Clique aqui

GOMAD é uma sigla para “Gallon of milk a day” ou, em português, um galão (cerca de quatro litros) de leite por dia.

Só uma regra no GOMAD: beba quatro litros de leite integral por dia, além de comer três refeições balançadas, contendo os três macronutrientes, e treinar (muito pesado).

Neste texto veremos como fazer a dieta, seus riscos, benefícios e quem deve (ou não) fazê-la.

Por quê ?

Em quatro litros de leite integral temos:

  • 2.400 calorias
  • 127 gramas (g) de gordura
  • 187 g de carboidratos
  • 123 g de proteína

A maioria dos ectomorfos, pessoas magras e hardgainers, precisam de cerca de 2500 a 2800 calorias por dia apenas para manter o peso.

Somente bebendo os quatro litros de leite você já consegue algo próximo dessa quantidade de calorias.

Agora, basta realizar três refeições balanceadas por dia (com cerca de 500 calorias cada), somado ao leite, você terá sem esforço mais de 4000 calorias.

Essa quantidade de calorias coloca essencialmente qualquer pessoa magra em um superávit calórico, fazendo-a ganhar peso.

Beber leite é fácil:  é portátil, saboroso e não requer preparo; basta colocar no copo e beber.

Além disso, quatro litros de leite fornecem mais de 120g de proteína vindas de whey protein e caseína, duas fontes “nobres” que fornecessem aminoácidos essenciais para hipertrofia.

A maioria dos ectomorfos já terá toda a proteína que precisam somente do leite, sem gastar com suplementos, sem comprar carne, sem complicação.

Resumindo, a dieta GOMAD é uma maneira simples e eficaz de obter muitas calorias e proteínas com o mínimo de trabalho.

Mas antes de começar a beber leite sem parar, saiba que a dieta traz alguns riscos e não foi feita para todos.

Quem deve fazer o GOMAD

GOMAD é destinado para pessoas magras que não conseguem – de jeito algum – ingerir toda a comida que precisam para ganhar peso e massa muscular.

Fazendo isso, podemos facilmente criar um excedente calórico e, em conjunto de um treino pesado, começar a ganhar peso e massa muscular rapidamente.

Isso significa também que qualquer pessoa sem problemas para ganhar peso (e principalmente que já estão acima do peso) poderão ganhar muita gordura fazendo o GOMAD.

Portanto, para ser 110% claro, esta abordagem é voltada para pessoas que não conseguem ganhar peso com facilidade e, por isso, estão magros e até abaixo do peso normal.

Quais os riscos

Quatro litros de leite integral fornecem quantidades bastante altas de alguns nutrientes e isso nem sempre é algo benéfico para a saúde.

Essa quantidade de leite fornece 1.920 miligramas (mg) de sódio, 83% do limite diário recomendado, de acordo com os órgãos competentes. Isso sem comer ou beber mais nada.

Além disso, há 4.800 mg de cálcio, superando muito a recomendação diária de 1.000 mg para um adulto.

Há evidências mostrando que homens e mulheres entre 19 e 50 anos não devem consumir mais de 2.500 mg de cálcio por dia.

Isso ocorre devido a um risco maior em alterar as funções renais e, além de outros problemas, aumentar as chances de adquirir pedras nos rins.

Mesmo assim não há relatos de problemas envolvendo pessoas seguindo a dieta GOMAD que é uma abordagem usada desde os anos 1940.

Em suma, GOMAD é uma abordagem que pende para o lado extremo e deve ser usada com cautela e somente por pessoas saudáveis (e que precisam de uma abordagem mais extrema para ganhar peso).

Perguntas frequentes

Eu preciso consumir os quatro litros de leite para a dieta “funcionar” ?

Entenda, GOMAD é uma abordagem que adicionará uma quantidade massiva de calorias na sua alimentação com o propósito de eliminar o trabalho de pensar, contar calorias, lidar com apetite para fazer refeições, etc…

Você não é obrigado a fazer nada, muito menos tomar quatro litros de leite por dia, porém se quer usar menos do que isso, será necessário contabilizar quantas calorias serão ingeridas a menos e analisar se será necessário comer mais comida, ou seja, destruindo o propósito da GOMAD.

Posso fazer GOMAD com leite de soja?

Não, GOMAD significa beber leite de vaca integral.

Você pode muito bem usar o leite de soja, mas os macronutrientes serão outros e os riscos também.

Há muita evidência mostrando que a soja não altera testosterona (como costumávamos pensar), porém você não encontrará evidências a respeito de pessoas bebendo quatro litros de leite de soja todos os dias por um período indefinido.

Se você insistir em leite de soja, mantenha um litro por dia no máximo.

Você precisará comer mais para compensar a falta de calorias.

No fim do dia, é muito mais fácil ganhar peso com leite de vaca.

Posso usar leite semi ou desnatado, em vez do integral ?

Sim, mas você perderá 800 a 1000 calorias ao fazer isso e precisará beber ainda mais leite, sem nenhum benefício extra por estar evitando o leite integral.

Eu preciso fazer o GOMAD todos os dias ?

Sim.

O que vai mudar seu peso corporal, é o que você faz durante as semanas e meses que virão em frente, e não o que você faz em apenas alguns dias da semana.

