Como Deixar Visível os “Gomos” do Abdômen

Ok, chega de palhaçada.  Você já pode ter ouvido isto várias e várias vezes, mas até que você acredite de corpo e alma, eu acho que vale a pena repetir:

Não existe máquinas mirabolantes ou exercícios esquisitos que façam com que os gomos simplesmente apareçam. O ÚNICO jeito de conquistar os fomosos “gominhos” é perder essa camada de pança que estão cobrindo eles.  E o único jeito de perder essa gordura no abdômen é fazer uma dieta consistente aliada aos aeróbicos, ponto final. Esqueça ab-swing, toner, exercícios que você fica pendurado, de perna pra cima, se contorce igual uma minhoca, nenhum desses exercícios é mais eficiente que um simples abdominal quando o assunto é deixar o abdômen visível.

gominhos Como Deixar Visível os Gomos do Abdômen

“Um abdômen definido é feito na cozinha e não na academia” – Desconhecido

animalpak Como Deixar Visível os Gomos do Abdômen

O maior problema é que intelectualmente a maioria das pessoas concordam com isso, você mesmo que está lendo o artigo pode concordar com tudo que está escrito nele, mas quando o emocional bate, a história é outra. Muita gente pensa que quanto mais exercício para o abdômen elas fazem, maior definição aparecerá, tentam atingir a parte superior, inferior, posterior, anterior e etc do abdômen. Ah, faça-me o favor! Uns colocam uma montanha de peso na barriga na hora de fazer o abdominal achando que a “polchete” na barriga vai sumir e os gominhos vão aparecer no lugar.

Aqui vai uma notícia – Nada disso funciona. Primeiro porque não existe queima de gordura localizada. Infelizmente não tem como fazer exercícios para determinada região do corpo e esperar que a gordura vai derreter só ali, as coisas não funcionam assim.

A única maneira de eliminar a gordura em certas áreas do corpo é fazer com que a gordura total do corpo abaixe. Assim que você começar a perder peso, a gordura diminuirá em seu corpo todo, mas nunca somente em um lugar.

É triste, pois muita gente tem a motivação certa para treinar, mas simplesmente estão fazendo as coisas erradas. Se estas mesmas pessoas colocassem a metade da motivação na dieta, em vez do treino, muitas delas teriam muito mais massa muscular, menos gordura e conseqüentemente um abdômen bem definido.

Tirando todo esse papo “introdutório”,  vamos aprender o básico de como deixar o abdômen definido:

1 – Dieta para perder gordura

Se você tem bastante gordura corporal, infelizmente os gomos nunca aparecerão, independente do treino que você faça(espero que isto tenha ficado bem claro). Quando você chegar em 8% de gordura corporal para homens ou 14% para mulheres, os gomos ficarão mais visíveis.

arnoldcuts Como Deixar Visível os Gomos do Abdômen

A dieta para perda de gordura deve consistir em uma alta ingestão de proteínas, gorduras(boas) moderadas e carboidratos complexos moderados.  Para perder gordura é necessário comer menos calorias. Você deve criar um pequeno déficit calórico durante a dieta. Em outras palavras você deve queimar mais calorias do que está ingerindo. Desta maneira o corpo usará a gordura como fonte de energia para sustentar o corpo. Lembre-se que é necessário um pequeno déficit de calorias, se você parar de comer ou comer muito pouco(tem alguns loucos(as) que fazem isso), seu corpo em vez de usar a gordura usará a massa muscular que é muito mais fácil de transformar em energia e aí nem gominhos você terá para mostrar, somente uma pança gelatinosa que balança igual um colchão d’água.

2 – Faça aeróbicos

Eu sei que é chato, mas você terá que começar a fazer aeróbicos regularmente, pelo menos umas três vezes por semana. Não importa o que você faça(caminhada, bicicleta, natação), o importante é manter o seu coração batendo por pelo menos 40 minutos. Isto acelerará o processo de perda de gordura, pois o metabolismo ficará mais acelerado, queimando mais calorias.

3 – Treine o abdômen apenas 2 ou 3 vezes por semana.

Treine o abdômen como qualquer grupo muscular. Esqueça aquelas séries com 1000 repetições e coisas do gênero. Dê preferência aos exercícios mais simples e sem aparelhos como o velho abdominal e outros com peso corporal ou livre. Difícil ? Acredito que não.

Conclusão

Excesso de treino ou métodos mágicos nunca farão com que a gordura abdominal desapareça e é ela que devemos eliminar para que os gomos apareçam, para isto precisamos de dieta e aeróbicos e não de milhões de abdominais por dia. Não se esqueça: “Um abdômen definido é feito na cozinha e não na academia”.

Bons treinos!

Redação Hipertrofia.org

Os artigos enviados pela redação foram escritos pelos mais diversos profissionais da área e entusiastas, sempre baseados em estudos científicos recentes em conjunto de evidências empíricas.

Outros artigos interessantes...

Clique aqui!

155 Respostas

  1. O aeróbico deve ser feito antes ou depois do treino de musculação? Se for depois, quando eu tomo o shake de whey+dextrose???

    Abração1!!

    • Geferson disse:

      Aerobicos são recomendados depois dos treinos, sejam eles quais forem. E os suplementos para ganho de massa somente depois q o treino for concluido.

      • Victor disse:

        Ainda não tive a certeza do quando se deve tomar o pós treino… Eu malho e logo após faço o aeróbico, tomo whey depois da musculação ou depois do aeróbico ?

        • Giovani disse:

          resumindo: Você toma o whey quando sair da academia .(acabou o treino : Toma o whey . não precisa tomar logo na academia.)

