Efeitos Colaterais da Efedrina

Este artigo tem o simples intuito de informar os efeitos colaterais do uso contínuo de efedrina.

Existem vários efeitos colaterais relacionados a efedrina. Os sintomas mais comuns são:

– Boca Seca
– Insônia
– Dores de Cabeça
– Ansiedade

Estes efeitos podem diminuir depois que corpo se acostuma com uma dose regular de efedrina, caso haja aumento da dose os efeitos podem retornar.

Os efeitos colaterais mais sérios da efedrina estão relacionados ao abuso dessa droga ou devido a pré-disposição a algumas doenças do coração. Algumas pessoas com o tempo param de sentir os efeitos da Efedrina e pensam que ela não está mais agindo e acabam aumentando a dose, as vezes levando um círculo vicioso muito perigoso. Lembrando que como todo estimulante, a efedrina vicia, pessoas com a mente fraca podem sofrer de dependência. É muito comum pessoas não conseguirem mais treinar do mesmo jeito sem o uso de efedrina, acham que não vão ter o mesmo desempenho e recorrem ao seu uso contínuo.

Problemas cardiovasculares x Efedrina

O uso da efedrina pode aumentar a pressão arterial e gerar palpitações. Os efeitos podem ser desastrosos com o abuso dessa substância. Pessoas com problemas cardíacos ou principalmente que não sabem se tem algum problema cardíaco ou de pressão arterial devem ficar longe da efedrina, especialmente da combinação efedrina + cafeína a não ser que estejam sob supervisão médica. Uma dica importante para qualquer pessoa que já esteja usando é medir sua pressão regularmente.

Outros Possíveis Efeitos Colaterais

* Náuseas
* Vertigem
* Irritações no estômago
* Diarréia
* Pedras nos Rins
* Tremores
* Nervosismo
* Perda de Apetite
* Suor em excesso
* Efeito diurético leve

Conclusão

Algumas pessoas podem ficar apavoradas com esta lista de efeitos colaterais, porém quando o seu uso é bem empregado e o usuário é uma pessoa saudável e equilibrada o uso desta substância pode trazer grandes resultados.

Referências:

http://altmedicine.about.com/cs/allergiesasthma/a/Ephedra.htm

http://www.ironmagazine.com/review47.html

http://www.ephedrine-news.com/html/effects.html

1. Pasquali R, Casimirri F, Melchionda N, Grossi G, Bortoluzzi L, Morselli Labate AM, Stefanini C, Raitano A. Effects of chronic administration of ephedrine during very-low-calorie diets on energy expenditure, protein metabolism and hormone levels in obese subjects. Clin Sci (Lond) 1992 Jan;82(1):85-92 (abstract)
2. Chait LD. Factors influencing the reinforcing and subjective effects of ephedrine in humans. Psychopharmacology (Berl) 1994 Jan;113(3-4):381-7
3. White LM, Gardner SF, Gurley BJ, Marx MA, Wang PL, Estes M. Pharmacokinetics and cardiovascular effects of ma-huang (Ephedra sinica) in normotensive adults. J Clin Pharmacol 1997 Feb;37(2):116-22

Redação Hipertrofia.org

Os artigos enviados pela redação foram escritos pelos mais diversos profissionais da área e entusiastas, sempre baseados em estudos científicos recentes em conjunto de evidências empíricas.

Outros artigos interessantes...

Clique aqui!

23 Respostas

  1. luiz disse:

    eu comecei a tomar hj ec mas tenho uma duvida,tomei as 7:00 junto com minha refeição ai tive palpitaçoes e boca seca la pras 10:00 mandei meu pré treino e 11:00 fui treinar antes passei na farmacia pra medir pressão até entao so estava meio acelerado, minha pressão tava 15/8 normalmente é 12/8 a mulher até perguntou se eu estava fazendo atividade fisica falei q mas na verdade ia treinar ainda,o treino n foi com a intencidade que estou acustomado estava muito ofegante parecendo um fumante voltei pra casa mandei meu shake e esperei 1h ai passo todos os sintomas mas fica a pergunta posso continuar o ciclo ou devo parar pela elevação da pressão arterial ?

