Remada curvada com pegada supinada ou pronada?

A remada curvada atinge vários músculos das costas ao mesmo tempo, tornando-o em um dos melhores exercícios para treinar este grupo muscular.

Porém, ao frequentar qualquer academia, você notará pessoas fazendo remada curvada usando duas pegadas particularmente diferentes: uma pegada com as mãos por baixo da barra (supinada) ou uma pegada com as mãos por cima da barra (pronada).

Como o exercício está correto das duas formas, pode parecer apenas uma questão de opção pessoal, e até certo ponto é, mas estas duas pegadas alteram como os músculos são recrutados durante o movimento.

Entender a diferença pode influenciar positivamente seus resultados.

Qual a diferença entre remada curvada com pegada supinada e pronada?

Além da diferença óbvia na forma como você pega na barra, não há diferenças drásticas entre as duas formas. A princípio, ambas recrutam os mesmos músculos.

músculos recrutados ao fazer remada curvada

No caso, estamos falando do latíssimo do dorso (ou dorsal), trapézio, romboides, eretores da espinha, deltoides posteriores, bíceps e antebraços.

Contudo ao mudar o tipo de pegada, você pode mudar a ênfase que cada um desses músculos recebe durante o exercício.

Veja também: Qual a diferença entre pegada supinada, pronada e neutra

Remada curvada com pegada supinada

execução do exercício remada curvada com pegada supinada

  • Visa mais a porção inferior dos músculos do dorsal.
  • Muito mais ativação do bíceps (o que pode ou não ser desejado dependendo do objetivo).
  • Pode permitir mais cargas no geral.
  • Atinge a região inferior do trapézio, que dificilmente é atingida em outros exercícios.

A remada curvada com pegada supinada envolve mais os flexores do antebraço e menos os músculos extensores do antebraço. Os flexores do antebraço são os maiores músculos do antebraço e, para alguns, essa pegada pode parecer mais confortável.

A pegada supinada também faz com que os cotovelos fiquem fixos e próximos ao corpo e não se abram como na remada pronada.

Publicidade

O movimento com pegada supinada requer mais flexão do cotovelo e extensão do ombro, o que envolve muito mais os bíceps e menos ênfase nos músculos superiores das costas.

Além disso, essa pegada força uma maior depressão escapular, o que envolve mais o trapézio inferior, e isso ajuda a melhorar a mobilidade, estabilidade e posicionamento escapular.

Em resumo, essa variação é ótima para treinar a porção inferior do dorsal. Além disso, ainda permite que você treine com intensidade e use mais cargas que na variação com pegada em pronação.

Mas há uma ressalva: como a pegada requer mais flexão do cotovelo e pode colocar mais estresse nessa articulação, se isso for um problema para você, talvez não seja recomendado pegar pesado usando essa pegada.

Remada curvada com pegada pronada (versão tradicional)

execução do exercício remada curvada com pegada pronada

  • Treina o dorsal de forma mais proporcional (sem ênfase em uma área específica).
  • Usa mais o trapézio e deltoide posterior.
  • Usa os músculos mais fracos do antebraço (o que pode ou não ser mais desejável).
  • Usa menos o bíceps.
  • Permite menos carga, mas atinge as costas de forma mais completa.

A pegada pronada inevitavelmente exigirá que seus cotovelos fiquem mais abertos, atingindo os dorsais como um todo e outros músculos superiores das costas, além de necessitar de mais ajuda dos deltoides posteriores e trapézio (que tecnicamente também são músculos das costas).

A pegada por si só diminuirá a ação do bíceps ao mesmo tempo que aumenta a ação dos antebraços, o que pode fazer com que muitas pessoas precisem diminuir a carga.

Além disso, a pronação pode exigir mais força na pegada e não ser tão confortável para todas as pessoas.

Basicamente, a remada curvada com pegada pronada pode fazer você reduzir as cargas em comparação com o exercício feito com pegada supinada, mas isto traz o benefício de atingir as costas de forma mais completa, sem correr o risco de deixar o bíceps dominar o movimento.

Conclusão – qual é a melhor pegada para fazer remada curvada?

Não existe uma pegada “melhor”, que servirá para todas as pessoas em todas as situações.

As duas pegadas trabalharão basicamente os mesmos músculos, mas com ênfase diferente em determinadas regiões das costas.

Publicidade

Logo, independente da pegada usada, se você ao menos faz remada curvada com regularidade, já estará no lucro e muito a frente das pessoas que evitam este movimento.

A partir daqui, algumas pessoas poderão possuir fraquezas específicas onde um tipo de pegada será melhor do que outro.

Mas diferentes de outras questões na musculação, isto não é algo que requer grande planejamento na decisão.

Para extrair o máximo de benefícios e sanar qualquer fraqueza, você pode simplesmente tratar a remada com pegada supinada e pronada como dois exercícios diferentes no treino de costas.

Você pode incluí-los no mesmo treino ou mudar a pegada a cada treino, especialmente se você treina costas duas vezes por semana. Desta forma você extrai o melhor dos dois mundos.

Ainda está com dúvidas sobre alguma questão? Visite nosso fórum de discussões e compartilhe suas dúvidas com mais de 270 mil pessoas cadastradas.

×