Home / Suplementação / Os poderes da suplementação com beta-alanina

Os poderes da suplementação com beta-alanina

Clique aqui

A beta-alanina é um suplemento usado por atletas e fisiculturistas com o objetivo de aumento de performance. Este aminoácido não essencial pode ser encontrado naturalmente no corpo e em alimentos como frango, carne vermelha e peixes.

O que é beta-alanina ?

Beta-alanina é tecnicamente um aminoácido e como você já deve saber, aminoácidos são os blocos construtores de proteína, o combustível principal para o crescimento muscular.

Contudo, a beta-alanina sozinha, não pode ser sintetizada em proteína. O seu papel é promover uma concentração intramuscular alta de carnosina, uma pequena molécula composta pelos aminoácidos histidina e alanina.

A carnosina de forma resumida, pode atrasar a falha muscular e aumentar a quantidade de trabalho que você pode fazer sob alta intensidade. Trocando em miúdos, com beta-alanina, você vai tem o potencial de treinar mais pesado e por mais tempo.

Beta-alanina também é famosa por produzir uma sensação de coceira e formigamento, o que é um efeito “colateral” totalmente inofensivo.

Clique aqui

beta-alanina

Enfim, abaixo listaremos os principais benefícios que este suplemento vai trazer para você e como ele pode aumentar o seu progresso.

Os benefícios da beta-alanina para quem treina (ou faz esportes)

1 – Aumento da resistência anaeróbica do músculo

Um estudo publicado no “Medicine and Science in Sports and Exercise” em dezembro de 2009 concluiu que a suplementação com beta-alanina aumenta a concentração de carnosina, podendo aumentar o potencial da performance durante exercícios de alta-intensidade. Os pesquisadores também descobriram que o limiar anaeróbico e o tempo para exaustão, também podem ser aumentados.

2 – Aumento da Capacidade nos Exercícios

A beta-alanina pode aumentar a capacidade nos exercícios, ou seja, você pode treinar mais pesado e por mais tempo. De acordo com um estudo publicado em 20 de dezembro de 2009, a elevação de carnosina através de suplementação com beta-alanina pode aumentar diretamente a intensidade e performance nos treinos. Em outro estudo publicado no “International Journal of Sports Medicine” em 2008, mostrou que 4 semanas de suplementação com este suplemento pode aumentar significativamente a resistência muscular durante o treinamento com pesos. Em mais um estudo publicado em 2006, foi concluído que o uso de beta-alanina atrasa a fadiga neuro-muscular.

3 – Aumento da resistência aeróbica

A suplementação com esta substância também pode aumentar a resistência em atividades aeróbicas. Pesquisadores investigaram o efeito do suplemento em ciclistas, medindo a capacidade dos atletas no fim de uma corrida de ciclismo. Eles descobriram que quando comparado com um placebo, os ciclistas que usou beta-alanina teve um aumento significativa na performance.

4 – Aumento de massa muscular

Como já vimos acima, o uso de beta-alanina pode aumentar os níveis de carnosina nos músculos. Pesquisas mostram que este aumento é diretamente responsável pelo aumento de massa muscular, força e explosão nos exercícios. Pesquisadores recomendam tomar de 3.2 a 6.4 gramas de beta-alanina por dia para aumentar de forma significativa os níveis de carnosina nos músculos.

Melhor horário para tomar

Beta-alanina funciona de uma maneira muito parecida com a creatina, ou seja, ela não vai gerar efeitos imediatamente após a primeira ingestão, mas sim conforme ela for sendo acumulada nos músculos.

Com isto em mente, o horário que você toma beta-alanina não é tão importante quanto a consistência que você toma. Simplesmente, consuma o suplemento quando achar melhor, mas tome todos os dias.

Dosagem

A dosagem da beta-alanina varia entre 3 a 6g, mais do que isso não vai necessariamente gerar mais efeitos positivos. Esta dosagem pode ser usada de uma só vez ou dividida durante o dia. Isto é útil caso o formigamento que ela causa for um problema para você.

É preciso ciclar ?

Considerando que você é uma pessoa saudável, não há real necessidade de ciclar beta-alanina por temer algum efeito colateral. Se mesmo assim você uma pulga atrás da orelha e quer adotar o lado seguro da moeda, simplesmente dê uma pausa de um mês entre cada pote (que não vai durar mais do que dois meses).

