Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Bioimpedância - Qual método mais confiável?

danielb.ali

Posts Recomendados

Postado

Amigos, ótima sexta-feira. 

Estou uns dias atrás de uma clínica que faça a bioimpedância para ter uma base mais precisa dos meus resultados no cutting, mas vi que a maioria agora é feita na balança inbody, sem adipômetro nem nada manual. É confiável?

Podem me indicar onde vcs costumam fazer? 

Postado

Faço nas Inbody. Quase todas por aí são Inbody. Alguns modelos mais simples. 3 mil reais etc. Outros menos. 30 mil reais etc.

Sobre ser confiável, na minha opinião, baseado nesse artigo antigo e em relatos do próprio fórum aqui nos vários tópicos iguais a este, é tudo muito pouco confiável.

Dito isso, fiz ontem, mas não vou levar muito em consideração os resultados, pro bem (não tenho 12,6% de BF, por exemplo) e pro mal (não estou com a mesma gordura de três meses atrás, pois perdi 2cm de cintura e abdômen, por exemplo, e dois quilos de peso).

Postado
Em 21/03/2025 em 12:36, danielb.ali disse:

Amigos, ótima sexta-feira. 

Estou uns dias atrás de uma clínica que faça a bioimpedância para ter uma base mais precisa dos meus resultados no cutting, mas vi que a maioria agora é feita na balança inbody, sem adipômetro nem nada manual. É confiável?

Podem me indicar onde vcs costumam fazer? 

Pra 1,83 e 73 kg você pode ficar longe deste procedimento de avaliação. 

Se você curte avaliar detalhes semanais, quinzenais de cutt, dá pra comprar um adipômetro e usar protocolo de três dobras, medindo a si próprio. Como você quer ter somente uma noção dá pra comprar ums modelos de baixo custo.

As balanças Inbody tetrapolar são provavelmente o mais badalado do momento em termos de bioimpedância, mas serviria pra obesos, como eu, onde a gordura visceral é alta e somente DEXA e bioimpedância (em jejum, N1 e N2 feitos, etc, etc) são os procedimentos que dão pra dar uma noção de a quantas andam o processo de emagrecimento (ou de não emagrecimento kkk).

Postado
Em 21/03/2025 em 12:53, Vecchio disse:

Pra 1,83 e 73 kg você pode ficar longe deste procedimento de avaliação. 

Se você curte avaliar detalhes semanais, quinzenais de cutt, dá pra comprar um adipômetro e usar protocolo de três dobras, medindo a si próprio. Como você quer ter somente uma noção dá pra comprar ums modelos de baixo custo.

Não tinha pensando ainda me comprar um adipômetro, ótima idéia! 

Postado
Em 21/03/2025 em 12:42, Polaco88 disse:

DENSIOMETRIA ÓSSEA DE CORPO INTEIRO

famoso DEXA

bioimpendancia n presta

O foda é o preço, na faixa de 260 😔

Postado
Em 21/03/2025 em 23:13, danielb.ali disse:

O foda é o preço, na faixa de 260 😔

Mas tu n vai vai fazer toda hora man

se tiver plano de saúde da pra fazer tbm 

compensa demais 

Postado

Eu paguei 20 reais num adipometro na shopee, e batia com as medições feitas pela nutricionista :guitar: isso e mais uma fita métrica para avaliar as Circunferências também, é tudo o que precisa para ir vendo a evolução em números. 

Mas se quer a certeza absoluta só a densitometria mesmo.

Postado
Em 22/03/2025 em 06:35, natalliacarv disse:

Eu paguei 20 reais num adipometro na shopee, e batia com as medições feitas pela nutricionista :guitar: isso e mais uma fita métrica para avaliar as Circunferências também, é tudo o que precisa para ir vendo a evolução em números. 

Mas se quer a certeza absoluta só a densitometria mesmo.

Fera hein! Me indica essa nutri aí, não acho nenhuma que faz com adipômetro 🥲

Postado
Em 22/03/2025 em 09:30, lorenzo_EP disse:

Se autoavaliar com adipômetro não dá muito certo, o melhor é pedir pra alguém que saiba fazer. Inclusive, nem dá pra tirar 7 dobras sozinho.

Eu acho difícil até tirar as medidas com a fita métrica, imagina com isso kkkkkk

Postado (editado)
Em 22/03/2025 em 10:40, danielb.ali disse:

Eu acho difícil até tirar as medidas com a fita métrica, imagina com isso kkkkkk

Repare que não é complicado, viu? Para o método das três dobras basta bater as dobras abdominal, peitoral e coxa, via Jackson-Pollock, dispensando a necessidade de pagar pra alguém a cada quinzena para verificações parciais.

--//--

Calculadora de BF usando dobras cutâneas: https://www.calculadora.app/nutricao/dobras-cutaneas

Como medir:

https://www.treinoemfoco.com.br/protocolo-de-medidas-de-dobra-cutanea/

Vídeo explicativo:

Editado por Vecchio
Postado
Em 22/03/2025 em 11:18, Vecchio disse:

Repare que não é complicado, viu? Para o método das três dobras basta bater as dobras abdominal, peitoral e coxa, via Jackson-Pollock, dispensando a necessidade de pagar pra alguém a cada quinzena para verificações parciais.

