As 5 melhores maneiras para NÃO ganhar massa muscular

As melhores maneiras para ganhar massa muscular você já está cansado de saber. Agora veja as 5 maneiras mais comuns para jogar todo o seu progresso no lixo.

1 – “Vou faltar hoje, mas eu compenso no próximo treino”

NÃO!

Seja realista com você mesmo, não existe essa de compensar no próximo treino. Ao matar o treino, a única coisa que você vai fazer é prejudicar a consistência e continuidade da sua rotina. Todo treino é uma oportunidade para crescer, uma falta no meio da semana além de bagunçar com a sua rotina, poderá interferir no treino de outros grupos musculares. Por exemplo: se uma pessoa treina com uma divisão ABCDE e falta justamente no dia de braços. O que ela vai fazer ?

frangodoido As 5 melhores maneiras para NÃO ganhar massa muscular

A)Treinar no sábado para repor (e matar um dos dois únicos dias de descanso que ela tem na semana);
B)Treinar dois grupos musculares no mesmo dia para compensar(e perder energia para treinar o músculo que realmente ia ser treinado naquele dia e passar tempo demais na academia, catabolizando);
C)Ela vai matar o dia de pernas pra poder treinar os braços(preciso falar o problema ?)

Imagine para quem treina usando uma divisão ABC duas vezes na semana.

2 – “Fazem duas semanas que estou fazendo este treino novo,mas não estou vendo resultados. Vou procurar outro.”

NÃO!

Nenhum treino no mundo trará resultados em menos de um/dois meses. Muitas pessoas trocam de treinos como trocam de cuecas e não esperam para ver se o treino realmente trará resultados. Quando começamos a treinar, os resultados aparecem muito rápido mesmo fazendo um treino simples. Você vai ganhar antebraço só de apertar o botão do bebedouro, mas depois as coisas mudam e a paciência tem um papel decisivo na rotina de qualquer pessoa que queira ganhar massa muscular. Quando iniciar um novo treino dê o devido tempo para ver se os resultados virão(pelo menos 2 meses), lembrando também que o treino não é a única coisa que trará resultados. Sem dieta, nenhum treino no mundo fará você ganhar massa muscular.

3 – “Como tudo o que vejo pela frente e não engordo 1kg. Minha genética é ruim demais, só vou crescer tomando esteroides.”

NÃO!

Me explica direito como é esse “como tudo o que vejo pela frente”, pois muitas pessoas que reclamam que não engordam, mesmo comendo tudo, na verdade nunca fizeram uma dieta real, com alimentos de verdade(frango, carne vermelha, batata doce, atum, arroz integral, ovos, pão integral). A maioria das pessoas acham que comer bastante porcaria no almoço, na janta, tomar TODDYNHO e se entupir de suplementos no resto do dia já é o suficiente. Experimente comer a cada 2h/3h com todas as refeições contendo proteínas e carboidratos de fontes boas e de acordo com as calorias que você precisa no dia e não fazer isso só quando estiver chegando o carnaval, mas sim o ano inteiro, todos os anos. Se você fizer isso e não ganhar nenhum 1kg, aí sim você terá o direito de culpar a sua genética, antes disso você estará apenas dando uma desculpa para usar esteroides anabolizantes como muleta e se realmente usar, provavelmente perderá tudo o que ganhou no fim do ciclo, pois não saberá segurar os ganhos através da dieta.

4 – “Tomar uma cerveja com os amigos no fim de semana não tem problema nenhum”

NÃO!

Sejamos francos, a minoria das pessoas que estão na academia vão treinar para competir no fisiculturismo e precisam estar com a saúde e o físico em dia 24 horas por dia, 7 dias por semana o ano todo, ou seja, beber aquela cerveja em uma data especial, sem ser em todo fim de semana provavelmente não fará mal nenhum aos seus resultados. Contudo, muitas pessoas bebem todo fim de semana e antes fosse somente uma cerveja, bebem até passar mal(ou perto disso), passam a noite em claro e segunda feira aparecem na academia parecendo um zumbi. Se você gosta de beber, tudo bem, mas não se engane achando que isto não limitará seus resultados e não adianta também culpar a sua genética ou falar que o cara grande que treina na sua academia só é grande porque ele toma esteroides anabolizantes. Provavelmente ele se dedica muito mais do que você e consegue se divertir sem encher a cara todo fim de semana.