Efeitos colaterais

Novamente, se você é uma pessoa saudável, beta-alanina não tem efeitos colaterais além da famosa “coceira da alanina” que pode ocorrer no corpo inteiro e tende a piorar se você toma o suplemento com estômago vazio. Todavia este efeito não é maléfico e é uma resposta normal do corpo e como já citamos no inicio do texto, beta-alanina é um composto encontrado naturalmente no corpo humano e em alimentos como carne vermelha, peixe e frango.

Algumas pessoas podem sentir mais formigamento, outras menos e algumas nada. Isto não quer dizer que o suplemento está fazendo mais (ou menos) efeito, é apenas uma resposta individual que cada pessoa vai ter.

Mesmo assim, vale o aviso: se você tem algum problema de saúde ou faz uso crônico de algum medicamento, é sempre bom consultar um médico/nutricionista esportivo antes de começar a tomar um suplemento novo.

Beta-alanina com creatina

Um combo muito interessante para quem quer treinar mais pesado, levantar mais cargas e ter mais energia no treino é tomar creatina com beta-alanina. Ambos podem ser usados em conjunto sem qualquer problema e possuem características semelhantes no que diz respeito o aumento de performance.

Preço e onde comprar

Beta-alanina pode ser encontrada no Brasil na Growth Suplementos por cerca de R$27 o pote de 120 cápsulas (lembrando que será necessário mais de um se você quiser usar a dosagem mais alta por mais tempo). Fora do Brasil, beta-alanina da marca Optimum Nutrition (por exemplo) pode chegar até R$200, mas pode durar mais também.

Em suma, sendo beta-alanina de verdade, a qualidade e os resultados não vão mudar por conta da marca do produto.

Lembrando que também é possível manipular a beta-alanina em farmácias de manipulação, mas geralmente o custo-benefício não vale a pena. É preciso pesquisar com cuidado.

Palavras finais

Junto com a creatina, a beta-alanina é um dos melhores suplementos que podem aumentar a sua performance no treino, sem necessariamente trazer efeitos colaterais. O melhor ? Ambos os suplementos podem ser usados em conjunto para gerar ainda mais resultados.

Referências

  • “Medicine and Science in Sports and Exercise”: “The Role of Beta Alanine Supplementation on Muscle Carnosine and Exercise Performance”
  • “Amino Acids”: “Effect of Beta Alanine Supplementation on Muscle Carnosine Concentrations and Exercise Performance”
  • “International Journal of Sports Medicine”: “Beta Alanine and the Hormonal Response to Exercise”
  • “Journal of Strength and Conditioning Research”: “Effects of Twenty-Eight Days of Beta Alanine and Creatine Monohydrate Supplementation on the Physical Working Capacity at Neuromuscular Fatigue Threshold”
  • “Medicine and Science in Sports and Exercise”: “Beta Alanine Improves Sprint Performance in Endurance Cycling”
  • PAINELLI V. S. e JUNIOR A. H. J. O Papel da Suplementação de Beta Alanina e Bicarbonato de Sódio na Atividade Tampão e Desempenho. Laboratório de Nutrição e Metabolismo da Atividade Motora, Departamento de Biodinâmica do Movimento do Corpo Humano, Escola de Educação Física e Esporte, Universidade de São Paulo, PIBIC-CNPq.
  • Hoffman, J., et al. (2008). Beta-alanine and the hormonal response to exercise. Int J Sports Med. In press

Sobre Redação Hipertrofia.org

Os artigos enviados pela redação foram escritos pelos mais diversos profissionais da área e entusiastas, sempre baseados em estudos científicos recentes em conjunto de evidências empíricas. REPUBLICAR OS TEXTOS EM OUTROS SITES NÃO É PERMITIDO E SERÁ CONSIDERADO LEGALMENTE COMO PLÁGIO DE CONTEÚDO PROTEGIDO POR LEIS DE PROPRIEDADE INTELECTUAL.
Clique aqui para saber mais

91 comentários

  1. Nenhuma novidade.
    Como já vi um tópico parecido neste mesmo blog,
    eu vejo este novo apenas como um UP.
    Ha braços e bons ganhos;

  2. Anderson Moss

    será que é bom msm? :D

  3. isso ai é bomba de cavalo ! não tomem

  4. Tem um post de uns 2 meses atrás falando quase a mesma coisa….
    E qualé bomba de cavalo, vá lê um pouco antes de falar besteira, beta-alanina + creatina faz um pump muito bom, pena que é um pouco caro.

