Creatina Universal é boa? Como tomar, benefícios e mais

A creatina da marca Universal Nutrition é uma das mais famosas e antigas do mercado. Neste texto, veremos se a versão atual ainda é boa, seus pontos positivos e negativos, como tomar e mais.

Para que serve a Creatina Universal?

Creatina Universal nada mais é do que creatina monohidrato pura que é um suplemento alimentar amplamente utilizado por praticantes de musculação com o objetivo de aumentar força e potencializar o ganho de massa muscular.

Creatina monohidratada é uma substância naturalmente encontrada em pequenas quantidades em alguns alimentos e que desempenha um papel crucial no fornecimento de energia para as células musculares durante atividades de alta intensidade e curta duração, como exercícios de musculação e sprints (tiros curtos de corrida).

A suplementação com creatina aumenta os estoques de fosfocreatina nos músculos, permitindo uma regeneração mais rápida do ATP (adenosina trifosfato), a principal fonte de energia celular, o que pode levar a um aumento da força e resistência muscular.

Além dos benefícios diretos sobre o desempenho físico, a creatina da Universal também pode contribuir para o aumento da hipertrofia muscular, uma vez que a creatina monohidratada permitirá o uso de cargas maiores e auxilia na retenção de água no interior das células musculares, promovendo um ambiente favorável ao crescimento muscular.

A creatina universal é boa?

Sim, a creatina universal é boa. A Universal Nutrition é uma empresa que tem sede nos Estados Unidos amplamente conhecida no mundo inteiro e que segue rigorosos padrões de produção e qualidade.

No entanto, é importante notar que a efetividade da creatina como suplemento não depende estritamente da marca. A creatina monohidratada, independentemente da marca, atuará da mesma maneira aumentando força e ganho de massa muscular.

Contudo, a pureza do produto podem variar entre as marcas, influenciando sua absorção e eficácia. Marcas reputadas frequentemente realizam testes de terceiros para assegurar a pureza e a ausência de contaminantes, oferecendo maior segurança ao consumidor.

Portanto, embora a eficácia da creatina não mude se estivermos falando de creatina de verdade, optar por marcas com boa reputação pode garantir a obtenção de um produto de alta qualidade, livre de impurezas e mais eficaz.

Creatina da Universal é Creapure?

Creapure é uma marca registrada de creatina monohidratada que passa por um processo de fabricação e teste de qualidade mais rigorosos.

Publicidade

As versões mais atuais da creatina universal, vendidas no Brasil e importadas, não são Creapure. Quando uma creatina é certificada pela Creapure, ela vem acompanhada do selo relativamente grande com a escrita “CREAPURE”, o que não é o caso das versões atuais do suplemento.

Isto não é necessariamente um problema. Como já dito, a efetividade da creatina não depende estritamente da marca. Se estamos falando de creatina monohidrato pura (que é o caso da creatina universal), então o suplemento trará os benefícios esperados.

Ingredientes

A Creatina da Universal Nutrition, especificamente a forma mais comum vendida, contém basicamente um único ingrediente: a creatina monohidratada.

A creatina monohidratada é uma das formas mais estudadas de creatina, sendo conhecida por sua eficácia e segurança quando usada conforme recomendado.

Preço

A creatina universal é vendida em potes de 200 e 300 gramas. A versão mais vendida e fácil de ser encontrada é a de 200g que custa cerca de R$60, o que significa que cada dose de 3g custa cerca de R$0,90 (um pote de 200g possui aproximadamente 66 doses).

creatina universal de 200g

Como tomar

O procedimento para tomar a creatina universal ou qualquer creatina monohidratada, é o mesmo.

Inicialmente, muitos optam por fazer uma fase de saturação, consumindo cerca de 20 gramas de creatina por dia, divididos em 4 doses de 5 gramas, por 5 a 7 dias, para saturar rapidamente os músculos. Após a fase de saturação, segue-se uma fase de manutenção, onde a dose é reduzida para cerca de 3 a 5 gramas diários.

A creatina deve ser misturada em água ou em uma bebida de sua escolha e consumida preferencialmente em torno de seus treinos, seja antes ou depois. A hidratação é crucial ao suplementar com creatina, portanto, aumente a ingestão de água para ajudar a facilitar a absorção da creatina e auxiliar na prevenção de possíveis efeitos colaterais, como desconforto estomacal ou desidratação.

Este texto ajudou você ?

Ainda está com dúvidas sobre alguma questão? Visite nosso fórum de discussões e compartilhe suas dúvidas com mais de 270 mil pessoas cadastradas.

×