5 – “Quero treinar, mas não quero ficar muito grande, igual a um fisiculturista”

NÃO!

Amigo, acredite em mim. Você não vai ficar igual a um fisiculturista ou extremamente musculoso por acidente. Para mudar o corpo desta forma é necessário uma mudança extrema em todos os aspectos da sua vida e ainda manter a mente aberta sobre o uso de substâncias controladas. Juntando tudo isso, adicione vários anos de treinamento brutal.

Não precisa ficar com medo de usar muita carga nos exercícios, você não vai ficar musculoso da noite para o dia. Na verdade, quem já está nesse jogo há algum tempo, sabe que as vezes é necessário dar o sangue até mesmo para ganhar alguns quilos de massa magra.

Faça um favor a todos na sua academia: se for para treinar igual moça, fica em casa!

Redação Hipertrofia.org

Os artigos enviados pela redação foram escritos pelos mais diversos profissionais da área e entusiastas, sempre baseados em estudos científicos recentes em conjunto de evidências empíricas.

Outros artigos interessantes...

Clique aqui!

69 Respostas

  1. Adrian Amoriso disse:

    pode crer, falo isso todos os dias para meus alunos
    se naum sentirem dor e naum aumentar a carga nunca vão sair do lugar!!!!
    no pain, no gain (sem dor, sem ganho)
    abraço

  2. CLAUDIO disse:

    Achei muito motivador o texto.

    Mudei meus hábitos alimentares e treino mais pesado, apesar de treinar a muitos anos, os resultados estão me animando muito.

    Já fiz 40 anos, mas só agora estou vendo meu corpo realmente mudar…

    Passei a comer mais comida integral, incluindo o pão e suplementado com BCAA e WHEY 95%….

    • Rubens disse:

      vc e professor em jandira , po tio claudio tdo isso é bom sim mas na sua academia tem sempre os malas q to bombinha ne…..

  3. CLAUDIO disse:

    Há, gostaria de fazer um último comentário….NUNCA TOMEI BOMBA….

  4. Richard disse:

    Gostei de tudo que li. Eu tenho 1,80 e estou com 78 kg. Eu tomei um ciclo de dura e realmente como diz no fim do tópico 3 parece que eu ja estou perdendo oque ganhei, parece que eu ja estou murchando e isso desanima. Eu nunca mudei meu treino a 6 meses +/-. Eu queria chegar a pelo menos uns 85 kg, teria como vc me mandar alguns treinos para ganhar corpo e uma dieta que eu possa ganhar peso sem o uso de esteroides ? Ficaria agradecido.

  5. cubAS disse:

    e isso ai mesmo tem q focar no treino. gostei

  6. Victor disse:

    Regras simples, que todo professor de Educação Física deveria dominar, ao trabalhar em uma academia, e que fazem toda a diferença na construção de resultados sólidos e duradouros.

  7. leandro disse:

    gostei muito do texto isso que eu procuro lembrar todos os dias se eu quero crescer tenho que me dedicar ao maximo.

  8. clovis disse:

    muito bom o blog.o melhor que encontrei até agora as matérias e textos são curtos mas muito informativo. parabéns

  9. iniciante disse:

    sou iniciante, se treinar muito forte posso prejudica meus musculos?

    • Rustic disse:

      Não só seus musculos, mas sobretudo suas articulações.
      Procure o auxilio de um especialista para a execução dos treinos e tenha paciencia que os resultados virão!

  10. fabão disse:

    ja malho ha algum tempo e é comum ver pessoas entrando e saindo rapidamente da academia por não alcançar os resultados esperados. o que essas pessoas não intendem é que todo esporte precisa de muito treino e dedicação. ” para todo bonus existe um onus”

  11. João Vitor disse:

    Discordo em relação ao item 4.

    • lucas disse:

      então contiua bebendo todo fim de semana e ve se vc vai ter algum resultado

      • leandro disse:

        também discordo! tenho ótimos resultados mesmo bebendo minha cervejinha uma vez por semana pelo menos…acho isso muito radical…a gente treina pra se sentir bem e não vive pra isso ou disso..que graça tem eu treinar, ficar gigante, se eu nao vou poder usufruir disso?

