6 motivos para incluir a vitamina C na sua dieta

Vitaminas e minerais são muito importantes para praticantes de musculação, mas a vitamina C merece um lugar especial em seu arsenal de suplementos.

A vitamina C, também conhecida como ácido ascórbico, é uma vitamina envolvida em processos que indiretamente podem afetar seus resultados na musculação.

Basicamente, ela é necessária para a criação de tecidos, regeneração e é um poderoso antioxidante, capaz de proteger as células contra radicais livres e fortalecer o sistema imunológico.

É possível encontrá-la naturalmente em várias frutas como laranja, limão, morango e abacaxi. Além de vegetais como brócolis.

Enfim, vitamina C é importante, mas quanto maior é o seu nível de atividade física, maior tende a ser sua necessidade por vitamina C.

Entenda.

6 razões para tomar vitamina C (como praticante de musculação)

Tomar vitamina C é fundamental para qualquer pessoa, mas praticantes de musculação possuem algumas razões específicas para fazer isso.

Abaixo veremos os principais benefícios da vitamina C no contexto da musculação.

1 – Protege o corpo contra radicais livres

Radicais livres são gerados a partir dos processos químicos do metabolismo e tem uma forte relação com estresse oxidativo.

Publicidade

Quando geremos estresse oxidativo, seja através de exercícios físicos, dieta ou até mesmo estresse cotidiano, teremos mais radicais livres.

Estes radicais poderão atacar seus células, afetando vários processos importantes do organismo.

A vitamina C, por ser um potente antioxidante, luta contra esses radicais livres.

2 – Reduz o cortisol

O estresse gerado pelo dia a dia e pela própria atividade física pode provocar um aumento na produção de cortisol, o “hormônio do estresse”.

Ao mesmo tempo que precisamos de cortisol para viver e ter energia rápida em situações específicas, muito cortisol pode afetar sua habilidade de ganhar massa muscular e queimar gordura.

Cortisol alto aumenta seu potencial para acumular gordura enquanto diminui sua capacidade de recuperação.

A vitamina C é um dos principais nutrientes capazes de diminuir a produção desse hormônio.

3 – Melhora no sistema imunológico

Ficar doente é a última coisa que um praticante de musculação quer.

Publicidade

Isso pode arruinar a continuidade do treino fazendo você ficar em casa, e mesmo que você insista e vá para a academia, o seu desempenho não será a mesma coisa.

Ingestão de vitamina C tem uma forte relação com o sistema imunológico e pode prevenir doenças.

Mas não adianta tomar vitamina C depois de ficar doente, a maioria dos estudos mostram que ela não é capaz de curar infecções, resfriados e coisas do gênero.

Vitamina c pode impedir você de ficar doente em primeiro lugar.

4 – Ajuda a reduzir dor muscular tardia

Sabe aquela dor que você sente nos dias seguintes após um treino pesado ?

Então, a vitamina C pode ajudar a diminuir a duração e intensidade dessas dores.

Você pode pensar que isso não tem importância e até esperar pelas dores, como uma forma de avaliar a efetividade do treino.

Mas considere que quanto antes as dores desaparecerem, antes você pode treinar o músculo novamente, sem que a dor afete sua rotina.

5 – Aumenta a absorção de ferro

Publicidade

Vitamina C é muito usada no tratamento de anemias, pois aumenta a absorção de ferro pelo corpo.

Isto é importante, pois ferro é um micronutriente vital para o transporte de oxigênio pelo sangue (e até os músculos).

Deficiência em vitamina C poderá afetar sua absorção de ferro nos alimentos da dieta e, em contrapartida, afetar seu treino.

6 – Ajuda a fabricar hormônios anabólicos

Não é como se a vitamina c fosse um “anabolizante natural”, porém ser deficiente nessa vitamina fará você produzir menos testosterona do que poderia.

Testosterona é o principal hormônio envolvido no ganho de massa muscular.

Se hipertrofia é algo importante para você, então você deve fazer todo o possível para manter sua produção natural desse hormônio em dia.

Há estudos mostrando que a ingestão de ácido ascórbico aumenta a capacidade dos testículos em fabricar mais hormônios, como a testosterona.

Quanta vitamina C tomar por dia ?

A dosagem que os órgãos de saúde recomendam para a vitamina C é de 95mg para homens e 75mg para mulheres (adultos).

Esta quantidade pode ser alcançada facilmente através da dieta, simplesmente consumindo frutas como morango e laranja.

Porém um praticante de musculação assíduo, pode precisar de 500-1000mg de vitamina C por dia e é inviável conseguir isso através da dieta.

Apenas como um exemplo: você precisaria ingerir mais de 10 laranjas por dia para conseguir algo próximo a 1000mg.

Nesta situação usar um suplemento de vitamina C pode ser a melhor saída.

Você não precisa usar a marca mais cara. A matéria prima da vitamina C é muito barata e qualquer suplemento fornecerá ácido ascórbico de qualidade.

Veja alguns preços de vitamina C nas lojas Americanas.

Palavras finais

Vitamina C é importante, especialmente se você pratica musculação com regularidade e seriedade (no que tange a intensidade do seu treino).

Suplementar com vitamina C pode ser útil para melhorar inúmeros processos importantes do organismo, o que inclui melhorar sua imunidade, amplificar a absorção de ferro, diminuir dores musculares tardias e até influenciar na fabricação de hormônios anabólicos.

Este texto ajudou você ?

Ainda está com dúvidas sobre alguma questão? Visite nosso fórum de discussões e compartilhe suas dúvidas com mais de 270 mil pessoas cadastradas.

×