Devemos tomar whey protein nos dias de descanso?

Se você faz musculação visando mudança corporal, provavelmente já ouviu falar que é melhor tomar whey após o treino. No entanto, o que dizer sobre tomar whey protein nos dias descanso?

Afinal, você precisa de proteína de qualidade quando está se recuperando também.

Entao, você pode tomar whey protein nos dias de descanso?  Sim, whey protein pode ser usado em qualquer dia e horário onde uma refeição rica em proteína seria bem vinda, o que inclui dias de descanso. 

Neste texto, iremos mais a fundo nesta questão para que você possa entender corretamente como extrair o máximo do seu whey.

Você PRECISA tomar whey protein nos dias de descanso?

Ao mesmo tempo que você pode tomar whey nos dias de descanso para complementar sua ingestão de proteína, é bom deixar claro que você não precisa fazer isso como uma obrigação.

Algumas pessoas poderão ler o conteúdo deste texto e achar que estão diante de uma nova obrigação para obterem bons resultados. Bom, não é o caso de whey nos dias de descanso.

Veja também: Tomar whey sem fazer musculação engorda?

Veja, é essencial consumir proteína suficiente tanto nos dias de treino quanto nos dias de descanso. A proteína é vital para a recuperação e construção muscular, o que ocorre principalmente quando você está descansando.

No entanto, se você já consegue ingerir proteína suficiente através de alimentos integrais, não há qualquer obrigação em suplementar com shakes de proteínas nos dias de descanso.

Quando tomar whey nos dias de descanso?

Ao contrário de alguns suplementos que precisam ser tomados em horários específicos para cumprir sua finalidade (como um suplemento pré-treino), você pode tomar whey protein em qualquer horário e obter todos os seus benefícios.

Publicidade

Seu corpo não sabe de onde vem a proteína que você come ou bebe. Ele só sabe que você acabou de fornecer o que ele precisa para a construção muscular.

Veja também: Diferença entre whey e caseína: qual deles tomar?

Quando seu corpo quebra a proteína digerida em aminoácidos e eles entram na corrente sanguínea, eles apenas cumprem o seu papel. Não importa se esses aminoácidos vieram de um ovo, peito de frango ou do próprio whey.

Dito isso, caso você não consiga extrair toda a proteína que precisa somente com a dieta, você pode tomar whey protein em qualquer horário no seu dia de descanso onde proteína seria bem vinda.

Por exemplo:

  • Algumas pessoas não sentem vontade de comer de manhã — um shake contendo whey e algum carboidrato (como uma fruta) cairia muito bem neste horário.
  • Ao fazer uma refeição sólida com baixa proteína, você pode complementar a proteína desta refeição usando whey.
  • Talvez você não sinta muita fome logo antes de deitar, mas ainda não ingeriu toda a proteína que precisa no dia. Whey antes de dormir funcionará muito bem neste horário também.
  • Você pode implementar whey protein em receitas que podem satisfazer sua vontade por doces, o que pode ser de muita ajuda em dietas restritivas, já que a maioria dos wheys possuem sabor doce.

O ponto principal é que você pode tomar whey protein em qualquer horário nos dias de descanso: de manhã quando acordar, antes de ir para a cama ou com ou entre as refeições.

O mais importante sobre o consumo de proteína nos dias de descanso é a quantidade total que você ingere, não o momento.

Veja também: Tomar whey com leite ou água?

Além disso, a proteína de “comida de verdade” funcionará tão bem quanto em qualquer um dos momentos mencionados acima. Um shake de proteína é apenas uma conveniência para facilitar sua vida quando você precisa.

Dosagem de whey protein nos dias de descanso

Caso você escolha tomar whey nos dias de descanso através de um shake, é importante usar a quantidade correta. Tome pouco, e você não vai estimular a síntese de proteína muscular adequadamente. Tome demais, e você estará desperdiçando dinheiro.

Publicidade

De modo geral, você deve consumir de 20 a 30 gramas de proteína por porção. Essa quantidade maximiza a síntese de proteína muscular, pelo menos quando você usa uma fonte de alta qualidade como o whey.

Veja também: Como tomar whey corretamente: 5 dicas para extrair o máximo do suplemento

Para a maioria das pessoas e para o bem da simplicidade, um medidor de whey protein concentrado contendo cerca de 24g de proteína, é suficiente para usar em um shake proteico.

Conclusão

Você pode tomar whey nos dias de descanso? Certamente. A proteína do whey desempenha a mesma função no seu corpo nos dias de descanso como nos dias de treino. Seu corpo precisa de proteína todos os dias da semana, independentemente de você treinar ou não.

Usar whey nos dias de descanso pode ser especialmente útil se você, por qualquer motivo, não obtém proteína suficiente da sua dieta e comer mais comida não é uma opção, então, sim, um shake de proteína ajudará muito. Fora isso, eles não são uma obrigação.

Ainda está com dúvidas sobre alguma questão? Visite nosso fórum de discussões e compartilhe suas dúvidas com mais de 270 mil pessoas cadastradas.

×