    • brunno sylvestre disse:

      Ola luiz. Comecei a usar efedrina e cafeina , durante um mes nao senti nenhum sintoma que observei em relatos. No termogenico a indicaçao era de 1 ate 2 capsulas por dia. Fiquei mais um mes tomando 2 cap. Senti q apos tomar, geralmente tinha fraquezas e logo passava. Agora estou tomando 1 caps por dia ate acabar o frasco. Fiz exames cardiologicos e teste ergometrico, nao tenho nenhuma alteraçao. Felizmente nao tenho muito problema com efedrina e cafeina , ate agora. Os resultados sao surpreendentes. Nao etendi sua ofegaçao sendo que a substancia é usada em medicamentos para pessoas com problemas respitatorios.

  2. luiz disse:

    qual a finalidade de um forum que ninguém responde suas perguntas ?

    • bruno disse:

      no inicio alguns efeitos são normais como boca seca,nauseas, tremor, tontora, mas agora palpitação é complicado, eu estou tomando e senti todos esses sintomas que citei acima.
      Meu concelho é que faça exames para verificar se tem algum problema cardiaco, não deixe para descobrir tendo um infarto.
      blz espero ter ajudado.

    • lUILSON disse:

      Perguntas idiotas, não merecem respostas…

  3. Luis Bebe disse:

    bom vou tomar e espero que nao de nasa erado

  4. Pedro disse:

    Bom, eu simplesmente tomei hoje Beirando as 13:30 Começei meu treino as 14:15, me senti até mais disposto Uma sensação de dor de cabeça mesmo sem doer e Boca seca, Não tive palpitações e nem dores.. porém bebo muita água isto pode ajudar ? Contra os Efeitos colaterais ?

  5. Nuss fiquei surpreso coma conclusão O_O
    Uma pessoa saudável pode usar de boa ne? pq é saudável e nada pode acontecer….
    mas apos usar isso ela de saudável pode a vir daqui uns anos ou em meses deixar de ser saudável por causa da vaidade!
    Esse blog diz q não apoia uso de EAs e tals… mas faz apologia inderetamente -.-'
    não aprovei a conclusão!

    • Rafael disse:

      uma pessoa saudável a qual se refere a conclusão é uma pessoa sem histórico de problemas cardíacos ou doenças crônicas

  6. Alberto disse:

    Comprei os comprimidos com efedrina + cafeina!

    Tomei as 6 horas da manhã e e tomei 2 cap

    Depois de 30 min:

    senti que meu coracao disparou.

    Fui treinar mais não fiquei o treino inteiro pois senti tonturas.

    Voltei e fui trabalhar…
    Por volta de 10 horas da manhã estava me sentindo mal com o coracao muito disparado e eu suando.(comecei a sentir os dedos tremulos e durmentes)

    Fui até o ps e fui medicado com 2 comprimidos 1 calmante para ansiedade e outro para baixar a ritmia cardiaca.

    Isso aconteceu ontem(19/02/2013)

    • Rodrigo disse:

      Alberto, quem orientou a tomar 1 comprimido as 6:00 e depois de meia hora mais 2 ??? Tudo errado, tá louco……o correto:
      1 comprimido pela manhã e após de no mínimo 6 horas mais 1….se puder tome antes do treino…..
      O 2º comprimido depende de como seu organismo está reagindo….

  7. Adriano disse:

    Galera, aconselho a tomarem cuidado com uso de Efedrina. Utilizei um termogênico se a orientação de um médico (aparentemente era fraco, ñ precisava). Tomava duas caps. por dia, após chegar do trabalho, fui para a academia, tive um ataque nervoso no caminho seguido de paralisia facial e convulsão. Fiz exames médicos depois, foi constatado que ñ havia problema, somente ataque nervoso devido ao uso de Efedrina + cafeína. Cortei o uso, mas tive sequela, fiquei 1 ano fazendo tratamento contra síndrome do pânico e ansiedade, a todo momento sentia os sintomas do dia em que passei mal. Hoje, procuro orientação pra qualquer coisa, mesmo que seja algo aparentemente leve.

