Serge Nubret: treino, dieta, medidas, história e mais

Serge Nubret, um dos fisiculturistas mais influentes da história, deixou uma marca permanente no mundo do fisiculturismo. Conhecido como “Pantera Negra”, Nubret construiu uma carreira lendária graças à sua impressionante densidade e simetria, que lhe renderam inúmeras vitórias das décadas de 1960 e 1970, competindo lado a lado com Arnold.

Sua abordagem única de treinamento e dieta, aliada a uma dedicação inabalável, fez de Serge Nubret uma figura reverenciada e uma fonte de inspiração para atletas de todas as gerações. Se você está interessado em conhecer um pouco da sua história, como era seu treino e dieta, então continue lendo.

Perfil

fisiculturista serge nubret

  • Nome completo: Serge Nubret
  • Apelido: The Black Panther (A Pantera Negra)
  • Data de nascimento: 6 de outubro de 1938
  • Local de nascimento: Anse-Bertrand, Guadalupe, França
  • Altura: 1,82 m
  • Peso durante competições: Aproximadamente 100 kg
  • Idade de falecimento: 72 anos (faleceu em 19 de abril de 2011)

Medidas aproximadas

  • Braços: 53 cm
  • Peito: 132 cm
  • Cintura: 76 cm
  • Coxas: 73 cm
  • Panturrilhas: 51 cm

História

Nos primeiros anos de vida, Serge cresceu em Guadalupe, uma pequena ilha francesa no Caribe. Em 1950, no entanto, aos 12 anos, Serge e sua família se mudaram para a França para promover a educação e o desenvolvimento do futuro fisiculturista.

Foi aí que tudo começou a se encaixar. Durante sua adolescência, Nubret descobriu seus talentos para atividades físicas, dominando em qualquer tipo de atividade atlética, incluindo o treinamento com pesos, o que o fez perceber imediatamente que tinha um futuro como fisiculturista.

serge nubret no início de carreira

Em 1958, aos 20 anos, Serge terminou seus estudos e voltou para a Guadalupe com um objetivo em mente: tornar-se um campeão mundial de fisiculturismo. Naquele mesmo ano, ele venceu sua primeira competição de fisiculturismo, o ‘Mr. Guadalupe’, mas ele tinha planos muito maiores em mente.

Durante seu tempo na França, Nubret desenvolveu uma paixão pelo esporte e acreditava que era sua “raison d’être”, ou em outras palavras, sua razão de viver.

Vida de campeão e IFBB

A partir de 1960, as coisas começaram a acontecer rapidamente na vida de Nubret. Ele tinha dois anos de treinamento, um físico incrível e ambição ilimitada – era hora de levar as coisas para o próximo nível.

Naquele ano, ele foi aceito na Federação Internacional de Fisiculturismo (IFBB) e declarado o “Homem Mais Musculoso do Mundo” em apenas alguns meses de filiação, e seu sucesso parecia uma bola de neve – incluindo muitos papéis em filmes de longa-metragem.

Serge Nubret posando em competições de fisiculturismo

Em 1970, Serge não era apenas um membro dedicado da IFBB, mas também o chefe do braço francês e europeu da federação – isso até 1975, quando Nubret decidiu que não gostava do rumo que a federação estava tomando.

Polêmica do Olympia de 1975

O Mr. Olympia de 1975 seria a última competição de Arnold Schwarzenegger, e Serge Nubret era uma ameaça que não permitira que Arnold termina-se sua carreira com chave de ouro.

Publicidade

Acreditava-se que Nubret estava maior, mais forte e mais definido do que qualquer outra pessoa na época – e isso preocupava os juízes. Para o último show de Arnold, o boato era que eles estavam dispostos a fazer qualquer coisa para deixá-lo vencer.

Nubret foi banido de participar da competição duas semanas antes de seu início. O motivo que os juízes deram foi sua aparição em um filme erótico que a federação não aprovava. Devastado pela notícia, Nubret parou de treinar quase imediatamente, porque não valia mais a pena continuar uma preparação árdua se você não fosse mais competir.

Nubret e Arnold competindo no Mr. Olympia de 1975
Nubret e Arnold competindo no Mr. Olympia de 1975

Isso até a noite anterior ao evento, quando a Federação reabriu sua inscrição e permitiu que ele competisse novamente – nesse ponto, Serge já havia perdido parte da definição e qualidade muscular que somente a preparação correta e constante conseguiria manter.

