Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Muscularidade X Tamanho

Visitante Éverton Udson

Posts Recomendados

Visitante Éverton Udson
Postado (editado)

Li este artigo a um tempo atras no JMF........ e achei bem interessante apesar de discordar um pouco..........recomendo q leiam.

Bom dia, eu gostaria de virar um cubo de carne...

Normalmente ouvimos o pessoal dizer que quer ficar Grande, ENORME, GIGANTE, mas será que alguém sabe mesmo o que é ser assim? Eu costumo raciocinar que, se o problema fossem números, campeonatos de fisiculturismo seriam decididos com peso, altura, circunferências de braço e antebraço, tronco cintura, quadril, coxas e panturrilhas, tamanho do pé e percentual de gordura corporal todos escritos numa súmula, colocada esta em envelopinhos e jogados na mesa como se fossem cartas de Supertrunfo (alguém se lembra desse jogo?....) ou como se alguém fosse gritar "TRUCO! Meu bíceps é maior, ganhei"!

O físico bonito e admirável também não é assim.... Não é uma questão de números.... Quando eu fui competir há dois anos, lembro-me de olhar no espelho e pensar: "nunca imaginei que poderia ficar tão musculoso e grande!" - achava mesmo que nunca conseguiria... Atualmente estou com 10kg mais pesado que no dia, com 4 cm a mais de circunferência de braço, no entando, hoje pareço 10kg menos musculoso com um braço 10 cm menor em circunferência...

É natural no fisiculturismo associar uma imagem a determinados números: quem nunca quis chegar aos "três dígitos" ou ainda pensou como seria legal "ter 41 cm de braço" (e aos 41 querer chegar aos 43 e aos 43 querer chegar aos 47 e quando chegou aos 50 ficar sem referência...).

Para você ver que físico bonito não pode ser numerado! Buscar números não é o bacana. Bacana é usar os números para nortear seus ganhos, mas nunca como objetivos... A dica é o seguinte: use o espelho para definir a meta, mas NUNCA use para pautar o acompanhamento dos seus ganhos. Acompanhe por números que são formas objetivas de avaliação, assim você terá precisão no acompanhamento e saberá o que mudar. Avalie depois no espelho os rumos daquilo que os números significam. Daí a coisa fica interessante. Na nossa rotina, eu e o Rodolfo Peres ( Nutricionista) avaliamos nossos pacientes de forma objetiva, forma e função. Dessa maneira sabemos orientar o que precisa ser valorizado e direcionar a mente da pessoa para aquilo que o treinador dela observa, só que acaba por ter dificuldade de explicar porque o tempo de treinamento é muito reduzido, ou porque no ambiente da academia, junto a todos os outros praticantes, fica difícil se fazer crer com o aluno se comparando a todo momento e creditando ao bom resultado de um braço maior ou um peitoral mais volumoso todo o sucesso de um treinamento.

Muitas vezes ter 100, 110 ou ate 120kg como o fulano ou o beltrano não é o que vai resolver o seu problema, bem como ter um braço volumoso não vai fazer você parecer mais musculoso. Preste atenção às desproporções que são agradáveis ao olhar. Se treinar "peito e bíceps" resolvesse o problema de ter um físico bonito, não haveria nomes como Tom Platz, famoso por membros inferiores ímpares até hoje, ou ainda Dorian Yates, muito provavelmente o maior dorsal da história.

Há estatísticas que estimam que o homem praticante de musculação demora até cinco anos depois de iniciados seus treinamentos para começar o treinamento de membros inferiores, portanto, quando o seu treinador insiste que você tem de treinar coxas, é por uma boa razão. Quer ver como o que eu estou dizendo não é o mesmo clichê barato da turma da dor do cotovelo? Quantas vezes você ouviu a sua namorada falar que aquele jogador de futebol peladeiro que não treina nem a pancada tem as coxas bonitas? E pior: quantas vocês você, estando dirigindo com uma menina ao lado, a viu elogiar o físico daquele catador de papelão do bairro, que passa os dias sem camisa e que, apesar de não fazer um abdominal sequer ou tomar qualquer tipo de suplemento, tem um abdômem mais gomado do que o seu?

