Home / Treino / O Pior Mito na Musculação para Mulheres

O Pior Mito na Musculação para Mulheres

O mito mais comum no treinamento com pesos feminino sem dúvidas é a crença de que levantar pesos pode causar um aumento de massa muscular indesejável ou “incontrolável”.  A realidade ? Mulheres simplesmente não tem hormônios suficientes para ganhar toda essa massa muscular. Ao contrário da maioria dos homens, as mulheres que tem como objetivo o ganho de massa muscular certamente sofrem para alcançar esta meta. Requer muita dedicação, dieta, treinos precisos e as vezes até uma ajuda química.

Clique aqui

A verdade é que a massa muscular não vai  aparecer de uma hora para outra só porque você se arriscou a fazer musculação. As mulheres que simplesmente aceitam este mito sem questionar, estão perdendo os benefícios que o treinamento com pesos pode oferecer.

As mulheres que incorporam o treinamento com pesos na sua rotina conseguem um aumento de tecido muscular. Isto significa que quando você subir na balança o seu peso total estará maior. Mas não pare de ler!!! A questão é que massa muscular pesa mais do que gordura. Então se você ganha massa muscular, o seu peso total aumenta, porém não quer dizer que uma pessoa ficou mais gorda. Para quem não sabe os músculos são queimadores de gordura, o corpo gasta energia a mais para conseguir sustentar massa muscular e conseqüentemente a gordura é que tem que ir embora.

Quanto mais densos os músculos, mais calorias você queimará para mantê-los. Pesquisas afirmam que a cada 500 gramas de massa muscular ganhada, você queimara cerca de 50 calorias a mais por dia. Se você conseguir ganhar 2kg de massa, você estará queimando 200 calorias a mais, você estará perdendo peso sem fazer nada. É óbvio que para ganhar massa, você terá que treinar e se alimentar de acordo o que vai gerar uma perda de peso ainda maior.

Além de tudo, o treinamento de pesos é o que vai dar forma ao seu corpo, apenas perder peso não adianta nada, você ficará a mercê da sua genética. Do contrário a única coisa que escupirá o seu corpo é a musculação!

Conclusão

Chega de dar desculpas para não “puxar ferro” na academia, a não ser que você tenha uma genética absolutamente masculina e rica em testosterona você não vai ficar musculosa somente por se aventurar com os pesos. Se você quer esculpir o seu corpo e queimar gordura, você terá que treinar pesado como todo mundo.

Clique aqui

Boa sorte!

 

E se o texto ajudou você de alguma forma, considere assinar nossa lista de emails, desta forma você será o primeiro a ser avisado quando um novo texto como este for lançado.

Basta clicar aqui e colocar o seu email principal.

Caso preferir, você também pode curtir nossa página no Facebook. Avisaremos por lá também e tudo o que você precisa fazer é clicar no "curtir" abaixo :).

MÁXIMA CONCENTRAÇÃO. MELHOR CUSTO-BENEFÍCIO

Sobre Redação Hipertrofia.org

O maior site sobre musculação em língua portuguesa da internet. Desde 2007 trazendo o melhor conteúdo sobre musculação, sempre baseado nos últimos estudos científicos, autores renomados e experiência prática.
Clique aqui para saber mais

43 comentários

  1. Gente, adorei o post! Espero que apareçam mais ajudando as mulheres!

  2. Aline Fernandes

    Boa noite!
    Tenho uma duvida e espero que vc possa me ajudar!!
    Sou estudando de EF, faço estagio em uma academia de bairro, o professor é bem informado, me dá altas dicas, realmente me ajuda muito.
    Sempre fui gordinha, mas descobri na academia que gosto e muito de puxar ferro, estou pegando pesado meus treinos de membros inferiores evoluirem bastante em pouco tempo e já vejo resultados.
    Mas meus membros superiores são evoluidos, minha genetica é boa, meus ombros são largos, minha estrutura ossea é avantajada.
    Treino peito e costas apenas duas vezes por semana, mas já vejo resultado, estou mais definida, porém meu professor e meu namorado têm reclamado que estou inchada, que já estou ficando definida e que não tá ficando legal! =/
    O que faço, escuto eles e diminuo meus treinos de membros superiores, estou pensando em nem treinar mais superior.. mais tenho medo de ficar desproporcional.
    Por favor, me ajudeeee!!

    • Aline Fernandes

      Simples e só treina mais leva com menos carga 1 vez por semana essa
      parte muscular que tá gerando maior ganho de massa apenas.

    • Eu queria diminuir gluteo e coxas, e o treinador me passou um treino de 4 séries de 30 repetições. Em 2 meses reduzi 2,5cm de quadril e 2 cm de coxa.
      Será que não seria o caso de aumentar o número de repetições com menos peso?
      Só uma sugestão, tá? Conversa com o seu treinador, que ele já te conhece, conhece o seu metabolismo e vai te orientar com conhecimento de causa. Só to dando um pitaco.
      Boa sorte!

