Você precisa fazer levantamento terra para ter resultados?

Levantamento terra é considerado o rei dos exercícios. Contudo, nem todos estão aptos a fazer o movimento da forma correta para ter bons resultados, o que nos leva a questão: você precisa fazer levantamento terra para ter resultados?

Fazer levantamento terra não é estritamente necessário se o objetivo é hipertrofia muscular. Os mesmos músculos treinados pelo levantamento terra podem ser treinados usando outros exercícios.

Neste texto, falaremos mais sobre isso.

Levantamento terra é necessário para hipertrofia?

O levantamento terra é promovido como um exercício que trabalha o corpo inteiro, em especial os músculos posteriores (das costas) do corpo. Enquanto isto é verdadeiro, o foco principal do exercício é treinar os eretores da espinha, glúteo e isquiotibiais.

Se o seu principal objetivo é desenvolver estes músculos, você pode substituir o levantamento terra por outros exercícios que atingem estas áreas e ter resultados semelhantes. Em outras palavras, o levantamento terra é um ótimo exercício, mas ele não é insubstituível.

Dito isso, se você faz levantamento terra e quer continuar usando o movimento, não há porque mudar as coisas. A questão principal é remover o pensamento de que fazer um exercício pode ser a diferença entre ter ou não resultado.

Em resumo, você pode ter ótimos resultados na musculação com ou sem o levantamento terra. Incluir o movimento no seu treino é uma questão de objetivo e escolha pessoal.

Veja também: Fazer levantamento terra no treino de costas ou pernas?

Vantagens e desvantagens do levantamento terra

Se você ficou em dúvida se vale a pena fazer levantamento terra, a seguir veremos quais são suas principais vantagens e desvantagens na musculação.

Vantagens

1 – Mais força

O levantamento terra tem um potencial muito maior para ganho de força do que a maioria dos outros exercícios de corpo inteiro. Você ficará mais forte principalmente em movimentos que exigem dobrar oi quadril, mas também gerará adaptações de força neurológicas que se transferem para outros movimentos compostos, como o supino e agachamento.

Publicidade

2 – Lombar mais forte e mais saudável

Uma lombar forte e sólida é importante tanto na sala de musculação quanto no dia a dia. Seus músculos eretores da espinha literalmente o mantêm ereto quando você anda e suportam um enorme peso durante todos os exercícios que exigem que você incline o tronco.

Veja também: Mais 8 benefícios do levantamento terra na musculação

3 – Mais força na pegada

Levantamento terra exige imensa quantidade de força no punho para segurar o peso durante o movimento. Conforme o tempo passa, inevitavelmente você desenvolverá mais força na pegada, habilidade que será transferida para outros exercícios.

4 – Mais condicionamento cardiovascular

Embora o levantamento terra seja um exercício resistido e não aeróbico, se você faz o movimento por 6 a 12 repetições, será possível construir algum condicionamento cardiovascular já que o exercício requer o uso de muitos músculos ao mesmo tempo.

5 – Você pode fazer em (quase) qualquer lugar

Tudo o que você precisa para fazer levantamento terra é de uma barra e algum espaço livre. E se você não tiver uma barra à disposição, pode fazer levantamento terra com halteres pesados, uma barra hexagonal ou até mesmo um kettlebell.

Veja também: Porque as pessoas desmaiam no levantamento terra?

Desvantagens

1 – Maior risco de lesão

O levantamento terra apresenta um risco relativamente maior de lesão devido à sua complexidade para ser executado da forma correta.

Por mais que a premissa do movimento pareça simples – levantar e descer uma barra – há nuances que podem tornar o movimento lesivo para alguém fazendo algo errado e isso é um problema maior no terra por ser um movimento que permite uso de muita carga.

2 – Recrutamento muscular ineficiente

Não me entenda errado, o levantamento terra é um movimento que trabalha muitos grupos musculares ao mesmo tempo e isso traz inúmeros benefícios. No entanto, há um “porém”.

A capacidade de treinar um músculo usando o máximo de amplitude de movimento é um aspecto importante para estimular hipertrofia muscular. No levantamento terra, poucos músculos são realmente treinados usando o máximo de amplitude.

Publicidade

3 – Mais fadiga

Devido a quantidade de grupos musculares envolvidos durante o movimento e a facilidade para usar cargas maiores, o levantamento terra pode gerar mais fadiga sistêmica. Isto significa que você precisa programar seu treino cautelosamente para que sua recuperação muscular de outros músculos não seja afetada pelo terra.

Conclusão

No final das contas, o levantamento terra é genuinamente um grande exercício e, se você gosta de fazê-lo, então, de forma alguma, você precisa parar.

No entanto, se você é um praticante de musculação que está treinando principalmente para fins de hipertrofia, e especialmente se você não tem interesse real em fazer levantamento terra ou se sente desconfortável com ele por qualquer motivo, não há razão para se sentir obrigado a incluí-lo em seu programa de treino.

Existem outros exercícios altamente eficazes disponíveis para treinar todos os grupos musculares que o levantamento terra treina, e, a menos que você esteja seguindo um programa de treinamento que exija o levantamento terra, não existe uma “obrigação” de fazer o movimento.

Contudo, se você decidir incluir levantamentos terra em sua rotina, é absolutamente crítico que você aprenda a técnica correta e se certifique de executá-lo com forma perfeita a cada repetição para minimizar o risco de lesão.

Isso inclui a preparação adequada antes do levantamento, o alinhamento correto da coluna vertebral, a posição do quadril e dos joelhos, a retração das escápulas e a posição da cabeça.

Se você não tem certeza sobre sua forma ou se sente desconfortável de alguma forma durante o terra, seria uma boa ideia contratar um treinador pessoal qualificado para ajudá-lo, ou pelo menos filmar sua própria execução obter feedback de pessoas mais experientes.

E, como sempre, se você tiver qualquer problema nas costas ou qualquer outra área que possa ser agravada pelo levantamento terra, consulte um médico ou fisioterapeuta antes de começar.

Ainda está com dúvidas sobre alguma questão? Visite nosso fórum de discussões e compartilhe suas dúvidas com mais de 270 mil pessoas cadastradas.

×