5 benefícios da carne vermelha para quem treina

Carne vermelha é um dos alimentos mais anabólicos que existem para quem faz musculação e se você é uma pessoa saudável, não há razão para ouvir o sensacionalismo da mídia e perder os benefícios que este alimento pode trazer.

Os benefícios da carne vermelha

Independente de quanta polêmica cerque a carne vermelha no mundo da nutrição, este alimento é extremamente nutritivo e contém vários benefícios interessantes para quem treina. Como por exemplo:

1 – Proteína de alta qualidade

Todos os tipos de carne vermelha são ricos em proteína completa, ou seja, proteína que fornece todos os aminoácidos essenciais para o corpo construir e reparar tecido muscular. A cada 100g de carne vermelha crua, temos em média 25g de proteína (alguns cortes podem fornecer ainda mais).

2 – Uma das melhores fontes naturais de creatina

Creatina é um composto de aminoácidos muito útil para quem treina e pode auxiliar no aumento de força e explosão muscular.

Tomando ou não tomando um suplemento de creatina a parte, pessoas que comem carne vermelha, com certeza, terão mais creatina disponível para ser usada no treino.

3 – Ótima fonte de carnosina

Carnosina, de maneira resumida, é um composto de aminoácidos que auxilia no controle e redução da fadiga muscular. Em suma, quem tem mais carnosina circulando no sangue tende a suportar mais carga de trabalho em exercícios físicos e carne vermelha é uma ótima fonte deste nutriente.

4 – Rica em vitaminas e minerais úteis na hipertrofia

Carne vermelha é rica em zinco, selênio e vitaminas do complexo B. Todos estes micronutrientes tem um papel direto ou indireto na construção de massa muscular.

5 – Maior produção de testosterona e outros hormônios

Gordura saturada e colesterol são necessários na criação de vários hormônios, principalmente a testosterona.

Cortes magros de carne vermelha, como patinho e coxão mole, possuem a quantidade ideal de gordura saturada e colesterol para que você esteja fornecendo tudo o que o corpo precise para produzir hormônios anabólicos.

“Mas o colesterol e gordura saturada da carne vermelha vão me matar”

beneficios-da-carne-vermelha

Um dos principais argumentos contra a carne vermelha é que o alimento tende a ser rico em colesterol e gordura saturada, portanto “faz mal”, causa doenças, câncer, infarto, possessões demoníacas, etc…

Publicidade

Primeiramente, colesterol é uma molécula vital para o nosso corpo. É encontrado em praticamente todas as membranas das células do organismo e é uma das principais matérias primas para fazer hormônios (como a testosterona).

O próprio fígado produz grandes quantidades de colesterol todo dia, para que sempre tenhamos o suficiente.

Então, quando ingerimos colesterol através da dieta, o fígado simplesmente produz menos, desta forma, a porção total de colesterol costuma se manter sempre sob controle (1,2).

Por isso existem pessoas que vivem de comidas gordurosas, mas quando vão fazer um exame de colesterol, está tudo em ordem (isto não quer dizer que seja saudável ou que você deva fazer isso também).

Por outro lado, também existe um pequeno número de pessoas que são sensíveis a colesterol e podem ter uma flutuação maior quando o ingerirem através da dieta.

O mesmo vale para gordura saturada. A maioria das pessoas jamais vão notar uma mudança na saúde por ingerirem este tipo de gordura, mas algumas sim.

Por isso é essencial sempre fazer consultas médicas e checkups para ter ciência da própria saúde e até onde você pode ir.

Enfim, carne vermelha é rica em colesterol e gordura saturada sim, mas isto não quer dizer necessariamente que a sua saúde vai ser afetada por isso.

“Mas e todos os hormônios que usam nas carnes hoje em dia ?”

Realmente, a carne vermelha que comemos hoje não é a mesma que os nossos ancestrais comiam.

Naquela época os animais corriam livres comendo grama e vários outros alimentos que enriqueciam a qualidade final da carne.

Publicidade

Hoje os animais são alimentados com soja ao mesmo tempo que recebem hormônios de crescimento e antibióticos.

Isto está longe de ser o ideal para a nossa saúde, a questão é que a carne vermelha não é a única a passar por processos assim.

Praticamente todos os alimentos de origem animal que chegam até as prateleiras do mercado passam por algum processo industrial que influencia a qualidade do produto. Não há como fugir.

Alias, a única maneira de viver uma vida totalmente limpa hoje em dia, é fugir para a selva e criar os próprios animais. Do contrário, você estará sempre fazendo algo “errado” para a sua saúde.

Nem mesmo o ar que você está respirando agora é totalmente limpo e possui compostos que podem causar câncer, mas nem por isso vemos pessoas andando de máscaras por ai.

Isto também não é um sinal verde para comer qualquer lixo, apenas precisamos desenvolver um equilíbrio entre ser bitolado e ser prático visando um objetivo.

Uma palavra a respeito de carnes processadas

Antes que você tire o seu peso da consciência para comer carne vermelha, é essencial saber que carne vermelha é uma coisa e carne processada é outra totalmente diferente.

Carne processada – leia-se salsicha, linguiça, bacon, salame, presunto, mortadela, carne enlatada – não possui os mesmos benefícios da carne vermelha e ainda possui os malefícios agregados a ela.

Vários estudos (estão todos nas referências) sugerem que há uma forte ligação entre consumo de carne processada e doenças cardíacas, pressão alta e até alguns tipos de cânceres.

Na verdade, a carne vermelha recebe boa parte da má fama justamente por conta desses malefícios dos processados.

Publicidade

Em suma, se você tem como objetivo saúde e hipertrofia, então esqueça carnes processadas.

Qual é a melhor carne vermelha para quem visa hipertrofia

Não existe um tipo/corte de carne vermelha que seja “melhor” para hipertrofia, mas como regra geral sempre procure carnes magras – quanto menos gordura um corte tem, mais proteína ele tende a ter.

Patinho e coxão mole são dois exemplos de cortes de carne vermelha com pouca gordura e bastante proteína. Não é a toa que são os mais usados em dietas por quem treina.

De qualquer forma, veja abaixo a quantidade de proteína, gordura e caloria a cada 100g dos cortes mais comuns:

proteina-cortes-carne-vermelha

Palavras finais

Carne vermelha é um alimento extremamente nutritivo, com vitaminas, minerais, proteínas completas, gorduras, colesterol e outros nutrientes extremamente úteis na hipertrofia.

Se você é uma pessoa saudável, não há porque se privar de uma alimento tão anabólico como este.

Claro, não estamos falando para você viver apenas de carne vermelha, mas use-a sem medo como mais uma arma em seu arsenal para ganhar massa muscular.

Referências

  1. http://atvb.ahajournals.org/content/16/10/1222.long
  2. http://www.sciencedirect.com/science/article/pii/0026049565900028
  3. http://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0271531705002290
  4. http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/8621198
  5. http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/23497300
  6. http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/20479151
  7. http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/17255565
  8. http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/18400725
  9. http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/17785711
  10. http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/22408205
  11. http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/23497300
  12. http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/15956652
  13. http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/16507831
  14. http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/18444144
  15. http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/16550597
  16. http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/23380943

Este texto ajudou você ?

Ainda está com dúvidas sobre alguma questão? Visite nosso fórum de discussões e compartilhe suas dúvidas com mais de 270 mil pessoas cadastradas.

×