Qual melhor tipo de whey protein: isolado, concentrado ou hidrolisado ?

Entender qual é o melhor tipo de whey protein pode fazer diferença real nos seus resultados e gerar economia na hora de obter sua suplementação.

Contudo, se você não chegar preparado a uma loja de suplementos, será facilmente sobrecarrego com informações, principalmente se for uma loja física onde o vendedor curiosamente recomendará o whey mais caro.

Neste texto veremos quais as diferenças entre os tipos de whey protein e qual deles pode ser o melhor para você.

Os diferentes tipos de whey protein

Existem vários tipos populares de proteína de soro de leite. A principal diferença está na forma como foram processados.

Whey protein concentrado

O “whey protein concentrado” é uma das formas mais comuns de whey e refere-se ao produto que é obtido quando o líquido do soro do leite passa por um processo de filtração para remover a água, a lactose e alguns minerais, resultando em uma concentração maior de proteína, dai o seu nome.

O conteúdo proteico do whey concentrado pode variar, mas geralmente está entre 70% e 80%. Ainda pode conter uma quantidade maior de gordura e lactose em comparação com outras formas de whey, como o isolado ou o hidrolisado.

Veja também: Melhor whey protein concentrado nacional

Whey protein isolado

Whey protein isolado é o whey concentrado que passou por uma etapa extra de filtração para remover mais impurezas.

É um whey mais caro que o concentrado e é indicado apenas para pessoas que estão em dietas com restrição de carboidratos.

O isolado também é útil para quem é intolerante a lactose, já que a mesma é removida durante o processo de filtração.

Publicidade

No mais, whey isolado é tão bom quanto o concentrado em termos de construção de massa muscular, mas é útil em situações específicas como mencionado acima.

Veja também: Como tomar whey protein: 5 dicas para extrair o máximo do suplemento

Whey protein hidrolisado

Whey protein hidrolisado é a forma mais cara de whey que existe, podendo custar até o triplo que a versão concentrada.

Esta versão passa por um processo de filtração ainda mais severo que o whey protein isolado.

Esta é a forma mais pura e biodisponível de whey protein já que após a filtragem, o whey se transforma em peptídeos facilmente absorvidos pelo organismo.

Mesmo assim, o whey protein hidrolisado continua sendo basicamente whey e vai gerar os mesmos benefícios esperados desta proteína em pó.

Claro, a fácil digestibilidade do hidrolisado e a facilidade com que ele entra na corrente sanguínea poderão gerar benefícios extras.

Mas as pesquisas sobre o tema falham em mostrar que essas vantagens são tão grandes se comparadas às outras versões, principalmente quando colocamos seu alto custo na equação.

Veja também: Tomar whey com leite ou água?

Então, qual é o melhor tipo de whey protein?

O melhor tipo de whey protein costuma ser a versão concentrada. Independente do “pedigree” ou número de processos de filtração que um whey é submetido, quando o assunto é ganho de massa muscular, sinceramente não há diferenças significativas entre whey concentrado, isolado ou hidrolisado.

Publicidade

Contudo, o whey protein concentrado fornece uma grande quantidade de proteína por dose e é o mais barato dos três.

Você pode citar centenas de estudos mostrando como um whey isolado ou hidrolisado são superiores, puros, biodisponíveis e são versões de proteína mais “nobres”.

No mundo real (o que importa para nós), está para nascer alguém que tenha significativamente mais resultados porque gastava R$150 a mais em um whey isolado ou hidrolisado, quando poderia estar comprando o dobro de whey protein na versão concentrada.

Isto significa que você só deve comprar whey concentrado? Nem sempre. Pessoas que sofrem com alergias ou intolerância a lactose poderão ter problemas gastrointestinais ao usar o whey concentrado.

Neste caso um whey isolado seria a melhor pedida.

Quanto ao whey hidrolisado, assim como versões chiques de creatina, ele tem um custo-benefício muito ruim e na esmagadora maioria das vezes não tem um preço que justifica seus benefícios extras.

Talvez pessoas que sofram com sintomas gastrointestinais, mesmo usando whey isolado, poderão ter mais sucesso com o hidrolisado, mas somente em casos do tipo.

Em suma, o whey concentrado é o ideal na maioria dos casos.

  • é uma fonte de proteína completa;
  • é o mais barato;
  • possui as mesmas propriedades anabólicas que os outros tipos.

Mas se você tem problemas ao usá-lo, infelizmente, a única saída será pagar mais caro usando whey isolado ou hidrolisado.

O isolado não causará problemas gastrointestinais em pessoas com intolerância ou alergias, mas o preço é superior e você poderia comprar muita albumina com essa mesma quantia em dinheiro.

Publicidade

Já o hidrolisado é o ideal para aqueles que pensam que a pureza de whey protein se converte em resultados (o que muitas vezes não é o caso) e possuem dinheiro extra e não se importam com o custo benefício inferior.

E whey protein feminino ?

Também existe o famoso whey protein para mulheres (feminino), que pode ser concentrado, isolado ou hidrolisado, mas com a adição de certas vitaminas e minerais que mulheres precisam mais do que homens.

A intenção é boa. O problema é essa adição extra de micronutrientes vai fazer uma diferença mínima, que não justifica o preço superior para um versão específica para mulheres.

Sem contar que 99% das vezes, sequer ocorre adição destes nutrientes, a única diferença é que o pote é vendido na cor rosa para fisgar mulheres que pensam que suplementos geralmente usados por homens podem fazer mal a mulheres.

No fim do dia, homens e mulheres podem usar o mesmo whey protein e se você realmente precisa suplementar vitaminas e minerais, vale mais a pena usar um multivitamínico sozinho do que pagar mais por um whey “feminino”.

E “milk protein”?

Existe uma proteína em pó que é vagamente rotulado como “milk protein”, mas que é vendida como uma forma mais barata de whey protein. Contudo, não se trata de whey protein propriamente dito.

Este produto costuma ser uma mistura de whey com caseína (as duas proteínas encontradas no leite) em suas formas mais simples, com menos proteína por dose e mais carboidratos.

Palavras finais

Não é bem uma questão de qual é o melhor tipo de whey protein, e sim qual se encaixa melhor na sua necessidade e você poderá extrair mais resultados gastando menos dinheiro.

Na maioria dos casos e para a maioria das pessoas, o whey protein concentrado será a melhor pedida, já que já vai fornecer proteína de altíssima qualidade para construir massa muscular.

Em outros casos, como ter intolerância a lactose ou necessidades específicas da dieta que não permitem ingestão de carboidratos ou gorduras, você poderá usar o isolado ou hidrolisado.

Este texto foi útil para você?

Muito obrigado pela opinião.

Ainda está com dúvidas sobre alguma questão? Visite nosso fórum de discussões e compartilhe suas dúvidas com mais de 270 mil pessoas cadastradas.

×