Como obter veias mais aparentes na musculação (mais vascularização)

Para obter veias mais aparentes é preciso focar em certos objetivos que dependem de como está seu corpo neste momento.

Veias aparentes podem ser resultado do treinamento, dieta e hidratação adequados. Além disso, ter menos gordura corporal (ou menos nas regiões certas) é vital para que as veias fiquem mais aparentes.

Adicionar mais massa muscular e focar em exercícios que aumentam o fluxo sanguíneo para os músculos e vasos também são maneiras de manipular seus níveis de vascularização.

Abaixo, discutiremos quatro dos principais fatores que afetam a vascularização e oferecemos dicas para ajudá-lo nessa missão.

Qualquer pessoa pode ter veias aparentes?

Genética tem um papel importante nessa questão, porém este é o único fator que não podemos mudar, por isso vamos focar nos pontos que temos (algum) controle.

Dito isso, qualquer pessoa pode aumentar sua vascularização ao diminuir o percentual de gordura, ganhar massa muscular e melhorar o sistema cardiovascular.

1. Porcentagem de gordura corporal

Sob a pele, você tem gordura, vasos sanguíneos, fluidos e músculos.

Quanto mais músculos você tem, mais os músculos empurram contra a pele, criando a aparência visual dos vasos sanguíneos.

Porém, quando você tem mais gordura, isso se torna menos visível e muitas vezes mascara a aparência dos vasos sanguíneos do lado de fora.

Portanto, o percentual de gordura menor é algo vital se o objetivo é aumentar a vascularização.

Publicidade

2. Tamanho dos vasos sanguíneos e densidade capilar

Embora sua genética desempenhe um papel no tamanho e na circunferência dos vasos sanguíneos, você ainda pode melhorar isso através de exercícios que melhoram a densidade capilar, como os aeróbicos.

Quando fazemos esse tipo de exercício, nosso corpo sofre adaptações que melhorarão seu sistema cardiovascular e, dentre as várias adaptações que tornam isso possível, está a melhora na irrigação dos tecidos do corpo através das veias, para a entrega maior de oxigênio exigida pelo exercício.

Em termos simples, o resultado final, por assim dizer, são veias maiores e mais aparentes.

3. Quantidade de massa muscular

Quanto mais massa muscular um indivíduo tem, maior tende a ser a irrigação sanguínea nos músculos.

Não é à toa que pessoas com grande quantidade de massa muscular também tem veias com um calibre que não vemos em pessoas que não treinam.

Além disso, como já falamos, tem a questão da massa muscular empurrar as veias contra a pele, deixando-as mais visíveis.

7 dicas para obter mais veias mais aparentes

Ok, agora você sabe quais são os fatores que mais influenciam na aparência das veias. Agora veremos como chegar lá e aprimorar ao máximo isso de forma natural.

Minhas principais dicas para obter mais vascularização são:

  • Restringir ligeiramente as calorias
  • Aumente seu gasto de energia
  • Faça mais aeróbicos tradicionais para aumentar a densidade e o tamanho capilar
  • Foque no inchaço muscular em áreas que você mais quer vascularização
  • Experimente o Treinamento de Restrição de Fluxo Sanguíneo
  • Incorporar exercícios compostos para ganhar força e músculo
  • Mantenha-se hidratado para aumentar o fluxo sanguíneo

1. Restringir ligeiramente as calorias

Ao procurar perder gordura corporal, você quer ter certeza de se colocar em um déficit calórico.

De um modo geral, você precisará se colocar em um déficit de 300-500 calorias por dia, ou seja, cortar essa quantidade de calorias considerando o que você precisaria apenas para manter seu peso.

Publicidade

Ao longo de 6 a 12 semanas, você deve tentar perder 500g a 800g por semana, pois qualquer coisa mais rápida do que isso pode resultar em perda muscular, o que diminuiria sua vascularização no longo prazo.

2. Aumente seu gasto de energia

Ao procurar aumentar seu déficit de energia (calorias consumidas – calorias gastas), comer menos não é a única opção.

Você também pode aumentar seu gasto de energia através de treinos mais intensos, aumentando sua frequência de treino e aumentando sua atividade diária fora da academia (como fazer mais caminhadas, aumentar sua contagem de passos etc.).

Ao procurar aumentar o gasto de energia por meio de exercícios, é importante que você tenha um programa que se concentre em reter massa muscular.

Por exemplo, mesmo que seu objetivo possa ser perder gordura neste momento, você deve continuar treinando como se quisesse ganhar massa muscular (e não focar apenas em aeróbicos como muitas pessoas fazem).

3. Faça mais aeróbicos tradicionais

Aeróbicos tradicionais são aeróbicos feitos em intensidade constante, como andar na bicicleta por 30 minutos sem variar a velocidade.

A literatura nos mostra que realizar aeróbicos dessa modalidade por períodos consideráveis pode aumentar a densidade capilar e, assim, deixar suas veias mais aparentes.

Veja também: qual a diferença entre aeróbico tradicional e HIIT?

4. Mais pump em regiões que você quer veias

Treinar focado no inchaço muscular, no pump, em regiões que você quer mais veias pode acelerar esse processo ao causar adaptações mais direcionadas.

Por exemplo: se você quer mais veias nos braços, faz sentido incorporar algumas séries de drop set no treino para gerar pump.

Publicidade

5. Experimente o treinamento de oclusão

O treinamento de restrição do fluxo sanguíneo, ou oclusão, é uma técnica usada para diminuir temporariamente o fluxo sanguíneo para um músculo durante uma série.

Em tese isso pode melhorar o crescimento muscular, aumentar o pump e, finalmente, permitir que você treine até a falha muscular com menos cargas (tornando ótimo também limitar o desgaste nas articulações e tecidos).

6. Incorpore exercícios compostos para ganhar força e músculo

Este é apenas o lembrete do óbvio.

Embora seja interessante treinar visando o inchaço muscular, isso não significa que você deva fazer apenas isso.

Fazer exercícios compostos pesados, usando uma faixa de repetições voltada para o uso de mais cargas (como 6-8 reps) ainda é uma forma sólida para construir músculo e força muscular.

A base do treino sempre será os exercícios compostos pesados, o que vem além disso são os complementos.

7. Mantenha-se hidratado

A hidratação é fundamental para o desempenho, crescimento muscular, recuperação e saúde geral.

Se você não estiver totalmente hidratado, poderá ver um desempenho diminuído na academia e um crescimento muscular deficiente.

Estar hidratado também aumenta o fluxo sanguíneo por todo o corpo, pois o maior “veículo” presente no sangue é justamente a água.

Palavras finais

Ao procurar obter mais vascularização, você não está fadado a sua genética. Qualquer pessoa pode ter veias mais aparentes, caso realmente queira isso.

É importante notar que, de tudo o que falamos, um dos fatores mais importantes são os níveis de gordura corporal, sem isso suas veias ficarão escondidas independente do que você faça.

Este texto ajudou você ?

Ainda está com dúvidas sobre alguma questão? Visite nosso fórum de discussões e compartilhe suas dúvidas com mais de 270 mil pessoas cadastradas.

×