Ir para conteúdo

Dúvida sobre o volume de treino dos ombros no Upper/Lower

Arthur021

Posts Recomendados

Postado

Alguns artigos sugerem um volume mínimo de 10 séries semanais para hipertrofia, logo, no Upper/lower 2 vezes por semana, tradicionalmente nas fichas, temos 2 treinos de ombros na semana (normalmente 3 séries de desenvolvimento no dia 1 e 3 séries de elevação lateral no dia 2). Sei que os ombros têm estímulos em vários exercícios de membros superiores. Eu pergunto: essas 6 séries "isoladas" de ombro são suficientes para um intermediário? Porque, ao mesmo tempo que poderíamos estar deixando de maximizar os resultados com o "baixo volume", caso aumentássemos, o volume de treino upper seria muito desgastante, uma vez que peito e costa são minhas prioridades, faço 6 séries cada, totalizando 12s em cada treino de superior...

Um ex:

Peito 6

costas 6

Bíceps 3

Tríceps 3

Ombros? (3, 4 ou 5s por treino?)

Opções por gentileza.

Postado
Em 12/08/2025 em 09:15, Arthur021 disse:

Eu pergunto: essas 6 séries "isoladas" de ombro são suficientes para um intermediário?

Suficientes pra intermediários, avançados, iniciantes...

Alguns artigos sugerem um volume mínimo de 10 séries semanais para hipertrofia

Não te prende muito a esses números, são só médias que vão servir pra maior parte dos indivíduos. A qualidade das séries válidas é muito mais importante do que a quantidade. Quem se prende muito a números e detalhes, em geral, fica devendo em prática e resultados.

Postado

Alguns artigos sugerem um volume mínimo de 10 séries semanais para hipertrofia, logo, no Upper/lower 2 vezes por semana, tradicionalmente nas fichas, temos 2 treinos de ombros na semana (normalmente 3 séries de desenvolvimento no dia 1 e 3 séries de elevação lateral no dia 2). Sei que os ombros têm estímulos em vários exercícios de membros superiores. Eu pergunto: essas 6 séries "isoladas" de ombro são suficientes para um intermediário? Porque, ao mesmo tempo que poderíamos estar deixando de maximizar os resultados com o "baixo volume", caso aumentássemos, o volume de treino upper seria muito desgastante, uma vez que peito e costa são minhas prioridades, faço 6 séries cada, totalizando 12s em cada treino de superior...

Um ex:

Peito 6

costas 6

Bíceps 3

Tríceps 3

Ombros? (3, 4 ou 5s por treino?)

Opções por gentileza.

Dá pra considerar também que o desenvolvimento trabalha um pouco a parte superior do peito e jogar menos um exercício de peito e fazer o desenvolvimento no dia que você não faz supino inclinado.

Por exemplo

upper 1: supino inclinado, crucifixo ou cross e elevação lateral

upper 2: supino reto, desenvolvimento e outra varaiação de elevação lateral ou posterior de ombro

Postado

uma vez que peito e costa são minhas prioridades

Sua resposta está aqui. Não existe prioridade se vc aumenta volume de tudo, prioridade é dar enfase em uma região, então ombros vai ser só o minimo pra manter/desenvolver de forma gradual.

Postado

Fazendo o exercício bem feito já será o suficiente. Claro que você não irá ficar com ombro estalando dessa forma, mas irá ficar proporcional ao restante de seu corpo. Com o tempo de treinamento, você vai mesclando os exercícios e consequentemente o treino

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Criar Novo...