Postado 19/08/2016 às 17:11 08/19, 2016 Pow born eu vejo de outra forma, em vez de perder muscles melhorar a economia da sua corrida (além de aumentar a quilometragem semanal de corrida, treinar acima de 85% tbm ajuda) e mudar um pouco o foco do treino, além de incluir obrigatoriamente algumas mobs para esses pés zoados aí. Você disse que vai à gym 4x na semana, dá para montar um treino bacana com essa disponibilidade. E já que está com perna de ciclista (heaehuahahuaea) jogar um volume extra no upper, para ir arrumando a simetria corporal. O último post do tópico do treino concorrente é abordando +/- isso, com o que que o corredor tem que se preocupar ao entrar na academia (e varia dependendo da distância alvo dele)... Spoiler Corredores de Curta Distância (1500m - 5k) Indivíduos que esperam deixar seus tempos competitivos em distâncias de até 5k irão se beneficiar bem mais de treinos de ME e circuitos de DE ou lifts explosivos que enfatizam especificamente a melhoria da capacidade anaeróbica (como a resistência muscular das pernas), aumentar o recrutamento de fibras e manter uma biomecânica ótima enquanto estão cansados e acima do seu limiar de lactato. Para esses atletas, cada segundo conta, então uma forma perfeita e aquele “pontapé final” final são essenciais para uma boa corrida. Geralmente esses tipos de corredores, tem de 2-3 treinos intensos por semana que utilizam os mesmos tipos de substratos energéticos (e esses treinos acabam tendo prioridade em relação à musculação), os treinos de força devem ser programados para serem executados nos dias de recuperação (recovery runs da vida) ou então em um dia de longão, desde que o atleta consiga manter pelo menos um dia completo de folga por semana, para permitir um descanso apropriado às fibras musculares de contração rápida. Para esses atletas, recomendaria 3 dias de treino de musculação: 1 dia de upper (push/pull) combinando ME/DE e focando primariamente em cargas altas para o peito e costas, melhorando a capacidade de geração de força do torso (lifts como supino, remadas, landmine press e OHP), e também alguns movimentos explosivos, que venham a melhorar o balanço do braço e a velocidade do mesmo (tais como pushp ress, supinos pliométricos e pendlay rows explosivos). Os 2 dias de perna devem ser divididos em um dia de ME, focando no fortalecimento de toda a cadeia posterior com o propósito de fortalecer o equilíbrio do corpo (Deadlifts, Romanian deadlifts, Good mornings e Glute-Ham raises), e um outro dia de DE, projetado para melhorar a explosão da pena, incorporar tanto movimentos pliométricos (lunge hops, box jumps, jump squats) e movimentos mais tradicionais, focando na velocidade e explosão (power cleans, speed squats, full cleans, splits squats). Corredores de Média Distância (10k - ½ Maratona) Aqueles indivíduos que desejam ingressar em eventos de 10k à ½ maratonas devem incorporar exercícios que venham a corrigir desequilíbrios e ajudar na prevenção de lesões. Não existe tanta necessidade de focar em movimentos explosivos, a ênfase do treino deverá ser o aumento e melhoria da resistência anaeróbica (melhorar a metabolização do ácido lático, proporcionando, dessa forma, uma melhor resistência do corpo por todo o período no qual se mantém acima do limiar de lactato) e proativamente dar um foco em locais que possivelmente podem vir a sofrer lesões pela queda da forma (joelhos, tornozelos…). Para esses atletas, a mesma divisão informada acima (no treino de 1.5-5k) pode ser seguida, contudo o dia de upper devem focar menos em lifts explosivos e mais em movimentos controlados, particularmente para o upper back. Sugiro que troquem os exercícios explosivos por movimentos mais “upper back builder”, tais como: barbell shrugs, snatch grip high pulls, band pull aparts e reverse lateral raises. Para o dia de lower, o foco do ME deverá continuar o mesmo, contudo os movimentos de DE terão que ser trocados para algo menos intenso. Por exemplo, um circuito de 10 minutos de walking lunges, front-squats, low box jumps e mountain