curto prazo, uma atividade como caminhada parece ser insignificante em termos de queima de gordura, e realmente é.

Publicidade

Porém quando essa e outras atividades são levadas em consideração em termos de semanas e meses, isso pode fazer toda a diferença.

Imagine a seguinte situação: todos os dias você acorda e vai até a padaria (é apenas um exemplo).

O caminho de ida e volta tem cerca de 500 metros.

São apenas algumas quadras… nada demais, certo ?

Errado.

Se todos os dias você faz um percurso de 500m, em uma semana você andou 3,5km. Em um mês, 14km e isso vai aumentando exponencialmente.

Agora compare essa pessoa a uma pessoa que foge de todo tipo de atividade e o auge do dia dela é fazer uma maratona de séries no netflix.

A diferença é percebida no próprio corpo e na saúde da pessoa.

Por uma estranha coincidência, a pessoa com NEAT baixo, ou seja, a que geralmente não faz nada, terá o “metabolismo lento”, será a famosa falsa-magra e por ai vai.

Enfim, o nível de nosso NEAT diário definitivamente pode influenciar seus resultados.

Publicidade

Vou citar três exemplos de como o NEAT pode ser importante.

Durante o bulking

Acumular um pouco de gordura durante o bulking é relativamente normal.

E uma maneira simples de mudar isso e acumular mais gordura que o estritamente necessário, é ignorando seu NEAT.

Isso é especialmente importante para falsos-magros.

Manter o NEAT alto previne acumulo de gordura por aumentar a termogênese e facilita sua dieta aumentando discretamente sua margem de erro.

Além disso, há evidências na literatura mostrando que manter um NEAT elevado melhora a resposta dos nossos músculos à ação da insulina.

Isso em termos simples significa o seguinte: você dificultará acúmulo de gordura durante o bulking e ainda aprimorará como seus músculos absorvem nutrientes através da otimização da ação da insulina.

Durante o cutting

Aumentar o NEAT durante o cutting é uma questão aparentemente óbvia (aparentemente!).

Durante o cutting, nosso foco é gerar um déficit calórico através da redução da ingestão calórica.

Em segundo plano, podemos usar aeróbicos para aumentar a demanda por energia e aumentar o déficit mais facilmente.

Publicidade

Porém há limites para cortar as calorias da dieta e quanto aeróbicos podemos fazer até que ambos possam se tornar contraprodutivos.

Por exemplo: se você cortar drasticamente o consumo de calorias, você se sentirá fraco, perderá energia e terá oscilações de humor.

Se fizer aeróbicos demais, poderá perder massa muscular desnecessariamente, afetar sua recuperação e ainda aumentar o seu apetite.

Como “burlar” isso ?

Aumente seu NEAT.

Através do NEAT você poderá queimar mais calorias de forma sorrateira, sem esmagar sua capacidade de recuperação e sem prejudicar seu treino com pesos.

Além disso, algumas atividades como caminhada (que entram como NEAT), tem benefícios únicos na sensação de bem estar e na própria recuperação.

5 maneiras “indolores” para aumentar seu NEAT

O legal do NEAT é que você não precisa fazer nada demais (para alguns) para aumentá-lo.

E na maioria das vezes isso vai melhorar, não só seus resultados, mas sua vida como um todo.

Enfim, como aumentar o NEAT ? Aqui vão 5 maneiras óbvias (que no fundo ninguém faz).

1 – Use as escadas

Usar escadas, em vez de escadas rolantes ou elevadores, é a forma mais simples de aumentar seu NEAT.

Claro, se você trabalha ou mora no último andar de um prédio alto, você não precisa pegar as escadas TODA vez que precisar se locomover (e transformar algo simples em um novo empecilho na rotina).

Porém é totalmente indolor subir apenas alguns andares de escada todos os dias ou parar o elevador alguns andares antes e subir o resto da maneira tradicional.

Somente essa pequena mudança já terá um ótimo impacto no NEAT.

2 – Caminhe mais

O mesmo conceito da escadaria.

Você não precisa abandonar seu carro na garagem e começar a andar 10 quilômetros por dia.

Mas pode muito bem fazer pequenas caminhadas em situações específicas como ir ao mercado a pé ou preferir caminhar no parque do que ficar preso dentro de um shopping.

3 – Faça você mesmo

Se isso não impactar negativamente em seu cotidiano, experimente fazer você mesmo as tarefas que você paga alguém para fazer.

Por exemplo: lavar o seu carro ou casa, cortar a grama, consertar algo simples, etc…

Isso não só melhorará sua disciplina, como economizará dinheiro e, de quebra, aumentará seu NEAT.

Palavras finais

Aumentar o seu NEAT não é uma questão de começar a fazer 1001 voltas na quadra e contar os passos em algum app mirabolante.

O que fará diferença real em seus resultados, através do seu NEAT, é, na verdade, a mudança de pensamento.

Uma pessoa pode treinar uma hora por dia todos os dias e ainda ser um sedentário se nas 23 horas restantes ela é uma pessoa inativa (e na maioria das vezes ainda possuí os hábitos alimentares de um sedentário).

Ter um corpo acima do comum e saudável não coincide com ficar a maior parte do dia sentado assistindo TV, jogando videogame ou evitando qualquer atividade que exija o mínimo de esforço – especialmente com a desculpa de que você “já treinou hoje”.

Aumente seu NEAT e melhore seus resultados.

Este texto ajudou você ?

Ainda está com dúvidas sobre alguma questão? Visite nosso fórum de discussões e compartilhe suas dúvidas com mais de 270 mil pessoas cadastradas.

×