Ir para conteúdo

É normal ganhar o dobro de gordura num bulking?


Posts Recomendados

Postado (editado)

Primeiramente, a avaliação física:

 

Avaliação Física:

 

https://imgur.com/a/vFFp2uJ

 

______________________________________________________________________________________________________________________________

 

 

 

Estou curioso e gostaria de ouvir vocês...

É 'natural' ou 'usual', num bulking, se ganhar o dobro na relação gordura x massa muscular??? (gordura 2, massa muscular 1)

 

Iniciei meu PRIMEIRO BULKING (DA VIDA) dia 28/11, tenho uma colega, namorada de um amigo, que se formou tem uns meses e acho ela bem comprometida no assunto nutrição... Inclusive, estudei com ela até o 5º período, quando decidi trancar o curso...

Ai elaborei junto a ela meu 1º bulking... Eu Estava com 84kg e 10.9% BF. 1,80 altura.

 

Ela elaborou uma dieta com 3400kcal...

 

Segui bem fielmente a dieta, cerca de 90-95% (mesmo sendo mais difícil por ser num fim de ano... natal, reveillon, etc.

 

Enfim, voltei para o retorno hoje... Fiquei bem satisfeito com as medidas. Ganhei 3 cm na coxa, 1cm nos braços, mas ganhei 1.2kg de gordura e 0.600g de massa muscular. Mas me espantei com essa relaçao Gordura x Massa muscular. É normal isso?!

 

OBS¹  : Se vocês se atentarem, GRANDE PARTE da gordura que acumulei foi nas COSTAS. Sempre tive MUITO mais gordura nas costas do que em qualquer outra parte.. Só Freud explica.

OBS² : Que é a minha grande dúvida... partindo do pressuposto que NÃO É USUAL/NORMAL um resultado desse num bulking, acha que foi 'incompetencia' dela na medida das calorias? Botou um bulking muito agressivo?

OBS³: Antes dessa dieta com ela, eu vinha de 1-2 anos de dieta de manutençao... Consumindo cerca de 2500-2700 kcal por dia. Me mantive com 83kg todo este período.

OBS4: Apesar de tudo, estou satisfeito com o que vejo no espelho. Tô com a musculatura bem mais cheia.

OBS5: Uso 250mg testo/semanal há 3-4 anos. Estou cogitando alterar para 125mg testo e 300mg deca semanais, para aprimorar esse bulking, visto que nao posso subir a testo por me dar bastante problema derivado do dht (mesmo esses 250mg já me dá um bocadin) (acne severa).

 

 

 

Editado por zRhayan
Postado
Em 15/01/2024 em 17:46, Dougwar disse:

Não é nem um pouco normal, ainda mais no começo do bulking pois qto mais for avançando no bulking mais essa proporção vai ser maior de gordura chegando a ficar inviavel.

Então, partindo do pressuposto que segui 100% a dieta... foi um cálculo errado da nutricionista?

Postado
Em 15/01/2024 em 17:48, lorenzo_EP disse:

Foram menos de 2 meses. Quando ganhamos peso rapidamente (teu caso), é normal sim. Massa muscular demora bastante pra se formar.

 

Por isso prefiro bulking mais leves e longos. Entra no meu diário e olha as avaliações (1ª página). Dá pra ver claramente o bulking que deu errado, e o que deu certo.

boa

corrigindo é normal mas nao é o esperado para um bulking bem feito, pois ganho de massa muscular é bem demorado comparado com gordura

Postado
Em 15/01/2024 em 17:48, zRhayan disse:

Então, partindo do pressuposto que segui 100% a dieta... foi um cálculo errado da nutricionista?

parece que o superávit estava bem agressivo parara mais e por isso acabou ganhando peso rapido.

Postado

1,8kg em um mês e meio dá uma média de 1,2kg por mês, oq equivale a aproximadamente 1,5% do peso por mês. Não é o ideal pra otimizar, mas tb não é o fim do mundo. Acho que 2/3 de gordura tá mto. Não duvido que seja erro de medição.