Sabe por que isso ocorre? Porque estas pessoas acabam desenvolvendo seu corpo por igual em alguns lugares e diferente em outros lugares.... No caso do jogador de futebol, como ele não trabalha membros superiores para volume, na comparação membros superiores com membros inferiores fica parecendo que ele tem coxas mais bem trabalhadas que as suas, que podem até ser maiores, mas que não parecem porque a desproporção membros inferiores e membros superiores é muito grande...

Preste atenção no que o seu treinador diz: faça o que você não sabe fazer. Aposto contigo que faz anos que você treina ABpausaAB sem resultado...(que nada mais é que o famoso "ABC - ABC" sem treinar o C, por que se tem um dia que o povo mata a academia é o dia de ombro e coxas. E se tem um dia que fulano não quer treinar nem sob ameaça é no sábado). Escute o professor porque estas desproporções que ele é capaz de criar avaliando seu físico e elaborando o seu treinamento é o que vai dar a você uma sensação de físico bonito precoce, ainda que você não tenha todo o volume que gostaria.

Físico bonito é um físico com as proporções ajustadas para tal. Se você treinar tudo igual, além de se sujeitar a lesão, vai parecer uma geladeira de carne (dependendo da altura, vai parecer um frigobar).

Editado por Éverton Udson
  • 2 semanas depois...
Postado

esse cara ta falando entao que agente devia deixar de treinar uma parte do corpo pro fisico fica mais bonito?

pqp na moral nao concordo com qse nada q esse cara ai falou.

Postado (editado)

pois é... eu durante a preparacao para o campeonato parei de tirar medidas , e desde entao evito tirar medidas..

melhor maneira de avaliar o shape = Espelho.

Agora eu estou mais de 20kgs acima do peso em que competi , por mais que esteje com muito muito muito mais volume , Nao tem comparacao na densidade e qualidade muscular que eu tinha antes.

Fica a dica : Nao se apegue a numeros... obvio que pra quem tem pouca experiencia precisa ter um metodo de avaliacao mais preciso e que voce possa acompanhar a um curto prazo , pra avaliar se a dieta esta adequada ou nao... Mesmo assim , tende aprender como adaptar treino e dieta baseando-se pelo seu shape , pelo o que voce esta vendo... nao por numeros , muitas vezes alguem com 40 de braco e 7% de BF , com uma boa vascularizacao aparenta ser maior do que nego com 44 de braco , sem vascularizacao e com o BF acima de 10%+retido.

Editado por Outlaw
Postado

esse cara ta falando entao que agente devia deixar de treinar uma parte do corpo pro fisico fica mais bonito?

Não deixar de treinar uma parte do corpo e sim dá mais atenção a outros por exemplo ,o cara não pode dar a mesma atenção nos braços e nas pernas ,ele vai ter que dá apenas pra um.Eu corcordo com tudo até porque se o cara ficar se prendendo em numeros dificilmente construirá um fisico bonito,pode virar uma geladeira de carne,ou seja o corpo não terá harmonia,como ele falou o cara pode usar os numeros pra notear os ganhos,mas nunca como objetivo.

Eu estou sempre lendo alguns artigos da Jmf,esse artigo eu já tinha visto e sinceramente depois que vi o artigo, passei a treinar de uma forma diferente visando os pontos fracos no meu shape, melhorando a dieta e sentir uma grande melhora,hoje eu não troco os meus 42 de braço,pelos meus antigos 43 ,pois a qualidade melhorou bastante.

O dr Paulo muzy possuir um dos fisicos mais bonitos que já vi,sendo que ele não é fisiculturista.

Postado

VC n entendeu nda parcero... rele ae

Abraço

Postado

Não deixar de treinar uma parte do corpo e sim dá mais atenção a outros por exemplo ,o cara não pode dar a mesma atenção nos braços e nas pernas ,ele vai ter que dá apenas pra um.Eu corcordo com tudo até porque se o cara ficar se prendendo em numeros dificilmente construirá um fisico bonito,pode virar uma geladeira de carne,ou seja o corpo não terá harmonia,como ele falou o cara pode usar os numeros pra notear os ganhos,mas nunca como objetivo.

Eu estou sempre lendo alguns artigos da Jmf,esse artigo eu já tinha visto e sinceramente depois que vi o artigo, passei a treinar de uma forma diferente visando os pontos fracos no meu shape, melhorando a dieta e sentir uma grande melhora,hoje eu não troco os meus 42 de braço,pelos meus antigos 43 ,pois a qualidade melhorou bastante.