        • mateus disse:

          concerteza depois do aeróbioo,por que o whey vai te ajudar a reconstituir oque vc perdeu no treino blz

          • Bruno disse:

            Você deve ter uma alimentação saudavel rica em carboidratos e gorduras boas antes do treino, sem alimentos que contenham muitas fibras pois demoram mais pra absorção dos nutrientes… (ISSO ANTES DO TREINO)
            Whey Protein é umas das proteínas mais nobres e de rápida absorção então, você deve ingerir ela logo após o seu treino de muscu e aérobico (porem garanta que o que você alimentou antes vai suprir a necessidade do seu organismo) nem pense em treinar sem uma boa alimentação balanceada caso contrario você estará fazendo a queima de massa magra, e isso não queremos… aconselho você ingerir um maltodextrin (ótimo custo beneficio) cerca de 15 a 30 minutos ANTES dos treinos…
            Aconselho ainda dar uma olhada na alimentação pré-treino e pós treino, seguindo uma boa dieta verá os resultados aparecerem rapidamente, tanto na balança quanto no espelho

        • Bruno disse:

          Você deve ter uma alimentação saudavel rica em carboidratos e gorduras boas antes do treino, sem alimentos que contenham muitas fibras pois demoram mais pra absorção dos nutrientes… (ISSO ANTES DO TREINO)
          Whey Protein é umas das proteínas mais nobres e de rápida absorção então, você deve ingerir ela logo após o seu treino de musculação e aeróbico (porem garanta que o que você alimentou antes vai suprir a necessidade do seu organismo) nem pense em treinarr sem uma boaa alimentação balanceada caso contrario você estará fazendo a queima de massa magra, e isso não queremos… aconselho você ingerir um maltodextrin (ótimo custo beneficio) cerca de 15 a 30 minutos ANTES dos treinos…
          Aconselho ainda dar uma olhada na alimentação pré-treino e pós treino, seguindo uma boa dieta verá os resultados aparecerem rapidamente, tanto na balança quanto no espelho

    • ,,, disse:

      AGORA É LIPO ULTRASSÔNICA. APARELHO NA BANHA LOCALIZADA. PESQUISE POR ULTRASHAPE. SE TIVER $$ NÃO VAI SUAR.

    • gui disse:

      não faça a atividade aeróbica em horário próximo a anaeróbica, prefira horários distintos, assim poderá render mais

    • Mateus disse:

      Eu sou magro, e faço abdominal,mas meus gomos nao aparecem , nao sei o que fazer, nao tem como eu perder mais peso, ja estou bastante magro .

      • Eduardo disse:

        Se vc e magro, como informou, não precisa preocupar-se com a perda de gordura e, provavelmente, devera focar no desenvolvimento muscular; minha sugestão: converse com o professor da sua academia e solicite uma serie de exercícios básicos, como o agachamento, o terra, o supino, etc. Treino rapido, mas intenso… Paralelamente, elabore uma dieta direcionada ao ganho de massa (você encontrara orientações sobre a dieta para o ganho, neste site). Os exercícios básicos, utilizados pelo pessoal “da velha escola”, trarão mais resultados do que a maratona de series de abs propostas por alguns “gurus” da atualidade.

    • Julio emanuel disse:

      Os aerobicos são melhores de se fazer depois dos aerobios porque qunado feito antes voce gasta muita energia fazendo com que na hora da musculação voce não acabe rendendo oque espera , recomendo tomar o shake depois da conclusão de todo o treino porque seu corpo esta nescessitando de proteina e carbo e se voce não mandar logo seu musculo vai acabar puxando a proteina corporal (massa muscular)
      Espero ter ajudado ;)

      • julio disse:

        Julio Emanuel vc fazendo aeróbicos antes da msuculação em media os primeiros 10, 15 minutos de cardio, vc esta perdendo ‘energia’ carboidratos, porem apos este período voce começa a estimular a queima de gordura e oxigenação do tecido muscular oque é melhor para apos fazer um treinamento de musculaçao!

    • Marcos disse:

      Atençao

      Não consuma calorias liquidas como shakes, sucos, etc.. De qualquer forma….
      Se quer emagrecer ingira somente alimentos sólidos que além de nutrir irão gastar energia para serem consumidos e de forma lenta e gradual. aumentando a saciedade.

      Coma 8 vezes por dia,

      Fonte de carboidratos
      Sempre Legumes e saladas

      Batata ou massa somente após o treino e bem regulado.

      Abraço

    • julio disse:

      Para uma melhor queima de gordura, o exercício aeróbico deve ser feito antes do treinamento de musculação, porque a queima de gordura é decorrente da oxigenação dos tecidos, e isso ocorre com o aumento da sua frequencia cardíaca. Quando vc faz aeróbicos antes do treino de força, vc oxigena todo seu sistema musculo-esquelético, entao quando por exemplo faz um abdominal aquela regiao ja esta oxigenada e melhor perderá gordura naquela regiao!

    • alexandre disse:

      depende da fase de treinamento,Se estiver priorizando a hipertrofia por exemplo faça após o treino de musculaçao,quanto a parte nutricional é mais adequado consumir a dextrose antes do treino e o whey após na chamada refeiçao pós treino imediata. abraço

  2. Césão disse:

    Conssegui obter resultados com dieta e mta e mais mta musculação(com descanço de un dia) para o abdomen
    XD tenho só 15 anos….vlws

  3. Junior disse:

    No caso se devemos considerar o abdomen como um musculo qualquer,temos que sentir à fissura muscular!, certo???’

  4. Geferson disse:

    Tô malhando faz apenas tres meses e ja ganhei 10 Kg, Pura massa muscular!!!!

