Academia: 31 regras de etiqueta que todos deveriam seguir (mas não seguem)

As principais regras de boa convivência na academia não são escritas, pois dependem da educação que trazemos de casa.

Mas, infelizmente, a maioria das pessoas não apanharam de chinelo o suficiente quando eram criança não foram educadas o suficiente para viver em um espaço como a academia e acabam atrapalhando o treino de todos, pior, ainda pensam estar do lado da razão.

Chega!

Se você se encaixa em algum dos itens abaixo, você está sim atrapalhando o bom andamento do treino dos outros e, definitivamente, não está com a razão.

1 – Você paga a mensalidade da academia para compartilhá-la com os outros. Você não é o dono!

2 – Guarde os pesos após o uso, o professor está ali para orientá-lo não para organizar a sua bagunça depois que você vai embora.

3 – E nunca deixe o legpress carregado. Você vai atrapalhar o treino da próxima pessoa que for usar o equipamento ou até mesmo impossibilitar o uso (no caso de uma pessoa idosa que não consiga remover os pesos).

4 – Verifique se você usou desodorante e está com roupas limpas antes de ir para a academia. Ninguém é obrigado a sentir esse tipo de odor.

5 – Limpe o equipamento depois do uso. Ninguém gosta de fazer exercício em uma piscina de secreção corporal (suor) de outra pessoa.

6 – E se você suar muito (principalmente na testa), cuidado quando for ajudar alguém no supino. Pode cair uma gota de suor no rosto da pessoa e tirar completamente a concentração durante a série.

7 – Não entre na frente de outra pessoa que está treinando em frente ao espelho. Isto pode tirar a concentração e ainda atrapalhar a série.

8 – Pode parecer prático, mas não há razão para fazer qualquer exercício colado com rack de halteres, isso só atrapalha quem queira pegar os pesos.

9 – Existe hora e lugar para gritar durante o exercício. Dica: não é em todas as séries, repetições e exercícios.

10 – Não reveze com quem usa cargas muito diferentes das suas, isso só vai atrasar o treino de ambos.

11 – Se você não tem coragem de conversar com as mulheres como um ser humano normal, não fique encarando-as como um tarado psicopata (principalmente durante o agachamento). Acredite, elas percebem e isso não é nada legal.

12 – Não ofereça ajuda ou conselhos que não foram solicitados.

13 – Se ver algo errado, alerte o professor. Esse é o trabalho dele (mesmo que ele não saiba disso).

14 – Nunca mude bancos, pesos e acessórios de lugar sem ter 110% de certeza que ninguém está usando.

15 – Não monopolize diversos bancos, pesos e acessórios no horário de pico da academia. Você vai atrapalhar o treino de todos. Não concorda e acha que você tem o direito de usar quantos equipamentos quiser porque você está pagando ? Leia o item 1 novamente.

16 – Não passe ou fique perto de alguém que esteja executando um exercício, isto pode tirar a concentração e até interromper a série.

17 – Acredite, ninguém se importa com quanto peso você faz os exercícios. Em vez de colocar a segurança dos outros e a própria em risco, faça os exercícios com carga que você consiga usar adequadamente para o número desejado de repetições.

18 – Coloque as anilhas na pilha correta, geralmente o trabalho vai ser o mesmo. Nada pior do que você precisar usar as anilhas de 5kg e alguém colocou uma de 20kg na frente.

19 – Não ocupe equipamentos que não está realmente usando. Algumas pessoas, por excesso de educação, vão pensar que você está usando o equipamento e vão evitá-lo.

20 – Não faça exercícios em areas de “alto tráfego” da academia.

21 – Não puxe conversa com pessoas com fone de ouvido. O fone é um forte indicativo de que a pessoa não gosta de conversar.

22 – Não converse com pessoas durante a série também. E se você consegue executar exercícios conversando com alguém e acha isso normal, saiba que tem algo MUITO errado com a intensidade do seu treino.

23 – Se você precisa soltar gases, vá até o banheiro. Você também não gostaria de sentir o cheiro dos gases dos outros durante uma série (onde não há escapatória).

24 – Não faça passada no lugar onde todos trafegam.

25 – Se quer ficar no celular, ao menos faça isso em pé (e não em um aparelho/banco).

regras de etiqueta

26 – Bebedouro não foi feito para lavar coqueteleira e nem fazer higiene bucal.

