Home / Treino / Treino Para Hipertrofia: A verdade nua e crua

Treino Para Hipertrofia: A verdade nua e crua

Clique aqui

Quer ganhar massa muscular de verdade ? Então está na hora de você começar a buscar o que funciona melhor no seu corpo.

1 – Não existe o “melhor treino” que funcione para todo mundo.

Se tal coisa existisse estaria protegida a sete chaves, e se fosse de conhecimento público só encontraríamos pessoas gigantes pelas ruas e todas as indústrias que ganham dinheiro às custas das esperanças das pessoas em ganhar massa muscular, iriam à falência. Nenhum dos dois está acontecendo, então use o bom-senso.

2 – Você deve desenvolver a confiança para abandonar treinos que não estão funcionando. Dê uma chance a treinos diferentes e enterre métodos de treinos que não estão trazendo resultados.

Não adianta permanecer naquele “treininho” feijão com arroz ABC com dropset em alguns exer´cicios e esperar ganhos expressivos. Aprenda a perder o medo de mudar radicalmente o treino e tentar coisas novas.

3 – O que funciona bem para os outros pode funcionar terrivelmente mal para você, da mesma maneira que algo que funcione para você, pode não funcionar para outros.

verdade nua e crua

Um exemplo disso são pessoas com baixa experiência querendo seguir o treino de atletas da elite. O máximo que você conseguirá será um belo overtraining e com “sorte” alguma lesão.

Clique aqui

4 – O mais próximo de “melhor treino” que você vai encontrar, é parar de seguir a rotinas de outros e começar a descobrir qual é a melhor para você.

É necessário experiência para descobrir o que é melhor para você, não será do dia para o noite que você descobrirá qual é o melhor treino para você. Apenas errando e acertando durante alguns anos, você descobrirá qual é o “melhor” treino.

5 – Altere as variáveis (divisão de treino, exercícios, frequência, volume, intensidade, periodização,etc…) e veja como o seu corpo responde.

Além da mudança de treino também é necessário modificar o restante das variáveis que afetam os resultados. Usar sempre as mesmas também resultarão em estagnação.

6 – A Genética tem um grande papel no ganho de massa muscular, mas isso não é desculpa para os menos favorecidos.

Ao entrar em sua academia dê uma olhada panorâmica de 360 graus no seu local de treino. Você verá caras gigantes e caras que parecem que nunca levantaram um peso na vida, porém ambos treinando pesado. Deixando o uso de esteroides de lado, alguns caras ganham massa muscular só de olhar os pesos e outros mal crescem mesmo fazendo tudo da maneira correta.

A verdade é que existem várias diferenças genéticas entre as pessoas. Mas não desanime se você não é um mutante que cresce até mesmo fazendo aeróbico. Qualquer pessoa pode ficar mais forte, maior e mais definido com os métodos de treino corretos, mas antes você precisa descobrir o que funciona no seu corpo.

Sobre Redação Hipertrofia.org

Os artigos enviados pela redação foram escritos pelos mais diversos profissionais da área e entusiastas, sempre baseados em estudos científicos recentes em conjunto de evidências empíricas. REPUBLICAR OS TEXTOS EM OUTROS SITES NÃO É PERMITIDO E SERÁ CONSIDERADO LEGALMENTE COMO PLÁGIO DE CONTEÚDO PROTEGIDO POR LEIS DE PROPRIEDADE INTELECTUAL.

31 comentários

  1. muito esclarecedor

  2. Uma dúvida, Vocês dizem que só com anos vou poder descobrir o melhor treino pra mim… Mais é possível durante esses anos de descoberta, treinos que não faziam tanto efeito, possam começar a dar mais efeito dps de um determinado tempo?

    • poisé cara pode rolar te dar um exemplo sabe-se que na “maioria” das vezes os iniciantes se dão bem com uma boa execução e uma carga razoável agora intermediários e avançados podem variar entre muito peso e uma execução mediana ou menos peso e uma execução mediana!