  5. Robert disse:

    Entao vc tem uma genetica do mutante ou seja vc ñ é ectomorfo. Gerfeson

  6. nathan disse:

    Entao quer dizer que eu, um gordinho, de 1,80 e 100 kilos nunca terei um tanquinho? wow melhor ficar gordo mesmo então

    • fernando disse:

      iae natan fera soh os piores dos piores perdedores desistiriam sem tentar !!!!!!experimente tentar e cair tire proveito da queda e aprenda com ela !!!!nathan a tortura na cruz sem o amor deixa de ser sacrificio para ser tortura a vitoria dos toulos que se acham no poder!eu sou universitario de ed.fisica ….mais vc sera um vencedor qdo vc parar de pensar no que os outros pensam de vc e vc kerer ser seu propio espelho uma pessoa muito melhor e felix ……..
      dica minha aceite quem vc é como vc esta hj tire da cabeça esse papo de resultado em meses e acredite na sua propia força em quem vc é e quem vc podera se tornar!!!!!!!tire umas fotos suas de sunga revele-as e as guarde em um envelope daki uns 10 anos vc tire novas fotos e as compare …….
      se o seu esforço for mais ou menos seu resultado sera mais ou menos e assim por diante …
      super-herois ficam nos quadrinhos,mais o seu super-heroi esta dormindo ai dentro de vc em algum lugar num cantinhu ai em um sonho profundo vai de vc acordalo ou deixa-lo dorminhdo…..

      que fique bem claro minha intençao nao é ofender ninguem nathan a minha paixao sera me formar e ter capacidade de ajudar milhares de pessoas espero ter te motivado um polco se te onfende de alguma forma peço desculpas e te dou o direito de pedir ao moderador que retire o meu comentario …seja felix …na sua jornada!!!!

      • renato disse:

        Caramba, parabens pelas palavras de motivacao. Acho que no fim do dia e disso que nos brasileiros estamos mais precisando no geral. alguem que nos de a mao. nem q seja com meras palavras. assim de graca. parabens pelas palavras.

      • Fujin disse:

        NÃO E MENTIRA, LI SEU COMENTARIO ONTEM DE MANHA E NA HORA DE MALHAR LEMBREI DESSA PARTE DOS HEORIS E REALMENTE FUI MALHANDO COMO SE FOSSE UM (PROJETO HULK) HSUAHSAHUSHUASHUAS MAS VC TEM TALENTO PRA MECHER NO PSICOLÓGICO. QUE E O NOSSO MAIOR INIMIGO

      • Ricardo disse:

        belas palavras, mas podia dar uma melhorada no seu português. Além de malhar, vá ler um bom livro parceiro. Valeu !

    • Thor Deus Do Trovão disse:

      OLha ai tenho 37 anos, estava eu com 101,600 KG…e 1,83 de altura…Tava bem gordinho..ai tipo fiz dieta e musculação durante 4 meses…segui a dieta quase que a risca..as veses saia fora nos finais de semana, ate comia uma pizza inteira e uma coca de 600 tbm. (rsrs), ainda assim..consegui elinar gordura…durante 4 meses hein…foram 23 kg que perdi..desses 23 kg..devo ter perdido uns 5 de massa magra (sempre perde massa magra..nada que nao se recupere depois..e o restante foi de gordura..hoje estou com 78,5…e percentual de 15,5% de gordura..e vou chegar aos 12 de percentual..logo meu abdomen estara definido..POrtanto..eu te digo..procure uma nutricionista e siga uma dieta com orientação profisisonal..aliada a exercicios fisicos..e terá bons resultados..Não é facil pois comer é melhor coisa que existe..mais se tivermos determinação e disciplina a gente chega lá..

      • Jóbson disse:

        Galera, os músculos devem estar em dia, mas o cérebro e o português… Caraca!!! Vamos tentar melhorar um pouco também!!! Motivação é a palavra!!!!!!!!!

      • andrea disse:

        Não sei como conseguiu isso… tem 3 meses que treino 3 x por semana com personal certinho e só perdi 6kg de gordura e ganhei 4 de massa,cai de 29 para 21% de gordura corporal, mas isso na balança so foi 2kg a menos… que sofrimento

  7. Eduardo disse:

    Eu só na Farinha de Minhoca!!! 5 Kg de massa magra em 1 mês!!! Só utilizando para saber!!!

  8. João Pedro disse:

    Eu estou malhando a três meses e sai de 68 para 75 kg, comendo de 3 em 3h, mais whey protein, dextrose, creatina e hiper calórico

  9. João Pedro disse:

    Sai de meros 32 para meros 36 de braço, mas deixei de beber tbm

    • Minha irmã tem 36 de braço meu amigo ! disse:

      Minha irmã tem 36 de braço meu amigo !
      tas com quantos anos joão Pedro?

      • por um acaso voce ja nasceu com 45 de braço? disse:

        minha irma tem 36 de braço, que ruim pra ela isso quer dizer q ou ela eh uma gorda feiosa ou ela eh um homemzinho, o cara saiu de 32 pra 36 parabens amigo, eu comecei a malhar com 16 anos era extramamente magro tinha 1,80 pesava uns 64kg tinha uns 29 30 de braço, hj eu tenho 23 anos consegui emendar 2 anos e meio de treino sem parar hj estou parado a 6 meses e tenho 38 de braço, ja tive 40 entao se voltar em 2 3 meses volto a isso pq a memoria muscular nao falha, o fato eh q ja nao posso mais comer tudo como se nao tivesse amanha, pela idade jah estou acumulando uma gordura localizada na barriga e logico que pq estou parado tb. nd que me preocupe muito, tenho ctz que quando voltar vou ficar com o fisico que quero em 5 ou 6 meses!

        • Sua irmã bate em vc certeza! disse:

          AHAHHA FALOU TUDO CARA
          parabéns pelo progresso João Pedro .
          a irmã do cara deve bater nele certeza huahua

  10. Tiago disse:

    Eu nao sei o que voce chama de massa muscular, falando que é mais facil transformar massa muscular em energia do que gordura, se observar o fato de que o corpo nao retira proteina do musculo para transformar em energia, antes que queimar praticamente toda a gordura corporal, qualquer simples livro de bioquimica nos mostra isso.. No inicio o maximo que voce conseguira comendo muito pouco, até queimar todo glicogenio e gordura corporal, é baixar muito seu metabolismo, o que é natural do corpo para preservar energia se nao esta recebendo alimentos suficientes, baixando o metabolismo consequentemente perdera desempenho e a queima de energia… Mas enfim, só para deixar claro que em hipotese alguma o corpo retira proteina do musculo antes de queimar gordura, a nao ser as proteinas circulantes no sangue, caso aconteça uma hipoglicemia e nao tem mais estoque de glicogenio e pouquissima gordura no corpo.