climbers (max rounds), isto irá construir a capacidade do lower atleta, coisa bastante útil durante subidas um pouco extensas ou manutenções de maiores paces em determinado momento da corrida. Corredores de Longa Distância (Maratona - Ultramaratona) Conforme a distância aumenta, exercícios de academia tornam-se cada vez mais distantes da atividade escolhida, é quase que impossível copiar, em 45-60 minutos de treino, qualquer desafio em uma corrida de +42km, quase toda a ênfase do treino deverá ser voltada à prevenção de lesões, com um menor foco na construção de condicionamento em subidas e controle de descidas. As dicas para o upper do treino de 10km continuam valendo, assim como o básico dos dias de DE, mas os circuitos devem ter outra prioridade, devem ser voltados à construção da resistência de todo o corpo. Na verdade, substituir os circuitos de DE por algo mais voltado ao condicionamento geral do corpo parece ser uma solução mais adequada: Corridas, seguidos de complexes de sled push, mais circuitos de corridas e pliométricos (tal como rounds de 800m de corrida com uma carga baixa - à la rucking - seguidos de altas repetições de goblet squats / burpees / walking lunges) irão construir a resistência e capacidade anaeróbica do atleta para longas distâncias, enquanto melhoram a sua habilidade de mantar a forma quando seus músculos estão completamento exaustos e com uma baixa carga de glicogênio. Sobre a economia de corrida, cheguei a procurar na época em diversas fontes, acabou que chegaram a alguns pontos (colocar o link aqui de um artigo que achei bacana). Citar How to improve RE :: High mileage. :: Heavy strength training: Three to four sets of three to five reps with greater than 85-percent of your one-rep max. :: Plyometrics: Box jumps, squat jumps, leg bounds, bleacher hops, etc Fonte: https://www.trailrunnermag.com/component/content/article/119-physiology-lessons Não precisa perder músculos, só otimizar seu uso dá para manter uma boa simetria e conseguir melhorar seus tempos com o tempo. PS.: aqui na cidade vai ter um quase-ultra-trail em novembro (50km) S2 que inveja Diário: Instituto Xavier para Estudos Avançados #treta - #teamControlFreak - #broscience - #iJustKnow
Postado 19/08/2016 às 17:44 08/19, 2016 Autor Tinha que ver certinho intensidade e organizar o treino. Terça eu forcei no Terra/Agach/Stiff, na Quarta a perna pesou bem de manhã/tarde, até que ontem queria ter corrido 22, mais parei nos 15 pela fadiga. Velocidade já desisti de treinar por causa do tempo de recuperação e os mobs desde o começo não parei. Porém, pesa, estou com 85/86 e uns 13% de gordura, gostaria de chegar a 77/78kg. Ai estou vendo da fisioterapia, uma vez por semana ou de 15 em 15 dias. Superior só me falta braço(31/32). Passou de 42 é Ultra Ricardo, por ser em trilha é mais complicado ainda. Editado 19/08/2016 às 17:47 08/19, 2016 por Born4Run (veja o histórico de edições) Calendário Holoceno Para o fim do horrível Calendário Juliano-Gregoriano.
Postado 30/08/2016 às 15:21 08/30, 2016 Autor Atualizando aqui. Naquela semana fiquei com 84Km rodados. Na posterior senti dor nos dois joelhos(no mesmo lugar que tinha machucado) não sabia o que era, fiquei sem rodar um dia e diminui um pouco o volume. Fechei com 64Km. Posteriormente descobri que era minha pisada, fiz palmilhas e as dores sumiram. Irei voltar a aumentar o volume durante essa semana(ontem foram 5Km). Pretendo fazer + de 20 hoje, vamos ver. E é isso. Editado 30/08/2016 às 15:24 08/30, 2016 por Born4Run (veja o histórico de edições) Calendário Holoceno Para o fim do horrível Calendário Juliano-Gregoriano.
Postado 3/09/2016 às 14:14 09/3, 2016 Autor Sabado. Estou com 77km rodados. Amanhã pelo menos 5 para descansar. Estou tendo problemas alimentares, a três dias venho sentindo fraqueza e queda de pressão, sou teimoso, recupero um pouco e volto. Irei ver a dieta, já que na musculatura, articulações...etc. Está tudo ok. Deixo minha panturrilha. Spoiler Calendário Holoceno Para o fim do horrível Calendário Juliano-Gregoriano.