  12. Jorge disse:

    Ow antes de mais nada ao companheiro que diz ” Sem dor, sem ganho”, só não esquece de explicar os tipos de dores aos seus aluno. No caso de muita carga e uma dor excessiva pode ser inicio de uma lesão!!!

  13. César disse:

    É uma das coisas que mais vejo, nego chega na academia e olha pra um camarada qua malha a 4 anos e pensa que vai ficar igual em 1 mês, fala sério!

    Dedicação é base de sucesso em tudo que alguém se propõem a fazer na vida!

  14. junio disse:

    Otimo tpc, ainda bem que nao penso como nenhum dos 5 exemplos, por isso que estou giga

    • lucas disse:

      ahehahehha, gigante onde? só se for na sua cabeça ahehaheh

    • Dinho disse:

      kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk’ caralho essa foi de raxar o pancreas :X

      se ta se sentindo bem ai brooow ?? axo que n, ein!?

    • Felipe disse:

      Pow brother eu vi um comentário seu que a algum tempo que você esta grande e que essa sua foto ridícula você tirou a 6 meses atrás, pow quebra esse galho aí para de ficar falando esse monte de merda aí e se você realmente está “”giga”” coloca uma foto descente e para com essa fanfarronice sua, pow ta branco igual uma vela com essa cara de moça e diz que é bom, giga pelo o que eu conheço e uma tecnologia que suporta até 1024 GIGABYTE de tráfego em uma rede (como você é lerdo vou te explicar, rede que eu falo é Internet), valeu o pica das galáxias.!!

    • Ender disse:

      o cara ta pareceno o chris rock

  15. Márcia disse:

    Muito boa as dicas. Parabéns!
    Tenho 48 anos e já treino a mais ou menos 25 anos. Não tomo bomba, mas faço uma boa alimentação e tomo suplementos. Faço uma alimentação com a orientação de uma nutricionista e não deixo de fazer minha série de musculação pelo menos 3 vezes na semana.

  16. takay master disse:

    o texto e otimo, tenho 180da alt, 84 kq, 23 anos. A alguns anos atras possuia uma preguisa inconfundivel de malhar, meu corpo era pré-disposto a “crescer ” mas achava que a minha genetica ja era suficiente até que adoeci e engordei para as 91kg pasando de grandão para gordinho hoje tenho 90 kg de puro musculo saudavel graças a uma boa alimentação, disciplina e muinto mas muinto treino pessado .(é como se dis sem dor sem resultado)

  17. anderson disse:

    começei treinar a pouko esse texto vai me ajudar muito aprendi varias coisas e esclareceu algumas duvidas

  18. Renato Pereira disse:

    “musculoso por acidente”…hsaushaushahus

  19. daniel disse:

    muito boa as colocações dos colegas de treino eu tenho 1.78 e 97 kg e estou a cada dia mais satisfeito com meu treino tudo em 2 anos mas tomo bastante suplementos e tenho ótima orientação

  20. joel disse:

    vamo parar de malhar cordas vocais,vamo treinar serio.dedicacão.

  21. Dante Gadelha disse:

    Muito bom kara os seus post!

    Criticas otimas, opnioes muito boas!

    Gostei muito, ja esta nos meus favoritos! hehehe

    sempre falei isso, amanha eu compenso. rss

  22. Felipe disse:

    Muito bom, eu não queria que nenhum de vocês tivessem um instrutor igual ao meu, segunda com chuva liga para a dona da academia e diz que está doente, quando chega a hora de fechar para almoço (11:30) as 11:15 já fica apressando os outros, é gordo, não quer ajudar os outros na academia (prefere ficar ouvindo música na merda do celular) não posso contar com ele para nada, mais faço o que posso e pego muitos bizus no hipertrofia.org, teve até um cara que disse assim hoje, cara você só faz os exercicios mais estrupulantes, ai eu falei se fosse para ficar atoua ficaria em casa, infelizmente moro em uma cidade de interior que só tem vagal, quando morava no RJ era bem diferente, muito obrigado por esse site estar no ar e abraço a todos.!