 

Esse peso ganho dá um superávit calórico médio de ~300kcal por dia, oq não tá ruim. Se manteve uma ingestão de proteínas em pelo menos 2g/kg era pra ter ficado com uma proporção na faixa de 50/50 ou até melhor.

 

Pode ter algo interferindo a medição… mas pra garantir baixaria pra um ganho de peso de 1% por mês (oq equivale a baixar 100kcal do consumo diário) e reavalia em mais uns 2 meses.

Postado

Eai irmão, beleza?

 

cara, tu não tirou fotos de avaliação? (mesmo ela fazendo as dobras, muito comum pra quem não tem experiência-isso se estende a quase todo mundo- errar na hora de pinçar o local)

 

porque eu te pergunto isso?

 

eu sou um defensor de metrificar tudo que for possível pra saber onde se está errando e acertando(normalmente quem trabalha comigo on-line eu trabalho com medidas, fotos, e balança semanais)

 

mas ao mesmo tempo tu não pode ficar “noiado” se os números não mostrarem exatamente o que tu queria ver e entender que hipertrofia(ainda mais pra natural, e se 

 tu já não for iniciante ainda mais difícil)

 

Musculação é algo pra vida e sinceramente eu prefiro como o @lorenzo_EP(que vai ser a maior referência natural que tu vai encontrar) algo lento mas constante e que cada vez tu va ficando melhor

 

mudanças absurdas e rápidas são pra quem usa as paradinhas e/ou tem aquela genética absurda dos deuses, pra maioria de nós mortais o processo é lento e tu aprendendo a curtir ele(e buscando coisas pra te motivar como metas nos exercícios) tu vai ficar sempre aquele 1% melhor

Postado
Em 15/01/2024 em 17:56, lorenzo_EP disse:

 

Aumentou + de 700kcal logo de cara, não foi uma boa escolha.

 

Está exatamente aqui o erro. 
Deveria ter aumentado entre 200 e 300kcals por mes. Tanto o aumento quanto a diminuição de forma brusca, seu corpo não vai reagir como vc gostaria.

 

Postado
Em 15/01/2024 em 19:08, Lucas, o Schrödinger disse:

Esse peso ganho dá um superávit calórico médio de ~300kcal por dia

Ele pode até ter aumentado o consumo de calorias em 700kcal, mas o ganho de peso indica que o superávit ficou na casa das 300kcal, provavelmente por um aumento no gasto calórico via TEF e NEAT.

 

300kcal de superávit tá ok, não era pra resultar em uma proporção tão ruim. Muito provavelmente é erro de medição do BF, até pelo relato do espelho.

 

Fora que um aumento de 700kcal no consumo deve provocar um ganho de conteúdo intestinal considerável, mais alguma coisa de acúmulo de líquido. Então o ganho real e peso (massa + gordura) não deve chegar nesses 1,8kg, o que pode indicar que o superávit real é ainda menor.

 

Postado
Em 15/01/2024 em 21:41, zRhayan disse:

Avaliação Física:

 

https://imgur.com/a/vFFp2uJ

 

+1300g de Gordura

+900g de MLG

 

E 5mm a mais na dobra subescapular?

Sendo que praticamente manteve todas as outras medidas/dobras.

 

Quase certo que foi apenas erro de medição.

Precisaria do comparativo de fotos pra averiguar.

 

2kg em 45 dias não é ruim, nem nada absurdo, no seu caso pode ser melhor ajustar a dieta pro ganho de peso ficar próximo de 1kg por mês

Postado (editado)
Em 16/01/2024 em 10:01, lorenzo_EP disse:

 

Cara, tô louco ou os números aqui são diferentes dos que tu mencionou (pela avaliação tu ganhou 1,3kg de gordura e 0,9kg de mm)? Queria conferir as DC.

 

Rapaz... até eu estou estranhando.

 

No consultório ela me disse ganho de 0.6 massa magra, ganho de 1,2 gordura...

 

 

 

vou confirmar com ela agora.

 

 

@lorenzo_EP Realmente, me confundi. Ganhei 0.9 mm e 1.3 gordura...

Então é o esperado num bulking desse?