    • Lucas disse:

      Também tive a sindrome do pânico depois de usar efedrina em comprimidos. FRANOL. Foi a pior coisa que ja tive na minha vida, tomo remedio a mais de 1 ano. Ontem voltei a tomar um estimulante só de caféna. E o sintomas da crise de ansiedade e nervosismo, começaram a voltar. Vou continuar tomando, pra ver se eu acostumo. Se piorar, vou parar de vez e nunca mais tomo essas coisas.

    • vitor disse:

      boa noite adriano, poderia me contar mais sobre os efeitos que vc teve de sindromes do panico e ansiedade,tenho um amigo q esta tomando e as vezes parece que ele esta tendo alucinações , conta algumas historias sem pé nem cabeça, acho que é pelo mesmo motivo, agradeço desde já obrigado.

  8. isabela disse:

    vou comecar a tomar eca diablo fire hoje, alguma recomendacao?
    outra duvida, esqueci do negocio da cafeina e tomei uma coca hoje de manha, mas so pretendo tomar o ECA a de tarde antes de malhar, isso pode ser perigoso?
    ps:ja usei lipo 6 black ultra concentrate e nao deu resultado nenhum, cheguei a tomar 3 caps por dia mas nao emagreci, talvez por falta de diciplina na dieta, porem agorea que me mudei, ja tem um mes e meio que voltei a malhar (tinha parado por 2 meses)e seguir a dieta.

  9. Fred disse:

    Estou lendo os relatos de cada um e gostaria de fazer o mesmo. Malho há 5 anos, já tomei vários suplementos e nunca tive complicações; hoje estou tomando um que contem efedrina+cafeina e estranhei o resultado. Hoje, é o 3º dia que uso, sendo na parte da manha, trabalho o dia inteiro sentado e malho á noite, após toma-lo a capsula eu fico no meu trabalho sentindo o coração doendo,tipo ardendo, tremendo e estou com medo. Segundo eu não tenho problemas cardiacos !! Irei continuar tomando,por mais tempo, más com um pé atras. Com o tempo irei postar mais comentários !!!

  10. João Marcos disse:

    Vocês estão loucos? Usando Efedrina? Essa substância é PROIBIDA no Brasil!
    Cara, vocês estão antecipando sua morte, essa substância ataca o sistema cardiovascular, o uso contínuo da mesma irá levá-los a um ataque cardíaco perto dos 50 anos, tem o mesmo efeito deletério de quem é usuário de cocaína.
    Saiam dessa!

    • Thiago Willys da Vitória disse:

      Prezado João Marcos
      Em primeiro lugar a efedrina não é proibida no brasil, vc a encontra em medicamentos como Franol e Marax que são vendidos sem receita medica e não são medicamentos de uso controlado. A Efedrina tem vida útil curta, e não fica muito tempo no organismo, logo após a interrupção do uso ela sai do organismo e quaisquer efeitos colaterais são eliminados. Sua comparação com a cocaína é absurda.
      Pesquise um pouco mais sobre o assunto, a efedrina tem uso seguro e é usada no mundo todo por atletas em modalidades onde não existe o doping para ela. Seu uso é seguro desde que observado as dosagens corretas. Lembre-se, o que separa o remédio do veneno é a dosagem.
      Espero ter ajudado.

  11. Reginaldo disse:

    Bom dia!

    Comecei a tomar efedrina e a cafeina,gostaria de saber em quanto tempo os efeitos colaterais durão no incio do clico.

  1. 06/10/2008

    […] public links >> efeitos Efeitos Colaterais da Efedrina Saved by silvercoffeesurfer on Sun 05-10-2008 Top 10 Efeitos de Água Saved by utriel on Sun […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>