    • Sir Hipertrofic disse:

      Também fiquei intrigado a respeito da queima de massa muscular antes da gordura corporal. Isso só ocorre, como você e qualquer livro imbécil cita, em casos de desnutrição extrema. É aí que me pergunto, se devo ou não confiar realmente nos posts, mesmo os de origem do próprio site. O site chama HIPERTROFIA, que eu saiba o principio da hipertrofia está na sobrecarga muscular, logo eu procuro uma explicação para simples junção de dieta mais exercícios básicos, como abdominal supraumbilical no chão e um abdome trincado. Algum moderador com conhecimentos básicos de metabolismo energético e conhecimento aprofundado sobre desenvolvimento do abdome por favor?!

  11. Reginaldo disse:

    POW MUITO MASSA ESSAS DICAS CURTI PRA CARAMBA E CONCERTESA IREI MALHAR MELHOR AGORA, HEHE!

  12. Lucas disse:

    “Minha irmã tem 36 de braço meu amigo ”
    com certeza sua irma tem 36 de braço , mais que voce neh !
    kkk

    o Joao Pedro ta em crescimento , se voce tem mais ou nao , isso nao importa , eu tambem tem 36 e dai to em crescimento tambem voce passou por isso …. e agora fica zuando … falta crescer o cerebro !

  13. Lucas disse:

    Adorei as dicas !! valeu!

  14. Marconcine disse:

    concordo que a mente supera o corpo. definitivamente, vou mexer por conta própria na *&¨%$# da minha série. tenho abdominal todos os quatro dias da semana… tinha acompanhamento nutricional, mas não rolou legal… existem profissionais e profissionais…

  15. luiz disse:

    eu faço simples 500 abdominal por dia manha tarde e noite 3 500 igual a 1500 e estou comseguindo sem beber nada e só vc fazer isso e ter uma boa dieta
    por mes eu faço 1500 x 30 = 45.000 abdominais por ano é = 547.700
    fora as flexoes nunca mais apanhei na escola depois que começei a criar gomo

  16. marcelo disse:

    Aerobicos devem ser feitos bem longe do horario dos anaeróbicos(musculaçao) ex:corra de manha e faça musculação de noite ou vice-versa.

  17. cida disse:

    Já malho a 3 anos, e so vejo crescer as pernas e braços,queria que almentasse o bumbum e pontorrilhas

    • Marcelo disse:

      Talvez vc tenha que mudar seu treino entao Cida, coloque no seu treino algum que exercite o BUMBUM como o flexor horizontal

  18. anderson disse:

    ridiculos vcs colocarem uma afirmaçao dessa no texto de vcs..
    “Eu sei que é chato, mas você terá que começar a fazer aeróbicos regularmente”
    chato depende do ponto de vista, vcs deveriam falar que é super importante e nao apenas para perder gordura e sim manter um bom funcionamento do organismo

  19. Diego disse:

    kkkkkkkkkkkkkk…caralho…ri mt com o comentario do Luiz…pqp rs

  20. LP ribeiro disse:

    pessoal,vcs tem que entender que n adianta de nada fazer milhares de abdominais para conseguir um resultado.
    segue uma dieta proteica saudavel,poe o pesão no peito e faz 3 sessoes de 20 diarias,em duas semanas vc já percebe o resultado. não esqueçam de tomar o LIPO 6 BLACK e um OLEO DE COCO.

  21. jonas disse:

    Tenho 61 anos pratico esporte desde a infancia, musculação a quase 2 anos, para trincar a barriga é o que dizem, só com dieta ou lipoaspiração, são as únicas maneiras de rasgar o abdomem,quando pratiquei boxe fazia até 1000 abdominais completas costas no chão e tocava a ponta dos pés só servia para aguentar as porradas não é preciso tanto esforço pois estou conseguindo barriga tanquinho com dieta e umas 200 abdominais semanais,sem dieta nada feito.

  22. Mario Junior disse:

    Bom pessoal, estou com probleminha, gostaria da ajuda, e principalmente a opinioes sincera de quem conhece…

    Quando comecei a minha dieta eu estava com 98kg, hoje estou com 82kg, mas estou com aquelas gordurinhas localizadas no corpo todo, e gostaria de perder, pra que possa aparecer os musculos, eu faço musculação 3 vezes por semana, series de 3×12…entao a questao é, minha IMC esta acima do ideal, queria abaixar e perder essa gordura que esta sobrando no corpo.
    bom, espero que alguem possa me ajudar, se tiver uma dieta para queimar essa gordura, algum treino especifico, suplementos e tals…se alguem tiver uma dica de dieta do comentario acima, para que possa ajudar na queima de gordura…

    PESO: 82KG
    ALTURA: 1,75
    IMC: 27,06

    obrigado!

    • Alexandre disse:

      Mario, parabens pela perda de peso, tenha em mente que já conseguiu uma grande vitória, essa gordura localizada vai sumir se vc baixar ainda mais sua gordura corporal. Continue na dieta, faça aeróbicos todos os dias da semana, rapidinho queima tudo.

  23. Matheus disse:

    To com uma dúvida, a dieta com déficit em caloria tem algum limite de calorias pra ingerir por dia? porque é dificil existirem alimentos com zero calorias, qual seria o limite diário de calorias que uma pessoa pode consumir pra começar a fazer um treino de definição muscular?

    valeu

  24. yhann disse:

    Cara após ter acabado de treinar, me falarão que e muito bom almoçar de uma vez… comer uma boa salada, com arroz,feijão é peito de frango grelhado é so beber alguma coisa após 1hora depois de ter se alimentado realmentee e bom ? dizem que ajuda bastante pelo motivo de comer bastante proteina e tudo mais…

  25. Fernando disse:

    Alguem tem uma dieta boa para passar? tipo o que eu posso comer no dia, o que eu tenho q cortar a noite?

