Ir para conteúdo
Acessar app

Navegue melhor pelo fórum. Entenda.

Fórum Hipertrofia.org

Um aplicativo em tela cheia na sua tela inicial com notificações push, selos e muito mais.

Para instalar este aplicativo no iOS e iPadOS
  1. Toque no ícone Compartilhar no Safari
  2. Role o menu e toque em Adicionar à Tela de Início.
  3. Toque em Adicionar no canto superior direito.
Para instalar este aplicativo no Android
  1. Toque no menu de 3 pontos (⋮) no canto superior direito do navegador.
  2. Toque em Adicionar à tela inicial ou Instalar aplicativo.
  3. Confirme tocando em Instalar.

[DICA] Quando treinar até a falha?

Posts Recomendados

Postado

Achei interessante traduzir este artigo porque sempre vejo essas discussões no fórum. Por favor, se encontrarem erros na tradução, me corrija. 

Dica: Quando treinar até a falha, quando evitar

Esse guia rápido vai te preparar para o sucesso a longo prazo. 

por Charles Staley | 10/29/16

Quando você deve treinar até a falha?

As boas notícias: Levar uma série à falha absoluta cria um estímulo de treino maior do que não fazê-lo. 

As más notícias: Também cria uma quantidade desproporcional de fadiga, que pode afetar negativamente o resto do seu treino ou seus outros treinos na semana.

Isso significa que a maioria das séries devem ir até 2 ou 3 repetições abaixo da falha técnica absoluta. Dessa forma, você ainda pode obter o máximo de estímulo do treinamento mas com um custo muito menor em termo de fadiga.

Nota: O termo “falha técnica” foi usado para enfatizar que as séries nunca devem chegar a ter uma forma ruim. Todas as repetições devem ser exatamente iguais sempre, exceto quanto à velocidade.

Falha: A hora certa e o lugar certo

Há definitivamente hora e lugar para treinar até a falha:

  1. Em músculos e/ou exercícios “pequenos”: Mesmo que você leve todos seus curls até a falha, não haverá muitos danos ou estresse ao SNC, então na maioria das vezes você pode treinar pesado a panturrilha ou braços sem se preocupar.
  2. Em qualquer exercício que você não é forte o suficiente para usar muito peso. Pessoas pequenas ou fracas simplesmente não podem se taxar de durões como pessoas grandes ou fortes, mesmo que estejam treinando o mais pesado possível. Por exemplo, se você agacha com menos de 90 kg, então você deve treinar suas séries até a falha.
  3. Na última série de um exercício: Nesse ponto, você não estará se prevenindo para mais nenhuma série do mesmo exercício, então a menos que seja um movimento que requer muito esforço (como levantamento terra ou agachamento) você pode levar a última série até a falha.
  4. Em uma semana antecedente ao deload: Se você sabe que terá uma semana leve planejada a seguir (ou umas férias na próxima semana) então treine até a falha, pelo menos nas suas últimas séries.
  5. Durante teste de força ocasional. Se você nunca treina até a falha, você nunca saberá realmente quão forte está. Procure por oportunidades para quebrar seus PRs para séries de 10, 5, 3 ou até mesmo uma única repetição!
  6. Quando você só vai fazer uma série de qualquer maneira: A velha abordagem “uma série até a falha” tem sido bastante desacreditada como uma ótima estratégia de treinamento, mas todos nós temos momentos em que tempo e energia estão limitados. Nessas situações, uma série pesada é anos-luz melhor do que nenhuma série. Então, se você pode fazer apenas uma série, faça valer a pena.

Custo vs. Benefício

Lembre-se sempre que levantar peso tem seus benefícios, mas também tem custos, particularmente na forma de fadiga. Lembre-se que treino é um processo e não um evento único. Toda vez que você faz uma série, vale a pena considerar como ela afetará o treino ou exercício que vem a seguir.

Fonte: T-Nation

Editado por ya.augusto

Postado

Fico intrigado com pessoas que fazem x repetições e param do nada e nem estão esgotadas, do tipo: " - 7..8..9..10.... ufa... acabei...". É um eterno treino regenerativo? :huh:  

Postado
19 minutos atrás, BRADOK_31 disse:

Fico intrigado com pessoas que fazem x repetições e param do nada e nem estão esgotadas, do tipo: " - 7..8..9..10.... ufa... acabei...". É um eterno treino regenerativo? :huh:  

Bom, eu geralmente não busco a falha, sempre deixo 1 ou 2 reps guardadas, dependendo do exercício (e do objetivo). Mas acho que entendo seu ponto, tem uma galera que vai fazer fisioterapia na academia mesmo, mas em geral é quem não curte muito a coisa que eu saiba.

Postado
1 hora atrás, ya.augusto disse:

falha absoluta

falha absoluta = falha concentrica ou falha total (excentrica, concentrica, isometrica)???

