Flex Wheeler: altura, peso, dieta, treino, história e mais

Flex Wheeler é um fisiculturista aposentado da divisão Open da IFBB. Ele venceu vários títulos importantes de fisiculturismo e Arnold Schwarzenegger o chamou de um dos maiores fisiculturistas da história. Este é o seu perfil completo, biografia, treino, dieta e mais.

Flex Wheeler

Flex Wheeler posando

Nome completo: Kenneth Wheeler
Apelido: Flex Wheeler, O Sultão da Simetria, Flex
Data de nascimento: 23 de agosto de 1965
Local de nascimento: Fresno, Califórnia
Idade: 58 anos (no tempo que este texto foi escrito)
Peso fora da temporada: 120 a 125 kg
Peso de competição: 96 a 109 kg
Altura: 1,75 m
Peito: 142 cm
Bíceps: 61 cm
Cintura: 84 cm
Coxas: 79 cm
Nacionalidade: Americano
Carreira: Ex-fisiculturista profissional da IFBB, empreendedor

Início

Kenneth Wheeler nasceu em Fresno, Califórnia.

Ele cresceu em uma situação delicada de vida, tanto devido à falta de dinheiro quanto ao abuso físico que sofreu, o que piorou sua situação de vida. Na verdade, sua saúde mental foi gravemente afetada, levando-o a depressão muito cedo.

Veja também: Os 11 maiores fisiculturistas da história

Mas um Flex ainda jovem encontrou refúgio e uma saída positiva nas artes marciais e na musculação, ambos acompanhando-o em sua vida adulta. No entanto, Wheeler já se referiu a si mesmo como um “artista marcial em primeiro lugar e fisiculturista em segundo”. Ele até venceu vários torneios de artes marciais enquanto competia no fisiculturismo.

Flex Wheeler novo

Mas em algum momento de sua carreira, ele teve que escolher entre fisiculturismo e artes marciais, sendo que o primeiro lhe ofereceria mais oportunidades. Mas as artes marciais ajudariam-no a ter a disciplina necessária para ser bom no fisiculturismo e vice-versa.

Flex Wheeler ganhou seu apelido (Flex) por ter uma ótima flexibilidade e ser capaz de fazer abertura total, e não porque era um fisiculturista que mostrava bem seus músculos (flexionava bem os músculos).

flex wheeler fazendo abertura total no palco

Ele era extremamente magro no ensino médio, pesando 44 kg e até ganhou o apelido de Kenny Magrelo (Skinny Kenny). Ele ainda pesava 44 kg quando terminou o ensino médio. Ele era tão magro que quando tentou jogar futebol, havia preocupações de que poderia sofrer lesões graves devido ao seu tamanho.

“Eu era tão pequeno e magro que o seguro da escola não me cobria porque eu era um risco muito grande.”

Publicidade

Então ele começou a treinar com pesos na escola e se apaixonou por isso. Seu pai até comprou para ele um conjunto de pesos de 50kg. Na época, tudo o que ele queria era ser capaz de usar todos os pesos do kit (os 50kg) no supino.

Veja também: 5 fisiculturistas aposentados que conseguiram manter os ganhos

Bem, todos nós sabemos o resto da história, com Wheeler se tornando um dos maiores fisiculturistas de todos os tempos. Até Arnold Schwarzenegger disse que Wheeler foi um dos maiores fisiculturistas que ele já viu e ele não foi o único.

Competições e carreira

Flex Wheeler competiu em 1983 pela primeira vez, mas sua primeira vitória foi no campeonato chamado Teen Mr. American de 1985. Em 1992, Flex ganhou seu Pro Card ao vencer o USA Championships na categoria Pesado e Overall.

Após uma breve carreira como policial, Wheeler se concentrou em se tornar um fisiculturista profissional.

Isso marcaria o início de seu legado, vencendo o Arnold Classic de 1993; o segundo evento mais prestigiado atrás apenas da competição Mr. Olympia.

Flex posando de costas

Ele também venceu o Arnold Classic em 1997, 1998 e 2000 e é 5 vezes vencedor do Ironman Pro, além de ter ficado em primeiro lugar no France Grand Prix, South Beach Pro Invitational, Night of Champions e Hungarian Grand Prix.

O “Sultão da Simetria”, como também era conhecido, ficou em segundo lugar para o seis vezes campeão do Mr. Olympia, Dorian Yates, no Olympia de 1993. Ele teve o mesmo resultado em 1998 e 1999, terminando atrás do 8 vezes Mr. Olympia, Ronnie Coleman.

Infelizmente, Wheeler nunca venceu um título de Mr. Olympia. Muitos acreditam que ele é um campeão não coroado do Olympia, junto com Shawn Ray, Kevin Levrone, Lee Priest e outras lendas.

Ele se aposentou em 2003 e fez um retorno à divisão Classic Physique em 2017, mas ficou em 15º lugar, encerrando oficialmente sua carreira em competições.

Publicidade

Flex Wheeler é um ícone no mundo do fisiculturismo e nasceu para o esporte. Sua forma e desenvolvimento muscular sempre estarão gravados nas mentes de colegas competidores, competidores atuais e fãs.

