O que fazer se você perder um dia de treino?

A vida é imprevisível. Em situações normais, perder um dia de treino não é algo sobre o qual você deveria se preocupar – isso acontece com todos nós.

O mais importante é saber que existem maneiras de garantir que você ainda obtenha os melhores resultados possíveis, mesmo quando parece sua rotina está atrapalhando suas metas na musculação.

5 coisas para fazer quando você perder um treino de musculação

1 – Use este dia como descanso

Honestamente, se você mantém uma rotina regular de treino, perder uma mísera sessão de treinamento jamais atrapalhará seus resultados e servirá como um dia de descanso adicional que será muito bem vindo.

Além disso, se a maior parte do plano está sendo executada na maior parte do tempo, se preocupar com um treino é detalhismo desnecessário.

O problema é quando isso não é a exceção à regra – e isso é comum em qualquer atividade que requer disciplina.

Se perder treinos é uma ocorrência quase normal na sua rotina, não se engane pensando que este dia será como um “descanso adicional” – isso não vale para estes casos.

Um ano possui 52 semanas, se quase toda semana você perde um ou mais treinos, no longo prazo essas faltas acumularão e vão fazer diferença nos seus resultados.

A “equação” é bem simples: se fosse possível comparar duas versões de você, uma disciplinada e outra não, a versão que perdeu menos treinos terá resultados melhores e ponto.

2 – Compensar no próximo dia de treino

Simplesmente, adicione o treino perdido à sua agenda de treino do próximo dia.

Por exemplo: se você perdeu o treino de pernas e no dia seguinte é treino de costas, treine pernas e costas juntos.

Publicidade

Sim, eu sei. São dois músculos grandes, é cansativo e tudo mais. Mas isto não faz parte da sua rotina normal e serve apenas para consertar o seu próprio erro de perder o treino anterior.

Logo, independente dos grupos musculares que você treine juntos, no mesmo dia, isso não causará problemas se você fizer isso apenas de vez em quando e com um propósito específico: contenção de danos.

3 – Siga sua rotina normalmente (não é o que você está pensando)

Se você imaginou que eu ia falar pra esquecer aquele árduo leg day que você perdeu porque estava “ocupado” e seguir a rotina como se nada tivesse acontecido, você está redondamente enganado.

Em vez disso, no dia seguinte treine o grupo muscular que você não treinou no dia perdido e siga normalmente sua rotina a partir dai.

Por exemplo: se você treina pernas na quarta e peito na quinta. Então treine pernas na quinta, faça peito na sexta e continue sua rotina a partir dai.

Basta treinar nos dias que são originalmente para descanso, assim você volta sua rotina aos dias normais.

Esta medida é ótima, principalmente se você anda perdendo treinos de grupos musculares que, ironicamente, não gosta de treinar. É basicamente uma medida autodisciplinar.

4 – Treine no dia de descanso

Um complemento do item anterior: sim, dias de descanso são importantes, mas você já deixou seus músculos descansarem no dia que faltou o treino, não é?

Portanto treinar nos dias de descanso não afetará nada em termos de descanso e recuperação muscular.

Além disso, esta medida é provisória e esporádica. Fazer isso eventualmente não tem qualquer efeito deletério.

Publicidade

5 – Relaxe

Existem centenas de razões para deixar o treino de lado em prol de algo com maior prioridade e todas essa razões provavelmente são justificáveis e legitimamente mais importantes do que o treino.

Se você não é um atleta que depende do corpo como fonte de renda, a musculação deve ser incorporada na sua rotina para trazer mais coisas boas e não para tirar coisas da sua vida (e atrapalhar objetivos mais importantes).

Portanto, na maioria dos casos, perder treinos por razões plausíveis não deve causar nenhuma preocupação, porque são situações que fazem parte da vida.

Trate essas faltas como se elas sequer existiram, porque não havia o que fazer. Elas são justificáveis.

Além disso, como já dito, se você mantém uma rotina regular, é muito provável que perder um treino não fará qualquer diferença no quadro geral das coisas.

Apenas não caia na armadilha de criar situações para justificar falta de disciplina. No fim do dia, lembre-se da “equação” do item 1.

Veja também: Quantos dias sem treinar fará você perder massa muscular?

Este texto foi útil para você?

Sim (1)
Não
Muito obrigado pela opinião!

Ainda está com dúvidas sobre alguma questão? Visite nosso fórum de discussões e compartilhe suas dúvidas com mais de 270 mil pessoas cadastradas.

×