27 – Não é necessário jogar os pesos com toda a força no chão no final de toda série (só porque o Ronnie Coleman fazia também), isso tira a concentração da maioria das pessoas. Se a sua academia PERMITE esse tipo de comportamento e é algo comum, então sinta-se a vontande.

28 – Independente do seu tamanho muscular e experiência, o seu treino é tão importante quanto o do novato que começou semana passada. Não adianta ficar revoltado quando um novato pegou o aparelho que você queria antes.

29 – Quando for revezar com alguém, não deixe a pessoa esperando porque você quer conversar com alguém ou usar o celular.

30 – Professor não é personal trainer. Ele não tem obrigação de decorar o seu treino e lhe ensinar a mesma coisa todo santo dia (nem mesmo se você for mulher).

31 – Rack de agachamento foi feito para fazer… agachamento. Rosca-direta, encolhimento, levantamento terra, abdominal e outros exercícios podem ser feitos tranquilamente em outro lugar, o agachamento não. Respeite o rack.

Estas foram apenas algumas regras de etiqueta que deveriam ser respeitadas. Existem outras centenas, mas estas com certeza são as que as pessoas mais ignoram.

O que achou das regras de convivência ? Conhece alguma importante que não foi citada ? Compartilhe nos comentários.

Este texto ajudou você ?

42 comentários em “Academia: 31 regras de etiqueta que todos deveriam seguir (mas não seguem)”

  1. 11 – Se você não tem coragem de conversar com as mulheres como um ser humano normal, não fique encarando-as como um tarado psicopata (principalmente durante o agachamento). Acredite, elas percebem e isso não é nada legal.

    Nenhuma mulher gosta disso. Parem de encarar as meninas.

    Responder
    • Acho que todos nós sabemos disso, porém cada caso é um caso, há roupas que mulheres vão a academia que se torna inevitável olhar, tem mulheres que vão malhar, outras vão realmente para aparecer, na minha opinião encarar fixamente sim é constrangedor.

      Responder
    • Quando tem mulher na academia que frequento todos os caras ficam tensos hehehe, qualquer desviada de olhar passa a impressão de que estamos encarando a moça.E parece que justamente quando nos esforçamos pra não olhar acabamos olhando mais do que o normal…(Não estou desmerecendo ou tentando anular o que você falou, realmente isso deve ser muito chato, mas veja o lado bom da coisa, se te olham com tanta frequência deve ser por que te consideram bonita)

      Responder
    • Vai cagar no mato mentirosa! E mulher pode tarar homem, e só não ir sem calcinha ou fio dental para acadêmia, muitas fazem isso na minha..

      Responder
    • Calça Leg(sem calcinha ou calcinha minúscula marcada) fazendo quatro apoios…
      Sem condições sou Homem, meus instintos selvagens se manifestam.

      Olho e olho mesmo sem piedade.
      Memória fotográfica e homenagem a posteriori.

      Responder
    • Ah, minha filha, se a mulher vai com lag sem calcinha ela quer provocar, não consigo segurar meus instintos não, olho mesmo, e se ela ver que estou olhando dou uma piscadinha pra ela ;D

      Responder
  2. Essa 25 ai é foda, e o pior que na academia que frequento tem um instrutor que fica sentado no aparelho e usando o celular, fica entre 25 e 30 minutos lá no aparelho.

    Responder
    • Não concordo com a 31. Eu treino em uma academia bem limitada no número de aparelhos, e uso para agachar, encolhimento e desenvolvimento.
      Se não querem fila, que coloquem mais aparelhos…

      Responder
    • Acho que depende do exercício, um desenvolvimento de ombro levando a barra nas costas por exemplo não da pra ser feito em outro lugar que não seja o “rack de agachamento”, portanto há exceções à regra, há de se ter consciência apenas.

      Responder
      • Use o rack apenas para os exercícios que presisam dele. No meu caso, Agachamento, Desenvolvimento, Remada (as vezes).

        O pior são os próprios instrutores colocando os alunos para fazer encolhimento, terra com trap bar e exercícios de step.

        Responder
  3. 32- Se quer usar garrafinhas, potinhos, vasilhames ou afins, carregue com vc, coloque no bolso, pendure essa porra no pescoço ou enfie no c#… Mas não deixa no meio do caminho!