  26. paulo ufc disse:

    olha pessoal o que eu fazia era o seguinte.as 5 horas da manhã eu pedalava 25 km na bicicleta ergometrica,as 7 horas da manhã eu fazia uma corrida de 4 km,as 8e30 eu fazia 200 flexões,100 elevação de corpo na trave,200 abdominaes elevação das pernas e 100 abdominaes alevação das pernas na trave,as 11 horas eu nadava 1 hora na piscina,e as 1 da tarde eu pulava corda durante 1 hora,e as 2 da tarde eu praticava artes marciaes até as 4 da tarde ,depoes eu passava o resto do dia descasando.

  27. uanderson disse:

    QUANDO COMECEI A TREINAR A QUASE DEZ ANOS ATRÁS TINHA 25 DE BRAÇO, HJ TENHO 54 CM, SENDO Q JÁ TIVE 55 E MEIO. COMECEI COM 64 KG E HJ PESO POR VOLTA DE CENTO E POUCOS. VOU FALAR TÁ TEM Q TER MUITA PACIÊNCIA E DEDICAÇÃO. E OUTRAS COISITIAS MAIS. RSRSRSRSRSSR.KKKKK

  28. joao joel sousa torres disse:

    Enatao, se comer bastante caloria de qualidade vo ganha musculos, mas comendo assim, n da pra me ter uma barriga de tanquinho… Porque pra ter barriga de tanquinho tem q ter uma uma dieta booa.. e fexar bem a boca.. enato como faso para ter barriga de tanquinho e ganhar musculos ao msm tempo… pq as duas coisas nao estao se batendo. ???

  29. joao joel sousa torres disse:

    0o0o0…quiz dizer Carboidratos*.

  30. Antônio disse:

    Tenho 15 anos,já malho a 1 ano, eu engordei em média 13 quilos nesse tempo,sem tomar nada e sem seguir uma dieta controlada,apenas comendo o recomendado,eu cresci um pouco desse tempo em diante mas tenho uma dúvida,se eu começar a seguir esses passos para definir o abdome,que aliás é a única parte do meu corpo que não é definida,mas também não é uma pança enorme,só que é o suficiente pra não mostrar completamente os gomos,aparecem um pouco na luz mas não por completo,gostaria de saber se corre o risco de perder a massa muscular que eu adquiri nesse tempo,fui em uma nutricionista semana passada e ela me recomendou alguns alimentos,achei muito pouco mas estou seguindo (ps: não é nutricionista esportivo),será que agora só falta os aeróbicos? tenho medo de perder massa muscular,o que vocês acham?

  31. nao da pra criar musculos e perder gordura ao mesmo tempo…. vc deve escolher um dos dois… se quer perder gordura tem q treinar soh pra manter a massa magra..

    • Daniel Silveira disse:

      Discordo. É possível sim queimar gordura e ganhar músculos ao mesmo tempo. O processo é mais longo mas a eficácia dependerá da obstinação de quem treina

  32. Victoria disse:

    Excelente artigo, simples e objetivo. Pra gente não esquecer.

  33. Taise disse:

    Olá, eu gostaria de saber como faço para não ter dores nalombar após o agachamento. Tanto o livre quanto no stiff acabam com a minha coluna. Sei que é preciso uma postura correta, já fiz com os instrutores do meu lado para me corrigir, mas realmente a coluna grita. Não queria deixar de fazer esses exercicios mas como tenho muita dor pós treino tenho sido aconselhada a não fazer nenhum tipo de agachamento. Obrigada, bjos

    • Pedro disse:

      Taise, vá ao médico e faça exames. Exercício com dor não é uma boa. Já pensou se é algo mais sério, como uma hérnia, e você aí se estourando mais ainda?

  34. Vera disse:

    Ola a todos, gostei muito desta ajuda, mas tenho algumas duvidas. E vocês poderiam ajudar. Vou direta ao assunto, o que vocês comem? O que é mesmo necessário comer, quais os alimentos obrigatórios? Tem alimentos que nao sei se posso comer, nao sei se me irá engordar, como o caso de massas, posso come-las?

    Poderiam desenvolver mais esse assunto, tem pessoas que nao tem possibilidade de ir a um nutricionista.

  35. Rafael disse:

    exercícios abdôminais atrapalha o ganho de massa muscular ?

  36. Ana disse:

    tenho 47 anos treino todos os dias musculacao ou natacao ou local e bike adoro mas acredito pela idade, nao consigo mais ficar durinha sera que a dieta e mais musculacao mudaria essa situacao tambem tomo whey apos meus treinos me ajudem …

  37. carlos felipe disse:

    Bom galera , eu venho de uma dieta pesada .. em 7 meses consegui baixar dos 124 kg para os 79,80 kg , e queria pedi algumas dicas tipo na dieta ou algo assim .. só sei que eu me acho um guerreiro e vou continuar até alcançar meu objetivo , abraço.

  38. Rodrigo disse:

    Prefiro substituir os aeróbicos por treinos de potência muscular em circuito. Aeróbico para ectomorfos perde muito massa muscular junto.

  39. Cláudia disse:

    Vem com personal junto?
    Sozinha impossível.

  40. Puga disse:

    Saudade de quando tinha 15 anos e não tinha gordura nenhuma na barriga =/

  41. Matheus disse:

    essa frase é do Kriss Gethin, body builder, nutricionista e administrador do site bodybuilding.com

  42. Jhonatan Silva disse:

    mano tenho 15 anos, ce diz q e bom malhar apenas 2 ou 3 vezes por semana, eu malho todos os dias, qual o numero certo de series e repetições q eu devo fazer?
    pq eu faço todos os dias mais de 200 abdominais e mais de 100 flexoes, 100 repetiçoes com altere de 4,5 kilos em cada braço.
    site muito bom! ajuda muito!

