Os 11 maiores fisiculturistas da história

No mundo do fisiculturismo, existe uma distinta diferença de tamanho entre um praticante de musculação recreativo e um fisiculturista profissional. Leva anos e anos de extrema dedicação para entrar no mundo do fisiculturismo profissional e construir o tipo de físico necessário para subir no palco.

No entanto, mesmo no fisiculturismo profissional, existem diferentes categorias. Todos os atletas são grandes, claro, mas se você tem inúmeros fisiculturistas grandes, pode ter certeza que alguns deles vão se destacar por ser ainda maiores que o “comum” entre fisiculturistas.

Estes são os caras que se destacam devido à enorme quantidade de massa muscular que carregam, fazendo até mesmo outros profissionais parecerem pequenos em comparação.

Neste texto veremos quem foram eles.

Lembrando que não estamos falando exatamente do fisiculturismo atual, mas sim dos maiores que deixaram um legado na história do fisiculturismo.

Quem são os maiores fisiculturistas da história:

1- Ronnie Coleman

Ronnie Coleman posando para foto na academia

Peso no auge:  no palco 130–136 kg, em off-season 143–150 kg

“Todo mundo quer ser fisiculturista, mas ninguém quer levantar pesos pesados!” Uma das frases mais icônicas proferidas no mundo do fisiculturismo profissional e “cultura de academia” foi dita por Ronnie Coleman.

Ronnie Coleman, considerado por muitos como um dos maiores fisiculturistas da história, teve uma carreira impressionante.

Após se formar com honras na Universidade Grambling State em 1986, onde jogou futebol americano e estudou contabilidade, Coleman começou a trabalhar como policial em Arlington, Texas. Foi durante esse período que ele começou a treinar na Metroflex Gym sob a orientação do proprietário Brian Dobson.

Publicidade

Coleman entrou em sua primeira competição profissional de fisiculturismo, o World Amateur Championships, em 1990, onde conquistou o primeiro lugar na categoria pesado. Este triunfo o qualificou para competir no nível profissional na IFBB.

Apesar de ter começado a competir profissionalmente em 1991, Coleman não teve um início de carreira fácil. Ele não conseguiu se classificar para o Mr. Olympia até 1995, e não terminou entre os 10 primeiros até 1997.

No entanto, em 1998, a carreira de Coleman decolou quando ele ganhou seu primeiro título de Mr. Olympia. Ele foi capaz de manter esse título por oito anos consecutivos, de 1998 a 2005, um feito que só foi igualado por Lee Haney. Durante esse tempo, Coleman também ganhou o Arnold Classic em 2001, tornando-se o primeiro fisiculturista a ganhar ambos os títulos no mesmo ano.

Coleman é conhecido por seu tamanho e força excepcionais, frequentemente levantando pesos muito pesados em seus treinos. Ao longo de sua carreira, ele ganhou um total de 26 títulos profissionais pela IFBB, um recorde naquela época.

Apesar de ter se aposentado das competições, Coleman permanece uma figura proeminente no mundo do fisiculturismo, lançando sua própria linha de suplementos nutricionais e compartilhando sua experiência e conhecimento por meio de vídeos de treinamento e aparições públicas. Ele é frequentemente citado como uma inspiração para fisiculturistas aspirantes e profissionais.

2 – Lou Ferrigno

Fisiculturista Lou ferrigno

Peso no auge: no palco 130kg, em off-season 142kg

Lou Ferrigno, nascido em 9 de novembro de 1951, em Nova York, é um fisiculturista americano que alcançou fama internacional, tanto no mundo do fisiculturismo como na indústria do entretenimento.

Ferrigno começou a treinar aos 13 anos, inspirado pelo personagem de quadrinhos Hulk, que ele via como uma espécie de alter ego para superar sua timidez e uma infância marcada pela perda de 75-80% de sua audição devido a infecções de ouvido.

Em 1971, com apenas 20 anos de idade, Ferrigno venceu seu primeiro grande título, o IFBB Mr. America. No ano seguinte, ele ganhou o título de IFBB Mr. Universe, tornando-se o mais jovem fisiculturista a conquistar esse título, um recorde que ele ainda mantém até hoje. Ele ganhou o título de Mr. Universe mais uma vez em 1973.

Embora nunca tenha ganho o Mr. Olympia, Ferrigno competiu no prestigioso concurso várias vezes. Em 1974, ele ficou em segundo lugar, perdendo para o lendário Arnold Schwarzenegger. Ele competiu novamente em 1975, uma competição que foi documentada no famoso filme “Pumping Iron”.