1 hora atrás, ya.augusto disse:

Em músculos e/ou exercícios “pequenos”

calistenicos/bw encaixam aq?

Editado por Visitante

Postado
  • Este é um post popular.

Vou colar aqui um post que fiz em outro tópico sobre o tema:

Citar

Vou dar meus 2 centavos aqui.

 

Temos que dar um passo atrás na discussão e contextualizar a falha. Não tem como discutir falha isoladamente, sem um contexto apropriado. O que quero dizer com isso? Tem que avaliar qual exercício (composto ou isolador, máquina ou livre...), faixa de repetições (intensidade), volume total do treino (no dia e na semana), frequência, momento do treino, momento da periodização (caso exista), etc.

 

A falha tem muito a ver com nível de ativação muscular e, nesse sentido, a faixa de reps (intensidade, %RM) importa. Quanto maior a intensidade (%RM) menor a necessidade de se atingir a falha pra gerar maior ativação muscular e vice-versa. Em outras palavras, se estiver treinando com mais repetições (menor intensidade), pode ser vantajoso se aproximar ou atingir a falha, caso contrário, não há tanta vantagem.

 

O exercício também é importante. Não vejo nenhuma vantagem em falhar em um composto básico, sobretudo se executado em low reps. Por outro lado, falhar em uma série de 20+ repetições de extensora ou voador é quase obrigatório.

 

Resumindo:

  1. Exercícios compostos básicos livres em baixas repetiçoes - não há necessidade nem vantagem em falhar e pode ser contraprodutivo, visto que neste tipo de exercício se visa performance;
  2. Exercício composto em uma faixa intermediária de repetições - chegar próximo a falha é uma boa ideia, podendo-se atingi-la com certa frequência, mas não é necessário buscá-la sempre;
  3. Exercício isolador, máquina ou calistênicos em altas repetições - buscar a falha tende a ser mais produtivo e aqui eu recomendaria a utilização de técnicas de "intensidade" como rest-pause e myo-reps (oclusão vascular é uma boa ideia nessas condições também).

Abraços

Postado
48 minutos atrás, Shrödinger disse:

Vou colar aqui um post que fiz em outro tópico sobre o tema:

Eu também penso exatamente assim. 

Tem uma grande diferença entre falhar no agachamento e falhar em push/pull ups.

Postado
2 horas atrás, rainegoncalves disse:

Gente, estou começando agora, não tenho muito conhecimento....

Treinar até a falha no agachamento não seria meio perigoso?

Em qualquer exercício é perigoso, não só por acabar perdendo a forma e se lesionar, como até ocasionar um acidente dependendo do exercício.

Postado

Ultimamente nem conto mais reps, só busco a falha... e a majoritária parte dos meus ganhos foi nessa brincadeira aí.

Tem set que bate até 40-50 reps, negócio desgastante mesmo mas se quer resultado tem que forçar o corpo a mudar.

Só aplico essa filosofia de não falhar em multiarticulares, mas de vez em quando baixo o peso por exemplo no agachamento e faço drop-set até a falha, tem os apoios do lado então é sossegado, no supino só com halteres.

Postado
  • Autor
5 horas atrás, MachoAlfa disse:

falha absoluta = falha concentrica ou falha total (excentrica, concentrica, isometrica)???

calistenicos/bw encaixam aq?

Acredito que seja concêntrica, porém ele não especifica no artigo.

Quanto aos calistênicos, concordo com o que Shrödinger disse acima:

4 horas atrás, Shrödinger disse:

Exercício isolador, máquina ou calistênicos em altas repetições - buscar a falha tende a ser mais produtivo e aqui eu recomendaria a utilização de técnicas de "intensidade" como rest-pause e myo-reps (oclusão vascular é uma boa ideia nessas condições também).

Postado
  • Supermoderador

Para quem está comendo bem e não vai treinar no final de semana, eu não vejo problema em consistentemente treinar até a falha concêntrica na sexta-feira, ou se tiver um parceiro de treino, na última série de cada exercício, até mesmo nos compostos, falha total.

Dá para montar um bom programa para trabalhar o corpo inteiro durante a semana e as deficiências na sexta e dar um volume e chegar a falha na sexta.

Lembrando que existem 3 fatores que influenciam na hipertrofia, em ordem de importância:

Volume

Intensidade

Cadência/falha

Não adianta fazer rosca direta levando 2min pra 15 repetições se tu nunca aumenta o volume semanal ou a carga.

Crie uma conta ou entre para comentar

Quem Está Navegando 0

  • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.

Conta

Navegação

Pesquisar

Configurar notificações do navegador

Chrome (Android)
  1. Toque no ícone de cadeado ao lado da barra de endereços.
  2. Toque em Permissões → Notificações.
  3. Ajuste sua preferência.
Chrome (Desktop)
  1. Clique no ícone de cadeado na barra de endereços.
  2. Selecione Configurações do site.
  3. Encontre Notificações e ajuste sua preferência.