  43. Jabes Holanda disse:

    bom eu já treino a 1 mês,só treino,alimentação e descanso sem nenhum tipo de suplemento, tenho 1,73 de altura e 70 kg tenho uma boa massa magra ,eu quero ganhar mais massa ,vou começar tomar algum suplemento qual devo tomar?
    se poderem me ajudar eu agradeço abraços!!!

  44. Lo pirata disse:

    È so tentar que qlqr um consegue galera eu 11 anos 72kg – 1,64 hj 13 anos 62 kg 1,72. Sem refri, sem batatas, sem gordura, sem td que faz mal pra gnt. Academia 3x por semana. Abdominais em casa. :D E vamo que vamo. BOA SORTE A TODOS QUE ESTAO SEGUINDO ESSE CAMINHO DO GANHO DE MASSA

  45. Carlos júnior disse:

    Caros colegas, depois de 8 anos sem treinar, resolvi deixar a vida sedentária de lado e voltei para academia nesta segunda-feira, agora com todo esse tempo parado, venho tirar uma dúvida com vocês, devo já tomar algum suplemento agora no inicio ou espero mais um pouco de tempo, até o corpo se acostumar novamente? Se a resposta for sim, posso tomar whey + malto? Ou o que devo tomar? Obrigado!!!

  46. Felipe disse:

    para perder gordura do abdomen tome 20 litros óleo de rinse,2 litros de água, depois ande com 10 rolos de papel higienico, compre também bastante fraldas geriátrica vc ficará mais magro que um cabo de vassoura. rsrsrs humor faz bem a saúde.

    Brincadeiras a parte para construir um corpo perfeito torna-se necessário deixar de ser preguiçoso,ser realista, tudo se conquista com muita dedicação , fazer boas dietas,malhar de forma correta, fazer exercícios cardios e aeróbicos, consultar um bom nutricionista. evitar comer lixo e ingerir bebidas em excesso.

    E o principal não faça da sua vida um rascunho coloque-a em prática seus projetos,estabeleça metas!

    Sucesso a todos!

  47. G.Phoenyx disse:

    Só uma dica ae,abdominal na paralela com caneleiras de até 5kg é um reforço e tanto,sente puxar na moral,e é aquele ardôr que fica no abdome que faz a gente pensar,pow valeu à pena,amanhã tem mais,pelo menos eu nunca me atrasei por não intercalar os dias,e tipo,é satisfatório tlgd man…

  48. dante disse:

    Eu sou do tipo magro como muito e nao consigo engordar sinto fome de 1 em 1 hora se ficar 8h q seja sem comer perco uns 3 kg, portanto nao posso fazer essa dieta de alimentos pois ja tomo hypercalorico pra ajudar a manter meu metabolismo que é acelerado, eu sempre faço bastante abdominal com peso, isso vem dando resultado mesmo eu fazendo apenas uma vez por semana, faz 4 meses q malho e tenho um abdomem que aparece os gomos porem a lateral mesmo malhando ainda nao tenho definiçao, como eu faço uma dieta para mim e se eu fazer esses exercicios de 40min como bicicleta por exemplo eu não acabarei perdendo massa ao invés de ganhar com a musculação ?

  49. Victor disse:

    Oiie Meu nome é victor tenho 17 anos, eu tenho 70 kilos mais sou um pouco gordinho eu tenho medo de emagrecer totalmente e ficar estranho já emagreci 12 kilos em 6 meses e naum acho necessário para mim emagrecer mais mais gostaria de obter resultados em definições musculares alguma dica que alguém possa me dar ?

  50. Aislan disse:

    EU SOU MAGRO TENHO A BARRIGA BASTANTE DEFINIDA, NENHUMA GORDURA EXCESSIVA MAIS EU NÃO CONSIGO OS ULTIMOS DOIS QUADRADOS DA MINHA BARRIGA E NEM CONSIGO DEFINIR A PARTE INFERIOR,TE ALGUMA DICA Q EU POSSA USAR?

  51. sandro disse:

    eu retomei o treinamento de musculaçao no dia 11-07-2012, com 100 kg hoje dia 22-09-2012 estou com 92 kg , treino 3 vezes na semana nos intervalos pratico caminhada com duraçao de 1hora , estou investino alto ( pro hormonio, bcaa, greatina, nitrodrive, calcio,amino fuel,brutal fever,omega3,antioxidantes,proteinas isoladas ,animal pack,gh max,thermo cut ,axis-ht, tribulus,)

  52. G.Phoenyx disse:

    Pra ganhar músculos(massa magra),o ideal é manter um superávit calórico diário(ingerir mais calorias do que se gasta por dia),à menos que se tenha uma genética abençoada pelos deuses,com aquele metabolismo demoníaco que queima calorias e sintetiza o máximo de proteínas nos músculos,sempre terá um ganho de gorduras durante o bulkin. É praticamente impossível conciliar ganho de massa,com perda de gordura..escolhe – seca e aplica alguma coisa(sem frescuras) ou incha 1o e se mata no cuttin,depois. É o jeito pow…

  53. G.Phoenyx disse:

    E vale lembrar que o desenho da musculatura é individual,tem aqueles que são 4×4 que eu acho foda,mas nem todos ficam assim..Tá nos genes,também.

  54. Nelia Santos disse:

    Retornei aos treinos ha 3 semanas, minha série tá bem puxada p gluteo,perna, num mesmo dia…gostaria de uma indicação para ganho de força,disposiçao,tendo em vista q só estou tomando ZMA e Whey Protein ,com objetivo de hipertrofia

  55. Nana disse:

    Olá pessoal, eu comecei a caminhar por 1 hora ja faz um mes, e agora a cerca de uma semana comecei a correr tipo em volta de uma praça grande, ando uma e hoje consegui dar 5 volta correndo devagar e o restante caminhando rapido, mas tenho 1,54 de altura e 73 kilos e tenho 39 anos, meu objetivo é chegar nos 55 kilos, e gostaria de saber que fazendo isso 6 dias por semana e aumentando de vagar a corrida e com uma dieta balanceada, se conseguirei atingir minha meta, pois no momento n da pra fazer academia, e n quero ficar flacida..obrigado

  56. Felipe disse:

    Estou fazendo uma dieta TCD, e já perdi 12 kg em 2 meses e meio (de 89 pra 77 kg, tenho 1,80 m de altura). Faço também 50 min. de aeróbico, 3 vezes por semana (corrida leve/trote pra não catabolisar). Meu treino é ABCD, 5x por semana, e até agora consegui manter todas as cargas, nunca baixei, isso significa que não estou perdendo massa muscular?

