Qual horário a academia está mais vazia?

Saber qual horário a academia está mais vazia pode fazer uma diferença real no seu treino e, acredite, este horário existe.

A maioria das academias está mais vazia entre 11h e 15h e mais cheia as 6h e após 18h, mas isto pode mudar dependendo de vários fatores como localização e região do Brasil onde você mora.

Como descobrir qual horário a academia está mais vazia

Logo de cara, as formas mais precisas para descobrir qual horário a academia está mais vazia são:

  1. Se você já está matriculado na academia, pergunte aos professores e recepcionistas. Eles saberão em primeira mão e com muito mais propriedade qual horário sua academia estará mais vazia.
  2. Pesquise sua academia no Google e no menu lateral (ou onde mostra a localização), procure pela aba “Horários de pico” (“Popular times” em inglês). Esta aba mostrará a movimentação da localização da sua academia em vários horários do dia.

Fora isso, você também pode usar a lógica e bom senso para fazer boas previsões de quando sua academia estará mais vazia.

Primeiramente, apesar de mais raro no Brasil, se sua academia fica aberta 24 horas por dia, será mais tranquila durante as primeiras horas da manhã, da meia-noite até por volta das 6 da manhã. A maioria das pessoas dorme durante a madrugada, então, se você está determinado a evitar as multidões, considere se exercitar super tarde (ou super cedo, dependendo do seu ponto de vista).

Durante a semana normal, como a maioria das pessoas ainda trabalha no horário comercial tradicional (das 8h-9h às 18h) haverá muitas pessoas querendo treinar antes do trabalho. As academias ficarão mais lotadas as 6h até o meio da manhã.

Veja também: 31 regras de etiqueta de academia que todos deveriam seguir

Perto do horário do almoço e início da tarde (11h até 15h) geralmente são mais tranquilas, mas isso pode depender de onde a academia está localizada. Se sua academia fica no centro da cidade, você provavelmente a encontrará mais movimentada no horário de almoço, pois pessoas que trabalham poderão tentar encaixar um treino nesta pausa.

As coisas geralmente ficam mais movimentadas entre 16h e 20h, quando as pessoas param de trabalhar e aproveitam a viagem de volta para passarem na academia. A partir das 20h provavelmente serão mais tranquilas, já que a maioria das pessoas que treinam depois do trabalho agora estão em casa.

Os finais de semana são mais difíceis de prever. Para algumas pessoas, é quando elas têm mais tempo livre para se exercitar. Para outras, é uma oportunidade de estar com amigos e família, completar tarefas em casa, sair para comemorar, etc.

Publicidade

Por fim, lembre-se de que janeiro e fevereiro são tradicionalmente épocas movimentadas para a academia, então isso pode afetar quantas pessoas estão lá durante o dia em todos os horários, o que pode afetar todas as previsões acima.

Veja também: Como escolher a melhor academia para treinar

Qual horário a academia está mais lotada?

Nos dias úteis, a academia está mais lotada no final da tarde até o início da noite: das 16h às 20h. Esse é o momento em que as pessoas estão saindo do trabalho ou terminando suas atividades diárias e aproveitam a rota para passarem na academia.

O segundo horário mais movimentado na academia é no início da manhã. Muitas pessoas só tem o horário que precede o trabalho para treinar, portanto a academia costuma ficar mais lotada entre 6 e 8 horas da manhã.

Veja também: Como treinar em uma academia lotada (guia de sobrevivência)

Qual dia da semana a academia está mais lotada?

As segundas-feiras são os dias mais movimentados para as academias, com as horas de pico se estendendo das 16h às 20h. Isso faz sentido, pois as pessoas querem começar a semana com força total e determinadas em seus objetivos.

Além disso, muitos frequentadores de academia seguem divisões de treino que fazem do domingo um dia de descanso. Outros tiram o fim de semana inteiro de folga, seja sempre ou ocasionalmente. Em qualquer caso, a maioria começa a semana treinando.

Terças-feiras, quartas-feiras e quintas-feiras são igualmente movimentadas durante as horas de pico.

Qual dia da semana a academia está mais vazia?

Os domingos são os dias menos movimentados na maioria das academias.

Os sábados são os segundos menos movimentados, embora você possa querer evitar as tardes de sábado, quando muitas pessoas já acordaram ou trabalharam, e agora estão livres.

Publicidade

As sextas-feiras são os dias de semana menos movimentados. Até mesmo à noite, já que menos pessoas querem passar a noite da sexta feira treinando pesado.

Quais meses do ano a academia está mais lotada?

Janeiro e fevereiro são os meses onde a academia está mais lotada. Este é o período onde muitas pessoas começam ou voltam a treinar para manter suas promessas de ano novo.

De acordo com uma pesquisa do grupo da indústria de academias nos Estados Unidos, a IHRSA, mais de 12% das pessoas fazem a matrícula na academia em janeiro, comparado à média de 8,3% mensal para o ano inteiro.

E evidências anedóticas sugerem que os meses mais quentes e que precedem épocas festivas, também costumam ser bastante cheios. Como os meses que precedem o natal.

Ainda está com dúvidas sobre alguma questão? Visite nosso fórum de discussões e compartilhe suas dúvidas com mais de 270 mil pessoas cadastradas.

×