Como melhorar o gosto do whey protein (8 dicas)

Whey pode ser uma forma conveniente para complementar a necessidade proteica da dieta, mas algumas pessoas podem não gostar do sabor do suplemento e ficam em dúvida sobre como melhorar o gosto do whey protein.

Então, como melhorar o gosto do whey protein? A forma mais simples de melhorar o gosto do whey é misturá-lo com outros ingredientes, misturá-lo com outro líquido (que não seja água), usar frutas, leite e optar por um whey protein de marca confiável.

Neste post, exploraremos algumas estratégias para melhorar o sabor do whey e qualquer outra proteína em pó, assim como examinaremos as razões por trás dos sabores desagradáveis e forneceremos orientações sobre quais ingredientes são adequados para misturar com o pó de proteína.

8 dicas para melhorar o gosto do whey protein

1 – Você não precisa usar apenas água (se não quiser)

Muitas pessoas pensam que misturar whey com qualquer líquido que não seja água pode “estragar” as propriedades do suplemento. Isso não poderia estar mais longe da verdade.

Whey protein nada mais é do que um alimento em pó com alta quantidade de proteína. Misturar o whey com outros ingredientes geralmente não interfere na qualidade da proteína ou na absorção da mesma.

Logo, o primeiro passo para melhorar o gosto do whey, é tirar este possível peso da consciência de que você pode estar estragando algo por misturar o whey com outro líquido (além de água).

Veja também: Devemos tomar whey protein 3 vezes ao dia?

2 – Use um liquidificador

Bater seu whey no liquidificador pode ajudar mecanicamente a criar uma textura mais suave, homogênea e agradável, já que alguns wheys não misturam corretamente quando chacoalhamos a coqueteleira.

Além disso, liquidificadores são rápidos e eficientes, tornando fácil preparar um shake de proteína em apenas alguns minutos. Eles também possuem a vantagem única de permitir que você use cubos de gelo para fazer um shake de proteína refrescante, mais espesso e cremoso.

3 – Misture com leite ou substitutos de leite

Não há qualquer problema em misturar leite com whey protein. Fazer isso só vai complementar a quantidade de proteína, adicionar sabor, consistência e cremosidade do shake.

Publicidade

Além disso, misturar whey com leite pode adicionar calorias que poderão ser muito bem aproveitadas por aqueles que estão em bulking (querendo ganhar peso e massa muscular).

Se você não consome produtos derivados de animais ou tem problemas com leite de vaca, você também pode usar leites vegetais como:

  • Leite de amêndoas;
  • Leite de aveia;
  • Leite de arroz.
  • Leite de castanha.

4 – Escolha uma marca boa de whey protein

Acredite, não é uma questão de marketing para fazer você comprar uma marca específica. O ponto é que alguns wheys poderão ser fabricados usando os adoçantes mais baratos possíveis para adicionar sabor e diminuir o custo, sem que o sabor seja a prioridade.

Além disso, alguns adoçantes artificiais de origem duvidosa poderão causar sintomas gastrointestinais como inchaço, dores de barriga e gases. Portanto, é uma boa ideia escolher um whey de marca conhecida e que provavelmente dá uma importância maior ao gosto do seu produto.

5 – Cuidado com sabores “exóticos”

Se o gosto de whey protein é algo importante para você, escolher sabores exóticos é a decisão mais arriscada que você pode fazer.

Quando digo “sabores exóticos” estou me referindo a coisas que fogem dos sabores básicos (morango, chocolate e baunilha), coisas como, mousse de maracujá, torta de limão, maracujá tropical e coisas que fogem bastante do comum.

Mesmo que o sabor exótico seja de uma fruta ou alimento agradável para você, tenha em mente que gosto artificial não é o mesmo, e misturado ao whey, o sabor poderá ser bem diferente do que você imagina. E, na prática, quanto mais “exótico” o sabor, mais duvidoso é a origem do adoçante artificial, por ser fora do comum.

Na dúvida, para correr menos riscos, fique com os sabores básicos.

6 – Use frutas frescas ou congeladas

Misturar whey protein com frutas frescas adiciona sabores naturais que podem mascarar o gosto às vezes artificial ou monótono do whey. Além disso, frutas poderão adoçar naturalmente o shake e aprimorar o gosto apenas por deixar a mistura mais doce.

Ao adicionar frutas congeladas, você pode deixar a textura do shake mais espessa e cremosa, além de fazer uma bebida refrescante em épocas quentes.

Publicidade

Por fim, adicionar frutas (frescas ou congeladas), aumenta o valor nutricional do shake, adicionando vitaminas, minerais e fibras à mistura.

7 – Tome whey imediatamente depois de preparar o shake

Tente beber seu shake com whey imediatamente após fazê-lo. Isso garantirá que os sabores da mistura estejam o mais próprio possível do “original” por estarem frescos.

Se você não for beber seu shake imediatamente, pode armazená-lo na geladeira por algumas horas. No entanto, se você não refrigerar após misturar o pó com líquido, deve consumi-lo dentro de 2 horas. Isso ocorre porque o shake começará a estragar depois de um tempo e não será tão saudável ou saboroso.

8 – Adicione especiarias

Para melhorar o gosto do whey, você também pode adicionar especiarias como canela, extrato de baunilha ou cacau em pó para dar um sabor extra ao seu shake.

Você pode tentar adicioná-las em pequenas quantidades e depois aumentar a quantidade até encontrar um sabor que se adeque às suas preferências pessoais.

Perguntas frequentes

1 – Porque o gosto de whey protein é ruim?

Apesar das empresas se esforçarem para trazer sabores cada vez mais saborosos de whey, gosto sempre será uma questão individual.

Dito isso, é válido lembrar que o objetivo principal do whey protein não é (e nunca foi) ser uma bebida saborosa, mas, sim, fornecer proteína de alta qualidade para a dieta – o sabor é um luxo.

2 – Qual é a melhor coisa para misturar com whey protein?

Por mais que as pessoas gostem de respostas simples para questões complexas, não existe “a melhor coisa” para ser misturada ao whey.

No entanto, na maioria das vezes é indicado adicionar carboidrato ao whey protein para garantir que a proteína não seja usada como forma de energia. Qual carboidrato será usado, fica a seu critério.

Como recomendação geral, se você está procurando incluir mais nutrientes em uma única refeição, misture o whey a frutas que possuem bastante carboidratos como bananas e maçã. Você também pode adicionar um pouco de mel (junto com as frutas).

Publicidade

3 – O que definitivamente NÃO devemos misturar com whey protein?

Você precisará fugir (bastante) do comum para encontrar algo que não pode ser misturado com whey protein. No geral e em situações normais que não fogem ao bom senso, você simplesmente não deve misturar coisas que particularmente façam mal a você.

Por exemplo, pessoas sensíveis ao leite ou lactose, podem ter sintomas gastrointestinais se misturarem whey protein ao leite e podem preferir usar outro tipo de bebida.

Ainda está com dúvidas sobre alguma questão? Visite nosso fórum de discussões e compartilhe suas dúvidas com mais de 270 mil pessoas cadastradas.

×