Editado por zRhayan
Postado
Em 16/01/2024 em 09:50, Lucas, o Schrödinger disse:

Muito provavelmente é erro de medição do BF

Segue o que tá fazendo. Pode reduzir umas 100kcal pra ser mais conservador e de repente otimizar o particionamento. 
 

A nutri errou em aumentar 700-800kcal de cara, mas por sorte vc compensou com NEAT, aumentando seu gasto diário e reduzindo o superávit pra ~300kcal. 

 

Pra quem estiver se perguntando que porra é NEAT, resuminho abaixo sobre os componentes do gasto calórico, inclusive NEAT:

 

Em 07/02/2023 em 12:35, Lucas, o Schrödinger disse:

Um pouco mais sobre o tema...

 

O gasto calórico diário (GCD, tem gente que chama de VET) é TDEE em inglês (Total Daily Energy Expenditure) e tem os seguintes componentes:

 

TDEE = BMR + NEAT + TEF + EAT, onde:

 

BMR = basal metabolic rate;

NEAT = non-exercise activity thermogenesis;

TEF = thermic effect of food;

EAT = exercise activity thermogenesis

 

BMR é TMB, taxa metabólica basal, que é a quantidade de calorias gastas em total repouso, sem comer nada. É diferente do GCD, que é o gasto calórico diário total.

 

EAT é o gasto com exercícios, aeróbicos e com pesos. 

 

TEF é thermic effect of food, que é a quantidade de calorias gastas pra digerir os alimentos. Costuma ser 7-10% das calorias ingeridas (veja que aqui não tem nada a ver com atividade, é a quantidade e o tipo de comida que a gente bota pra dentro).

  • Proteínas demandam 20-30%
  • Carboidratos 5-10%
  • Gorduras 2-3%
  • Álcool 20-25%

Significa que se forem ingeridas 100kcal de proteínas, 20-30kcal serão gastas apenas para digerir essa proteína. O mesmo raciocínio vale pros outros macros.

 

NEAT significa non exercise activity thermogenesisSão todas as calorias gastas com atividades que não são treino, como andar, bater as pernas, ficar em pé, escovar os dentes, lavar a louça. Isso aqui é o que mais varia. Tem gente que gasta uma quantidade enorme de calorias com inquietação (ficar mexendo os pés, mãos, movimentos pequenos de gente ansiosa). Mas o mais comum é ser algo naquela faixa de 10-20% da TMB, mas pode ser mais ou menos.

 

A TMB não reduz muito com dietas. Raramente passa de uma redução de 5-10% e a recuperação costuma ser rápida (1-4 semanas). Aqui eu to falando de metabolismo mesmo. Tem uma parte da redução que é por conta da redução de peso (o peso cai e a TMB cai como consequência, não é um adaptação metabólica).

 

Já o NEAT tende a cair com dietas restritivas e a subir com dietas hipercalóricas. Mas em certas pessoas chega a acontecer exatamente o contrário! Tem um estudo que eu sempre cito, feito em câmara metabólica, se não me engano, onde deram 1000kcal acima do GCD pra um grupo de pessoas. Quase todos aumentaram o NEAT e um dos caras chegou a aumentar o NEAT em 700kcal (na base da inquietação, andando pra um lado e pro outro, etc.), ficando com um superávit de apenas 300kcal. E teve um indivíduo que reduziu o NEAT (ou seja, o coitado ficou com um superávit ainda maior que 1000kcal).

 

Então NEAT tem um componente mensurável que são os passos. É bom medir isso, pois a gente varia bem esses passos no dia a dia, mesmo que não façamos caminhadas como atividade mesmo, apenas nas andanças pela casa, etc. E tem outro componente que não dá pra medir, então tem que ir ajustando de tempos em tempos de acordo com as variações de peso.

 

Postado
Em 16/01/2024 em 10:19, zRhayan disse:

@lorenzo_EP Realmente, me confundi. Ganhei 0.9 mm e 1.3 gordura...

Então é o esperado num bulking desse?

 

Sim, esperado porque aumentou muito as calorias. Mas 0,9/1,3 não é o fim do mundo, diminui um pouco as calorias e segue o baile.

 

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...