Home / Ganhar massa muscular / Como transformar gordura em massa muscular

Como transformar gordura em massa muscular

Uma dúvida muito comum nos comentários do site é sobre como transformar gordura em massa muscular, e qual seria a maneira mais rápida para conseguir isto.

Clique aqui

Logo de cara, infelizmente, não é possível transformar gordura corporal em massa muscular.

Bem, pelo menos não da forma que você imagina.

Porque transformar gordura em massa muscular é “impossível”

Massa muscular e gordura são tecidos completamente diferentes e com propósitos diferentes no nosso organismo.

O tecido que compõe a massa muscular é composto de proteína, água, glicogênio (uma forma de energia).

Enquanto a gordura corporal é composta por uma ligação de células que possuem gorduras.

Além disso, o principal objetivo da massa muscular é permitir o movimento do corpo.

Já a gordura serve principalmente como uma reserva de energia para o corpo em situações específicas.

Cada tipo de tecido também é capaz de gerar energia de formas diferentes e produzir hormônios de formas diferentes (tecido adiposo pode aumentar a conversão de testosterona em estrogênio, por exemplo).

Enfim, músculos e gordura corporal têm pouquíssimas coisas em comum, e o corpo humano não tem como transformar um em outro.

Mas porque tantas pessoas acreditam e buscam isso ?

Esta crença de que podemos transformar gordura em músculos vem principalmente de anúncios sensacionalistas que mostram transformações onde uma pessoa perdeu grande quantidade de gordura e ganhou grande quantidade de massa muscular.

é possível transformar gordura em massa muscular ?

Isso passa a impressão que a pessoa “trocou” a gordura corporal que tinha por massa muscular.

Clique aqui

A questão piora quando estas transformações vem acompanhadas de anúncios prometendo justamente esta troca milagrosa.

Infelizmente, nada no mundo vai fazer gordura se transformar em massa muscular e vice-versa. Ponto.

Isto significa também que se uma pessoa com muita massa muscular parar de treinar, ela não vai ficar obesa porque toda a massa virou gordura corporal.

Este é outro mito chato geralmente usado por aqueles que não querem se submeter ao treinamento e dieta.

Ou pior, em alguns casos, querem propositalmente desmerecer alguém que tenha muita massa muscular.

O raciocínio nesta situação é algo do tipo: “do que adianta ter tanta massa muscular, se quando ficar velho/ou parar de treinar, tudo vai se transformar em gordura”.

Texto continua após a propaganda.

O que geralmente ocorre, nesse caso, é alguém com grande quantidade de massa muscular, simplesmente parar de treinar e fazer dieta.

Isto vai fazer com que esta pessoa perca boa parte dos resultados que obteve.

Afinal, seu corpo responde ao estímulo gerado pelo treino, e com a nutrição adequada, cresce.

Se você para de fazer isto, não há porque o corpo manter a massa muscular.

Já o ganho de gordura conjunto ocorre porque o praticante, além de parar de fazer dieta e treinar, adota hábitos ruins que favorecem o acúmulo de gordura.

O que realmente pode ser feito

Se você tem interesse neste assunto e chegou até aqui, é muito provável que, em algum grau, você precise perder gordura e ganhar massa muscular.

A boa notícia é que ambos os problemas podem ser resolvidos com treinamento e dieta adequados.

A má notícia é que cada problema deve ser tratado de forma específica e no seu devido tempo.

Como regra geral, se você possui mais de 15% de gordura corporal, a melhor ideia neste momento seria focar-se em perder o excesso de gordura primeiro.

Por quê ?

De forma simples, quanto mais gordura corporal, mais fácil é ganhar ainda mais gordura.

Para ganhar massa muscular é necessário ingerir mais calorias do que o corpo precisa, para sustentar o funcionamento do organismo e ainda sustentar a hipertrofia muscular.

Isto significa que você vai ter que comer MAIS do que o comum para crescer, e fazer isto estando acima do peso é uma péssima ideia.

Você até pode ganhar massa muscular, mas não valerá a pena quando chegar o momento de perder, já que boa parte dos ganhos poderão ser perdidos.

Em suma, se você está com muito mais que 15% de gordura corporal, foque-se em perder gordura primeiro e só depois em ganhar massa muscular, para que seja possível crescer com qualidade desde o início.

“Mas não seria mais fácil ganhar massa muscular e perder gordura ao mesmo tempo ?”

Isto seria ótimo, mas é muito improvável que aconteça.

Ganhar massa muscular exige consumir mais calorias que o corpo precisa, enquanto perder de gordura exige o contrário; consumir menos calorias.

Quando estamos ingerindo menos calorias, nosso corpo é forçado a procurar outras fontes de energia para se sustentar, basicamente fazendo com que a gordura seja usada como fonte de energia (queimando gordura).