    • cara , qualquer treino vai dar resultado , quer ganhar volume ? mete carboidratos e proteínas , biotipo ajuda bastante , no caso sou ectomorfo , comecei a treinar em barras fixas com dieta hipercalorica e comendo ovo/frango/batata doce dos 57kg em 7 meses fui pra 82kg.

    • Vinicius Fortuna

      Acontece sim xará, principalmente pq o corpo de um juvena ainda não está preparado para certos tipos de treino e a mente de um velho de guerra já aprendeu que o que vale é peso, descanso dieta e progressão… se vc atingiu um platô de treino, após alguns meses com seu treino dos sonhos, que lhe permitiu ganhar mais força e massa muscular do que nunca… experimente voltar a fazer o que fazia a dois anos (obviamente com seus novos limites) e vai ter resultado… o mais estranho é que depois vc pode voltar para seu treino dos sonhos e ele não será tão legal.

      No final acho que, respeitando os princípios básicos de treino, progressão, descanso e alimentação, todos os treinos servem para todos, só depende da sua fase e maturidade física e mental. O melhor treino pra vc hoje pode não ser mais amanha e aquele descartado ontem pode ser o top de hoje… o corpo se adapta a tudo e a mudança é a chave do sucesso, saber quando e como mudar é o segredo.

  3. Vinicius, Não ele não vai dar resultados, se ele não deu no começo, ele não ira dar resultados , no final .
    Ache o melhor treino para você , pesquise ai no blog, teste se funcionar perfeito , se não funcionar continue tentando achar,
    Abraxx

    Patience is the key to success

    NO PAIN , NO GAIN

  4. ótimo!!

  5. cara eu malho a 5 meses e um cara que tem muito tempo de academia e participar de fisicuturismo (não sei se escreve assim mesmo) me falou para tomar o termogenico e o BCAA antes da academia e a proteina isolada.
    como eu estou 15kg acima e já perdi 10kg nos primeiros meses ele me indicou fezer isso pq segundo ele eu ia ganhar a massa muscular e perde a gordura gradativamente.
    o que vcs acham?

    • Em relação ao resultado dos produtos, Isso depende muito da genética da pessoa, mas quer um dica que realmente vai funcionar?
      Comece primeiro pela alimentação, corte o açúcar e carboidratos inúteis. Tenha um pouco de paciência e você começará a ver resultados.

      Aqui mesmo no blog já foi expresso que BCAA tende a ser um péssimo Custo x Benefício, já que a quantidade de aminoácidos diários consegue ser obtido através da alimentação.

      Em relação à termogênicos, nenhum dos que tomei funcionaram como eu esperava (até porque, no tempo que eu tomei, eu tinha uma alimentação irregular)… Possa ser que seu corpo responda bem ao produto.

      Em geral, uma boa alimentação é o suficiente para perder peso e gordura indesejados.

  6. cara eu malho a 5 meses e um cara que tem muito tempo de academia e participar de fisicuturismo (não sei se escreve assim mesmo) me falou para tomar o termogenico e o BCAA antes da academia e a proteina isolada depois da academia.
    como eu estou 15kg acima e já perdi 10kg nos primeiros meses ele me indicou fezer isso pq segundo ele eu ia ganhar a massa muscular e perde a gordura gradativamente.
    o que vcs acham?

  7. Fábio araujo

    Perfeito esclarecimento e seria de suma importancia que novatos compreendessem bem isso que foi explicado. O que funciona para uns pode nao ser o melhor para outros realmente.
    Vivia preocupado com toda aquela gente dizendo que eu só iria ficar grande tomando uma porrada de suplementos que além de tudo tem preços salgados e no entanto fiz isso e nada até que fiquei maravilhada quando começei a crescer muito apenas com uso de uma boa creatina, dextrose,bcaa e tribulus terrestris. Hoje isso é minha unica suplementação que sai barato e obtive e estou a cada semana obteno mais.
    Então além de mudar treinos experimentos variar suplementos e veja o que o seu corpo responde melhor essa é a minha dica a e detalhe tomo muita, mais muita agua mesmo todos os dias cerca de quatro a cinco litros ao longo do dia é muito importante para quem ingere cretaina. Enfim fica ai a minha dica.