    • o topico passado disse sobre beta-alanina suplementada juntamente a creatina . Esse topico foi exclusivamente sobre beta-alanina

  5. cláudia fonseca

    Os caras viajam de vez em quando…imagina que num site conceituado como esse iria recomendar que atletas usem bomba de cavalo….Vitao vai treinar e pare de postar vista aí vai…

  6. Simon Baillargeon

    Eu gostaria de saber se alguém já tomou isso e qual são os resultados que você tiver?

    Quanto tempo você tomou e como funciona o ciclo desse produto?

    • eu ja tomei é super bom, o ruim e q da efeito colateral como ja citaram abaixo, da umas coceiras na pele,mas e normal,n vai deixar de tomar por causa disso ne! os resultados sao ainda melhores se voce ciclar a creatina junto com a beta alanina, fazendo o seu corpo ficar altamente anabolico, e promovendo ganhos de massa muscular e forca de forma mais rapida e efetiva em relacao a tomar a beta alanina sozinha. espero q a dica tenha ajudado. abraco

  7. Eu tomo, dá um gás super bom. O ruim é que dá efeito colateral, pinica tudo! AHUSHUAS

  8. Qual o melhor horário para se tomar a Beta-Alanina?

    • cara voce pode dividir as 6.4 gramas p/dia em 2 doses de 3.2g,pois vc fica mais tempo c a beta alanina atuando no seu corpo. toma 1 dose de 40min. a 1h e meia dp de uma refeicao, e a outra toma ate 30 minutos antes de malhar. abraco

  9. melhor horario junto das refeiçao q vc faz ok jefferson toma pretreino 1h~2h antes e pos 2h+ ok isso tmb sempre sigame dieta balanceada pra melhores resultados positivos isso n e bomba de kvalo cmo falaraum isso ta no alimento tmb e um plus ppra qm treina monstro!

    • Se eu tomar muita Beta-Alanina eu vou escrever mal assim q nem vc?

      • lol kra se liga no brain no gain pra vc vai studa so kero ajuda os frangos de plantao!!!!!!!!!!!!

        • Vai “studa”? Acho q quem precisa estudar aqui é vc hein.

          • kkkkkkk kra vc fik axandu coiass irrelevants aki pra gente o negocio e mto treino dieta e ciclo monstro vc axa q eh o prof pascoal kkkkkkkkkkkkkkkkkkk se liga vai procura forum de nerd entao rapa!

          • olá, eu sou o Professor Pascoal

            Vai aprender a escrever antes de comentar o post!!!

            O cara está comentando um post sobre Beta-alanina e vem falar em ciclo monstro??? kkkkkkkk

    • Analfabeto detected.

      • lolz eu screvo assim pq kero manu n to afim de portugues i tal ok no brain no gain pra vc!!!!!!!!!

        • O cara fica repetindo “no brain, no gain” e escreve igual a um retardado.
          Se liga cara, para ser grande não é preciso deixar de estudar. Se você gastar 1h no teu treino, 1h se deslocando para o local do treino e 7h dormindo, terá 15h do seu dia para comer, trabalhar e estudar. Não há desculpa para ser analfabeto.

  10. Qual a melhor marca de Beta-Alanina?

    • marcelo o important e ta com dieta balanceada monstro juntamente aos suplementos lembre disso os importados n passa anvisa ou seja tem coisa dentro (aes)) entaum se ker ser naturis sempre compre nacional registrado oksss vlw!!!!!!!!!!!!

      • tá de sacanagem ne? se tiver falando serio vc é pior que o vitor ali (msm sabendo q ele está falando ironicamente) vc é um animal cara…se quer ser burro seja sozinho..mais nao atrapalhe os outros

        • kkkkkkkkkkk sua mae se lgia irmaao oq eu to falando aki e baseado em estudo cientifico artigo nada de noticiazinhas em fundamento mano vai le po!

          • Artigo científico?!? E tu lá tem nível para ler artigo científico? Se você realmente lê artigos e publicações com tal nível explanado e, ainda assim, não conseguiu aprender a escrever pode se tratar de algum problema mental.
            Dica: Procure um neurologista ou um psicólogo man, pois isso não é normal e muito menos saudável!

  11. Cleider Lucas

    onde posso encontrar este suplemento? Site?

