Você deve comer menos em dias de descanso do treino?

A ideia de consumir mais calorias nos dias de treino e menos calorias nos dias de descanso faz sentido à primeira vista.

Afinal, seu corpo requer mais energia nos dias de treino para abastecer seus treinos, e, inversamente, requer menos energia nos dias de descanso, já que você terá menos atividade física como um todo.

Contudo, na maioria das vezes, independente do seu objetivo, alterar sua dieta nos dias de descanso pode atrapalhar mais do que ajudar no seu objetivo.

Neste texto você entenderá o porquê.

Porque você NÃO deve comer menos em dias de descanso

Independente do seu objetivo na musculação (ganhar massa ou perder gordura), tenha em mente que mudança corporal é um processo lento que é determinado pelas ações que você toma principalmente no longo prazo.

Seu resultado em qualquer direção não será afetado de forma significativa por algumas centenas de calorias a mais ou a menos que você consuma em 24h.

Em vez disso, seu corpo está em um estado constante tanto de crescimento muscular quanto de degradação muscular, bem como em um estado constante de queima de gordura e armazenamento de gordura.

É a soma total de todos esses processos a longo prazo que determinará sua composição corporal no futuro.

Por essas razões, preocupar-se em ciclar sua dieta comendo mais calorias nos dias de treino e menos calorias nos dias de descanso quase sempre vai causar mais problemas, com um potencial baixo de retorno.

A maioria das pessoas falham em monitorar a ingestão calórica da maneira tradicional. Monitorar e alterar a ingestão de calorias de acordo com o dia, é apenas uma variável que vai causar erros na sua rotina.

Publicidade

Veja também: 4 erros ao contar calorias que ANULAM seus resultados

Exceções à regra

Você já pode ter ouvido que seu atleta preferido atualmente está seguindo um plano específico que cicla calorias, o que vai diretamente de encontro com o que você acabou de ler no item anterior.

Basicamente quanto mais avançado é o físico de alguém – quanto mais massa muscular e menos gordura alguém tem – mais rápido e de forma mais pronunciada o corpo pode responder à certas mudanças na dieta.

Além disso, outras estratégias podem estar sendo implementadas ao mesmo tempo que, em conjunto com o ciclo de calorias, poderá fazer sentido.

Agora você precisa pensar se tudo isso fará algum sentido para a maioria das pessoas que querem apenas ganhar massa muscular ou perder gordura, e estão muito longe de apresentar um físico avançado.

Veja também: Quantas calorias um treino de musculação queima?

Conclusão

Independente do seu objetivo, na maioria das vezes e para a maioria das pessoas, você deve manter sua dieta inalterada nos dias de descanso. Isto inclui manter a ingestão de calorias, proteínas, carboidratos e gorduras, os mesmos no dia de descanso e no dia de treino.

Para gerar os melhores resultados, no curto e longo prazo, seu objetivo ao estruturar sua dieta para ganho muscular ou queima de gordura deve ser torná-la tão complicada quanto o absolutamente necessário.

Dessa forma, você pode concentrar toda a sua atenção nas coisas que realmente importam e obter o máximo de benefícios, utilizando seu tempo e energia da maneira mais eficiente.

Agora, isso não significa necessariamente que haja algo errado em comer menos calorias nos dias de descanso em comparação aos dias de treino.

Publicidade

Existem estratégias específicas que, quando inseridas no contexto correto, poderão ser úteis. Mas, convenhamos, isto não é aplicável na prática para a maioria das pessoas.

O ponto principal aqui é que isso não fará uma diferença notável, e se manter uma ingestão calórica consistente de dia para dia é o método mais fácil para você seguir, então essa é definitivamente a rota que eu recomendaria que você tome.

Veja também: Como calcular sua necessidade diária de calorias

Ainda está com dúvidas sobre alguma questão? Visite nosso fórum de discussões e compartilhe suas dúvidas com mais de 270 mil pessoas cadastradas.

×