  8. É isso mesmo!! Estava fazendo um treino simples em casa 3xsemana, seg-qua-sex treino feijao c arroz. Aconteceu q durante 2 semanas so pude fazer 2x e comecei a me sentir mais “cheio” e conclui q 3x nao estava dando tempo para recuperar a musculatura. Ja “senti” tb q tem dia q o treino não tem a mesma pressão a igual a outros dias. Temos q estudar o proprio corpo q é unico.

  9. Santista louco

    Nossa escreveu ,escreveu e não escreveu nada !!!Parece a Mãe Dina fazendo previsões quando fala “acho que vc vai morrer”kkkkk Se não tem nada a acrescentar não escreva nada isso que escreveu até os dinossauros já sabiam!!!!

  10. Corinthiano louco

    Nossa escreveu ,escreveu e não escreveu nada !!!Parece a Mãe Dina fazendo previsões quando fala “acho que vc vai morrer”kkkkk Se não tem nada a acrescentar não escreva nada isso que escreveu até os dinossauros já sabiam!!!! [2]

  11. Oi!eu caminho 15 min até chegar na academia,e caminho mais 15 quando estou voltando pra casa,será que corro o risco de perder coxa e glúteo?ou essa “caminhada” não é significativa,pois nao quero perder medidas.

  12. mudar de treino, nada a ver,kkkkk. vc pode continuar com seu treino ate morrer, mude a cadência das execuções e o tempo dos exercicios, pois assim já é algo diferente para seu corpo, bons treinos.

  13. Assim tipo como que a gnt vai sbaer qual o melhor pra nois…
    alguns execicios que eu faço no fim do treino naum sito nada e mais alguns deixa assim mtipo ele meio duido e enchado…(treino bom pr mim é esse que deixa dolorido no outro dia ? )

  14. gostei muito , valeu muito apena ,

  15. treino a dois anos,ja fiz uso de variados tipos de suplementos senti pequenos resultados no desenvolvimento do meu corpo e não me sentia bem,o melhor para meu corpo é uma série de cada musculo sem intervalo com o maximo de carca que eu consigo executar os movimentos corretamente.

  16. muito bom isso vai me ajudar no treino pois tenho muito dificuidade em ganhar massa muscular fico apenas definido mais o ganho d massa e muito pouco vleu

  17. qual merlho forma de te uma bom hirpetrofia?

  18. qual merlho forma de te uma bom hirpetrofia?

  19. achei esse site onde o pessoal ta fazendo um projeto de Diário de treino com ganho de massa e perda de gordura e colocando toda a semana um vídeo novo, vale a pena conferir http://aquariusbemestar.com.br/

  20. Estou com 100kg quero chegar a 110 mudei o treino pra um musculo por dia assum estou colocando a intencidade maxima em cada musculo fuciona?

  21. eu treino todos os musculos em um dia 3x na semana, mais os meus amigos falao que eu nao vo ter resultados pq fico muito tempo treinando e descanço polco, diserao que eu tenho q malhar abc q vou ter mais resultados, verde ou mito? se alguem poder me tira essa duvida agradesso

  22. como ficar forte minininhus?

  23. O que eu mais vejo é gente treinando errado. Na minha humilde opinião genética só faz diferença mesmo quando estamos falando de competidores de alto nível, de resto da pra compensar numa boa, só vai levar mais tempo, e vai depender de sua dedicação. Fisiculturismo é um esporte como outro qualquer, se quiser resultados expressivos vai ter que ter disciplina e sacrificar algumas coisas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *