Clique aqui

Suplementação com um bom multivitamínico é importante para quem faz musculação, mas muitos não sabem como tomar corretamente, diminuindo os benefícios esperados.

Certas vitaminas e minerais presentes no multivitamínico podem ter sua absorção maximizada ou minimizada dependendo da forma que forem utilizados, por isso é importante saber como tomar multivitamínico da maneira adequada.

Mas por que usar um multivitamínico ?

Em um mundo perfeito, nosso dieta seria tão variada que todas as vitaminas e minerais que o corpo precisa viriam dos próprios alimentos.

Infelizmente, para a esmagadora maioria das pessoas, isto não é uma realidade.

Na sociedade atual, por mais que você tente incluir uma grande variedade de alimentos na alimentação, você ainda pode sofrer uma deficiência em certos micronutrientes.

Isto é ainda pior para pessoas que treinam pesado e precisam de uma dosagem diferente de determinadas vitaminas e minerais.

Muitas vezes essas quantidades maiores não conseguem ser atingidas mesmo que você faça um esforço extra.

Por exemplo: vitamina D3 estimula a produção de certos hormônios anabólicos como a testosterona, um hormônio extremamente importante para quem treina, e a principal fonte de vitamina D3 é o sol.

Para extrair a quantidade ideal de vitamina D3 tomando banho de sol é necessário deixar a maior parte do corpo exposta, sem protetor solar, por cerca de 30 minutos no sol das 10h às 14h todos os dias.

A questão que fica é: quem faz (e pode fazer) isso todos os dias ?

Pois é.

Há décadas atrás, quando a maioria da população trabalhava fora de casa, em plantações e outros trabalhos braçais, tomar sol não era um problema.

Hoje, a maioria das pessoas realizam 90% das atividades ao abrigo do sol, isso quando não é 100% e tomam sol apenas no trajeto de um lugar para outro, e mais difícil ainda no horário do dia mais propício para produzir vitamina D3.

A vitamina D3 é só um exemplo de vitamina que precisa ser suplementada, independente da sua rotina ser a mais saudável possível.

A questão é que vários outros micronutrientes acabam sendo necessários por motivos semelhantes, e é aqui que entra o multivitamínico, para gerar uma garantia a mais que o seu corpo está recebendo as vitaminas e minerais que precisa para funcionar corretamente.

Ingestão de vitaminas e minerais não é um assunto tão chamativo para quem treina como tomar creatina creatina, por exemplo, mas pode ter certeza que eles são tão importantes quanto.

Certos micronutrientes estão envolvidos na contração dos músculos; alguns maximizam a absorção de proteínas; enquanto outros auxiliam na saúde do seu sistema endócrino e facilitam a produção de hormônios.

Leve em consideração também que pessoas que realizam atividades de alta intensidade (como treinar pesado), PERDEM certos micronutrientes através do suor e precisam ingerir uma quantidade maior do que uma pessoa comum, que não realiza tais atividades.

Em suma, o uso de um multivitamínico foi criado justamente para tentar suprir a demanda maior do corpo por micronutrientes, que a dieta sozinha geralmente não consegue suprir.

Como tomar o multivitamínico corretamente e qual é o melhor horário para ingestão

Não há complexidade a respeito de como tomar um multivitamínico, a única “regra” essencial é SEMPRE ingerir sua dose diária em conjunto de uma refeição sólida, de preferência que contenha alguma fonte de gordura.

Por quê ?

Ingerir o multivitamínico junto de uma refeição sólida, contendo gorduras, aumenta a absorção de várias vitaminas e minerais especialmente das vitaminas solúveis em gordura como vitamina A, D, E e K.

Os ácidos gerados pelo estômago, para auxiliar na digestão dos alimentos, também favorecem a quebra e absorção de certos micronutrientes.

Em relação ao melhor horário, para maximizar ainda mais o uso do multivitamínico é recomendável ingeri-lo na primeira refeição sólida que ocorre após o treino, para suprir possíveis perdas que possam ter ocorrido durante a atividade.

Se você faz uso de um shake após o treino, sem problemas. Use o multivitamínico apenas quando for fazer uma refeição sólida depois depois deste shake.

Exemplos de ótimas refeições sólidas para tomar com o multivitamínico:

  • Omelete com ovos inteiros e aveia;
  • Arroz com carne vermelha;
  • Panqueca com pasta de amendoim e banana.