Postado 3/09/2016 às 16:50 09/3, 2016 Born tu vai mexer no seu vol semanal de corrida p/ se preparar para o ultra que tu mencionou? Eu vi heim ¬¬' mas o senhorito editou o post =P Diário: Instituto Xavier para Estudos Avançados #treta - #teamControlFreak - #broscience - #iJustKnow
Postado 3/09/2016 às 17:23 09/3, 2016 Autor Ricardo eu não sei se irei. Depois dessa Quinta estou com um pé atrás. Até agora não passou essa fraqueza, hj no 11km leve passei mal. A ideia minha era já jogar pra 90/100Km essa semana pra deixar só rodagem longa intercalando os dias pra Outubro/Novembro. Essa semana foi assim: 5/15/10/21/10/13(quebra no meio do 11 para 12 e volta até os 13 e morri). Deu 77,2Km ao todo. Acho que não aguento nem 4h ainda. Editado 3/09/2016 às 17:27 09/3, 2016 por Born4Run (veja o histórico de edições) Calendário Holoceno Para o fim do horrível Calendário Juliano-Gregoriano.
Postado 4/09/2016 às 05:54 09/4, 2016 Já que reviveu o diário vou acompanhar para tentar pescar umas dicas. =) Volg de stroom,denk aan je droom
Postado 15/09/2016 às 02:54 09/15, 2016 Autor Atualizando. Semana passada comecei mais um ciclo(mensal), esse agora de 90/100 semanais. Fechei a semana com 90Km rodados.(17,15,12,25,10,10 + uns quebrados). Está tudo indo bem. Essa semana mantenho do mesmo modo ou parecido.. Na academia, ando fazendo um ABBB(A pernas, B superior), com pouco peso. Dieta...nenhuma. Editado 15/09/2016 às 03:06 09/15, 2016 por Born4Run (veja o histórico de edições) Calendário Holoceno Para o fim do horrível Calendário Juliano-Gregoriano.
Postado 6/10/2016 às 13:51 10/6, 2016 Born, nas suas corridas mais longas sofre com assaduras? (já que tbm é pernudo) Tá foda, nem a compressão anda resolvendo. Com a bermuda de compressão as pernas ficam ilesas, mas o saquinho sofre ¬¬' Já com o short de corrida os bagos saem ilesos, mas as pernas voltam todas empoladas (edit.: o short que uso vem com a "cuequinha" interna) Vi que tem uma turma que se enche de vaselina (pernas e no saquinho de chá) antes de correr e nunca mais reclamaram disso, já testou? Diário: Instituto Xavier para Estudos Avançados #treta - #teamControlFreak - #broscience - #iJustKnow
Postado 6/10/2016 às 13:57 10/6, 2016 Autor Já sim. Não deu muito certo ou não lembrava de passar. Eu faço assim: Coloco uma box(sem ser de pano), depois a bermuda de compressão. Melhora e resolve, porém, bem raramente assa as dobras da perna. Aproveitando deixo em Spoiler uma imagem que me ajuda bastante com os pés. Spoiler Calendário Holoceno Para o fim do horrível Calendário Juliano-Gregoriano.
Postado 6/10/2016 às 14:01 10/6, 2016 1 minuto atrás, Born4Run disse: Aproveitando deixo em Spoiler uma imagem que me ajuda bastante com os pés. Cara, depois que comprei essas aqui "Meia Nike Running Dri-FIT Cushioned", nunca mais tive quaisquer problemas com bolhas ou assaduras nos pés, inclusive correndo com pé molhado (mas também não passo de 21km de uma só vez) Diário: Instituto Xavier para Estudos Avançados #treta - #teamControlFreak - #broscience - #iJustKnow
Postado 6/10/2016 às 14:07 10/6, 2016 Autor Vejo sempre essas meias pra corrida, mas nunca comprei. Da medo de ser grossa e ficar raspando. Calendário Holoceno Para o fim do horrível Calendário Juliano-Gregoriano.
Postado 6/10/2016 às 14:09 10/6, 2016 Elas são mais grossas que as meias normais sim, mas ficam bem acomodadas e justas nos pés, fora o material que é bem diferente, não dá margem para ficar raspando no pé. Quando coloco elas ficam bem justas mesmo. Nunca comprei de outra, essa aí deu certo e fico com receio de mudar hahahahah Diário: Instituto Xavier para Estudos Avançados #treta - #teamControlFreak - #broscience - #iJustKnow
Postado 6/10/2016 às 14:25 10/6, 2016 Autor Irei ver de comprar uma. Sempre tenho bolha e perco as unhas dois dedões. Calendário Holoceno Para o fim do horrível Calendário Juliano-Gregoriano.
Postado 6/10/2016 às 22:33 10/6, 2016 Autor A uma semana para a meia do Rio consegui machucar o Sóleo ao tentar correr 21km todos os dias. Spoiler Sou uma ameba. Editado 6/10/2016 às 22:33 10/6, 2016 por Born4Run (veja o histórico de edições) Calendário Holoceno Para o fim do horrível Calendário Juliano-Gregoriano.