--//--

Calculadora de BF usando dobras cutâneas: https://www.calculadora.app/nutricao/dobras-cutaneas

Como medir:

https://www.treinoemfoco.com.br/protocolo-de-medidas-de-dobra-cutanea/

Vídeo explicativo:

Valeu mano, vou dar uma estudada nisso 

Postado
Em 22/03/2025 em 11:28, danielb.ali disse:

Valeu mano, vou dar uma estudada nisso 

E aí, concluído um dado período de preparação, você volta a um avaliador (de preferência sempre o mesmo) e realiza as sete dobras, mais precisas, depois de, digamos, 45 ou 60 dias.

Pra essa altura e peso corporal que você está é um processo que você aplica uma estratégia e colhe resultados apertados, coisa lenta e gradual, principalmente se for bulk (supondo que você não esteja no suco).

Postado
Em 22/03/2025 em 11:34, Vecchio disse:

E aí, concluído um dado período de preparação, você volta a um avaliador (de preferência sempre o mesmo) e realiza as sete dobras, mais precisas, depois de, digamos, 45 ou 60 dias.

Pra essa altura e peso corporal que você está é um processo que você aplica uma estratégia e colhe resultados apertados, coisa lenta e gradual, principalmente se for bulk (supondo que você não esteja no suco).

Sabe onde eu consigo um profissional (ou academia) para realizar o 7 dobras, cara? Não acho nenhum! 

Show, após o exame começo manutenção para o bulk 

Postado
Em 21/03/2025 em 12:42, Polaco88 disse:

DENSIOMETRIA ÓSSEA DE CORPO INTEIRO

famoso DEXA

bioimpendancia n presta

Isso.

Postado

Na pratica o mais preciso é o espelho, olhou não gostou, emagrece.

Na pratica errar 5% não vai ter causas significativas na dieta.

E no fim não apenas numeros.

Postado
Em 24/03/2025 em 00:28, danielb.ali disse:

Sabe onde eu consigo um profissional (ou academia) para realizar o 7 dobras, cara? Não acho nenhum! 

Show, após o exame começo manutenção para o bulk 

Mano, é estranho uma academia, qualquer uma, não oferecer avaliação física, pois isso é uma fonte adicional de renda para o dono e avaliador.

Avaliação, por ser paga, deveria ser sempre via 7 dobras. Sugiro entrar em contato com as academias de sua cidade, pois podem não ter entendido direito a sua consulta.

Às vezes a pessoa que atenda ao zape não saiba o que seja "método de sete dobras, Pollock", coisa e talz e pense que seja algo religioso, espiritual, descarrego, etc kkk. Pergunte se eles fazem avaliação física e, se o(a) atendente disser sim, aí pergunte se este procedimento é feito com adipômetro. Daí a pessoa será obrigada a perguntar para o(a) avaliador(a) que diabo é um adipômetro.

Vou supor que você curta bodybuilding. O "horizonte" em números, não é preciso chegar a eles, mas manter uma proporção, ajudaria a saber se você está no rumo, seria o que o Dudu Haluch comenta num e-book[*]:

image.png

O e-book ensina outros aspectos que vale a pena você dar uma lida, caso não conheça ainda. Recomendo. Acho que você vai curtir.

[*]HALUCH, C.E.F. Estratégias nutricionais para definição muscular: cutting/pré-constest. Curitiba: Ed. do autor, 2019

Postado
Em 24/03/2025 em 11:09, Vecchio disse:

Mano, é estranho uma academia, qualquer uma, não oferecer avaliação física, pois isso é uma fonte adicional de renda para o dono e avaliador.

Avaliação, por ser paga, deveria ser sempre via 7 dobras. Sugiro entrar em contato com as academias de sua cidade, pois podem não ter entendido direito a sua consulta.

Às vezes a pessoa que atenda ao zape não saiba o que seja "método de sete dobras, Pollock", coisa e talz e pense que seja algo religioso, espiritual, descarrego, etc kkk. Pergunte se eles fazem avaliação física e, se o(a) atendente disser sim, aí pergunte se este procedimento é feito com adipômetro. Daí a pessoa será obrigada a perguntar para o(a) avaliador(a) que diabo é um adipômetro.

Vou supor que você curta bodybuilding. O "horizonte" em números, não é preciso chegar a eles, mas manter uma proporção, ajudaria a saber se você está no rumo, seria o que o Dudu Haluch comenta num e-book[*]:

image.png

O e-book ensina outros aspectos que vale a pena você dar uma lida, caso não conheça ainda. Recomendo. Acho que você vai curtir.

[*]HALUCH, C.E.F. Estratégias nutricionais para definição muscular: cutting/pré-constest. Curitiba: Ed. do autor, 2019

Show demais mestre, te agradeço pela resposta! 

Ri demais da parte do descarrego 🤣 vou perguntar nessas academias de rede, mas que está difícil de achar está.. 

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Criar Novo...