    • Carlos Sampaio disse:

      Vivo seu mesmo Dilema, a diferença é que de tanto ler o hipertrofia, o povo da academia quando ta em duvida ou quer saber algo vem perguntar a mim, e não o professor, ganhei o apelido de substituto, Tava mais pra titular né não? xD

      • Felipe disse:

        É irmão quem quer que, quem não quer arruma uma boa desculpa, se essas pessoas fossem tão boas em apresentar resultados como são boas em arrumar desculpas já teriam feito uma revolução no planeta.

  23. Denis disse:

    Nos meus 14 anos de treino eu cansei de ouvir frangos dizendo: Ai , eu não quero ficar muito grande bombado, eu acho feio. Como crescer fosse algo instantâneo, na verdade esses maricas se sentem tão inferiores com corpos franzinos que preferem criticar pessoas malhadas invés de assumir que queria ter um físico igual.’’ Faça um favor a todos na sua academia: se for para treinar igual moça, fica em casa! (2).

    • luan disse:

      é por essas que tenho vergonha de ir na academia! sou magro, mas se for pra malhar com alguém me dizendo que sou marica, não quero! não tenho culpa de ser magro

      • Treu disse:

        Rapaz , você já está sendo um marica só de deixar isso te abalar , eu comecei magro pesando 50 kg, numa academia onde só tinha uns bombado, falador de merda, hoje eu to com 70 kg, pra minha altura (1.80)
        ainda não eh muita coisa, não estou contando vantagem alguma, só quero deixar claro que enquanto você se dedicar ao máximo , seguir todas as dicas daqui , se alimentar bem , sempre aumentar os pesos e não ir na onda dos otários, mesmo magro você será implacável, oque consequentemente, contribuirá para um corpo saudável, entre em uma academia o quanto antes !
        Abraços !

  24. Mig disse:

    Primeira vez minha, gostei do Post e dos Coments tmb. eh incrível como a gente muda quando tem força de vontade, comecei malhar pq meu colesterol tava alto fazendo caminhada, contorolando e escolhendo a comida e pegando peso ahh tmb tomo oleo de cartamo para ajudar queimar calorias, eu me sinto bem melhor e as pessoas jah estaum me olhando com outros olhos, as mulheres jah aceitam a dancar comigo e pegam no meu peito q estah bem definido, tah mto legal mas sinto q preciso perder a barriga e substituir por um tanquinho. Mas eu chego lah.
    Valew
    PS.: Eu vejo os colegas pegando uns pesinhos de moça 20kg, batendo papo, malha 20 seg. descansa 20 min. fico irado, coloco + 10 e agora jah coloco 36kg ao todo eh osso mas quero chegar nos 50kg

    • bob disse:

      Um gordo com colesterol + barriga de chopp, cuida da sua vida e esquece os outros
      ps: pegam nas suas tetas pra ver por que estão caidas kkkkkkkk

  25. Faiad disse:

    “se for para treinar igual moça, fica em casa”

    Se todo mundo levasse esse conselhoa sério eu não precisaria esperar esses franguinhos usarem o banco pra fazer supino com 10Kg…

    • Rodrigo disse:

      Você ja começou pegando 50kg no supino? Ok..

      Tudo na vida tem um começo, sou iniciante e não tenho vergonha de pegar menos peso que ninguem :)

    • Carlos disse:

      Esse deve ser o típico mala da academia que vai pra competir e se exibir pegando 50 kgs de cada lado e fazendo o exercício totalmente errado!

  26. j oliver disse:

    QUALQUER COISA QUE FIZER NESTE PLANETA DEVE TER MUITO DEDICAÇÃO,FOCANDO SEMPRE NO SEUS OBJETIVOS.Falar que faz musculação e para muitos agora treinar com muito com dedicação e para poucossss.Tenho 4 meses de treino ganhei 3kl de massa muscular,treino sério e executo todos os exercício corretamente sendo no máximo 1hora de treino forte obs; sem sentir dor!!!!!sim muito cansaço e suor!!!