  57. luiz carlos disse:

    tenho 42 anos e no mes de julho precisamente dia 1º, resolvi fazer uma dieta devido a uns exames. descobri que estava com glicose, colesterol e trigliceridios altos. estava com 87,600kg e 105 de barriga com apenas 1.70 de altura. em 45 dias exatos perdi 10 kg. nada de loucuras,apenas me reeduquei na alimentaçao. iniciei cortando macarrao(so comia quando ia correr),frituras, doces, refrigerantes,pao, bolos. no inicio foi muito dificil, cheguei a ter abstinencia a doce. fui radical durante 30 dias.minha alimentaçao mundou. arroz integral, feijao macassa, nada de liquidos durantes as refeiçoes, comida levi na janta, muita fruta, legumes e verduras, e cinco refeiçoes por dia sempre comendo pouco com mais nutientes. passei a correr tres vezes na semana, correndo entre 40 minutos e 1 hora. parava e fazia abdominal e outros exercicios. em dois meses ja tava vendo resultado. hoje to com 75 kg e 87 de barriga , ou seja, de abdomem. e da pra ver os musculos superiores aparecer. coisa que so tinha visto qundo tinha 18anos. junto a minha dieta acrescentei linhaça dourada, beringela e cha de gengibre. minhas taxas despencaram, to bem , muito bem.tudo isso acompanhado pelo medico(clico, cardiologista e nutricionista). entao para quem ta perto dos 40, e ta fora de forma, e acha que nunca vai conseguir pq falam que depois dos 40 é muito dificil ganhar musculo. ta ai uma prov viva aqui falando, ou melhor, escrevendo. tenha força de vontade e perserverança. tenha um objetivo em mente e siga em frente. a dificuldade que vejo no abdomem a aparte inferior pra sair ta dando trabalho mas chego la. um abraço para tds e fiquem com Deus.

  58. Mendes disse:

    Malho muito o abdômen de segunda à sábado a aproximadamente 1 ano e meio, e não vejo tanta diferença nos “gominhos” (diga-se de passagem, já vi que fazia errado, pois acordava e ia malhar em jejum).
    Fazer não tão excessivo seria melhor?

  59. Pedro disse:

    Correr quanto tempo mais ou menos para uma boa perda de gordura após o treino ?

    • Bill disse:

      Corra entre 45 e 60 min. após o treino (lembre-se de não ingerir carboidratos antes de correr) em velocidade baixa. Correr muito rápido fará o corpo utilizar glicogênio ao invés de gordura, e isso causará perda muscular.

  60. marlon vieira candido disse:

    ola , tenho 194 de altura 90kg. bom sou ,magro, para minha altura, quero saber , se com essas caracteristica posso malhar abdomen, direto , ou preciso perde gordura da barriga, e com quanto tempo , ja se pode ganhar os tao sonhados gominhos obrigado , aguardo respota 2012

  61. ALEX disse:

    muito bom o artigo.

  62. Runner Andrade disse:

    Cara, muito bom seu tópico, realmente claro e direto. Parabéns e obrigado pela ajuda.

  63. Bruno disse:

    Oi Boa Noite Eu tenho uma duvida ??

    O meu corpo ele é falso magro e tenho mais gordura no abdômen do que no resto do corpo e eu quero perde essa gordura no abdômen e estava pensando em usar esse Suprimento ( Whey Protein Isolado ), ? Eu posso ou não usa-lo
    para perde essa gordura no abdômen por que eu tenho medo de começar a usar o Suprimento e acabar ficando gordo minha duvida é essa ?????

  64. Lucas disse:

    Iraaado, agora eu sei exatamente o que fazer, tava fazendo o aerobico e o treino de abdominais depois do treino e tava morrendo de perde massa magra, mais tava fazendo o lançe do meu peso x2 de proteina e carbos antes do treino, depois mando o velho pos p manter e etals e em casa o rangao pos com um pouco apenas de carbos p fazer uma recuperação melhor, depois disso mais nada, vlw! tira essa barriga!

  65. João disse:

    Sou magro porém tenho um pouco de barriga,e pelo que to lendo eu teria que emagrecer pra poder perder essa gordura,o problema é que eu ia ficar mais magro,que que eu devo fazer? Obrigado

    • Thomaz Turbano disse:

      enfia mandioca no cuu depois bate com leite ninho, vc cai ficar marombado e trincado! fiz isso várias vezes to trincadão e com 43 de braço

  66. Carlos Miguel Denkio disse:

    Eu treino musculação e não consigo definir a barriga mas em outra post de vcs diz que não pode fazer aeróbicos junto com musculação e agora?

  67. Eduardo disse:

    Gente alguem tem alguma dica , eu tenho 16 anos tenho uma barriguinha chata , tomo anabol pack e malto , faço aeróbica todos os dias mas meu abdomen continua do mesmo jeito ! oq eu faço ?????

  68. Igor disse:

    AGUA DESTILADA?????? WTF???? KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

  69. Kyle disse:

    Olá, eu tenho 17 anos, e sou bem magrinho, mesmo… Eu quero ganhar massa muscular, mas também quero ter o abdômen definido, vocês podem me dar uma diga de algo que eu possa fazer? Já sei que não dá para fazer os dois ao mesmo tempo, então a minha dúvida seria, qual eu devo fazer primeiro?