O problema é que isto também sabota o processo de hipertrofia, já que o corpo não terá energia em abundância para sustentar o crescimento muscular, que é o cenário ideal para este objetivo.

Acompanhe o Hipertrofia.org nas redes sociais também e se mantenha informado sobre o que acontece no mundo da musculação.

Clique na sua rede social de preferência:

 

Ganhar massa muscular e perder gordura ao mesmo tempo só ocorre em situações extremamente específicas.

Por exemplo:

  • Pessoas que nunca treinaram na vida – quando uma pessoa que nunca deu estímulos para o corpo crescer começa a treinar, os ganhos iniciais aparecerão mesmo treinando errado ou sem dieta. Nesta situação, nos primeiros meses de treino, mesmo comendo pouco com objetivo de queimar gordura, o indivíduo ainda pode ganhar massa muscular ao mesmo tempo.
  • Pessoas que estão voltando a treinar depois de um tempo parados – devido a memória muscular, é muito mais rápido recuperar os ganhos que você já teve um dia e isto pode ocorrer mesmo que você não esteja se alimentando para ganhar massa muscular.
  • Genética favorável – algumas pessoas (sortudas) simplesmente possuem facilidade para ganhar massa muscular, independente do que façam. Nestes casos raros, também poderá ser possível ganhar massa muscular e perder gordura ao mesmo tempo.
  • Uso de drogas – esteroides anabolizantes poderão favorecer o ganho de massa muscular e queima de gordura ao mesmo tempo.

Para todos os outros casos, infelizmente, a melhor saída é fazer primeiro um objetivo e depois ir para o outro.

Resumindo

É possível perder gordura e ganhar massa muscular, mas transformar a gordura em massa muscular e vice-versa, jamais.

Se você precisa reduzir o acúmulo de gordura e quer ganhar massa, foque-se primeiro em fazer uma dieta para queima de gordura.

Estar com um bom percentual de gordura já é meio caminho andado, a partir daqui você se sentirá muito bem consigo mesmo e poderá focar-se integralmente em ganhar massa muscular, podendo estar com um bom físico durante todo esse processo.

Este texto ajudou você de alguma forma ? Avalie!
[Total de votos: 85 Média: 3.4]

MÁXIMA CONCENTRAÇÃO. MELHOR CUSTO-BENEFÍCIO

Sobre Redação Hipertrofia.org

O maior site sobre musculação em língua portuguesa da internet. Desde 2007 trazendo o melhor conteúdo sobre musculação, sempre baseado nos últimos estudos científicos, autores renomados e experiência prática.

31
Deixe um comentário

24 Comment threads
7 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
29 Comment authors
  Subscribe  
mais novos mais velhos mais votados
Me notificar
César

É por isso que eu gosto deste site. Vai direto ao que interessa, sem frescuras, com uma linguagem simples e objetiva. Parabéns hipertrofia.

Marcos Barros

Muito bom mesmo este site! Vai direto ao ponto e esclarece muitas dúvidas, mesmo as que eu nem sabia que tinha.
Excelente redação!
Parabéns!

Gabriel Valadares

Sou magrelo, mas li até o final. Prova de que o pessoa da redação anda caprichando no conteúdo!

Luciano

Mas o que isso tem a ver com o fato de ser magro? Rs

Igor valente

Conhecimento é tudo!

Gosto muito desse site, quando surge uma dúvida ou curiosidade consigo as informações que preciso aqui. As matérias são esclarecedoras e de fácil entendimento. Excelente!

Isaque Dourado

Parabéns pela reportagem direta, clara e objetiva. Me esclareceu .Valeu

Sandro Silva

meu caso é um pouco interessante…pratiquei corrida de média/longa duração por 5 anos (em média 6, 7 km de 3 a 5 x por semana, chegando algumas vezes a correr por 15 km), tenho 1,75m e nessa época tinha uns 66 kg…na segunda metade de 2015 resolvi praticar musculação pra mudar de estética corporal pois quero hipertrofiar principalmente os membros superiores….daí mudei dieta, comecei a comer mais, treino de 4 a 5 x por semana e tive ganhos sim, mas a gordura abdominal também cresceu…hoje estou com 80 kg mas pelo que vejo no espelho creio que meu índice de gordura corporal esteja superior a 20%…
aí me vejo no dilema de, ou fazer como vocês indicaram aqui, que é focar agora em perder essa gordura, ou seja, voltar aos aeróbicos (ou HIIT) ou continuar na dieta pra hipertrofia, crescer os músculos e a barriga junto, pra depois fazer um cutting…se alguém passa ou passou por isso e puder dar uma dica, agradeço muito…parabéns ao site, acompanho sempre as postagens e vem me auxiliando bastante, abraços!