Publicidade

Ferrigno se aposentou do fisiculturismo competitivo em 1975, mas voltou ao esporte em 1992. Aos 41 anos, ele competiu no Mr. Olympia de 1992 e 1993, e continuou competindo em vários eventos até 1995.

Além do fisiculturismo, Ferrigno é conhecido por seu papel como o Hulk na série de TV de mesmo nome, que foi ao ar de 1977 a 1982. Sua carreira no entretenimento também inclui papéis em filmes e outros programas de TV, além de trabalho como personal trainer, incluindo um período treinando o ator Michael Jackson.

A história de Lou Ferrigno é uma de determinação, superação de adversidades e a busca constante pela excelência, tanto no fisiculturismo quanto como ator.

3 – Jay Cutler

Fisiculturista Jay Cutler

Peso no auge: no palco 118 kg, em off season 132 kg.

Jay Cutler é um dos maiores fisiculturistas da história. Nascido em 3 de agosto de 1973, em Massachusetts, Cutler começou a se interessar pelo fisiculturismo aos 18 anos.

Em 1993, Cutler ganhou seu primeiro título de fisiculturismo no torneio Iron Bodies Invitational. Sua carreira realmente começou a decolar em 1996, quando ele ganhou o prêmio do National Physique Committee (NPC) de Tournaments of Champions, o que lhe rendeu a qualificação para se tornar um profissional.

Ele subiu rapidamente na classificação dos principais torneios de fisiculturismo, terminando em segundo lugar no Mr. Olympia, a competição mais prestigiosa do esporte, por quatro anos consecutivos, de 2001 a 2005.

Em 2006, Cutler conseguiu vencer o concurso Mr. Olympia, derrotando o então campeão Ronnie Coleman. Cutler também venceu o Mr. Olympia em 2007, 2009 e 2010, tornando-se um dos poucos fisiculturistas a ganhar o título quatro vezes.

Além de seus quatro títulos do Mr. Olympia, Cutler também ganhou o Arnold Classic, um dos principais torneios de fisiculturismo, em 2002, 2003, 2004 e 2010. Cutler é conhecido por seu físico incrivelmente simétrico e proporcional e por sua ética de trabalho inabalável.

Após a sua aposentadoria das competições de fisiculturismo em 2013, Cutler continuou a ser uma presença proeminente na indústria do fisiculturismo, lançando uma linha de suplementos nutricionais e aparecendo regularmente em exposições de fitness e eventos de fisiculturismo.

Publicidade

4 – Arnold Schwarzenegger

Fisiculturista Arnold Schwarzenegger

Peso no auge: no palco 107 kg, em off season 118 kg.

Convenhamos, Arnold nunca foi um “mass monster” (nome referido aos atletas realmente massivos), mas ele é considerado o maior fisiculturista da história, em todos os sentidos. Principalmente por ter colocado o esporte no mapa.

Arnold Schwarzenegger é uma das figuras mais icônicas do fisiculturismo, tendo deixado uma marca eterna no esporte. Ele nasceu em 30 de julho de 1947 na Áustria. Arnold começou a treinar aos 15 anos e rapidamente se destacou, vencendo o título de Mr. Austria Junior apenas três anos depois.

Aos 20 anos, Arnold ganhou seu primeiro título de Mr. Universe, tornando-se a pessoa mais jovem a receber o prêmio. Ele continuou a competir, ganhando o título do Mr. Universe mais três vezes antes de se mudar para os Estados Unidos em 1968, aos 21 anos.

Nos EUA, Arnold continuou a dominar o esporte. Ele ganhou seu primeiro título de Mr. Olympia em 1970, aos 23 anos, tornando-se o mais jovem a fazê-lo – um recorde que ele mantém até hoje. Arnold ganhou o Mr. Olympia um total de sete vezes, um recorde que poucos chegaram perto.

Durante sua carreira de fisiculturismo, Arnold também apareceu em vários documentários de fisiculturismo, incluindo o famoso “Pumping Iron” de 1977, que ajudou a popularizar o fisiculturismo e solidificar a reputação de Arnold no meio.

Após se aposentar do fisiculturismo em 1980, Arnold passou a ter uma carreira bem-sucedida em Hollywood e na política, mas sua influência no mundo do fisiculturismo é inegável. Ele é amplamente considerado um dos maiores fisiculturistas de todos os tempos e seu legado continua a inspirar fisiculturistas até hoje.

5 – Roelly Winklaar

Fisiculturista Roelly Winklaar

Peso no auge: no palco 130 kg, em off season 145kg.

Roelly Winklaar, é um fisiculturista profissional de Curaçao, conhecido por seu físico massivo e sua presença carismática no palco. Ele nasceu em 22 de junho de 1977 e começou sua carreira no fisiculturismo um pouco mais tarde do que muitos de seus colegas.