Postado 7/10/2016 às 08:18 10/7, 2016 Pow que mole born, que isso aí seja "coisa pouca" e se recupere a tempo Diário: Instituto Xavier para Estudos Avançados #treta - #teamControlFreak - #broscience - #iJustKnow
Postado 19/10/2016 às 10:38 10/19, 2016 Born como anda a panturra melhor? Cara estou com uma dúvida sobre a respiração, quando você puxa o pace e mantém ele no mais forte, você mantém algum padrão de respiração que fica mais confortável para você? Não sei se a minha está boa, mas acabo inspirando em função da cadência, as puxadas vem junto com o pouso do pé no chão, de 2 em 2 passadas ou 3 em 3, só que não acho que está legal, quando aumento a cadência aí vish!!!! respiro rápido demais, parece que a fc sobe muito aqui Diário: Instituto Xavier para Estudos Avançados #treta - #teamControlFreak - #broscience - #iJustKnow
Postado 19/10/2016 às 13:34 10/19, 2016 Autor Melhorou e depois torci o tornozelo. Pretendo correr de 5Km a 10km só até semana que vem. Ricardo, tenta cadenciar a respiração individualmente só. Conforme vai aumentando tenta puxar uma vez curto, 2 soltadas como se fosse assoprar. O que quebra é o excesso de CO2, poucas vezes é por falta de O2(ai é só puxar +). Editado 19/10/2016 às 13:34 10/19, 2016 por Born4Run (veja o histórico de edições) Calendário Holoceno Para o fim do horrível Calendário Juliano-Gregoriano.
Postado 16/11/2016 às 10:19 11/16, 2016 Cade você???? como foi a ultra? isso se já foi =P Diário: Instituto Xavier para Estudos Avançados #treta - #teamControlFreak - #broscience - #iJustKnow
Postado 16/11/2016 às 10:42 11/16, 2016 Autor Ricardo já foi. Esperava fazer os 50km em menos de 6h, mas não deu certo.(fiz em mais) Estava com dor nos dois tornozelos e nas canelas, tive que diminuir a rodagem durante as semanas, atrapalhou no desempenho. Bom que me motivou a ir em uma de 12 ou 24 horas mesmo e esticar para 50 Sub 5h 30min e 100km ano que vem. Agora estou com rodagem baixa(10 a 15) por dia só para fechar o ano e nos Domingos irei tentar esticar para uns 35 ou 40(longões) pra ir em alguma Maratona. Vale muito a pena pela experiência. Pontos de quebra do corpo(25 até 33 ou 35 e dai até os 45) Nos últimos 5km era impossível sprint ou mesmo corrida rápida. Panturrilhas tremiam querendo dar câimbra desde os 40. Posteriormente o que descobri que melhora muito mesmo as câimbras é o Magnésio. Editado 16/11/2016 às 10:43 11/16, 2016 por Born4Run (veja o histórico de edições) Calendário Holoceno Para o fim do horrível Calendário Juliano-Gregoriano.
Postado 16/11/2016 às 10:51 11/16, 2016 Top, eu estou pensando em fazer uma mudança nos meus esquemas, ver se consigo aumentar meu volume de corrida (mas ainda é planejamento p/ ano que vem), tenho ficado cada vez mais atraído pelas ultras de trail, na vdd qq coisa acima de 30 hahahahahah Diário: Instituto Xavier para Estudos Avançados #treta - #teamControlFreak - #broscience - #iJustKnow
Postado 16/11/2016 às 10:53 11/16, 2016 9 minutos atrás, Born4Run disse: Bom que me motivou a ir em uma de 12 ou 24 horas mesmo e esticar para 50 Sub 5h 30min e 100km ano que vem. 100km? Já dá para encarar o Cruce de los Andes... Meu diário
Postado 16/11/2016 às 11:13 11/16, 2016 Autor Ricardo vale muito a pena. Principalmente se focar em Trail(são as que mais tem). Ideal para 50..60 é fazer as x uma rodagem de 30 à 36Km em um longão para ver a reação do corpo. 21km a 25Km passa a ser rodagem fácil. Uma outra coisa é o trabalho psicológico. Vai passando o tempo, além do desgaste o fica querendo negociar com o corpo(mais 2km eu paro...) Moottley para 2018 pretendo ir em uma dessas. Tem crescido bem a quantidade de provas, ajuda. Calendário Holoceno Para o fim do horrível Calendário Juliano-Gregoriano.
