Batata doce antes de dormir – sim ou não ?

Uma dúvida comum entre praticantes de musculação que fazem dieta é se podemos (ou devemos) comer batata doce antes de dormir.

Todos sabem que batata doce é um ótimo alimento para se incluir em uma dieta.

Porém, por se tratar de uma fonte rica em carboidratos complexos, muitas pessoas ficam em dúvida se é uma boa ideia ingerir esse tipo de alimento antes de deitar.

Logo de cara, e para poupar o seu precioso tempo, saiba que ingerir batata doce antes de dormir é perfeitamente aceitável.

Isso mesmo!

Independente do seu objetivo ser ganho de massa muscular ou perda de gordura, ingerir carboidratos complexos a noite pode acelerar o seu progresso.

E adivinhe qual é uma das melhores fontes de carboidratos complexos que existe ?

Sim, ela mesma, a boa e velha batata doce.

E neste texto veremos quais os benefícios ao realizar uma refeição rica neste alimento logo antes de dormir e porque você deve fazer isso.

Benefícios da batata doce antes de dormir

comer batata doce a noite é bom ou ruim

1 – Melhora na qualidade do sono

Ingerir batata doce antes de dormir, ou qualquer outro carboidrato complexo, amplifica a produção do hormônio melatonina e inibi a produção do hormônio cortisol.

Publicidade

Ambos possuem grande influência na qualidade do seu sono.

Para quem não sabe, a melatonina é o hormônio que o corpo produz preferencialmente a noite para nos avisar que está na hora de dormir, é basicamente o que faz você ficar sonolento e dormir.

E quando ingerimos carboidratos a noite, como a batata doce, amplificamos a produção de melatonina, o que pode melhorar a qualidade do seu sono.

Veja também -> Batata doce ou inglesa: qual é melhor para hipertrofia ?

Outro detalhe importante é que quando ingerimos carboidratos, o corpo produz insulina que é um hormônio que antagoniza o cortisol.

Cortisol é o hormônio do estresse e se você estiver com ele alto na hora de dormir, a qualidade do sono vai ser prejudicada.

Qualidade do sono é vital para qualquer pessoa que faz musculação, e ingerir batata doce antes de dormir é algo que pode otimizar este processo.

2 – Mais anabolismo DURANTE o sono

Carboidratos são tão importantes para a hipertrofia muscular como as proteínas, especialmente durante o sono.

Sem a ingestão adequada de carboidratos, o corpo pode se ver obrigado a usar as proteínas e até a própria massa muscular como fonte de energia em situações de emergência.

Acontece que durante o sono podemos ficar até 10 horas sem ingerir nenhum alimento, e neste momento nosso corpo pode favorecer o uso de massa muscular como fonte de energia.

Publicidade

Mas ao fazer uma refeição rica em carboidratos complexos como batata doce, que será absorvida lentamente, você simplesmente evita que isto aconteça durante o período do sono.

3 – Mais saciedade e sensação de bem estar

Carboidratos complexos são absorvidos lentamente pelo corpo, matando a fome de forma eficiente e por mais tempo.

Isto é especialmente importante a noite, o momento onde estamos mais propensos a cometer deslizes na dieta.

Pense.

Quem nunca sentiu vontade de comer aquela pizza de calabresa e justamente tarde da noite ?

A batata doce, por ser rica em carboidratos complexos, vai matar totalmente sua fome e diminuir as chances de você querer comer outra coisa neste horário.

Além disso, lembra quando falamos que carboidratos liberam serotonina ?

Pois é.

Além de matar a fome a batata doce vai liberar neurotransmissores que farão você sentir bem neste horário.

Isto aliado a saciedade, farão com que você se mantenha ainda mais firme na dieta.

Publicidade

“Mas carboidratos a noite não vão fazer eu engordar ?”

De forma simples e direta, não.

O mito de que comer carboidratos a noite, especialmente depois das 18h, já foi derrubado há muito tempo.

Basicamente, o problema não está em comer carboidratos a noite, mas sim comer demais.

Quando assunto é acúmulo de gordura, o consumo diário total de calorias é infinitamente mais importante do que quando você está comendo algo, seja carboidratos, gorduras ou proteínas.

Está para nascer alguém que ficou obeso porque gostava de comer, por exemplo, frango com batata doce e brócolis a noite.

Além disso, estudos mostram que pessoas ativas (que treinam pesado, por exemplo) possuem o metabolismo mais acelerado a noite.

Em outras palavras, o contexto também importa.

Por exemplo: uma pessoa sedentária, que já se alimenta de forma incorreta, e ainda abusa de carboidratos a noite, vai ter uma resposta totalmente diferente de uma pessoa ativa e que está realizando uma refeição balanceada a noite.

Quanto tempo antes de dormir eu devo comer batata doce (e com o que) ?

Como regra geral, é recomendado realizar uma refeição com carboidratos complexos e proteína em até duas horas antes de deitar.

Este intervalo é benéfico para que você não deite com estômago muito cheio, o que pode causar sintomas como azia e má digestão.

Isto é especialmente importante para aqueles que sofrem de gastrite e/ou refluxo.

Exemplo de refeições para realizar antes de dormir contendo batata doce:

  • Batata doce cozida com frango grelhado;
  • Batata doce assada com patinho moído;
  • Purê de batata doce com tilápia assada.

Realizar esta refeição em conjunto de vegetais crucíferos como brócolis, vai atrasar ainda mais a absorção da refeição e diminuir a carga glicêmica da refeição como um todo, gerando mais benefícios.

Palavras finais

Batata doce é uma das melhores fontes de carboidratos complexos, e não há problemas em consumi-la antes de deitar, especialmente acompanhada de uma boa proteína.

Na verdade, e como vimos no texto, você terá mais benefícios anabólicos ao fazer isso.

E se o medo é ganhar gordura, algo muito mais importante é a dieta como um todo e não um único momento do dia.

As pessoas costumam dar muito poder a certos horários do dia como ao acordar, depois do treino e antes de dormir, mas esquece que o quadro completo é muito mais importante.

Este texto ajudou você ?

Ainda está com dúvidas sobre alguma questão? Visite nosso fórum de discussões e compartilhe suas dúvidas com mais de 270 mil pessoas cadastradas.

×