Como melhorar flexibilidade e mobilidade no agachamento

Algumas pessoas poderão notar que, ao tentar fazer agachamento, o movimento não só é desconfortável como não é possível agachar com profundidade suficiente.

É como se,  mesmo seguindo todas as recomendações básicas para fazer agachamento corretamente, você estivesse fazendo algo errado e o movimento não parece natural.

A triste verdade é que não é impressão sua.

Enquanto o agachamento nunca será um exercício confortável, por conta da sua dificuldade natural, agachar com limitações físicas piora essa questão.

E muitas pessoas acabam fugindo do exercício, seja porque acham muito difícil ou por acharem que há algo errado que nem mesmo os professores estão vendo.

Fique tranquilo.

Na grande maioria das vezes se trata de uma combinação de falta de mobilidade com falta de flexibilidade, e isso é relativamente comum.

Método simples para aumentar sua mobilidade ao fazer agachamento

Ao procurar sobre mobilidade na internet você será bombardeado com centenas de exercícios usando aparelhos como faixas elásticas, bolas medicinais e rolos de espuma (foam roller).

Muitas pessoas já desistem da empreitada aqui mesmo, pois adiciona mais uma complicação em suas vidas.

Apesar dos treinos complexos de mobilidade terem seu lugar (merecido), se você quer apenas melhorar sua mobilidade para agachar, você pode fazer isso de forma muito mais simples.

Publicidade

Como?

Aprenda a sentar-se de cócoras. Em outras palavras, aprenda agachar até que os músculos de trás da sua coxa toquem na sua panturrilha.

Escolha um momento do dia, qualquer momento, para sentar de cócoras por 1-2 minutos.

Ao fazer isso, mantenha sua coluna em uma posição natural e tente manter sua lombar na mesma linha, sem jogar o tronco para frente.

Os pés deverão ficar na largura do ombro e apontando discretamente para fora.

Se você tem problemas de mobilidade, e seguiu corretamente as instruções acima, você sentirá vários músculos sendo alongados em especial os músculos posteriores, flexores do quadril (de dentro da coxa) e até sua lombar.

O simples ato de sentar de cócoras permitirá que você agache mais profundamente de forma segura (e sem dor).

É importante fazer isso todos os dias, para que a posição de agachar completamente se torna algo natural para você e não algo que você faça apenas e exclusivamente na academia (não é a toa que há problemas de mobilidade nesse caso).

E quando, de fato, isso se tornar natural para você (e somente quando isso acontecer), além de continuar fazendo esse alongamento, adicione séries.

Agache de cócoras (completamente) por 30 segundos, levante até o topo e flexione o glúteo e desça novamente para o agachamento completo, segure por mais 30 segundos. Repita isso por 5 vezes.

Publicidade

Lembre-se de iniciar a descida do agachamento sempre jogando o quadril para trás.

Sentir desconforto ao fazer isso é normal, o que não é normal é sentir dores articulares durante e depois. Se você sente dores nos joelhos, isso demonstra um problema articular e não de mobilidade, fique atento a isso.

Porque você PRECISA se importar com isso

São raros os casos de pessoas que conseguem agachar com boa profundidade sem nenhum problema, logo de cara.

E mobilidade é importante mesmo que você não se importe

Antes que você desista de implementar isso por pensar ser algo supérfluo já fique ciente que trabalho de mobilidade é algo que qualquer de ponta realiza e isso é feito há décadas.

Agachamento é um ótimo exercício: trabalham pernas, abdômen e até os músculos das costas (sim, das costas também).

Mas eles só são efetivos quando feitos da maneira correta e isso significa ter a mobilidade necessária para que isso seja possível.

Uma mobilidade inadequada não afeta somente seus resultados, como também pode ser perigoso.

Principalmente quando você estiver usando muito peso, usar a técnica errada para agachar faz com que seu corpo compense em outras áreas para chegar na posição que queremos estar.

Frequentemente isso leva a lesões de quadril e costas.

Enfim, mobilidade é importante e trabalhar isso permitirá que você tenha a flexibilidade para realizar o exercício do jeito que ele deve ser feito e assim ter mais resultados.

Publicidade

Este texto foi útil para você?

Muito obrigado pela opinião.

Ainda está com dúvidas sobre alguma questão? Visite nosso fórum de discussões e compartilhe suas dúvidas com mais de 270 mil pessoas cadastradas.

×