Tomar creatina vencida faz mal?

A maioria dos suplementos, quando devidamente armazenados, pode durar mais do que a data de validade, o que faz muita gente se perguntar se tomar creatina vencida faz mal ou perde os efeitos.

Este texto explica se a creatina vence e se consumir creatina vencida pode fazer mal à saúde.

Qual é a validade da creatina?

Embora a maioria dos suplementos de creatina tenham uma validade de 1 a 2 anos, estudos mostram que eles podem durar muito mais tempo do que isso.

Falando especificamente da versão monohidratada, esta forma de creatina é muito estável e improvável de se decompor ao longo do tempo.

Por exemplo, uma revisão de estudos descobriu que o pó de creatina monoidratada só mostrou sinais notáveis de decomposição após quase 4 anos desde a data de fabricação.

Veja também: O que fazer se você esquecer de tomar creatina?

Creatina não contém calorias, proteínas, gorduras, carboidratos ou água, o que também dificultará contaminação por bactérias.

Em outras palavras, sua creatina monoidratada deve durar por até 4 anos, ou seja, pelo menos 1 a 2 anos além da data de validade se for armazenado longe da luz solar, calor e umidade.

É válido lembrar que estas informações são válidas apenas para a creatina monohidratada pura (sem carboidratos/sabor) – a forma mais comum e vendida do suplemento. Outros tipos de creatina, como a creatina ethyl éster, com carboidratos e especialmente as creatinas líquidas, são menos estáveis e provavelmente estragarão antes após passarem a data de validade.

Resumo: quando armazenada corretamente – longe da luz solar, calor e umidade – a creatina monoidratada pura deve durar pelo menos 1 a 2 anos além de sua data de validade. Outras formas de creatina, como as creatinas líquidas, não durarão muito tempo além de suas datas de validade.

Creatina vencida perde os efeitos?

Vários tipos de vitaminas e minerais em forma de suplemento tendem a perder suas propriedades após vencidos, mesmo não trazendo consequências negativas para quem eventualmente utilizá-los.

Publicidade

E a creatina? Sabemos que ela não estraga facilmente, mas e os efeitos positivos? A creatina mantém os mesmos efeitos depois de passar da data de validade?

Se a creatina foi guardada em um recipiente fechado, ao abrigo da luz e, o mais importante, ao abrigo da umidade, ela não perderá seus efeitos e funcionará como uma nova.

No entanto, se seu pote de creatina foi deixado aberto por alguns dias à temperatura ambiente ou exposto a uma quantidade razoável de líquido ou luz, a creatina realmente pode perder seu efeito, pois isto facilitará a decomposição da sua estrutura original.

Em outras palavras, para preservar os efeitos do suplemento, o pó da creatina deverá estar sempre seco, sem odor, sem gosto diferente e sem coloração, assim como nova.

Veja também: Tem problema tomar creatina sem parar, por anos a fio?

Minha creatina empedrou, e agora?

A creatina pode empedrar se for submetida à alguma umidade.

Às vezes você pode abrir uma creatina nova (lacrada) e se deparar com ela empedrada. Ou a creatina não estava empedrada quando foi aberta pela primeira vez, mas mesmo tomando todas as precauções possíveis, ela começou a empedrar.

Isto ocorre porque em determinadas condições um pouco de umidade ainda consegue entrar no pote (ele não é 100% vedado).

Isso significa que já tem centenas de milhões de bactérias contaminando sua creatina? Na maioria das vezes não, e é totalmente seguro consumir a creatina.

A creatina pode empedrar mesmo com pouquíssima umidade e isso não significa necessariamente que ela já está estragada.

Publicidade

O importante é saber se ela esteve guardada corretamente durante esse tempo, ou seja, ela não estava livremente exposta ao ambiente.

Além disso, independente de estar empedrada ou não, ela não pode conter coloração diferente, odor ou gosto diferente.

Fora isso, sua creatina continua sendo… creatina.

Como saber se a creatina estragou (independente da validade)?

Para determinar se uma creatina está estragada, independente da data de validade, é essencial observar mudanças físicas no suplemento. Uma creatina que mudou de cor, desenvolveu um odor diferente ou tem um sabor incomum muito provavelmente está estragada. 

Se você suspeitar que sua creatina está estragada com base em qualquer um desses sinais, é aconselhável descartá-la para evitar possíveis riscos à saúde.

A ingestão de suplementos estragados é obviamente perigoso e, embora a creatina seja geralmente estável, a contaminação por bactérias ou a decomposição em substâncias menos eficazes como a creatinina pode reduzir os benefícios esperados e potencialmente causar efeitos adversos.

Palavras finais

A creatina monohidrato pura (sem sabor/sem carboidratos adicionados), a versão mais comum, mais usada e mais barata do suplemento, é incrivelmente resistente ao tempo e pode durar anos após a data de validade expirar.

Além disso, ela não perderá sua potencia e gerará os mesmos efeitos de uma creatina nova.

Se o produto foi armazenado de forma correta, mantendo sua consistência original, não há porque se preocupar.

Apenas não arrisque desnecessariamente se houver qualquer tipo de suspeita.

Publicidade

Por favor, faça bom uso do bom senso.

Ver bibliografia usada
  1. Stability profiles of drug products extended beyond labeled expiration dates. VOLUME 95, ISSUE 7, P1549-1560, JUL 01, 2006;
  2. Analysis of the efficacy, safety, and regulatory status of novel forms of creatine. Amino Acids 2011 May;40(5):1369-83. doi: 10.1007/s00726-011-0874-6. Epub 2011 Mar 22.

Este texto ajudou você ?

Ainda está com dúvidas sobre alguma questão? Visite nosso fórum de discussões e compartilhe suas dúvidas com mais de 270 mil pessoas cadastradas.

×