Quanto pesa a barra do supino?

O supino é o “rei” dos exercícios para peitoral, mas se você treina focado no progresso de cargas, antes de qualquer coisa você precisa responder isto:

Quanto pesa a barra de supino? O peso padrão de uma barra de supino é 20,4kg. Ela também é conhecida como “barra olímpica” e pode ser encontrada na maioria das academias comerciais.

Por exemplo, a maioria das academias da rede Smartfit, costumam usar barras de supino pesando 20,4kg.

Pode parecer uma informação óbvia, mas muitas academias não necessariamente seguirão o padrão (para economizar) e é preciso se atentar ao fato de que você pode encontrar barras com pesos diferentes.

Se você treina peito focado no progresso de cargas , usar qualquer barra disponível a cada treino, pode causar erros e você entenderá porque isso importa.

Como é uma barra de supino “padrão”

Apenas para evitar confusão e deixar todos no mesmo plano de entendimento, uma barra olímpica padrão para fazer supino costuma ser a maior e mais pesada barra na academia. Estas são as dimensões dela:

todas as dimensões da barra olímpica padrão de 20,4kg

Ela costuma ser cromada e se destacará quando comparada com outras, já que seu comprimento total é de 2,2 metros.

Porque você DEVE usar a barra olímpica para fazer supino

No Brasil, a barra olímpica provavelmente será a barra mais pesada disponível. Mas se existe outras opções, as pessoas costumam deixá-la de lado.

Independente da razão para você ignorá-la, isto costuma ser um erro.

Em condições normais, fazer supino na barra olímpica é melhor por razões simples:

Publicidade

  • Menos deformações. Outras barras, com o passar do tempo, sofrem deformações. Fazer supino com uma barra “torta”, mesmo que discretamente, pode fazê-la girar durante a série e escorregar o peso da sua mão.
  • Mais estabilidade. A barra olímpica possui uma circunferência grande o suficiente e com ranhuras para que você pegue a barra com mais sustentação, isso pode impactar na qualidade do supino.
  • Facilita a progressão de cargas. Criar o hábito de usar a barra olímpica facilitará sua vida na hora de registrar seu progresso de cargas por conta da padronização de peso e isso é transferível para outras academias.
  • Padrão de competições. A maioria das competições de força usam a barra olímpica como uma regra oficial. Se por ventura você quiser competir, você já estará habituado a usar barra adequada.

Para algumas pessoas, nada disso pode fazer sentido. Afinal, uma barra é… uma barra.

Mas quando você avança o tempo e agora tem anos de experiência, ter usado o equipamento adequado e se habituar a ele, pode fazer uma diferença positiva nos seus resultados.

Além disso, se você treina em uma academia comercial, muitas vezes optar pela barra olímpica não tem custos. Logo, por que não usar a correta?

Ainda está com dúvidas sobre alguma questão? Visite nosso fórum de discussões e compartilhe suas dúvidas com mais de 270 mil pessoas cadastradas.

×