  27. Daniel disse:

    Entao eu to malhando a 3 meses , mas ja malhei tempos atraz tenho 21 anos mas malho des dos 17 anos mas sempre parando e voltando e digo uma coisa parava sempre quando eu tava comecando ver um resultado entao NAO PAREM DE MALHAR SE QUEREM VE UM RESULTADO NAO ACONTECE EM 3 MESES , e outra mulecada , quando for treina nao conversa , faz que nem eu , no meu treino o intervalo é de 20 seg , eu malho quetinho acabo meu treino vo pra conversa e ainda ajudo os cara ( na verdade eu mais atrapalho neh mas eles que chama pra conversa) e outra tenho 1,73 90kg , sim to gorod pra kct , mas to vendo muito resultado meu peso continua o mesmo des de quando eu voltei para academia mas as medias almentaram pra kct , to comecando um ciclo de Winstrol V , podem fala que e falso ou o caramba , so vo sabe mesmo tomando , e queria sabe se alguem pode me ajuda , minha genitica pra ganha peso nao tem problema nem pra ganha massa muscular , mas meu negocio e queima de gordura , algue msabe me indica alguma coisa boa pra faze ?ou toma ? e sim treino aerobico todo santo dia 40 min correndo , e ainda terça e quinta muaythay , mas meu peso sempre fica nisso meu maximo ate hoje foi 86… oque fazer ? Abraço e bom treino pra todos !

  28. Kleibson disse:

    Bom dia! Meu nome é Kleibson, sou Brasileiro mais moro em Portugal, tenho 31 anos, 1,75 de altura, 65 kg… Comprei uma maquina de musculação e alguns pesos… Vou “tentar” iniciar exercícios físicos ainda hoje. Gostaria de saber se tem algum tipo de suplemento específico p/ iniciantes assim como eu, que queiram ganhar massa muscular rapidamente… Marca, sabor etc… Desde já agradeço a atenção. Abraços!

  29. selmo henrique disse:

    sou magro temho 1.82m peso 65 klg ja xeguei aos 78 2010
    mas quando parei d malhar e o stres do tranalha perd 12 kg
    agora voo voltar a malhar pela 3° vez oq vcs me recomendam
    ja peguei esse nome novo q não conhecia mas alguma coisa ???
    Whey Protein

  30. Flávio Fernandes disse:

    Aiii namoral.. o cara é experiente, tudooo(tudo mesmo) o que ele disse nos -5 são extremamente verdade;
    ja passei por varias situações e cheguei a pensar exatamente como as 5 ali em cima.. mais quando mantenho uma rotina sadia, tentando sempre por o máximo de mim nos treinos, sem usar suplemento algum eu cresço de forma considerável..

    flw e abraços a todos!

  31. Lira disse:

    Cara. Tenho 1.75 m, 93 kilos peito,braços e pernas grandes. Malho a 3 anos. Mas não me alho o bombadão ai chega os franguinhos na academia malha 2 meses se achan os fortoes. Querem ate disputar com vc os pesos …kkkk morro de rir faltam se cagar ou quebrar a coluna com exercicios errados..

  32. Daniel disse:

    Faça um favor a todos na sua academia: se for para treinar igual moça, fica em casa![2]

    Odeios esses frangos que ficam ocupando as máquinas e conversando sobre menininhas na academia , depois reclamam que são fracos, utilizam substâncias sem qualquer cuidado e vão virar manchete na record

  33. Edson Bastos disse:

    Estou adorando as suas postagens, cara. Bastante úteis e de formas divertida e engraçada de ler. Tá de parabéns. rs

  34. Leonardo disse:

    Entao eu tenho que perder a terca(pernas) porque tenho aula o dia todo das 10 da manha ateh as 20 hrs da noite e nao tenho tempo para malhar.O que eu faco?

  35. neuzinhaa disse:

    é issoo que eu falow para meu filho ele que fazer só bicps 8 min e fikar comendo salgadinho .e ainda fala que ta fikando forte

  36. Jean felipe disse:

    Comecei a malhar há 2 meses e já ganhei dois kilos de massa muscular.O grande fator para o aumento de massa muscular é:NÃO FALTAR AOS EXERCÍCIOS.
    É verdade tb que por eu ter praticamente uma academia em CASA,isso facilita.Quando estou com preguiça penso:”por que não malhar hoje?Tenho tudo aqui ao meu lado”.
    Hoje em dia há uma procura ENORME por anilhas,alteres e equipamentos de musculação em geral.Muitas pessoas estão deixando a academia para malhar em casa,mas fica a DICA:
    Para malhar em casa tem que ter uma noção de academia,para não compremeter as articulações.Malhei 3 meses na academia e não ganhei nada lá porque faltava muito.Mas é fato que eu trouxe os mesmo tipos de exercícios que fazia lá para fazer em casa e estou ficando satisfeito.