Veja, se você comer 4000 calorias hoje, mas apenas 1500 calorias diariamente no restante  da semana, o ganho de peso será provavelmente nulo.

Para ganhar peso e massa muscular de forma consistente, sua ingestão de calorias precisa se manter alta de forma consistente, ou seja, em todos os dias da semana.

Mas eu não vou ganhar gordura corporal ?

Sim, mas se você for um ectomorfo (de verdade), o ganho será mínimo e na pior das hipóteses você poderá perder facilmente no futuro, justamente por ter uma genética que permite isso,

Se a sua preocupação é não adquirir gordura, pense bem se você deveria estar fazendo o GOMAD em primeiro lugar – ela é voltada para pessoas QUE NÃO CONSEGUEM ganhar gordura e por isso estão a procura de uma abordagem diferente.

Eu vou perder o peso que ganhei ao parar o GOMAD ?

Depende.

Beber quatro litros de leite adiciona 2400kcal  por dia que, calorias você perderá se parar de ingerir os 4l de leite.

Se você não substituir essas caloria com outros alimentos quando parar de fazer a gomad e voltar a comer pouco novamente, com certeza vai perder o  peso que ganhou.

Devo usar leite pasteurizado, UHT ou algum tipo especial ?

O tipo de produção do leite não mudará as calorias, porém é recomendável que você consiga usar a fonte mais segura possível.

Quanto mais pura e menos processada, melhor.

Eu procuraria os tipos de leites que foram coletados de uma única colheita (também conhecidos como leite tipo A).

E se eu for intolerante à lactose?

Você pode tomar pílulas de lactase para evitar a maior parte dos problemas, mas não é uma garantia que você conseguirá fazer a dieta.

As pessoas intolerantes à lactose não possuem a enzima lactase para decompor a lactose no leite.

Ao fazer o GOMAD você tomará um caminhão de lactose e poderá precisar usar várias pílulas de lactose durante o dia, mesmo optando por leite sem lactose.

Por quanto tempo devo fazer o GOMAD?

Normalmente, um mês é suficiente para que você finalmente comece a ganhar peso e massa muscular.

A partir dai você deverá buscar outras alternativas para continuar ganhando peso.

Afinal, vai ser muito difícil continuar bebendo quatro litros de leite por dia por muito tempo.

Palavras finais

Adicionar quatro litros de leite à sua dieta diária certamente criará o excesso calórico necessário para ganhar peso e sustentar construção muscular.

Mas isso não é uma abordagem definitiva e deve ser usada com cuidado por quem precisa e aceita os riscos dela.

Este texto ajudou você ?

6 Comentários

  1. Depois que ingeri um iogurte que estava na data de vencimento ainda mas pelo jeito estava estragadokkk, não consigo ingerir nada derivado do leite sem acabar com a louça…. a pessoa pode desenvolver intolerância a lactose depois de adulto ?

  2. Quando eu tinha uns 18 anos fazia isso só que com 1,5l de leite /dia.
    Pontos positivos: Ganho de massa e eu sentia ganho de força.
    Negativos: Espinhas e cagar mole, seu corpo n ta acostumado a beber isso tudo de leite .

    Tinha genética para espinhas o que me influenciou, acho que vale o teste.

  3. Essa dieta é pra quem tem preguiça de pensar e o único objetivo é bater calorias de forma mais fácil. Eu não recomendaria ela pra NINGUÉM.
    Todos nós possuímos em algum nível intolerância a lactose(se você toma leite e tem gases ou dilatação é um indício), alguns desenvolvem de forma mais agressiva recusando qualquer quantidade de leite e outros são mais tolerantes, porém com essa quantidade absurda de leite por dia pode ter certeza que você terá colaterais e poderá inclusive desenvolver intolerância a lactose definitivamente devido a sobrecarga no sistema digestivo.
    Se mesmo após esse aviso você tiver afim de seguir essa dieta, recomendo o uso diário de algum complexo de probióticos manipulado que contenha pelo menos os lactobacillus rhamnosus, casei e acidophilus pra te auxiliarem na digestão de tanta lactose e caseína.

    • Na verdade não temos um grau de intolerância em geral, nós temos uma quantidade limitada de lactase biodisponível para o momento pós alimentação, variando de pessoa para pessoa. Alguns indivíduos, principalmente negros e asiáticos, tem uma quantidade pequena ou ínfima e sentem desconforto, mesmo em pequenas quantidades. Mas concordo com você, ninguém teria lactase o suficiente para digerir quase 200 gramas dia de lactose. Como foi descrito, é uma conduta extremista, para ser usada por um curto espaço de tempo para quem não conseguiu de outras formas. Era muito comum na metade do século passado entre os maiores fisiculturistas, mas hoje, com a quantidade de informação disponível, dá para fazer coisa bem melhor.

  4. Fala galera! A minha dúvida é a seguinte, com esta quantidade massiva de leite, não precisarei ingerir muita água, correto? Porque só de água eu consumo cerca de 4 litros. Faria a substituição da água pelo leite, até porque no leite também tem água. É isto mesmo?
    Obrigado!

Escreva um comentário