Como transformar gordura em massa muscular

Uma dúvida muito comum nos comentários do site é sobre como transformar gordura em massa muscular, e qual seria a maneira mais rápida para conseguir isto.

Logo de cara, infelizmente, não é possível transformar gordura corporal em massa muscular.

Bem, pelo menos não da forma que você imagina.

Porque transformar gordura em massa muscular é “impossível”

Massa muscular e gordura são tecidos completamente diferentes e com propósitos diferentes no nosso organismo.

O tecido que compõe a massa muscular é composto de proteína, água, glicogênio (uma forma de energia).

Enquanto a gordura corporal é composta por uma ligação de células que possuem gorduras.

Além disso, o principal objetivo da massa muscular é permitir o movimento do corpo.

Já a gordura serve principalmente como uma reserva de energia para o corpo em situações específicas.

Cada tipo de tecido também é capaz de gerar energia de formas diferentes e produzir hormônios de formas diferentes (tecido adiposo pode aumentar a conversão de testosterona em estrogênio, por exemplo).

Enfim, músculos e gordura corporal têm pouquíssimas coisas em comum, e o corpo humano não tem como transformar um em outro.

Publicidade

Mas porque tantas pessoas acreditam e buscam isso ?

Esta crença de que podemos transformar gordura em músculos vem principalmente de anúncios sensacionalistas que mostram transformações onde uma pessoa perdeu grande quantidade de gordura e ganhou grande quantidade de massa muscular.

é possível transformar gordura em massa muscular ?

Isso passa a impressão que a pessoa “trocou” a gordura corporal que tinha por massa muscular.

A questão piora quando estas transformações vem acompanhadas de anúncios prometendo justamente esta troca milagrosa.

Infelizmente, nada no mundo vai fazer gordura se transformar em massa muscular e vice-versa. Ponto.

Isto significa também que se uma pessoa com muita massa muscular parar de treinar, ela não vai ficar obesa porque toda a massa virou gordura corporal.

Este é outro mito chato geralmente usado por aqueles que não querem se submeter ao treinamento e dieta.

Ou pior, em alguns casos, querem propositalmente desmerecer alguém que tenha muita massa muscular.

O raciocínio nesta situação é algo do tipo: “do que adianta ter tanta massa muscular, se quando ficar velho/ou parar de treinar, tudo vai se transformar em gordura”.

O que geralmente ocorre, nesse caso, é alguém com grande quantidade de massa muscular, simplesmente parar de treinar e fazer dieta.

Isto vai fazer com que esta pessoa perca boa parte dos resultados que obteve.

Publicidade

Afinal, seu corpo responde ao estímulo gerado pelo treino, e com a nutrição adequada, cresce.

Se você para de fazer isto, não há porque o corpo manter a massa muscular.

Já o ganho de gordura conjunto ocorre porque o praticante, além de parar de fazer dieta e treinar, adota hábitos ruins que favorecem o acúmulo de gordura.

O que realmente pode ser feito

Se você tem interesse neste assunto e chegou até aqui, é muito provável que, em algum grau, você precise perder gordura e ganhar massa muscular.

A boa notícia é que ambos os problemas podem ser resolvidos com treinamento e dieta adequados.

A má notícia é que cada problema deve ser tratado de forma específica e no seu devido tempo.

Como regra geral, se você possui mais de 15% de gordura corporal, a melhor ideia neste momento seria focar-se em perder o excesso de gordura primeiro.

Por quê ?

De forma simples, quanto mais gordura corporal, mais fácil é ganhar ainda mais gordura.

Para ganhar massa muscular é necessário ingerir mais calorias do que o corpo precisa, para sustentar o funcionamento do organismo e ainda sustentar a hipertrofia muscular.

Publicidade

Isto significa que você vai ter que comer MAIS do que o comum para crescer, e fazer isto estando acima do peso é uma péssima ideia.

Você até pode ganhar massa muscular, mas não valerá a pena quando chegar o momento de perder, já que boa parte dos ganhos poderão ser perdidos.

Em suma, se você está com muito mais que 15% de gordura corporal, foque-se em perder gordura primeiro e só depois em ganhar massa muscular, para que seja possível crescer com qualidade desde o início.

“Mas não seria mais fácil ganhar massa muscular e perder gordura ao mesmo tempo ?”

Isto seria ótimo, mas é muito improvável que aconteça.

Ganhar massa muscular exige consumir mais calorias que o corpo precisa, enquanto perder de gordura exige o contrário; consumir menos calorias.

Quando estamos ingerindo menos calorias, nosso corpo é forçado a procurar outras fontes de energia para se sustentar, basicamente fazendo com que a gordura seja usada como fonte de energia (queimando gordura).

O problema é que isto também sabota o processo de hipertrofia, já que o corpo não terá energia em abundância para sustentar o crescimento muscular, que é o cenário ideal para este objetivo.

Ganhar massa muscular e perder gordura ao mesmo tempo só ocorre em situações extremamente específicas.

Por exemplo:

  • Pessoas que nunca treinaram na vida – quando uma pessoa que nunca deu estímulos para o corpo crescer começa a treinar, os ganhos iniciais aparecerão mesmo treinando errado ou sem dieta. Nesta situação, nos primeiros meses de treino, mesmo comendo pouco com objetivo de queimar gordura, o indivíduo ainda pode ganhar massa muscular ao mesmo tempo.
  • Pessoas que estão voltando a treinar depois de um tempo parados – devido a memória muscular, é muito mais rápido recuperar os ganhos que você já teve um dia e isto pode ocorrer mesmo que você não esteja se alimentando para ganhar massa muscular.
  • Genética favorável – algumas pessoas (sortudas) simplesmente possuem facilidade para ganhar massa muscular, independente do que façam. Nestes casos raros, também poderá ser possível ganhar massa muscular e perder gordura ao mesmo tempo.
  • Uso de drogas – esteroides anabolizantes poderão favorecer o ganho de massa muscular e queima de gordura ao mesmo tempo.

Para todos os outros casos, infelizmente, a melhor saída é fazer primeiro um objetivo e depois ir para o outro.

Resumindo

É possível perder gordura e ganhar massa muscular, mas transformar a gordura em massa muscular e vice-versa, jamais.

Se você precisa reduzir o acúmulo de gordura e quer ganhar massa, foque-se primeiro em fazer uma dieta para queima de gordura.

Estar com um bom percentual de gordura já é meio caminho andado, a partir daqui você se sentirá muito bem consigo mesmo e poderá focar-se integralmente em ganhar massa muscular, podendo estar com um bom físico durante todo esse processo.

Este texto ajudou você ?

Ainda está com dúvidas sobre alguma questão? Visite nosso fórum de discussões e compartilhe suas dúvidas com mais de 270 mil pessoas cadastradas.

×