O dr Paulo muzy possuir um dos fisicos mais bonitos que já vi,sendo que ele não é fisiculturista.

O Muzy nao compete? Eu sempre achei que ele competia haha. O cara tem um fisico simetrico, e harmonioso pra caramba!

Postado

entendi, e concordo 100% ....

um cara fortasso nos superior, com grandes pernas, elas pareceram pernas normais fortes

um kra com o supeiror menos forte somente definido.. com as mesmas pernas , tera pernas enormes...

ta td certo, e isso nao da nd.. cada um tem oq ta treinando para ter. por isso somos todos diferente!

bora treinar!

Postado (editado)

tentei concordar mas, num deu não...

pra mim, é aquele velho e basico conceito de esculpir de acordo com as prioridades pessoais.

Eu ao menos não treino pra ficar "bonito", treino pra ter um corpo denso, forte e resistente (isso inclui o treino de cada fibra existente). Se eu chegar onde eu quero, vou estar bem, visualmente, na minha concepção que é o que interessa...

Editado por Vasthor
Postado

Para mim, espelho é muito mais importante que mil e uma fórmulas e uma fita métrica.

Um cara com 40 de braço, e BF em 6% tem um físico muito mais valorizado que um cara com 50 de braço e 20% de BF.

Eu depois de alguns aprendizados, passei a parar de me medir, diariamente faço isometria noturna e observo as mudanças no corpo, e realmente é mto melhor desta forma!

Abraços!

Postado

tentei concordar mas, num deu não...

pra mim, é aquele velho e basico conceito de esculpir de acordo com as prioridades pessoais.

Eu ao menos não treino pra ficar "bonito", treino pra ter um corpo denso, forte e resistente (isso inclui o treino de cada fibra existente). Se eu chegar onde eu quero, vou estar bem, visualmente, na minha concepção que é o que interessa...

Poi é cara eu te entendo ,você não quer ficar definido,mas ele se refere a muscularidade x tamanho então ele esta se referindo a musculo = volume,densidade,definição,então esse fisico bonito (musculo), então a pessoa pode medir por numero o volume,mas musculos não se resume só em volume,então não significa que aquele cara com 50 de braço tem um fisico bonito,as vezes ele tem esse volume,mas o antebraço é de moça ou as pernas são finas e fora o bf que pode ser alto,então pelo espelho você tem uma noção melhor se seu corpo está proporcional e se seu bf está baixo.

Postado (editado)

eu entendi bem o texto =P

só que meu post foi bem pobre em detalhes sobre minha opinião.

pura preguiça de escrever hehe

Editado por Vasthor
Postado

compartilho da opiniao de varios q postaram mas discordo de partes do texto do autor

pra mim, o treino tem q ser algo prazeroso e que de vontade de continuar e de ir na academia e de "viver essa vida "... eh aquilo q eu sempre digo, PORQUE o cara tem q treinar perna se ele nao gosta ?? porque o cara tem q agachar se um bom leg press eh tao efetivo quanto ?? pq o cara precisa fazer supino na barra se com halter o recrutamento de fibras do PEITORAL eh maior ??

claro que se voce for competir, voce TEM q treinar cada fibra existente do seu corpo a fim de vencer o campeonato, mas garanto q isso nao eh o objetivo nem a realidade de 95% + do forum

Postado

c n gosta, de boa, soh n vai te um fisico avantajado... isso q o kra kiz dizer uai

c oc n keh estuda n estuda, mas n vai ser um grande profissioal...

esse argumento seu foi FRAQUISSIMO, com todo respeito

os otrus sao discursivos, mas mesmo assim...

Abraço

Postado

c n gosta, de boa, soh n vai te um fisico avantajado... isso q o kra kiz dizer uai

c oc n keh estuda n estuda, mas n vai ser um grande profissioal...

esse argumento seu foi FRAQUISSIMO, com todo respeito

os otrus sao discursivos, mas mesmo assim...

Abraço

Vc deve respeitar as opiniões.

Com toda certeza existem pessoas q treinam aquilo q gostam, o que o Bigodon falou tem muito sentido, se o cara não quer ser profissional ele treina para se sentir bem e ter satisfação. Compartilho da opinião q o exercício físico tem q ser prazeroso, a filosofia do NO PAIN, NO GAIN não serve para o praticante recreativo ou o q não quer competir e isso deve pelo menos ser respeitado.