    • No caso você tem que treinar mais cárdio, que queima calorias, e que mexa mais com a parte superior do corpo, exemplo aulas de grupo, como Body-Combat, aeróbica…. assim perderá mais peso na parte de cima e ficar mais fininha na parte de cima, tambem.

  3. Aline Fernandes

    É Chester, tive essa idéia..acho que vou coloca-la em pratica e ver os resultados!

    Valeu!

  4. Adorei a matéria, mas meu problema é complicado. Tenho uma séria lesão na cartilagem do joelho provocada por um mal posicionamento da patela. Ai depois de anos de molho, meu ortopedista me deu 6 meses para fortalecer (muito) a perna para não precisar de uma cirurgia, mas muito ele disse perna de Rambo ele especificou hipertrofia! Ok, mas não posso nem passar perto da esteira ou demais exercícios de impacto, na verdade ele só só liberou a musculação (sem agachamento) ai em outro canto da cidade minha nutricionista cortou o consumo de carboidratos e reduziu meu consumo de proteinas a uma vez por semana :) bem tenho 1,60 e estou com 68 kg não penso estar tão fora do peso assim para uma dieta tão radical, mas e agora? Tomo suplementos? Como consigo ganhar massa em tão pouco espaço de tempo (6 meses) adoro musculação, mas sei que a hipertrofia leva tempo e muito tempo. Alguém pode me dar uma dica de um treino de hipertrofia? Na academia me deixam horas na bike, e o treinão básico de leg, voador, abdução e extensora (sem efeitos até agora). 3 meses já se foram :(

  5. È mulherada, não trata de pegar pesado na musculação pra voces verem não, ai depois vira pra mim e fala que nao quer treinar braço pra nao ficar q nem homem! ta de sacanagem neh!!!

  6. ótimo post , adoro malhação próximo ano começarei estudar EF, meninas treinar os membros superiores é tão gratificante quando inferior,só devemos tomar cuidado com o que realmente procuramos dentro de uma academia, antes de começar a malhar vamos pensar quais serão nossos objetivos, após é só muita malhação e nada de corpo mole é como sempre digo os resultados só dependem de nós mesmas ! Então bora malhar ;D e não se esqueçam boa alimentação é fundamental #

  7. nao façam faculdade de educ. fisica, ai eu gosto, e bla bla bla, vcao passar fome, quem avisa amigo eh.

  8. olá, malho pesado 3xsemana, nos outros dois faço pilates e aerobico forte, e ja faz 2 anos, e gostaria de queimar a gordura localizada acima do joelho e posterior de perna, nao vejo resultado. cuido da alimentação. gostaria de saber se faço algo errado.
    obs. tomo isowhey+ glutamina, todos os dias.
    desde ja obrigada.
    lu

  9. olá, malho pesado 3xsemana, nos outros dois faço pilates e aerobico forte, e ja faz 2 anos, e gostaria de queimar a gordura localizada acima do joelho e posterior de perna, nao vejo resultado. cuido da alimentação. gostaria de saber se faço algo errado.
    obs. tomo isowhey+ glutamina, todos os dias.
    desde ja obrigada
    lu

  10. olá,tenho facilidade pra perder peso,mas independente do meu peso sendo quando estou no ideal ou acima tenho MUITA celulite ans pernas e bumbum perdi 31 kg e elas permaneceram,meu malhei 1 ano e 8 meses seguidos com mt dedicação pra enrrigecer pois perdi peso antes de começar malhar a base de remedios, ou seja o tempo foi so pra musculação mesmo , na perna obtive rescultado nas laterais externas ,ganhei musculos,mas na interna nao consigo de forma alguma enrrigecer nossa,o problema esta em que? tem solução? boa noite.

  11. Olá meu problema e gordura nos braços tenho corpo e gosto, malho mais não consigo afina os braços.O que faço como treina pra isso sem engrossar mais.

  12. Quando comecei a fazer musculação, há bem uns 15 anos, o meu primeiro treinador – diga-se de passagem, um cara supercompetente! – identificou que eu tinha muita tendência a ganhar massa muscular. Então, ele me advertiu que eu devia fazer muito alongamento, antes, entre as séries e depois, pra não ficar com aquele aspecto “empelotado” que geralmente as mulheres não desejam. Segui o conselho dele e deu supercerto.
    Fica a dica: caprichem no alongamento, não tenham preguiça não!
    Bom treino a todas.

  13. Oi!
    Tenho 22 anos, 1.80 de altura e peso 55kg e gostaria de ganhar massa muscular…
    Eu fiz matricula hoje em uma academia, eu gostaria de algumas dicas sobre alimentação, o que devo comer para ganhar massa muscular e vê que esta fazendo resultado?
    Sei que não vai ser de um dia para o outro que eu vou ganhar massa muscular, mais eu gostaria de começar com uma alimentação correta.