Em 2009, Winklaar ganhou destaque ao vencer o Arnold Amateur, o que lhe deu o direito de competir como profissional. Ele rapidamente se estabeleceu no cenário profissional. Seu físico incrivelmente denso e volumoso, juntamente com sua presença de palco carismática, fizeram dele um favorito.

Entre seus maiores feitos, destacam-se o 1º lugar no Arnold Classic Australia 2018 e no Arnold Classic Brasil 2013. Ele também tem consistentemente obteve classificações altas no Mr. Olympia, chegando a ficar em 3º lugar em 2018.

Winklaar é conhecido por sua incrível massa muscular, particularmente nos braços e no peito, e é frequentemente citado como um dos fisiculturistas mais volumosos de sua geração.

6 – Dorian Yates

Fisiculturista Dorian Yates

Peso no auge: no palco 118 kg, em off season 132kg.

Dorian Yates é um fisiculturista profissional britânico que é mais conhecido por ter ganho o título Mr. Olympia seis vezes consecutivas de 1992 a 1997. Yates é considerado uma das maiores figuras do fisiculturismo da era dos “Mass Monsters” (monstros massivos).

Nascido em 19 de abril de 1962, na Inglaterra, Yates começou a se interessar pelo fisiculturismo na adolescência. Ele começou a treinar seriamente aos 21 anos e, em poucos anos, rapidamente começou a ganhar competições de fisiculturismo.

Depois de vencer várias competições, Yates fez sua estreia no Mr. Olympia em 1991, onde ficou em segundo lugar. No ano seguinte, ele venceu a competição e continuou a vencer por mais cinco anos seguidos.

Yates era conhecido por sua abordagem intensa e disciplinada ao treinamento, muitas vezes chamada de “Yates Style” ou “Blood and Guts Training”. Ele também era conhecido por seu físico extremamente denso, que lhe rendeu o apelido de “The Shadow” por causa de sua capacidade de deixar os outros competidores na sua sombra, como uma alusão ao seu tamanho massivo.

Yates se aposentou do fisiculturismo profissional em 1997, após uma série de lesões. Após sua aposentadoria, ele abriu sua própria cadeia de academias no Reino Unido e também lançou uma linha de suplementos nutricionais. Ele continua sendo uma figura influente no mundo do fisiculturismo.

7 – Lee Haney

Fisiculturista Lee Haney

Peso no auge: no palco 116 kg, em off season 120kg.

Lee Haney, nascido em 11 de novembro de 1959, é um fisiculturista profissional aposentado dos Estados Unidos. Ele é mais conhecido por ter vencido o título de Mr. Olympia oito vezes consecutivas, de 1984 a 1991. Esse incrível feito só foi igualado por Ronnie Coleman, duas décadas depois.

Haney começou sua jornada no fisiculturismo ainda muito jovem e ganhou sua primeira competição, o Mr. South Carolina, com apenas 16 anos. Ao longo de sua carreira, ele foi conhecido por seu físico impressionante, com uma combinação única de tamanho, simetria e definição que definiu o padrão para o fisiculturismo moderno.

Depois de se aposentar, Haney continuou a ter um impacto significativo no mundo do fisiculturismo. Ele criou a “Lee Haney’s Championship Workouts”, uma série de vídeos de treinamento muito popular, e também fundou a “Lee Haney Nutrition”, uma linha de suplementos nutricionais.

8 – Mamdouh Elssbiay (Big Ramy)

Fisiculturista Big Ramy

Peso no auge: no palco 133 kg, em off season 140kg.

Mamdouh Elssbiay, mais conhecido como Big Ramy, é um dos fisiculturistas profissionais mais notáveis da última década. Nascido em 16 de setembro de 1984 no Egito, Big Ramy foi o segundo fisiculturista do Oriente Médio a vencer o prestigioso título do Mr. Olympia, depois de Samir Bannout em 1983.

A carreira de Big Ramy no fisiculturismo começou relativamente tarde, comparado a muitos de seus colegas. Ele começou a treinar seriamente por volta dos 25 anos, enquanto trabalhava como pescador. Mas seu tamanho e genética excepcionais rapidamente o catapultaram para o cenário competitivo do fisiculturismo.

Ele chamou a atenção do mundo do fisiculturismo pela primeira vez em 2012, quando ganhou o Campeonato Amador de Fisiculturismo no Arnold Classic Europe. A vitória lhe deu o direito de se tornar profissional e competir na Liga Profissional IFBB.