É ridiculo um cara com 45 de braço e 55 de perna ? Sim. Mas quem disse q a pessoa se importa ? Você pode chamá-lo de ridículo, mas não poderá obrigá-lo a fazer algo contra a vontade dele.

Postado

concerteza Genshi

mas esse n eh o objetivo do artigoo..

isso q vc estao eskecenu

mesma coisa de vcver um artigo sobre beneficos omega 3 e axa q n dve tomar pq n eh profi (exemplo), as o artigo n visa isoo...

Abraço

Postado

concerteza Genshi

mas esse n eh o objetivo do artigoo..

isso q vc estao eskecenu

mesma coisa de vcver um artigo sobre beneficos omega 3 e axa q n dve tomar pq n eh profi (exemplo), as o artigo n visa isoo...

Abraço

Acho q esse comparativo não vale. Omega 3 até minha avó toma, agora pede pra ela ao invés de fazer rosca alternada com 1Kg fazer uma scott com 10kg....kkkkkkkkkkkkk

Ela vai preferir continuar no 1Kg e sentir-se bem.

Visitante Éverton Udson
Postado

Ue, agora q vcs acharam o topico, já esta velho.......rsrsrs. :handlebars:

Pega os bbs mais antigos, todo mundo comcorda q eles tinham o fisico mais bonito né? (hoje em dia os bbs estão todos sapos, com raras exerções)

já se peguntaram porq?

Proporções musculares, os braços por ex quase sempre estavam em destaque e isso deixava o shape bem mais bonito ( tem varias outras coisas tb).

Os de hoje tem o torax e pernas tão grandes q os braços ficam pequenos.............

Postado

Na minha opinião são 3 pontos do corpo q te deixam com um corpo harmonioso e bonito e q devem ter mais destaque.

Ombros, abdomen e pernas.

Se vc tem esses 3 grupos grandes e definidos, com excessão do abdomen q não precisa ser grande, mas deve ser bem definido, vc terá um corpo sólido, harmonioso e de chamar muita atenção.

Abrax !

Postado

Vc deve respeitar as opiniões.

Com toda certeza existem pessoas q treinam aquilo q gostam, o que o Bigodon falou tem muito sentido, se o cara não quer ser profissional ele treina para se sentir bem e ter satisfação. Compartilho da opinião q o exercício físico tem q ser prazeroso, a filosofia do NO PAIN, NO GAIN não serve para o praticante recreativo ou o q não quer competir e isso deve pelo menos ser respeitado.

É ridiculo um cara com 45 de braço e 55 de perna ? Sim. Mas quem disse q a pessoa se importa ? Você pode chamá-lo de ridículo, mas não poderá obrigá-lo a fazer algo contra a vontade dele.

eu respeito o seu ponto de vista,mas pra mim o Dr

Paulo muzzy,ele não quer impor o cara treinar pra isso,eu me considero um praticante recreativo,mas eu aplico a filosofia NO PAIN,NO GAIN,pois não consigo treinar e sair com a consciencia que poderia fazer mais,sei lá pra mim a diversão é saber que fui melhor do que na ultima vez,esse ar de superação faz me motivar ainda mais nos treinos,e respeito quem não faz isso,só que quando um cara faz o que eu faço,essas mesmas pessoas(que não aplicam a filosofia NO PAIN,NO GAIN) vem me falar que uso bomba,aí perco a cabeça e mando um cara desse ir pra casa da po***. :mad: .

Postado

eu respeito o seu ponto de vista,mas pra mim o Dr

Paulo muzzy,ele não quer impor o cara treinar pra isso,eu me considero um praticante recreativo,mas eu aplico a filosofia NO PAIN,NO GAIN,pois não consigo treinar e sair com a consciencia que poderia fazer mais,sei lá pra mim a diversão é saber que fui melhor do que na ultima vez,esse ar de superação faz me motivar ainda mais nos treinos,e respeito quem não faz isso,só que quando um cara faz o que eu faço,essas mesmas pessoas(que não aplicam a filosofia NO PAIN,NO GAIN) vem me falar que uso bomba,aí perco a cabeça e mando um cara desse ir pra casa da po***. :mad: .

KKKKKKKKKKK !!!!