  12. o vitão trollando e todo mundo indo na dele kkkkkkkkkkkkkk

  13. Alguem sabe algum site que se encontre? alguma fonte de confiança? Qual marca? Dicas?

  14. Gostaria a onde eu posso ta comprando betalanine ou betalanina tanto faz.. em PÓ alguém sabe algum site confiável que venda a mesma ? se alguém poder me ajudar eu agradeço

  15. MAS não acho onde comprar, ALGUEM SABE AE?

  16. SIMPLES, FARMACIA, MANDE MANIPULAR, CICLO FAZ TEMPO E TO TENDO BONS RESULTADOS.

  17. eu tomo desde janeiro, obtive bons resultados ! agora ele sempre acompanha minha suplementação com creatina, por não ser um suplemento caro, mas muito bom.

  18. Qual é a melhor marca???

  19. esse produto é bomba pra cavalo, voce toma e depois fica com os musculos inchandos, digo isso por que meu amigo tomou e aconteceu com ele

  20. Bom dia geral. Eu comprei o Betha Synth da Allmax e as instruções de uso são 3 colheres de chá ao longo do dia totalizando 9g. Ultrapassando a indicação do post de 6g ao dia. Alguém que esteja tomando, pode dar uma dica de como tomar (ao longo do dia? antes ou pós treino) e quanto tomar?
    Abraços

    • Eu uso justamente essa e a instrução de pote são 2 colheres de chá totalizando 6,4g, não 9.

      • Boa tarde eu comecei a tomar a uma semana, foi receitado pelo meu médico ortomolecular, a dose é beta alamina 500mg 1 comp. antes do treino.
        Show de bola.

  21. BETA-ALANINA 800 MG MALATO DE DICREATINA 1000 MG E ACIDO MALICO 500 MG É OTIMO PUMP !! ALÉM DE AUMENTAR OS NÍVEIS ENERGETICOS SÓ EM FARMACIA DE MANIPULAÇÃO .

  22. Tive alergia a Beta alanina, fiquei cheia de erupcoes no corpo!
    Tenha cuidado quem for tomar, e bom tomar isolado antes p ver se nao da reacao, a minha foi em menos de 24 horas

  23. [img]http://www.bosin.info/shard.gif[/img]iiiixi essi produto n e bomba n se eh loki irmaum n ta sabend de nada le um poko na boa existe creatina pra kvalo mas n isso ok abrass!!!!!!!!!!!

  24. gostaria de saber se posso associar a beta-alanina + hmb + zma, e se a beta -alanina tem algum efeito colateral. um abraço a todos!!!!

  25. ola amigos , sou corredor obs . faço corrida de montanhas ,
    tomo alguns suplementos como bcca/maltodestrina/multivitaminicos e weyprotein , posso tomar a betaalanina juntos com tudo isso?

  26. sou estudante de edc.física , é uma preocupação de todos melhorar o desempenho de treino , força e resistênçia, que bom ,também acho , mas cada um reage de forma diferente ao medicamento ou suplemento administrado , o melhor a se fazer , isso é se quiser, é procurar um fisiologista para melhor informar quem quer tomar esse ou aquele outro suplemento, valeu!#FICA A DICA#

  27. bom Beta alanina que tomo e da ALLMAX que é mais enconta
    ja tomei 1kG deu pra 3 meses tem uma pequena contra indicaçao pra quem tem alergia a melancia , a cosseira que vc sente e normal porem em quem é alergico causa nauseas e outros sintomas adversos pesquisem mais bons ganhos !!!

  28. e bom mesmo pessoal conselho vivamente

  29. Estou tomando um Pré Treino da Dak Cyde (Phenom) !!!! Muito bom, indico o uso!

  30. Cara eu ainda nao usei esse suplemento nao más pelo visto ele e bacana de mais vo passar a usar ele

  31. Este suplemento retém líquido?

  32. Mauro Nogueira

    Bom dia. Li o artigo e muito me interessa, pois sou ciclista, não profissional, porem com o desempenho bom. Gostaria de saber como comprar.

  33. quando devo tomar ?? obs: quero saber os horários no dia…

    • O correto de tomar a beta alanina é dividida no dia, tome de manhã , atarde e depois do treino divida uma porção de 5 a 6 gramas em 3 porções no dia.

    • Victor Azevedo

      a quantia é de 3,9g ( um scoop) ou 7,8g ( dois scoops), nada haver que esse rapaz falou, esse aminoácido é pra quem pratica esporte, ele é do tipo que agt chama de pré-treino, toma antes de praticar o exercício, 20 ou 30 minutos antes… flw

    • O henrique tava certo e o Victor ta falando merda. Nem sei se esse muleque leu o texto. Divida as porções durante o dia, entre 400 mg e 800 mg. No total você deve consumir entre 4 e 6 gramas de bea-alanina, ou seja, se você dividir em porções de 400mg, você deve tomar 10x ao dia.