    Obs: minha genética de “magra” não ganho peso fácil =/
    Gostaria muito que me ajudasse.

    Desde já obrigada!

  14. Oi!
    Tenho 22 anos, 1.80 de altura e peso 55kg e gostaria de ganhar massa muscular…
    Eu fiz matricula hoje em uma academia, eu gostaria de algumas dicas sobre alimentação, o que devo comer para ganhar massa muscular e vê que esta fazendo resultado?
    Sei que não vai ser de um dia para o outro que eu vou ganhar massa muscular, mais eu gostaria de começar com uma alimentação correta.

    Obs: minha genética de “magra” não ganho peso fácil =/
    Gostaria muito que me ajudasse.

    Desde já obrigada!

  15. Bom dia, tenho algumas dúvidas.. aquelas de sempre.. malho a 2 anos, e já tive algumas melhoras corporais, mais sempre desisto no caminho.. por preguiça, desânimo.. mais quero retomar aos treinos pra valer.. pois malho a algum tempo e continuo quase na mesma.. preciso de dietas e dicas de treino pra hipertropia de glúteos e coxas! Tenho uma genética boa.. se alguém puder me ajudar ;)

  16. ahhh.. tô com 66kg, e 22 anos ;)

  17. estou treinando,para modelar meu corpo,tenho 44 anos será que terei a resposta que espero do meu treino,treino de 5 a 6 vezes por semana?

  18. vem ki mulher não ganha musculos como os homens blz, mais então
    como aquela mulher na foto ficou daquele jeito, foi bomba ou é homem ??? :0

  19. Boa postagem! Sou viciada em musculação. Poderiam postar mais posts para mulheres já que não tem muitos sites voltados para mulheres na internet..

  20. Boa tarde. Gostaria de tirar uma dúvida. Não acho bonitas barrigas marcadas, nem com músculos hipertrofiados. Mas sei da importancia de uma musculatura fortalecida para sustentação e apoio à coluna, etc. Posso fazer somente pouquíssimos abdominais para cumprir o objetivo estrutural destes músculos sem que eles cresçam ou definam:) Gosto de outras partes do corpo mais saradas, mas abdômen mais pra dentro mesmo. Pode isso:)

  21. Adorei o post! Estou totalmente de acordo!! Sou apaixonada por treinar com pesos, e treino pesado! Espero que vocês postem mais coisas relacionadas a esse tema! abraço

  22. Mulheres …Leiam esse Artigo!
    rsrs…
    Bons treinos!

  23. Mulheres …Leiam esse Artigo!
    rsrs…
    Bons treinos!

  24. Santo Leg Press de meia tonelada descendo 3cm huahuauauauau

  25. adorei otimos conselhos vou seguir a risca

  26. Quero perder. Barriga
    e engrossar. As. Pernas ja perdi peso. Quero apenas. Coxa

  27. Quero. Ganhar coxa. E perder a. barriga eliminei 17lkilos como. Façl

    eliminei 17. kilos. Quero perder barriga .e. Ganhar. coxa. Como. Faço ja to na academia

  28. Oi ótimo artigo, quero saber se tomando dextrose posso engordar? e se tem algum suplemento para ajudar a definir o corpo?

    • tudo depende, dextrose é um carboidrato de absorção mt rápida, ótimo para pós treino, contudo se seu treino estiver ''fraco'' ou sem aeróbico pode acabar ganhando uma gordura indesejada sim , mas vai depender mais do que vc come durante o dia e a rotina que vc leva, abrçs!

  29. “Massa muscular pesa mais que gordura”, Deus do céu! O que pesa mais, 1 kg de chumbo ou 1 kg de algodão? A massa muscular é mais densa e compacta, não pesa mais, não existe isso de achar que músculo pesa mais que gordura. 1 kg de músculo tem o mesmo peso que 1 kg de gordura.

  30. A mais pura verdade o que o post diz. Quando eu comecei a malhar tinha esse medo de ficar “musculosa”… engano meu, pois com o tempo descobri que gosto de puxar ferro, malho pesado, faço dieta para ganhar massa muscular e ainda assim é difícil ganhar músculos. Se jogem meninas, musculação é bom demais!!
    E gostaria que vocês postassem mais coisas direcionadas para o público feminino, porque esses sites de “mulher” só sabem falar da dieta dukan e outras, nenhum manda comer uma boa batata doce no pré-treino, por exemplo, só “danoninho”. :P

  31. Comercei a treina agora e tenho uma meta “fica Big” preciso de algumas dicas!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentários agressivos, ofensivos, com propagandas ou que não adicionam algo a discussão, não serão aprovados.

Simple Share Buttons