Como transformar gordura em massa muscular

Uma dúvida muito comum nos comentários do site é sobre como transformar gordura em massa muscular, e qual seria a maneira mais rápida para conseguir isto.

Logo de cara, infelizmente, não é possível transformar gordura corporal em massa muscular.

Bem, pelo menos não da forma que você imagina.

Porque transformar gordura em massa muscular é “impossível”

Massa muscular e gordura são tecidos completamente diferentes e com propósitos diferentes no nosso organismo.

O tecido que compõe a massa muscular é composto de proteína, água, glicogênio (uma forma de energia).

Enquanto a gordura corporal é composta por uma ligação de células que possuem gorduras.

Além disso, o principal objetivo da massa muscular é permitir o movimento do corpo.

Já a gordura serve principalmente como uma reserva de energia para o corpo em situações específicas.

Cada tipo de tecido também é capaz de gerar energia de formas diferentes e produzir hormônios de formas diferentes (tecido adiposo pode aumentar a conversão de testosterona em estrogênio, por exemplo).

Enfim, músculos e gordura corporal têm pouquíssimas coisas em comum, e o corpo humano não tem como transformar um em outro.

Publicidade

Mas porque tantas pessoas acreditam e buscam isso ?

Esta crença de que podemos transformar gordura em músculos vem principalmente de anúncios sensacionalistas que mostram transformações onde uma pessoa perdeu grande quantidade de gordura e ganhou grande quantidade de massa muscular.

é possível transformar gordura em massa muscular ?

Isso passa a impressão que a pessoa “trocou” a gordura corporal que tinha por massa muscular.

A questão piora quando estas transformações vem acompanhadas de anúncios prometendo justamente esta troca milagrosa.

Infelizmente, nada no mundo vai fazer gordura se transformar em massa muscular e vice-versa. Ponto.

Isto significa também que se uma pessoa com muita massa muscular parar de treinar, ela não vai ficar obesa porque toda a massa virou gordura corporal.

Este é outro mito chato geralmente usado por aqueles que não querem se submeter ao treinamento e dieta.

Ou pior, em alguns casos, querem propositalmente desmerecer alguém que tenha muita massa muscular.

O raciocínio nesta situação é algo do tipo: “do que adianta ter tanta massa muscular, se quando ficar velho/ou parar de treinar, tudo vai se transformar em gordura”.

O que geralmente ocorre, nesse caso, é alguém com grande quantidade de massa muscular, simplesmente parar de treinar e fazer dieta.

Isto vai fazer com que esta pessoa perca boa parte dos resultados que obteve.

Publicidade

Afinal, seu corpo responde ao estímulo gerado pelo treino, e com a nutrição adequada, cresce.

Se você para de fazer isto, não há porque o corpo manter a massa muscular.

Já o ganho de gordura conjunto ocorre porque o praticante, além de parar de fazer dieta e treinar, adota hábitos ruins que favorecem o acúmulo de gordura.

O que realmente pode ser feito

Se você tem interesse neste assunto e chegou até aqui, é muito provável que, em algum grau, você precise perder gordura e ganhar massa muscular.

A boa notícia é que ambos os problemas podem ser resolvidos com treinamento e dieta adequados.

A má notícia é que cada problema deve ser tratado de forma específica e no seu devido tempo.

Como regra geral, se você possui mais de 15% de gordura corporal, a melhor ideia neste momento seria focar-se em perder o excesso de gordura primeiro.

Por quê ?

De forma simples, quanto mais gordura corporal, mais fácil é ganhar ainda mais gordura.

Para ganhar massa muscular é necessário ingerir mais calorias do que o corpo precisa, para sustentar o funcionamento do organismo e ainda sustentar a hipertrofia muscular.

Publicidade

Isto significa que você vai ter que comer MAIS do que o comum para crescer, e fazer isto estando acima do peso é uma péssima ideia.

Você até pode ganhar massa muscular, mas não valerá a pena quando chegar o momento de perder, já que boa parte dos ganhos poderão ser perdidos.

Em suma, se você está com muito mais que 15% de gordura corporal, foque-se em perder gordura primeiro e só depois em ganhar massa muscular, para que seja possível crescer com qualidade desde o início.

“Mas não seria mais fácil ganhar massa muscular e perder gordura ao mesmo tempo ?”

Isto seria ótimo, mas é muito improvável que aconteça.

Ganhar massa muscular exige consumir mais calorias que o corpo precisa, enquanto perder de gordura exige o contrário; consumir menos calorias.

Quando estamos ingerindo menos calorias, nosso corpo é forçado a procurar outras fontes de energia para se sustentar, basicamente fazendo com que a gordura seja usada como fonte de energia (queimando gordura).

O problema é que isto também sabota o processo de hipertrofia, já que o corpo não terá energia em abundância para sustentar o crescimento muscular, que é o cenário ideal para este objetivo.

Ganhar massa muscular e perder gordura ao mesmo tempo só ocorre em situações extremamente específicas.

Por exemplo:

  • Pessoas que nunca treinaram na vida – quando uma pessoa que nunca deu estímulos para o corpo crescer começa a treinar, os ganhos iniciais aparecerão mesmo treinando errado ou sem dieta. Nesta situação, nos primeiros meses de treino, mesmo comendo pouco com objetivo de queimar gordura, o indivíduo ainda pode ganhar massa muscular ao mesmo tempo.
  • Pessoas que estão voltando a treinar depois de um tempo parados – devido a memória muscular, é muito mais rápido recuperar os ganhos que você já teve um dia e isto pode ocorrer mesmo que você não esteja se alimentando para ganhar massa muscular.
  • Genética favorável – algumas pessoas (sortudas) simplesmente possuem facilidade para ganhar massa muscular, independente do que façam. Nestes casos raros, também poderá ser possível ganhar massa muscular e perder gordura ao mesmo tempo.
  • Uso de drogas – esteroides anabolizantes poderão favorecer o ganho de massa muscular e queima de gordura ao mesmo tempo.

Para todos os outros casos, infelizmente, a melhor saída é fazer primeiro um objetivo e depois ir para o outro.

Resumindo

É possível perder gordura e ganhar massa muscular, mas transformar a gordura em massa muscular e vice-versa, jamais.

Se você precisa reduzir o acúmulo de gordura e quer ganhar massa, foque-se primeiro em fazer uma dieta para queima de gordura.

Estar com um bom percentual de gordura já é meio caminho andado, a partir daqui você se sentirá muito bem consigo mesmo e poderá focar-se integralmente em ganhar massa muscular, podendo estar com um bom físico durante todo esse processo.

Este texto foi útil para você?

Muito obrigado pela opinião.

Ainda está com dúvidas sobre alguma questão? Visite nosso fórum de discussões e compartilhe suas dúvidas com mais de 270 mil pessoas cadastradas.

×