  70. Heliab disse:

    È fácil substituir o equipamento azul ja vi fazendo…
    pode ser substituído por uma barra com anilhas pequenos para n rodarem muito rápido ou por aqueles alteres montáveis que sobram um pedaço de cano a onde coloca as anilhas coloca duas anilhas pequenas e segure no restante to cano

  71. linda muito linda quer casar comigo

  72. goste..muito inteligente..e interessante..vou abraçar essas dicas….um abraço a todos

  73. Otto disse:

    Sei que vocês podem não acreditar, mas com 24% de gordura corporal (quando eu comecei a academia), já apareciam 1 gominho e um pouco do outro. Agora, depois de um ano, com 9,65% de BF, aparecem todos os gominhos =)

  74. gostei das ticas, muito boas.

  75. gostei das ticas, muito boas.

  76. Aeróbica é muito ruim =/

  77. Edvaldo Cruz disse:

    Muito Bom… pura verdade.

  78. Jodson Lima disse:

    Tipo, Treino para ganhar massa muscular. Tenho que comer muito, pra obter resultados. Porem vem a parte ruim… uma certa gordura começa a se acumular na barriga. E se eu começar a fazer esteira por exemplo, posso perder MAssa muscular.
    e aê? I que posso fazer, para ganhar massa muscular e Definir o Abdomem ao mesmo tempo?

    • véi, se vai perder um pouco sim de massa , ISSO É OBVIO mas continua na sua dieta e depois que vc " GANHAR MAIS MASSA " ai vc faz um aeróbio 3 vezes na semana 20 min de esteira correndo moderado já ajuda! vai queimar bastante pode ter certeza ! PRINCIPALMENTE PRA QUEIMA DE GORDURA TEM QUE CONTROLAR A ALIMENTAÇÃO ;)

  79. Sandra Alban disse:

    Show de bola! amei a matéria e vou compartilhar!!!

  80. adoro um abdomen tanquinho…ainda mais qdo a torneira e grande e sai leite bem quentinho…

  81. la onde eu trabalho tem um baianao chamado Helton que ate e gostosinho…mas e pancudo e muito sem moral com a mulherada pq nao toma banho e nao troca de roupa…so anda fedido…affff. e pior q fica querendo pagar de fitness e um dia desses chegou no servico com uma trouxinha de roupas de treino suadas na mao so pra mostrar q ta fazendo academia (detalhe: o mane vem de carro…podia ter deixado no carro ne!?) e outro dia ficou fazendo maior cena que tava com.o abdomem todo fudido e zuado ( ele fala zuado pra tudo… qdo ta doente ou com uma dor qualquer) pq tinha feito 1000 abdominais na noite anterior.. Fala serio…o cara e muito baiano…eu nao resisti e tive que soltar: velho nao adianta fazer abdominal com esse buchao por cima…tem que perder o bucho primeiro…O pior que ele e gostoso mas e muito retartado e sem nocao…acerdita que um dia desses tava maior tempo fechado e o baianao saiu na rua de raiban…ninguem merece…e detalhe o cara quer dar uma de transgressor e tal e vive falando que destesta grifes e marcas..mas vive com o raiban em cima da mesa pra se aparecer..detalhe e um daqueles piratas…eu tenho ate pena…eu confesso que ja fiz uma chupetinha nele e deixei ele introduzir o dedo na minha xota um dia que eu tava carente pq tinha brigado com meu ex- ficante fixo…mas hoje eu me arrependo..acho que nao ficaria mais com ele a nao ser que ele tomasse um bom banho e passasse uma boa colonia da Jequiti..e por ultimo mas nao menos importante parasse de raspar o saco…

    • e vc é retarda ,não querendo defender o mané ,mas uma pessoa que acha que é ofensa chamar uma pessoa de bahiano é mas burra retardada e sem noção de que o otario do seu trabalho.

  82. Estou começando a treinar e to comendo muito pra ganhar massa muscular, em um mes ja ganhei 4kg, mais com isso tbm ganhei uma barriginha feia. Mais ainda quero continuar aumentando minha massa. Estou com medo de ficar barrigudo. Como devo proceder, alguem me ajude!

  83. Gabriel disse:

    oi gente tenho 12 anos treino todos os dias ,sei que isso não é normal para uma criança , mas hj dps de 3 mezes , tenho peitoral,abdome com “Gomos” meu sonho era ser musculoso , agora sou sim pode crer , corra atras do que vc gosta e o tera .

  84. Roberto disse:

    Bom Gostaria de pedir a ajuda de vocês, Não sou gordo nem Magro tenho uma camada de gordura na barriga e gostaria de ficar com um shape definido porém vejo as dietas e os treinos e gostaria de definir e ganhar um pouco de massa muscular braços peitos pernas é possivel definir junto abdomem e ganhar massa?

  85. marcio disse:

    Tenho feito abdminais regularmente dias alternados, mas encontro dificuldade na regiao do umbigo area da boia ou pneu, tem alguma dica obrigado

  86. marcus disse:

    na boa ja fiquei um tempo sem treinar abdomen e depois voltei a treinar ,conclusao : quando eu nao treinei o mesmo minha parte abdominal ficou uma merda ,depois voltei a treinar localizado um dia sim e um dia noa meu abdomen melhorou 200% entao eu acredito sim no treino localizado ”e muito ”

  87. gustavo pereira disse:

    oii, entao sou dedicado na academia,to fazendo exercicio de abdomen,so nao fazia exercicio aerobico, mas começei e queria saber se isso nao vai atrapalhar na minha dieta, pq eu to fazendo uma dieta pra engordar, eu sou magro e to começando ficar com barriga,entao nao sei o que é melhor pra mim se poder ajudar.

  88. Gabriel disse:

    Mas entao qual a diferença entre fazer 40 abdominais por dia e fazer ” um milhao”? Por fazer mais vezes nao acelera a definicao?

  89. gustavo disse:

    eu qro conseguir essa meta eu fasso todo dea

  90. gustavo disse:

    é verdade

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>