Treino de pré-exaustão: para que serve e como fazer

Pré-exaustão é uma técnica avançada de treino que envolve fazer um exercício isolador seguido de um exercício composto com o objetivo de aumentar o foco de um músculo treinado. Neste texto, veremos para que serve esta técnica, quando usar, como usá-la da forma correta e mais.

Para que serve o treino de pré-exaustão

O treino de pré-exaustão serve para fadigar um músculo específico com exercícios de isolamento antes de realizar exercícios compostos, garantindo que o músculo alvo seja mais exigido e possa falhar primeiro, potencializando o foco recebido durante o treinamento.

Mas como fazer isso? Primeiro, vamos definir dois termos:

  1. Exercícios de isolamento trabalham apenas uma parte do corpo e uma articulação (como fazer voador para peito).
  2. Exercícios compostos utilizam múltiplos músculos e articulações (como o supino reto para peito).

Quando fazemos um exercício composto, é possível adicionar mais carga e estimular mais crescimento muscular. Tudo ótimo até aqui. No entanto, como o exercício composto recruta mais de um grupo muscular ao mesmo tempo, nem sempre o músculo que você quer trabalhar é o que recebe o estímulo necessário.

Por exemplo, por uma série de razões (genética, execução e outros) seus tríceps podem dominar o movimento do supino e como eles são naturalmente mais fracos que o peitoral, eles falharão antes que o peitoral tenha sido totalmente exigido no exercício.

Ou seja, você está fazendo supino para treinar o peito, mas quem está fazendo a maior parte do trabalho são seus tríceps. Nada bom.

Aqui entra o treino de pré-exaustão que tem como objetivo atingir o músculo alvo com um exercício de isolamento antes de fazer o exercício composto para fadigar temporariamente o músculo alvo, e o músculo alvo falhar primeiro.

Usando o mesmo exemplo do supino, no treino de pré-exaustão você faria voador antes de fazer supino reto. A pré-exaustão garante que seu músculo alvo faça todo o trabalho que pode durante um exercício composto, sem que os músculos auxiliares roubem a atenção principal do movimento.

Veja também: O que são drop sets e como usar no treino

Pré-exaustão funciona?

Sim, treino de pré-exaustão funciona. Fisiculturistas têm provado sua eficácia de forma anedótica há décadas. Contudo, se você procurar informações sobre pré-exaustão na literatura (em estudos), você pode ficar em dúvida.

Publicidade

Um estudo em 2003 e outro em 2007, sobre pré-exaustão, mostraram que a ativação muscular no músculo pré-exaurido foi reduzida durante o exercício composto quando comparado à pós-exaustão (fazendo o exercício composto primeiro).

Em outras palavras, por causa do primeiro exercício, a área alvo trabalha menos durante o segundo exercício. O estudo de 2007 até usou o voador e supino, como no nosso exemplo. A conclusão de ambos os estudos foi que esta redução na ativação muscular era um motivo para evitar a pré-exaustão.

Contudo, a razão para fazer o exercício de isolamento primeiro é justamente para “sabotar” o músculo alvo antes do exercício principal (do composto). O nome da técnica é justamente pré-exaustão; o objetivo é justamente que o músculo alvo não seja capaz de suportar a carga e falhe antes dos músculos auxiliares.

Curiosamente, se esses mesmos estudos tivessem mostrado que a pré-exaustão não reduz a ativação muscular no músculo alvo durante o exercício composto, isso também seria um argumento para descreditar a técnica. Qual o ponto de pré-exaurir um músculo com um exercício de isolamento se ele continua forte durante o exercício composto?

Independente dos estudos, a lógica do treino de pré-exaustão se mantém e ele ainda pode ter o seu lugar no treino, quando usada da forma correta e por quem precisa dela.

Como fazer o treino de pré-exaustão

Para implementar o treino de pré-exaustão, na prática, comece escolhendo um exercício de isolamento que foque especificamente no grupo muscular que você deseja trabalhar no dia.

Por exemplo, se o objetivo é enfatizar os músculos do peito, você pode iniciar seu treino com voador ou crucifixo. O segredo é realizar esse exercício de isolamento até a falha ou próximo dela, garantindo que o músculo alvo esteja suficientemente estressado antes de passar para o exercício composto.

Comece o treino com 3 séries de um exercício isolador com 10 a 15 repetições, e só então prossiga para o exercício composto e o restante do treino.

Você também pode fazer o treino de pré-exaustão em forma de superset. Ou seja, fazendo uma série de exercício isolador e imediatamente fazer uma série do exercício composto, mas isto pode reduzir bastante a carga usada no composto, ao ponto de ser contraproducente (mais sobre isso logo a frente).

Quem deveria usar o treino de pré-exaustão?

É válido ressaltar que o treino de pré-exaustão não é um “coringa” que serve em qualquer situação como um aprimoramento que vai trazer mais resultados para todas as pessoas em todos os casos.

Publicidade

Essa abordagem é particularmente útil para aqueles que encontram dificuldades em ativar ou sentir o músculo alvo durante exercícios compostos devido à dominância de outros grupos musculares ou desequilíbrios musculares.

Em outras palavras, o treino de pré-exaustão serve para consertar um problema ou uma falha que está impedindo você de treinar como deveria e não é uma solução que deve ser usada indefinidamente ou por qualquer pessoa.

Assim que a força, desenvolvimento e/ou conexão mente-músculo do músculo alvo melhorar, você pode resumir o seu treino antigo e deixar o exercício composto ser a base do treino.

Desvantagens do treino de pré-exaustão

Primeiramente, treino de pré-exaustão não é para iniciantes. Pessoas sem a devida experiência e técnica adequada durante os exercícios, estarão em risco maior de lesões ao usar o método.

Ao fatigar um músculo alvo antes de realizar exercícios compostos, que exigem a ativação de múltiplos grupos musculares, pode-se comprometer a estabilidade e a capacidade de manter a forma correta durante o movimento, o que pode ser amplificado quando estamos falando de alguém iniciante.

Outra desvantagem é a potencial redução na quantidade de peso que você pode levantar nos exercícios compostos subsequentes. Como os músculos já estarão pré-exauridos, a capacidade de gerar força máxima é diminuída, o que limita a tensão mecânica do exercício, um componente importante para estimular a hipertrofia muscular.

Basicamente, e como já vimos, o treino de pré-exaustão é para aqueles que precisam da abordagem para corrigir um problema. Você não precisa adotar este método se no momento você não precisa dele.

Ainda está com dúvidas sobre alguma questão? Visite nosso fórum de discussões e compartilhe suas dúvidas com mais de 270 mil pessoas cadastradas.

×