Isso deu a Arnold uma vantagem clara e garantiu sua vitória na competição – com Serge ainda conseguindo ficar em 2º lugar, derrotando o principal competidor de Arnold, Lou Ferrigno.

A versão de Serge sobre o Pumping Iron

No clássico filme de fisiculturismo Pumping Iron, Nubret é descrito como um competidor que surgiu de última hora, mas em uma entrevista ao bodybuilding.com, Nubret conta uma história diferente:

No Pumping Iron, no Mr. Olympia, quando me anunciaram como competidor de última hora, todo mundo sabia há muito tempo que toda minha preparação envolvia ir para a África do Sul para competir e o que aconteceu de verdade quando cheguei lá.

Isso definitivamente coloca os eventos sob uma luz diferente.

Vida após a IFBB e a Formação da WABBA

Desiludido com a IFBB, Serge desistiu de sua posição e passou a liderar outra organização de fisiculturismo – a World Amateur Bodybuilding Association, ou WABBA – com a intenção de garantir que os atletas competidores recebessem o apoio de que precisavam e da forma mais justa possível.

Nubret boicotou a IFBB pelo resto de sua carreira e venceu vários campeonatos mundiais nas federações de fisiculturismo NABBA e WABBA.

Ele permaneceu ativo nesses circuitos até 1985 – foram 25 anos no palco. Após terminar sua carreira competitiva, Serge possuía e gerenciava sua própria academia em Paris e lançou sua autobiografia vários anos depois, em 2006.

Até hoje, ele foi o único fisiculturista no mundo a deter seis títulos mundiais com quatro federações de fisiculturismo diferentes.

Publicidade

Até seu falecimento, Serge continuava muito ativo em fóruns de fisiculturismo. Ele estava sempre disponível para dicas de dieta e treinamento, oferecendo conselhos aos seus fãs em três idiomas diferentes em mais de 15 sites diferentes.

Como era o treino de Serge Nubret

Serge era conhecido por seu estilo de treinamento altamente volumoso e brutal. Havia um método, e apenas um método de treino que funcionava para Nubret: uma quantidade avassaladora de repetições com muitas séries.

Apesar de seu enorme e denso físico, Nubret não focava em muita carga – ele descobriu que seu corpo respondia melhor a pesos leves com uma longa duração de repetições e séries.

Em entrevistas, Nubret afirmou treinar com 30, 40 ou até 50 séries para algumas partes do corpo (com exceção de apenas 16 séries para os braços), cada uma consistindo de 12 a 20 repetições por série, com apenas 30 segundos de descanso entre elas. Os treinos duravam o tempo que fosse necessário, com sessões chegando a durar até 5 horas.

Ele também era famoso por ter uma das cinturas mais finas do meio – Nubret afirmava que o segredo era uma hora de trabalho abdominal todos os dias: começando com uma longa série de 2000 abdominais todas as manhãs.

Como era a dieta de Serge Nubret

Durante as competições, Serge era um animal quando se tratava de dieta e quantidade de comida. Ele afirmava comer muita carne vermelha, arroz e feijão – quando treinava para uma competição, Serge podia comer cerca de 2,5kg de carne vermelha por dia.

Quando se tratava de suplementos – Nubret vivia em uma pequena ilha do Caribe francês, ele nunca tinha ouvido sequer falar deles, portanto ele dependia primariamente de comida. Quando começou a treinar, Nubret vivia de comida caribenha até sua primeira competição internacional em Montreal.

Causa da morte

Serge Nubret faleceu em 19 de abril de 2011, aos 72 anos. A causa de sua morte foi atribuída a complicações de um derrame cerebral que ele sofreu em março de 2009.

Após o derrame, Nubret ficou em coma por vários meses e, embora tenha saído do coma, sua saúde nunca se recuperou totalmente. O derrame teve um impacto significativo em seu cérebro, deixando-o debilitado e incapaz de continuar com os treinos.

Este texto foi útil para você?

Sim (4)
Não
Muito obrigado pela opinião!

Ainda está com dúvidas sobre alguma questão? Visite nosso fórum de discussões e compartilhe suas dúvidas com mais de 270 mil pessoas cadastradas.

Além disso, siga-nos nas redes sociais para receber notícias direto na sua timeline:

×