Glutamina ajuda a emagrecer e queimar gordura?

A glutamina (ou L-glutamina) é um aminoácido que desempenha um papel em muitos aspectos da saúde.

Na verdade, estudos mostram que é essencial para a saúde imunológica, função celular e metabolismo.

Além disso, algumas pessoas afirmam que a glutamina em forma de suplemento pode ajudar a emagrecer ao acelerar a queima de gordura. No entanto, você pode se perguntar se essas afirmações são verdadeiras.

Este artigo explica se a glutamina ajuda a perder peso.

Glutamina emagrece?

Embora não seja uma linha de pesquisa popular na literatura, vários estudos relacionam os suplementos de glutamina ao emagrecimento.

Por exemplo, um estudo de 6 semanas em 66 pessoas com diabetes tipo 2 descobriu que tomar 30 gramas de glutamina diariamente melhorou vários fatores de risco para doenças cardíacas e reduziu tanto a gordura abdominal quanto a corporal.

Da mesma forma, um estudo de 2 semanas usando a mesma quantidade de glutamina observou diminuição de gordura abdominal, em 39 pessoas com obesidade.

Em outro pequeno estudo, 6 mulheres que tomaram glutamina por 4 semanas tiveram reduções significativas no peso corporal e na gordura abdominal sem fazer outras mudanças na dieta ou no estilo de vida.

No entanto, um estudo com 24 adultos indicou que tomar 6 gramas de glutamina levou a um aumento no tamanho das refeições, o que pode dificultar a perda de peso.

Além disso, outro estudo que examinou os efeitos da ingestão de glutamina em combinação com exercícios não observou benefícios para a composição corporal ou desempenho muscular.

Publicidade

Lembre-se de que todos esses estudos usaram amostras muito pequenas e avaliaram apenas os efeitos a curto prazo da glutamina.

Portanto, são necessárias mais pesquisas de alta qualidade.

Resumo: vários estudos pequenos sugerem que os suplementos de glutamina podem ajudar na perda de peso a curto prazo, mas são necessárias mais pesquisas.

Como funciona a glutamina na perda de peso

Teoricamente, a glutamina pode ajudar a emagrecer por vários mecanismos.

Primeiro, alguns estudos indicam que a glutamina altera a composição do microbioma intestinal, que são as bactérias benéficas no trato digestivo.

O microbioma intestinal desempenha um papel central em muitos aspectos da saúde, incluindo o controle do peso.

Além disso, a glutamina pode proteger contra a inflamação, que está relacionada a muitas condições crônicas, incluindo a obesidade.

Por fim, embora estudos mostrem que a glutamina pode melhorar o controle do açúcar no sangue, há evidências conflitantes sobre se ela afeta a insulina – o hormônio responsável por transportar o açúcar da corrente sanguínea para suas células.

No entanto, alguns estudos em humanos e animais sugerem que a glutamina aumenta a sensibilidade à insulina, melhorando a capacidade do seu corpo de usar a insulina de maneira eficiente. Isso pode ajudar na perda de peso, já que a sensibilidade prejudicada à insulina provavelmente está relacionada a um maior risco de ganho de peso e obesidade.

Ainda assim, são necessárias mais pesquisas para avaliar a relação entre glutamina e sensibilidade à insulina.

Resumo: a glutamina pode promover emagrecimento alterando a composição do microbioma intestinal, diminuindo a inflamação e melhorando a sensibilidade à insulina. No entanto, são necessários mais estudos.

Como usar glutamina para emagrecer

A glutamina é encontrada naturalmente em uma variedade de alimentos, incluindo tofu, ovos, leite e carne bovina.

Publicidade

Também está disponível na forma de suplemento, incluindo pós e cápsulas, que são amplamente considerados seguros quando usados conforme as instruções.

A maioria das doses varia de 500 mg a 3 gramas e deve ser tomada diariamente entre as refeições. Em um número limitado de estudos, doses de até 30 gramas por dia mostraram ser eficazes para perda de peso.

Para conveniência, é possível usar a dose total de glutamina uma vez no dia, especialmente após a atividade física (como o treino de musculação).

Veja também -> Como tomar glutamina (para quem treina)

Mas se for usar glutamina em “dose única”, comece com uma dose menor (3 gramas) e aumente lentamente para avaliar sua tolerância.

Além disso, certifique-se de conversar com seu profissional de saúde antes de adicionar quaisquer novos suplementos à sua rotina.

Resumindo: a glutamina é encontrada tanto em alimentos quanto em suplementos. É geralmente considerada segura para uso a curto prazo, e um número limitado de pequenos estudos em populações específicas mostrou que doses de cerca de 30 gramas por dia podem ajudar na perda de peso.

Conclusão

A glutamina é um aminoácido encontrado em muitos alimentos e suplementos.

Embora a literatura seja limitada sobre o tema, alguns estudos sugerem que ela estimula o emagrecimento a curto prazo, alterando a composição do microbioma intestinal, reduzindo a inflamação e melhorando a sensibilidade à insulina.

Além disso, a glutamina não deve ser considerada uma solução rápida para a perda de peso. Em vez disso, você deve combiná-la com uma dieta hipocalórica.

Ver bibliografia usada
  • Effect of glutamine supplementation on cardiovascular risk factors in patients with type 2 diabetes. Nutrition. 2015 Jan;31(1):119-26. doi: 10.1016/j.nut.2014.05.014
  • Glutamine supplementation favors weight loss in nondieting obese female patients. A pilot study. Eur J Clin Nutr. 2014 Nov;68(11):1264-6. doi: 10.1038/ejcn.2014.184. Epub 2014 Sep 17.
  • Insights into the role of gut microbiota in obesity: pathogenesis, mechanisms, and therapeutic perspectives. Protein Cell. 2018 May; 9(5): 397–403. 2018 May 3. doi: 10.1007/s13238-018-0546-3.
  • A comprehensive insight into the effect of glutamine supplementation on metabolic variables in diabetes mellitus: a systematic review. Nutr Metab (Lond). 2020; 17: 80. 2020 Sep 25. doi: 10.1186/s12986-020-00503-6

Este texto ajudou você ?

Ainda está com dúvidas sobre alguma questão? Visite nosso fórum de discussões e compartilhe suas dúvidas com mais de 270 mil pessoas cadastradas.

×