Lista completa de competições e colocação

Amador

  • 1985 Teen America – 1º
  • 1989 Contra Costa Championship – 1º
  • 1989 California Championships –  1º
  • 1989 Nationals – 5º
  • 1990 Junior Nationals – 2º
  • 1991 USA Championships – 2º
  • 1991 Nationals – 2º
  • 1992 USA Championships – 1º

Profissional

  • 1993 Ironman Pro Invitational – 1º
  • 1993 Arnold Schwarzenegger Classic – 1º
  • 1993 Mr. Olympia – 2º
  • 1993 Grand Prix France – 1º
  • 1993 Grand Prix Germany – 1º
  • 1995 Ironman Pro Invitational – 1º
  • 1995 Arnold Schwarzenegger Classic – 2º
  • 1995 South Beach Pro – 1º
  • 1995 Mr. Olympia – 8º
  • 1995 Grand Prix Spain – 5º
  • 1996 Ironman Pro Invitational – 1º
  • 1996 Arnold Schwarzenegger Classic – 2º
  • 1996 Night of Champions – 1º
  • 1996 Canada Pro Classic – 2º
  • 1996 Florida Cup Pro – 1º
  • 1996 Mr. Olympia – 4º
  • 1997 Ironman Pro – 1º
  • 1997 Arnold Schwarzenegger Classic – 1º
  • 1997 San Jose Pro Invitational – 1º
  • 1998 Ironman Pro Invitational – 1º
  • 1998 Arnold Schwarzenegger Classic – 1º
  • 1998 Mr. Olympia – 2º
  • 1999 Grand Prix England – 2º
  • 1999 Pro World – 2º
  • 1999 Mr. Olympia – 2º
  • 2000 Mr. Olympia – 3º
  • 2000 Hungarian Grand Prix – 1º
  • 2000 Arnold Schwarzenegger Classic – 1º
  • 2000 Ironman Pro Invitational – 2º
  • 2002 Mr. Olympia – 7º
  • 2003 Ironman Pro Invitational – 3º
  • 2017 Mr. Olympia Classic Physique – 15º

Filosofia de treino

Flex sempre foi fã dos treinos à moda antiga; old school. Sua rotina de treino consistia em levantar muita carga com poucas repetições e era baseada principalmente na sobrecarga progressiva.

Em uma entrevista de 2009 para uma revista fitness, Wheeler disse que é possível alcançar mais de 80% do seu potencial no fisiculturismo seguindo princípios básicos de treinamento. Ele enfatiza a importância de aumentar gradualmente o peso levantado e usar movimentos compostos para construir massa.

Em sua opinião, os melhores exercícios para hipertrofia e força incluem movimentos clássicos como agachamento, levantamento terra, barra fixa, remadas e todos os tipos de supino.

Ele recomenda realizar no máximo três séries de cada movimento. Exercícios de panturrilha, rosca direta, trabalho abdominal e outros exercícios de isolamento podem ajudar a moldar ainda mais o seu físico, diz Flex.

Wheeler usou movimentos básicos para ganhar massa e força. Sua rotina de treino para as costas, por exemplo, incluía remada curvada, remada usando polias (como remada sentado), barra fixa e pullover.

Nos anos 90, ele não tinha acesso às máquinas sofisticadas que agora estão disponíveis na maioria das academias, e ainda assim, conseguiu construir um físico notável.

Filosofia de dieta

Infelizmente, não há muito material confiável sobre como era a dieta de Flex Wheeler. Alias, há relatos não confirmados de que um dos principais problemas de Flex era seguir a dieta da forma correta.

No entanto, estamos falando de um atleta de ponta do Mr. Olympia e, independente da ajuda farmacêutica e genética superior, é basicamente improvável que algum atleta chegue até a elite do fisiculturismo sem alguma forma de controle da alimentação.

O que sabemos é que nos anos 90 (década onde Wheeler mais competiu) o uso de alimentos integrais como peito de frango, cortes magros de carne vermelha, batata doce, arroz e brócolis, era o básico da dieta da maioria dos atletas.

Publicidade

Naquela época houve o pico da fobia por gorduras saturadas e a crença de que elas eram as principais causadoras de doenças cardíacas.

Portanto, é um pouco seguro dizer que Wheeler seguia o mesmo padrão de alimentação que seus concorrentes diretos, com refeições integrais ricas em proteínas e carboidratos ao mesmo tempo que eram pobres em gorduras.

Acidente de carro, problemas de saúde e amputação

Em 1994, ele sofreu um quase fatal acidente de carro que poderia tê-lo deixado paralisado por toda a vida. Ele começou do zero novamente, retornando com notável rapidez aos mais altos escalões do esporte.

Em 1999, Wheeler descobriu que tinha Glomeruloesclerose Segmentar e Focal, uma forma de doença renal. Apesar das especulações da imprensa sobre a causa da doença, Wheeler destacou que a condição é hereditária e não foi causada diretamente por ele.

Wheeler anunciou sua aposentadoria do fisiculturismo competitivo em 2000, mas continuou a competir até 2002. Ele recebeu um transplante de rim em 2003.

Em 2019, Wheeler teve sua perna amputada após complicações durante uma cirurgia de emergência. Ele expressou sentir-se como metade de um homem, mas desde então fez grandes melhorias em todos os aspectos e agora tem uma perna protética.

Flex recebeu o primeiro prêmio Olympia Inspiration and Courage devido ao seu espírito guerreiro ao longo de seus desafios de saúde.

Conclusão

Flex Wheeler é uma lenda do fisiculturismo e favorito dos fãs, apesar de ser um competidor aposentado. Seu físico incrivelmente simétrico e estético nos anos 80 e 90 era algo para ser admirado e as fotos de seus dias no palco contra os melhores ainda são igualmente impressionantes várias décadas depois.

Wheeler é um guerreiro, apesar de sua infeliz história médica, e continua a inspirar muitas pessoas ao redor do mundo a continuar empurrando, independentemente do que a vida lhes apresenta.

Este texto ajudou você ?

Ainda está com dúvidas sobre alguma questão? Visite nosso fórum de discussões e compartilhe suas dúvidas com mais de 270 mil pessoas cadastradas.

×