Entendo isso q vc disse Gabriel, até pq vc resumiu muito bem o q eu faço. Assim como vc, sempre procuro me superar, sempre o fiz e isso me dá prazer, comecei meu 1º ciclo há pouco mais de 1 mês e mesmo ciclando a rotina de treinos é muito soda, creio q seja mais intensa do q era antes ! Não é qualquer um q aguenta, vejo isso pelo pessoal da academia q eu frequento, sempre puxando o mesmo peso, dando intervalos de 5 minutos conversando e dando risada.

Mas o q eu disse é q temos q respeitar também as pessoas q focam poucas partes do corpo, ou q treinam de maneira menos intensa, não podemos colocar os objetivos para eles ou criticar seus objetivos, o importante é ter prazer no q vc faz, seja pra treinar até arrebentar (como nós), seja para apenas se sentir bem ou focar apenas braços, peito eoutros grupamentos.

Postado

comcerteza Genshi

mas o artigo visa os q treinam duro, ou ateh mesmo qm pretende competi

isso q vc tem q ver antes de f#de o artigo

Abraço

• Supermoderador
Postado

Bem legal o texto, e concordo muito com ele.

Treino pela saúde, não estética. Sempre gostei bastante de treinar a parte inferior, perna é o treino que eu mato. Na verdade, eu não mato nenhum treino :P

Sou a favor de uma simetria ou 'proporção' entre inferior e superior. Na academia que eu vou tem um cara que a gente vê poucas vezes lá, ele deve ter ABC e vai apenas 2 vezes por semana, no A, peito/biceps/triceps... tem os braços e peito gigante, mas é muito estranho, muito!

Postado

comcerteza Genshi

mas o artigo visa os q treinam duro, ou ateh mesmo qm pretende competi

isso q vc tem q ver antes de f#de o artigo

Abraço

O artigo visa uma imposição de simetria, de harmonia corporal e não é sempre isso q as pessoas querem. Entenda q vc não vai conseguir convencer um cara q odeia pernas a treinar pernas como um cavalo !

Isso é visto em qualquer academia, diria q grande parte dos OGROS, possuem a parte superior bem mais desenvolvida q a inferior e isso não faz desses caras uns INFELIZES, pelo contrário, os caras se superam a cada treino, mas treinam aquilo q dá prazer.

O objetivo do artigo é auxiliar os caras q não se acham simétricos a terem uma melhor simetria, não importa se ele é profissional, praticante recreativo sério ou menos dedicado, o foco é simetria, melhor pontos fracos, mas isso para quem se incomoda com isso.

Um momento nenhum eu f#di com o artigo, seu comentário foi bastante infeliz.

Apenas para finalizar. Vc se acha simétrico ? Tem pontos a melhorar em seu corpo ? E o q faz para isso ? Eu apesar de não me achar simétrico tenho muita satisfação em meus treinos, não vou ficar encanado ou bolado se me disserem q minha panturrilha é pequena com relação ao meu corpo.

Postado

concerteza mano

mas pra te simetria VOCE RPECISA S DA PARTE INFERIOR, isso q o kra kiz dizer

c eh isso q vc ke pra vc, ai jah eh otra historia

Abraço

Postado (editado)

Ainda bem q na musculação (fisiculturismo) querer não é poder.

Pra poder o cara tem q ser muito diferenciado, tem q dar o sangue, ainda mais aqui no Brasil. E vou voltar a dizer, podem me achar babaca, bossal, arrogante, ignorante, hipócrita, falem o q quiserem: Peguem os grupamentos Ombros, abdômen e pernas, apenas esses 3. Duvido que mais de 2% desse forum tenha harmonia entre esses conjuntos.

Ah, esqueci de dizer.... também estou fora dos 2%....kkkkkkkkkkk

Editado por Genshi
Postado

bah genshi, EU acho muito irado um cara com ombros, trapézios e dorsais bem desenvolvidos e o resto proporcional, eh o estilo de corpo q eu admiro

mas cada um tem seus gostos heheh

Postado

bah genshi, EU acho muito irado um cara com ombros, trapézios e dorsais bem desenvolvidos e o resto proporcional, eh o estilo de corpo q eu admiro

mas cada um tem seus gostos heheh

Concordo contigo Kraks !

Me baseio nesses 3 grupamentos, pois com pernas fortes, inevitavelmente vc terá um tronco forte. Com ombros fortes, inevitavelmente vc terá braços fortes, as dorsais e peitoral desenvolverão junto, principalmente o peitoral clavicular.

Abrax !

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Criar Novo...