Desde então, Big Ramy estabeleceu-se como um dos principais concorrentes em todas as competições de fisiculturismo em que participou. Ele ficou em segundo lugar no Mr. Olympia em 2017 e 2020, e finalmente alcançou o primeiro lugar em 2020.

Com mais de 140kg de músculo puro no palco, Big Ramy é conhecido por seu tamanho incrível e simetria impressionante. Ele tem sido uma inspiração para muitos aspirantes a fisiculturistas ao redor do mundo, provando que é possível alcançar o topo do esporte com dedicação, trabalho duro e um pouco de genética favorável.

9 – Paul Dillett

Fisiculturista Paul Dillet

Peso no auge: no palco 132 kg, em off season 145kg.

Paul Dillett, também conhecido como “Freakenstein” por seu tamanho e estrutura corporal massivos, foi um fisiculturista profissional canadense que se destacou na década de 1990 e início dos anos 2000.

Nascido em 12 de abril de 1965 em Montreal, Canadá, Dillett iniciou sua carreira no fisiculturismo relativamente tarde, nos vinte anos. Antes disso, ele tinha aspirações de jogar futebol profissional e até fez testes para a Liga de Futebol Canadense, mas decidiu seguir o fisiculturismo após uma lesão.

Dillett ganhou destaque rapidamente no fisiculturismo devido ao seu tamanho fenomenal e genética. Ele se tornou profissional em 1991 após vencer o Campeonato Canadense de Fisiculturismo. Ao longo de sua carreira, ele competiu em vários eventos da IFBB, incluindo o prestigioso Mr. Olympia, onde teve várias colocações entre os 10 primeiros.

Embora nunca tenha ganho o título de Mr. Olympia, Dillett foi um competidor consistente e é lembrado por sua incrível massa muscular e presença de palco. Ele se aposentou do fisiculturismo profissional em 2006.

10 – Markus Rühl

Fisiculturista Markus Rühl

Peso no auge: no palco 124 kg, em off season 130kg.

Markus Rühl é um fisiculturista profissional aposentado da Alemanha, famoso por seu físico massivo e sua personalidade carismática. Ele é um dos “mass monsters” mais lembrados na história do fisiculturismo e, portanto, ele merece um lugar entre os maiores fisiculturistas da história.

Nascido em 22 de fevereiro de 1972, Rühl começou a praticar musculação relativamente tarde, com 18 anos, depois de sofrer um acidente de carro. Inicialmente, ele começou a treinar para se reabilitar, mas logo desenvolveu uma paixão pelo esporte e decidiu dedicar-se totalmente.

Rühl competiu em vários campeonatos locais e nacionais, até que em 1999 ele ganhou o Night of Champions, competição profissional da IFBB, o que o projetou para a elite do fisiculturismo.

Ele é mais conhecido por suas participações no Mr. Olympia, onde chegou várias vezes entre os dez primeiros, embora nunca tenha conseguido ganhar o título. Rühl também se destacou em outras competições profissionais da IFBB, como o Arnold Classic.

Rühl se aposentou em 2010, mas ainda é uma figura influente no mundo do fisiculturismo. Ele continua a inspirar atletas de todo o mundo com seus vídeos de treinamento e sua presença nas redes sociais.

11 – Morgan Aste

Fisiculturista Morgan Aste

Peso no auge: no palco 133 kg, em off season 150kg.

Morgan Aste, também conhecido como “The Big Rock”, é um fisiculturista profissional francês e competidor de força. Nascido em 26 de agosto de 1983, Aste começou sua carreira na musculação aos 16 anos e rapidamente se destacou devido ao seu tamanho e força impressionantes.

Antes do fisiculturismo, Aste competiu em várias competições de força na França, incluindo o Strongest Man, onde se tornou um competidor notável. Ele também competiu no World’s Strongest Man, a competição de força mais prestigiada do mundo.

No entanto, foi no fisiculturismo que Aste realmente se destacou. Ele alcançou o auge de sua carreira em 2020, quando ganhou o Arnold Classic Amateur, um dos títulos mais prestigiados no fisiculturismo. Esta vitória lhe rendeu um cartão profissional da IFBB, permitindo-lhe competir nos mais altos níveis do fisiculturismo.

Morgan Aste é conhecido por seu tamanho físico extremo. Em sua melhor forma, ele pesa mais de 150 kg e tem um físico extremamente musculoso e definido. Ele é conhecido por sua ética de trabalho inabalável e sua dedicação ao esporte, o que o ajudou a se tornar um dos fisiculturistas mais reconhecidos do mundo.

Este texto ajudou você ?

Ainda está com dúvidas sobre alguma questão? Visite nosso fórum de discussões e compartilhe suas dúvidas com mais de 270 mil pessoas cadastradas.

×