Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Glutamina: Precisa Mesmo Ou Não?


Brunobyof

Posts Recomendados

Eu só quero saber uma coisa. No tópico fixo sobre o bcaa, fala que "Conclusao: caso exista uma refeicao pré-treino, o uso do BCAA para catabolismo se torna totalmente desnecessario; já se o treino for feito em jejum... com pesos é muito valido e recomendado; porém no aerobico corre-se o risco de perder o ambiente hormonal que o distingue do aerobico comum."

Ou seja, BCAA não serve pra evitar catabolismo.

No texto: http://www.hipertrofia.org/blog/2009/10/23/como-evitar-a-perda-de-massa-durante-a-fase-de-cutting/

Diz que é interessante o uso do BCAA.... no texto não fala nada sobre o jejum e aparentemente ele da um valor muito baixo de bccaa, mas ok.

Então baseado nisso e no link que postei ali logo acima... será que a glutamina então é a melhor forma de evitar a catabolização? Será esse realmente uma das grandes qualidades dela?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Publicidade

Discordo completamente da inutilidade da glutamina, pois com toda certeza aumenta a imunidade, pelo menos para mim!!

Melhora muito também o sistema intestinal, as células do intestino adoram glutamina... E essa saúde intestinal muito interessante pra tanto pra quem está em cutting qto pra ganho de massa. E a saúde intestinal é muito mais importante do que a maioria das pessoas imaginam, por isso não deixo de consumir nunca, somando-se à quantidade que já possui no whey!

Editado por cyberots
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Supermoderador

Não, mario. A Glutamina não vai te ajudar a diminuir o catabolismo. Nem o BCAA.

Cara, no tópico que você postou você tem a resposta: proteína em quantidade suficiente e treino pesado. Isso é suficiente para evitar a perda de massa magra. Pare de procurar suplementos milagrosos que vão tornar isso mais fácil. Isso não existe. Aliás, até existe, mas aí já não é mais "suplemento".

mnknopp, sim, a glutamina pode ajudar a melhorar a imunidade. A discussão sobre utilidade da glutamina seria referente a evitar catabolismo. Para isso.... ela não serve, não.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não, mario. A Glutamina não vai te ajudar a diminuir o catabolismo. Nem o BCAA.

Cara, no tópico que você postou você tem a resposta: proteína em quantidade suficiente e treino pesado. Isso é suficiente para evitar a perda de massa magra. Pare de procurar suplementos milagrosos que vão tornar isso mais fácil. Isso não existe. Aliás, até existe, mas aí já não é mais "suplemento".

mnknopp, sim, a glutamina pode ajudar a melhorar a imunidade. A discussão sobre utilidade da glutamina seria referente a evitar catabolismo. Para isso.... ela não serve, não.

Hehe... beleza.... desisto de BCAA e glutamina pra catabolização, o poder da glutamina então seria mais pra questão da imunidade, abaixar os niveis de cortisol.. tipo a vitamina C....o negocio é que existem muitas informações, no próprio site e que confundem pessoas não tão fluentes nesse assunto.

=)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Supermoderador

Sim, informações contraditórias existem aos montes. Por isso que o ideal é você ir atrás dos estudos, ler os artigos científicos. Qualquer um pode escrever um artigo dizendo que o suplemento X tem mil benefícios. Difícil é provar isso.

Neste tópico foram mostrados estudos sobre a glutamina, no tópico fixo do craw estão as informações sobre BCAA. Mais do que ler o que foi postado nestes tópicos, leia os artigos científicos. Desenvolva seu senso crítico, veja em que condições os estudos foram feitos, contexto é fundamental. Aí você vai saber se o resultado do estudo se aplica para você ou não.

abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@mnknopp: Realmente, o que eu quis dizer que era inútil a glutamina é pra evitar catabolismo e/ou hipertrofiar. Não sabia mesmo que é boa pra imunidade, mas isso também tem montes de coisas que ajudam, vitaminas e minerais principalmente. Mas se vc toma glutamina com exclusivamente esse propósito, parabéns.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...

http://forum.bodybuilding.com/showthread.php?t=5607091

olhem esse link de outro fórum, já é 'antigo' mas tem muita coisa sobre glutamina, só é preciso saber inglês pra acompanhar os estudos postados e as discussões

um resumo de alguns pontos interessantes de alguns estudos postados:

"The addition of glutamine to a CHO + EAA beverage had no effect on post-exercise muscle glycogen resynthesis or muscle protein synthesis"-> A adição de glutamina em um shake com carboidratos e aminoácidos essenciais no pós-treino não mostrou efeito na reposição de glicogênio muscular ou síntese proteica.

"(...) no significant effect on muscle performance, body composition or muscle protein degradation in young healthy adult -> nenhum efeito significativo em performance muscular, composição corporal ou degradação da proteína muscular em jovens adultos saudáveis.

"Although glutamine supplementation may increase plasma glutamine levels, its effect on enhancement of the immune system and prevention of adverse effects of the overtraining syndrome are equivocal -> Apesar da suplementação com glutamina aumentar o nível de glutamina no plasma, seu efeito em melhorar o sistema imunológico e prevenir efeitos adversos como o overtrainning são equivocados.

"There were no differences in the average number of maximal repetitions performed in the leg press or bench press exercises among the 3 groups. These data indicate that the short-term ingestion of glutamine does not enhance weightlifting performance in resistance-trained men" -> Não existiu diferenças no número médio de máximas repetições feitas no leg press ou supino entre os 3 grupos. Tais dados indicam que uma ingestão de glutamina a curto prazo não melhora a performance em levantar pesos nos indivíduos 'treinados'.

Fica aí mais uma fonte de informação para alimentar as discussões, até!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sempre que vejo algum post sobre glutamina dou uma olhada, já tomei 500g em um cutt/clean bulk e gostei, mas a dieta estava boa também, então não sei precisar. E tenho 1 kg ainda que tenho que tomar (ano que vem deve vencer) e leio pra tentar achar a melhor maneira de tomá-la, acho que ela ajuda no catabolismo, mas maios de repente na recuperação (assim como bcaa)

Vejam que é algo um bom antagonico, se acha que a glutamina não tem muito benefício (ganho massa e afins) e o bcaa també, porém tem um pouco mais de crédito, e o X Tend, é um dos suplementos mais vendidos e é composto de ambos aminoácidos. Acho que ambos para a recuperação são válidos, só que aí entra cxb, e outras possíveis antagens

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 meses depois...

Pessoal,

Acabei de comprar 3 potes de Glutamina, pois sou magro e tenho que evitar ao máximo o catabolismo, mas ai comecei a procurar aqui como tomar e como sou cartesiano, busquei na net alguns estudos e o que eu conclui é que devia ter feito isso antes de comprar a Glutamina que teria economizado meu $$$.

Seguem alguns estudos:

http://www.gease.pro.br/artigo_visualizar.php?id=26

http://www.saudeemmovimento.com.br/reportagem/noticia_exibe.asp?cod_noticia=1327

http://www.efsa.europa.eu/en/efsajournal/pub/2225.htm

http://www.musculacao-pt.net/o-mito-da-glutamina/

Conclusão que eu tirei:

Nenhum estudo conseguiu resultados conclusivos com suplementação de que a Glutamina ajuda a evitar o Catabolismo, ela também não ajuda na hipertrofia, não aumenta a imunidade, não melhora a concentração, praticamente não tem efeito, a não ser para casos específicos de deficiência.

Alguém ai quer comprar meus potes de Glutamina?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...