  37. Ana Claudia disse:

    Eu malho 5 vezes por semana tenho 22 anos e peso 60 kilos, sempre digo corpo bem defido leva anos e não dias. Já malho à dois anos, falta muitos mais para ficar como eu quero bem defindo. Uma boa dieta é essencial. Tomo Whey Protein, Repositor energético e BCAs são essenciais para um bom rendimento! E alimentação é claro!

  38. Daniel disse:

    “Se for para treinar igual moça, fica em casa!”

    Que preconceito contra as moças! Lá na minha academia tem umas moças que treinam pra valer! Hehehe…

    • Lula disse:

      Verdade. Cada um tem o seu limite e os seus objetivos. Mais respeito aew!

    • Fernanda disse:

      “Faça um favor a todos na sua academia: se for para treinar igual moça, fica em casa!”

      RAAAAXEI de rir…

      isso aí Daniel… eu me dedico mais que muito marmanjo por aí.. haha

  39. Sidney disse:

    To a horas lendo os posts… to gostando muito.

  40. Van Halen disse:

    muito boa a matéria

  41. Marcos disse:

    Eu tomo Thodynho com leite no minimo duas vezes por dia. Vem ver meu braço seu trouxa! Tomo 1 comprimido por dia de Fisiotom 400mg (antes tomei 6 injeçoes de Citoneurim 5000)Como pão , ovos cozidos com gema e tudo (4 por dia) como tudo!! tudo!! Não quer ganhar barriga? Fique frango para o resto da vida! Resultado> de dezembro ate hoje 09/08/2012 37 de braço para 40 cm de braço frio! Definido? não! roliço? não! mas entre definido e roliço OK! Deltoide porrada! Costa giga, coxa giga e muito buceta que nunca imaginei comer eu estou comendo. FICAADICA valeu!

  42. Larisse disse:

    ameeei as dicas, malho 5x por semana e me dedico bastante para meu ganho de massa muscular !
    Sim, é fato que as vezes fico 1dia por semana sem ir na academia mas fico doente com isso, rsrrs…
    Qro estar lá diariamente !!!

  43. Cara gostei mt msm ai, das dicas eu treino a 1 ano e 3 meses, como treino a noite, quando eu chego, como 12 claras de ovos com uma lata de atum e um copo de 300 ml de leite desnatado antes de dormir.. A minha massa muscular aumentou, mais foi pouco, meus musculos quase nao ficam visiveis quando eu to sem camisa eu to ganhando mt força no treino mais nao to ganhando mta massa muscular e eu sou cheio de imperfeiçao no corpo tenho um peitoral maior q o outro, um biceps mais desenvolvido q o outro, o meu lado esquerdo do corpo é bem mais desenvolvido q o lado direito do corpo como eu faço pra corrigir isso??
    OBS: tenho 1,83 de altura e 80 kg, antes eu pesava 60 kg meu corpo mudou, mais eu ganhei bastante peso e pouco musculo.. Se puder ajudar fico agradecido!! Abraço

  44. Essa d dar o sangue.seria doacao de sangueajuda mesmo

  45. CÃO disse:

    Alguém já viu o terceiro tempo do RUGBY?
    Eles tomam cerveja até cair, e no outro dia estão treinando normalmente, e ainda são enormes.
    A cevada é uma boa fonte de proteína, carboidratos e vitaminas, o problema é o álcool que desidrata tirando isso, é só beber muita água ou suco depois e já era.

  46. Marcelo disse:

    Não vejo nenhum problema quanto ai item 1.A) Pois se eu treinar 5x na semana qual o problema em eu não ir na quarta e domingo, ou sabado e domingo? Até prefiro matar a quarta, e ir no sábado (descansar em 2 dias que eu mais como não da né)

  47. GLEICE disse:

    QUE HISTORIA DE TREINAR IGUAL MOÇA ???
    EU SOU MOÇA E MALHO PRA CARAMBA PEGO PESADO AO EXTREMO

  48. Junior disse:

    Só dou uma pausa nos treinos por motivos de força maior, até cerveja que sou fã reduzi drasticamente. Seguindo dieta e o escambal, resultados demoram mas aparecem. Excelente texto

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>