O que significa treinar fofo na academia (e como evitar)?

Treinar fofo é um termo famoso nas redes sociais e diz respeito a quem não faz musculação com o devido esforço para gerar resultados. No entanto, isto é extremamente subjetivo e pode gerar erros na avaliação de um treino.

Neste texto, iremos mais fundo nesta questão para que você possa saber o que é treinar fofo e como evitar treinar dessa forma.

O que é treinar fofo?

Treinar fofo significa treinar em um nível de esforço abaixo do necessário para gerar resultados, seja por sua própria vontade ou porque você está fazendo algo errado sem saber. Treinar dessa forma costuma envolver falta de sobrecarga progressiva nos exercícios, baixo esforço durante as séries, seleção inadequada de exercícios ou volume insuficiente.

Ou seja, um treino fofo não necessariamente tem relação com a quantidade específica de carga usada no treino, mas, sim, com a fato do praticante não estar desafiando o corpo de maneira suficiente com as cargas que ele pode usar, para gerar os estímulos necessários para hipertrofia muscular.

Um exemplo prático de treino fofo seria uma pessoa treinar pernas sem fazer agachamento livre, mesmo ela sendo capaz de realizar o exercício com segurança. Caso ela faça o exercício, ela ainda pode treinar fofo por sempre realizar o exercício usando sempre a mesma carga sem nunca tentar progredir ou ela pode aumentar a carga ao custo de descer menos a barra para facilitar o exercício.

Em resumo, treinar fofo significa treinar menos do que você realmente poderia, falhando em desafiar o corpo. Enquanto isto não é um problema caso você queira apenas ser uma pessoa ativa fisicamente, dificilmente você conseguirá ver resultados em termos de mudança corporal treinando desta forma.

Principais sinais de que seu treino é fofo

Os principais sinais de que o treino um treino pode ser fofo, incluem:

  1. Falta de sobrecarga progressiva: Não há aumento na quantidade de carga de trabalho ao longo do tempo. Em outras palavras, você está preso na mesma carga, número de repetições ou séries, há bastante tempo e não há esforço real em tentar fazer mais do que você está acostumado.
  2. Usar cargas leves para você: Não é uma questão de usar X quilos em um determinado exercício ou forçar o uso de muita carga ao custo da boa execução, mas, sim, propositalmente usar menos cargas que você poderia usar de forma segura e fazer isso apenas para fugir de trabalho duro.
  3. Evitar exercícios: Evitar exercícios que você não sabe fazer ou causem dor é uma coisa; evitar exercícios que você precisa fazer, mas acha desconfortável é outra. Uma pessoa que treina fofo sempre evitará exercícios difíceis (exemplo: evitar agachamento livre, barra fixa e outros).
  4. Técnica incorreta: Fazer exercícios de forma incorreta, seja para facilitar o uso de cargas ou reduzir o esforço para que ele se torna mais fácil.
  5. Você se sente restaurado após o treino: Não é como se o objetivo do treino fosse fazer você sair destruído da academia, mas não há como sair da academia restaurado após fazer um treino intenso que obriga você a sair da zona de conforto. Uma caminhada na parque pode fazer você se sentir bem e restaurado. O mesmo não pode ser dito sobre um treino pesado.

Como não treinar fofo e ter mais resultados

Para evitar um treino fofo e garantir que toda sessão de treino traga resultados, é fundamental ir para a academia com o objetivo de fazer mais do que você está acostumado, sem a mentalidade de evitar trabalho duro ou evitar aquilo que você sabe que precisa fazer.

Isto pode ser feito principalmente por aumentar a intensidade e a progressão dos exercícios; levantando pesos mais pesados gradualmente e focando em exercícios compostos que trabalham vários grupos musculares ao mesmo tempo.

Manter um diário de treino (onde você anota as cargas usadas) para acompanhar o progresso também é importante, pois permite avaliar se o que você está fazendo está funcionando ou mantendo você no mesmo lugar.

Publicidade

No entanto, este conceito não precisa ser levado ao extremo ou ao pé da letra. Por exemplo, você não deve forçar seu corpo, se você acha que não está devidamente preparado, está machucado ou não está se sentindo bem no dia. Use o bom senso.

Este texto foi útil para você?

Sim (136)
Não (2)
Muito obrigado pela opinião!

Ainda está com dúvidas sobre alguma questão? Visite nosso fórum de discussões e compartilhe suas dúvidas com mais de 270 mil pessoas cadastradas.

×