Pumping Iron – 10 dicas de treino que podemos “roubar” do filme

Pumping Iron é um documentário sobre fisiculturismo lançado em 1977 que conta a saga de Arnold e outros atletas a caminho do Mr. Olympia de 75.

Antes de qualquer coisa, se você nunca assistiu Pumping Iron, pare tudo o que está fazendo e assista.

O filme está disponível no Netflix pelo nome “O Homem dos Músculos de Aço” na seção documentários.

Mas por que esse alvoroço a respeito do filme ?

Simplesmente porque ele consegue mostrar como era a essência da era old-school do fisiculturismo, como era o visão do Arnold sobre treino e o sua visão a respeito de sempre buscar a vitória, esmagando qualquer coisa (ou pessoa) que esteja em seu caminho.

O documentário passa lições valiosas que podemos “roubar” e aplicar na nossa rotina para obter resultados mais rápidos.

Com isto em mente, a seguir, reunimos apenas as melhores.

Melhores lições que podemos aprender com o filme Pumping Iron

1 – Trabalho duro muitas vezes supera o conhecimento

No filme Pumping Iron podemos ver como as lendas do fisiculturismo treinavam na época.

Para a nossa surpresa, eles não faziam nada de outro mundo ou secreto.

Na verdade, eles treinavam de maneira extremamente simples e muitos dos conceitos que eles utilizavam naquela época ainda são utilizados hoje.

Publicidade

Inclusive alguns são condenados como incorretos pelos experts atuais.

Mas naquela época a competição entre os atletas era implacável, como não havia conhecimento técnico, os atletas compensavam com trabalho duro – e funcionava!

Hoje em dia, se as pessoas se concentrassem em trabalhar duro, em vez de encontrar o “melhor treino”, com certeza elas estariam obtendo mais progresso.

2 – Não deixe as pessoas entrarem na sua cabeça

Arnold era um cara extremamente carismático, mas não media esforços quando era necessário entrar na cabeça dos seus adversários e desmotivá-los.

No Pumping Iron podemos ver Arnold tentando abalar a auto-confiança dos adversários ao plantar dúvidas e desconfiança na cabeça deles.

Ao mesmo tempo que não precisamos fazer o mesmo no nosso dia a dia, precisamos aprender a não nos abalarmos quando os outros tentarem fazer isso (e eles vão tentar).

3 – Busque o pump!

No filme vemos Arnold fazendo uma série de rosca concentrada com o objetivo de gerar pump – o famoso inchaço muscular gerado pelo treino.

Em seguida ele diz em entrevista que a sensação do pump é tão prazerosa quanto um orgasmo.

arnold dando sua opinião sobre o pump no filme pumping iron

Apesar da frase polêmica, o Arnold instintivamente sabia o que estava fazendo.

Hoje estudos mostram que, apesar do pump não ser o único fator benéfico na hipertrofia, ele definitivamente é importante.

Publicidade

Quando geramos o pump, nossos músculos recebem mais nutrientes e oxigênio, podendo amplificar o crescimento e recuperação muscular.

4 – O treino começa quando você quer desistir

A maioria das cenas do Pumping Iron mostram os atletas treinando além do limiar da dor.

Naquela época, não havia outra forma de treinar, a não ser que seja de forma insana e pesada.

Inclusive, em um momento do filme, Arnold explica que são as últimas repetições de um exercício que separam os vencedores dos perdedores.

Trocando em miúdos, a lógica por trás dessa declaração é que a maioria das pessoas interrompem a série quando o exercício começa a ficar desconfortável, mas é justamente neste momento que o treino de verdade começou e você começará a quebrar as fibras musculares.

5 – Ter um parceiro de treino pode ser muito útil

Apesar do fisiculturismo ser um esporte individual, no filme podemos ver que os atletas sempre treinavam com um parceiro de treino ou em grupo, como se fosse uma espécie de família.

Isto promovia uma competição saudável onde um tentava se esforçar mais do que o outro, ao mesmo tempo que todos se ajudavam.

Arnold tinha Franco Columbu como parceiro de treino justamente porque ele era um dos poucos atletas que conseguiam treinar na mesma intensidade (ou além).

Algo que gerava uma competição constante onde ambos saiam ganhando.

Assim como no Pumping Iron, nós também podemos criar um ambiente assim ou procurar um parceiro de treino com objetivos semelhantes.

Publicidade

Apesar de não ser uma situação obrigatória, você pode tirar muito proveito disso.

6 – Sempre aplique uma boa dose de ceticismo ao receber conselhos

Arnold era o verdadeiro “Dick Vigarista” do fisiculturismo.

Quando uma competição se aproximava, e ele percebia que algum atleta estava com um físico muito bom, ou até mesmo melhor do que o dele, Arnold se oferecia para “ajudar”.

Foi o que aconteceu com Franco Columbu durante a gravação de Pumping Iron.