    • Aliás, não tem por que tomar beta-alanina antes do treino (não que vá fazer diferença alguma), já que ela funciona igual a creatina, para ter resultados ela precisa estar saturada no seu corpo, ou sej,a você só sentirá diferenças com a suplementação após pelo menos 3 semanas de uso contínuo.

    • normal ,da coceira e formigamento mas nada de mais ,se ficar depois de horas de ter tomado vc deve parar de usar mas se passar rapido continua usando. é um otimo produto

  34. Olá, pessoal!
    Vão no youtube e pricurem pelo título:
    SUPLEMENTAÇÃO PARA UM SUPER CORPO 1 e vejam o que vocês acham.

  35. claudio coelho

    Eu tomo esse suplemento e recomendo pra quem treina super pesado quenem eu ,esse suplemento me ajuda muito quando vou fazer minhas séries de 8rpt com 250kg e ele me recupera do cansaço muito rápido!

  36. eu ja tomei be alanina. meu suplemento boom demais toop. ganhei muita força resistencia.disposiçao e
    o unico efeito ruiim que éé foda treinar ocm uma cocera do crl. na orelhas naris bariga e etc

  37. Olá…
    Se alguém puder me ajudar agradeço…
    Eu já tomo whey protein , creatina e polivitamínico…
    Este mês eu estou querendo algum suplemento novo para dar uma força… Sei que cada um tem um papel diferente.
    Mas na opinião de vocês caros marombeiros, é melhor eu comprar uma beta-alanina ou um BCAA?
    No caso da beta alanina eu tenho que ter uma l-histidina para tomar junto ou não?
    Posso fazer um ciclo de beta alanina de um mês ou tem que ser mais?

  38. É jogar dinheiro fora, o único suplemento que dá resultado é a creatina. O resto é tudo adulterado só farinha, e outra a creatina depois que vc da uma pausa vc vai perder bruscamente peso,porque seu organismo demora a fabricar novamente abrs.

  39. Olha, eu usei beta alanina, no inicio tinha formigamento e talz, mas depois de um tempo sumiu.
    Tomei 6 gr por dia, e não vi muita diferença, mas isso pode ser por N motivos né.
    De qualquer forma, só queria deixar mais informações, tem um site examine.com que reúne muitas informações sobre vários compostos de suplementos, no caso da beta alanina ele tem uma quantidade interessante de tópicos, como interações com hormônios, com taurina, com creatina, com carboidratos, toxidade, efeitos neurológicos e etc. Interessante que a beta alanina até retarda o envelhecimento(segundo um dos estudos), interessante também é que todas as informações nesse site tem referencia, são 130 nesse caso. Também tem uma tabela que faz uma compilação dos estudos e mostra pra cada resultado, o nível de evidencia, a magnitude do efeito e a consistência dos resultados. Segue link direto para beta alanina: http://examine.com/supplements/Beta-Alanine/

    Paralelo a isso(talvez eu esteja chovendo no molhado), existe outro site, labdoor.com , que avalia suplementos disponíveis no mercado e os classifica com testes laboratoriais, mais ou menos o que o immetro faz as vezes, com a diferença que eles te mostram todos os produtos, as notas, os resultados das analises, e ainda ordenam por melhor qualidade ou custo beneficio. Ainda não tem muitos suplementos, mas o site está crescendo, no caso a beta alanina está em alguns dos pre-workout que eles avaliam.

    E por ultimo, sobre preço tem uma marca custo beneficio, BulkSupplements que ainda não me decepcionou.

  40. É possível ganhar massa muscular rapidamente sem tomar nenhum suplemento??? E como fazer para ganhar massa rapidamente???

  41. cara ..
    R$ 27 na gown, http://www.gsuplementos.com.br/power-alanine-120-caps-growth-supplements-p985922
    É isso mesmo, só eu to que to achando muito barato … na verdade barato até demais…

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Os comentários serão analisados pela moderação antes de irem ao ar, isto pode demorar algumas horas. Comentários agressivos, ofensivos, com propagandas ou que não adicionam algo a discussão, não serão aprovados. Críticas são bem vindas, desde que feitas com educação.