    Responder
  4. Acho que sou bem educado na academia, tirando com o parceiro de treino que gosto de zoar com ele e fazer ele rir em algumas séries (que não tenha perigo no exercício)! Hahahaha

    Responder
  5. Mulheres, ao ir pra academia use roupas confortáveis e em um tamanho adequado a seu corpo, pois é completamente ridículo ao fazer suas execuções ficar com o seu “cofrinho” mostrando o tempo todo, é um tal de puxa e desce… você pode não perceber, mas chama a atenção de forma a desconcertar a todos no ambiente. Pronto Falei…Fica a dica!

    Responder
  6. REALMENTE NO DIA A DIA VEMOS MUITAS DESTAS SITUAÇÕES NAS ACADEMIAS,MESMO SABENDO QUE ESTAÕ INFRIGINDO AS NORMAS DETERMINADAS NO ATO DA MATRICULA,ACADEMIA É LUGAR PRA TREINAR ,OS PAPOS PODEM FICAR PRA DEPOIS DO TREINO

    Responder
  7. Fora que se a mulher estiver acompanhada o “observador” pode bem machucado da academia ou então se ela for maior que o franguinho que a observa ela pode também jogar uma anilha nele kkkkkk

    Responder
  8. Faltou a regra: Não fazer sexo com outro cara no box do chuveiro. Tem uma academia da Av. Paulista que precisou trocar as portas por causa disso kkkkkk

    Responder
  9. Vou imprimir isso e levar na minha academia.
    Lá o item 18 não é respeitado, e isso me incomoda muito.
    As anilhas nunca estão no lugar correto. A gente fica que nem uma barata tonta procurando os pesos que precisa.

    Responder
    • O item 18 é um dos que mais me irritam. Há jogos para crianças de 2 anos onde deve-se encaixar as peças nos lugares corretos, e elas conseguem. já nas academias vejo adultos que não conseguem guardar pesos em seus devidos lugar… Dentro de mim fico achando que são retardados…rs

      Responder
  10. Muito boas essas dicas, confesso que 1 delas eu me identifiquei (deixar pesos no lag press), pode ter certeza de que vou lembrar desse item no próximo treino. Obrigado… Dicas preciosas!

    Responder
  11. Po… quando eu vejo uns novatos cheios de vontade de malhar mas fazendo tudo errado, eu dou uns conselhos educadamente… na verdade, fizeram isso comigo e foi de grande ajuda…

    Responder
  12. A 11 vale tanto pra mulher quanto para homem, eu sou homem e as mulheres ficam me encarando na academia, isso tira minha concentração porque não consigo fazer NADA com ninguém me olhando.
    Tinham que colocar ae também..

    Responder
  13. Concordo com todos os pontos.
    Também acho que algumas mulheres usam roupas para nos provocar e tirar nossas atenções, assim como já vi muito marmanjo treinar sem cueca. Vai entender !!!

    Responder
  14. 2 Coisa extremamente irritante, (mas todas estão corretas, lista perfeita) quem fica encarando igual psicopata a mulherada e ficar no celular no aparelho.
    Sim tem menina que vai com roupa provocativa, sim tem menina que vai pra desfilar e sim, tem cara que olha (o que é normal), mas acho que ficou bem claro na lista sobre o “encarar igual um psicopata”! rsrsrsrs

    Responder
  15. Eu acho que a roupa não influencia em nada pois vai do caráter da mulher,pois provocante ou não eles vão olhar da mesma forma basta ignorar e fazer de fato o que você veio fazer que é malhar .

    Responder
  16. Excelentes conselhos! Eu mesmo vou passar a adotar a recomendação nº 5! E Tomarei cuidado para ser ainda mais discreto nas miradas (Dica nº 11)!!! Em relação às recomendações 19, 25 e 29, acho um verdadeiro desrespeito a quem vai para a academia se exercitar e tem tempo contado! Acho até que as pessoas deveriam desponibilizar a máquina logo após o uso mesmo que ainda tenham séries a fazer. E não ficar descansando na máquina para em seguida fazer as séries que faltam!

    Responder

Deixe um comentário

Hipertrofia.org Newsletter

Receba o melhor conteúdo do site direto em seu email (no máximo 2 por semana).