Postado 16/11/2016 às 11:21 11/16, 2016 Essa guerra psicológica que falou é boa demais rsrsrsr, no momento meu "longão" é trail de 21 hahahaha, tenho muito a galgar até pegar uma ultra. Aqui na cidade todo ano tem um WTR em junho, esse ano eu iria competir na 21k, mas pela operação do punho não pude, o meu preparo atual está bom para completar a prova de 21 sem problemas (é quase a corrida que venho fazendo nos domingos), mas eu vi que se treinar com afinco consigo fazer a de 20 milhas em um bom tempo (21k de manhã e 11 de noite). Diário: Instituto Xavier para Estudos Avançados #treta - #teamControlFreak - #broscience - #iJustKnow
Postado 16/11/2016 às 13:34 11/16, 2016 Autor Traça uma prova alvo. Eu lembro que tinha colocado os calendários de provas no seu diário. Já correu dessa forma?(21 + 11)? Calendário Holoceno Para o fim do horrível Calendário Juliano-Gregoriano.
Postado 16/11/2016 às 13:50 11/16, 2016 Aquele calendário cagou no pau por causa da cirurgia, agora já posso criar um para o próximo ano e ele vai estar traçado como alvo do primeiro semestre. Nunca corri 21+11 não (já fiz ~11 + ~11), no momento ainda estou recolhendo material p/ distribuição de volume semanal de trails longas (e tem uma parede a partir de 40 milhas semanais - volume que serve para ultras acima de 50mi). Pelo que tenho achado é uma distribuição diferente de corrida de rua, avalia em horas semanais distribuídos por terreno e não quilometragem, então é algo que tenho que sentar p/ rabiscar direitinho p/ não dar merda. Diário: Instituto Xavier para Estudos Avançados #treta - #teamControlFreak - #broscience - #iJustKnow
Postado 17/11/2016 às 00:23 11/17, 2016 Autor 10 horas atrás, Ricardo Queiroz disse: Ricardo na hora de planejar o volume, além de distribuir as distâncias, distribua o terreno e descanso ativos. Não sabia organizar direito e acabava forçando mais do que devia por conta disso. Eu sempre distribuo por Km, vez ou outra utilizo por tempo(geralmente nos descansos ativos). https://www.sportlife.com.br/corrida/corrida-diferentes-terreno//?utm=maislidas E aqui: https://www.superesportes.com.br/app/19,66/2014/03/07/noticia_maisesportes,53236/variar-os-tipos-de-terrenos-da-corrida-evita-lesoes-e-melhora-o-rendimento.shtml No descanso ativo estou optando a não ter nenhum impacto(elíptico). Editado 17/11/2016 às 00:23 11/17, 2016 por Born4Run (veja o histórico de edições) Calendário Holoceno Para o fim do horrível Calendário Juliano-Gregoriano.
Postado 17/11/2016 às 07:48 11/17, 2016 Top Born, a ideia é de que a maior porcentagem do meu volume seja em outros terrenos. E como minha frequência na corrida ainda vai ser bem inferior a de um corredor, então os descansos ativos vão ser mais frequentes. Atualmente a minha distribuição está por km (42/sem - 3x). A ideia para o futuro é manter 4x na semana e fazer um misto de controle do volume por tempo (trails com mais subidas e trilhas - controle de desnível) e quilometragem (corridas mais fáceis - rodagens) Anotei esses aí, se souber algum bacana de controle das trails me passa pfv, usei esses aqui para tomar uma ideia: https://www.trailrunnermag.com/training/training-plans/2104-how-much-mileage-should-you-run https://www.webrun.com.br/h/noticias/qual-o-volume-de-treino-adequado-para-trail-run/15552 Esse aqui é uma lista de comentários e dicas de vários corredores de trail https://www.ultrunr.com/lo-mile.html Diário: Instituto Xavier para Estudos Avançados #treta - #teamControlFreak - #broscience - #iJustKnow
Postado 17/11/2016 às 13:59 11/17, 2016 Autor Tentei ler mas aqui está um pouco corrido. Descansos ativos são tão uteis quanto treinos. Antes não dava atenção alguma pra isso. Calendário Holoceno Para o fim do horrível Calendário Juliano-Gregoriano.
Crie uma conta ou entre para comentar