Qual é o melhor multivitamínico para quem treina

Esta é outra questão importante, mas tão subestimada quanto os próprios multivitamínicos.

No Brasil, todos os multivitamínicos precisam obedecer as regulamentações vigentes do órgão de vigilância sanitária (nossa famosa Anvisa).

E uma das regulamentações que afetam os multivitamínicos é de que o produto não pode fornecer mais vitaminas ou minerais que a ingestão diária recomendada permite (100% do IDR).

Detalhe: este IDR é definido pelo próprio órgão baseado em recomendações defasadas de outros órgãos.

O problema com isso é que 100% do IDR para a maioria das vitaminas e minerais, ainda pode fornecer menos do que o corpo precisa, especialmente para quem treina.

Por conta disso, neste caso específico, o ideal é comprar um multivitamínico importado e específico para quem treina.

Por quê ?

Porque estes produtos são formulados já considerando uma pessoa que treina e que vai precisar de uma dosagem maior de micronutrientes específicos.

Além disso, e o mais importante, os multivitamínicos importados não se limitam apenas aos 100% do IDR que a Anvisa obriga, mas sim o que você realmente precisa, seja 30% ou 4000% do IDR.

Por isso, no caso dos multivitamínicos, por questões de legislação (e não favoritismo) é melhor optar por um produto importado.

Segue uma lista dos principais multivitamínicos voltados para quem treina:

  • Opti-men;
  • Opti-woman (para mulheres);
  • Now Foods Adam;
  • Now Foods Eve (para mulheres);
  • Orange Triad;
  • MusclePharm Armor-V;

Palavras finais

Whey protein, creatina e BCAAs podem ser ótimos aliados na hipertrofia ou perda de gordura, mas sem um bom multivitamínico seu organismo nunca vai trabalhar a todo vapor ou ao menos como realmente deveria.

Mais importante ainda é como tomar o multivitamínico corretamente, do contrário, você não só vai estar limitando os benefícios como vai estar jogando dinheiro fora.

Lembre-se sempre de consumir sua dose de multivitamínico junto de uma refeição sólida rica em gordura, de preferência depois do treino.

Para finalizar, assista este vídeo com Diego Marcanti sobre a importância dos multivitamínicos na hipertrofia:

Este texto ajudou você ?

13 Comentários

  1. E a respeito do Animal Pack?
    também é um multivitamico mas eles aconselham a tomar 30min após a refeição que anteced o treino.
    O que acomselhariam neste caso

    • Redação Hipertrofia.org Responda

      Animak PAK (e não pack), é um ótimo multivitamínico. Bem lembrado.

      • E se a gente for corrigir vocês hein redação Hipertrofia.. Ficaríamos o dia todo kkkkkkkkkk =)

        • Redação Hipertrofia.org Responda

          Não entendemos o comentário, Bruna. Mas em relação a correção acima, existe Animal PAK da Universal Nutrition e Animal PACK que é uma cópia brasileira de baixa qualidade.

  2. No momento estou utilizando o multivitamico da growt suplementos 3 vezes ao dia na minha opinião o melhor custo benefício do mercado atual.

    • Felipe Marchió Responda

      Melhor custo benefício de fato, no geral são bem caros os multivitaminico, mas tenho meus receios particulares sobre o multi da growth.
      Mas é o que eu uso também.

      • Tales de Marco Responda

        por que Felipe?

        Pergunto por que eu também não sei se realmente é o que parece ser. Uso desde o começo do ano o multi deles e, recentemente, comprei o complexo B para um familiar, que inclusive veio me questionar sobre a procedência e fiscalização sobre a marca. Eu defendi os produtos mas sem na verdade ter embasamento nenhum, apenas as próprias propagandas deles mesmos…

  3. O Orange Triad da Controlled Labs é o melhor para quem treina pesado de 4 a 6 vezes por semana. Ou até 7. Estou o usando. Mas apenas 3 caps nos dias de treino. E duas apenas aos domingos. O Adam também é muito bom. E pra quem quer mais qualidade no esperma, este ainda é mais indicado.

    • francisco manuel Responda

      irmão como devo usar o hyperbolic
      quero tanto aumentar o meu peso
      comprei também omega3

  4. Ola, devo tomar logo após a refeição exemplo me alimento e já mando logo em seguida o multivitaminico ou espero um pouco tipo uma meia hora ou não interfere em nada tomar logo em seguida

  5. multivitaminico eu tomo de manhã na primeira refeição me sinto mais disposto o dia inteiro

Escreva um comentário