Franco estava com um físico muito acima do comum, ao perceber isto, Arnold começou a “encher a cabeça” do atleta com conselhos incorretos com a intenção de prejudicar a classificação dele quando ambos fossem competir frente a frente na categoria absoluta.

Lembre-se que ambos eram amigos e parceiros de treino (imagine se não fossem).

Arnold também conta a história de como ele enganou um fisiculturista que estava se preparando para uma competição em Munique, falando para ele gritar o mais alto que podia durante a apresentação, dizendo que isso definitivamente iria impressionar os juízes.

O atleta foi “chutado” do palco assim que a gritaria começou.

A lição que podemos tirar com tudo isso é que devemos ter cuidado redobrado com conselhos, mesmo que isto venha de amigos.

Já dizia o ditado: “se conselho fosse bom, ninguém daria de graça”.

7 – Confiança é a chave

Arnold foi o vencedor da final do Mr. Olympia contra o atleta Lou Ferrigno, mas os rumores dizem que Lou perdeu a competição antes mesmo de pisar no palco.

Nos bastidores do evento, Arnold mostrava uma confiança esmagadora e ao ver Lou Ferrigno se preparando para subir ao palco, fez uma brincadeira dizendo que ele precisaria treinar e fazer dieta por mais um mês se quisesse ganhar.

No filme, podemos ver o olhar de dúvida em Lou Ferrigno, algo que provavelmente pode ter custado a vitória. Afinal, ele tinha um físico digno de Mr. Olympia e estava tão bem quanto Arnold.

arnold vencendo o mr. olympia de 1975 durante o filme pumping iron

A lição que podemos aprender com essa cena de Pumping Iron é que uma das batalhas mais difíceis começam na própria mente.

Se você acha que é um vencedor ou perdedor, em ambos os casos você provavelmente estará certo.

8 – Procure sempre melhor, independente de qualquer coisa

No filme, podemos assistir Arnold e Franco, os dois maiores fisiculturistas da época, fazendo balé para melhorar suas poses no palco.

Naquela época, ser musculoso era motivo suficiente para ser considerado alvo de críticas e preconceito. Um homem musculoso que fazia balé, era um alvo ainda mais fácil.

Hoje isso parece besteira e exagero, mas naquela época ser diferente – em qualquer aspecto – tinha um preço alto na sociedade.

Independente do que os outros pudessem pensar, Arnold e Franco estavam dispostos a irem um passo além para serem melhores do que os demais.

Ao mesmo tempo que você não precisa fazer balé, abrir a mente e adotar a mentalidade de fazer tudo para ser o melhor, definitivamente pode ser útil para obter mais resultados e ter uma vantagem sobre os demais.

9 – Não existia vitimismo

Nos anos 70 o fisiculturismo era um esporte que ainda estava engatinhando.

A explosão de popularidade veio depois, justamente com o sucesso do Pumping Iron.

Nessa época os fisiculturistas não tinham como sobreviver apenas do fisiculturismo e precisavam trabalhar como qualquer pessoa.

Inclusive, o próprio Arnold em parceria com Franco Columbu, tinham uma empresa de construção civil onde trabalhavam como pedreiros.

Em suma, não existia patrocínio ou assistência especializada como há hoje.

Os atletas trabalhavam a maior parte do dia em um trabalho comum, se alimentavam como podiam e treinavam o mais pesado possível com o que sobrava de tempo.

Hoje em dia, muitas pessoas atribuem a falta de resultados por conta de dificuldades como não ter dinheiro para contratar um personal trainer, um nutricionista ou por não terem acesso aos melhores suplementos.

A lição que podemos aprender com o filme e com os atleta da época, é que vitimismo, definitivamente, não gera bons resultados.

Nunca ninguém melhorou a própria situação reclamando (em vez de trabalhar duro, como discutimos no item 1 do texto).

10 – Seja um bom representante do esporte

Durante o filme podemos ver Arnold fazendo várias apresentações, até mesmo dentro de um presídio.

Arnold tentava ser o melhor representante do esporte e conseguiu.

Antes dele e do filme Pumping Iron, fisiculturismo era um esporte (ainda mais) estigmatizado e underground.

Poucas pessoas valorizavam o que os atletas faziam e consideravam aquilo como uma atividade séria.

Ao mesmo tempo que não temos o mesmo destaque do Arnold, a musculação seria um esporte muito mais valorizado se todos que o praticassem tentassem ser bons representantes.

Talvez o mantra “todo marombeiro é burro” desaparecesse e pararíamos de ver fisiculturistas como seres de outro mundo.

Palavras finais

Pumping Iron definitivamente é filme que todos que gostam do Arnold, fisiculturismo e musculação, deveriam assistir.

E estas foram apenas algumas das várias lições que podemos aprender com o filme.

Este texto ajudou você ?

Ainda está com dúvidas sobre alguma questão? Visite nosso fórum de discussões e compartilhe suas dúvidas com mais de 270 mil pessoas cadastradas.

×