Moa

Mais um mito quebrado, parece Carl Sagan em seu livro “O mundo assombrado pelos demônios “, ou seja, vários deles estão sendo exorcizados no mundo da maromba.

Jean

Eu tenho muita barriga e faço muita flexão e corro mas não consigo perder a barriga

Mauro

Com certeza seu problema é a alimentação diminui os carbo e açúcares que vc verá os resultados em breve

Rogério Justino

Excelente matéria gosto desse site por causa disso, não discrimina ninguém qualquer pessoa seja obesa, magra, sarado ou não se sente motivado ao ler os artigos. Continuem assim parabéns.

Nuno

Só não entende quem nao quer! Muito bom! 🏋🏋🔝🔝🔝💪💪💪

Adriana

Ganho muita gordura localizada no abdômen, mesmo não comendo tanta tranqueira, ate desanimei e saí da academia, o que fazer?

Robson

O melhor site com conteúdo sobre musculação. Fala o simples, sendo muito objetivo e claro.
Parabéns! Vcs são jornalistas excelentes!

Vander

Perfeito,pois quebra muitos paradigma; ensinado assim o que é correto a se fazer!. Parabéns por essa é muitas outras publicações que virão.

Carlos Passos

Parabéns pelo artigo, estou exatamente no dilema de tentar perder gordura e ganhar massa, depois de quase 5 anos de treino. Conteúdo como o de vocês nos ajudam muito a entender o processo! Abraços em todos!

Gabriel Tjurs

Estou assistindo ao vídeo e já adverti uma amiga vegetariana que ingeri muita soja, eu mesmo numa fase vegetariana de minha mãe já ingeri muita soja. Foi bom me inteirar sobre o assunto.
Meu percentual está baixo 14% e tô tentando reduzir pra 10% mais pra área do abdômen, porquê de resto sou seco.
Agradeço pelo belo artigo.
Um abraço e continuem com o excelente trabalho,

Marcelo Lucas

Caras, com todo eu viciei no site de vocês. Pela forma como escrevem e a bibliografia, a gente sente muita confiança. E os assuntos são sempre os que interessam a quem treina. Tenho seguido até mesmo as dicas de séries com bons resultados. Obrigado pelo tão bom trabalho.

Margarete

Parabéns pelo o artigo adorei, estou tentando perder peço, com ajudar de vocês com certeza vou consegui.

Ana Paula

Eu amo a seriedade e o profissionalismo de vcs. Não falam o que queremos ouvir mas sim o que deve ser dito. Sou fã

Romario

muito bom o site que em 2015 me ensinou muito e hoje estou de volta a aprender mais e mais , sendo que voltando a treinar e perder bastante gordura que ganhei, ai vocês estão de parabéns e agradeço por tamanho conhecimento…

FLÁVIA

Excelente artigo!
Eu ainda estou uma pequena foca (rs) então qualquer ajuda serve.
Eu mesma montei uma dieta pra mim (balanceada, é claro), estou fazendo AEJ e um HIIT no final do dia, tudo de acordo com os artigos do site.
Espero obter resultados…

Bjo a todos.

Meline

Gostei muito do artigo, mas isso vale também que está no peso adequado porém tem as tais gorduras localizadas?
Quero muito ganhar massa muscular, mas sei que tenho que perder as gorduras localizadas, posso continuar a fazer a musculação?
No meu caso preciso ganhar massa por conta de um hernia de disco por esse motivo o ortopedista indicou a hipotrofia afim de estabilizar minha coluna, e por conta desta lesão alguns aeróbicos ficam mais dificieis de ser executados.
Estou aliando uma dieta de proteína e carbo (quantidade menores), diminuindo o açúcar e colando mais frutas.
E 2x na semana faço bike uns 30 min.
Estou fazendo corretamente? Como posso ganhar massa muscular e perder as gorduras localizadas? Lembrando que não estou acima do peso.

Modesto Xavier Filho

Vocês são ô cara, no quesito: treino, dieta e informações, parabéns !

Thainá

Certo, e no caso de a pessoa querer emagrece, se não fizer musculação ela pode vir a ficar flácida, então o processo da musculação junto ao emagrecimento é importante para manter a firmeza do tecido e assim também definindo-os?

Aline

Estou c 61 kilos. Tenho 1,58 de altura. Não queria emagrecer mto pra mim 59 kilos estaria ótimo. Só que tenho MTA gordura e celulites na região do quadril. Tenho uma alimentação balanceada, não consumo mto açúcar. Como faço pra perder essa gordura localizada sem perder mto peso e consequentemente ganhar mais massa magra?? Me ajudem por favor!!!

Monica

Parabéns, queria mais artigos para mulheres