Joelhos estalam ao fazer agachamento: isso é normal?

Quando comecei a treinar e fui apresentado ao agachamento livre, percebi que meus joelhos estalavam quando eu agachava. Eu nunca tinha ouvido meus joelhos fazerem tal barulho antes, então presumi que algo estava muito errado.

“Ótimo! Mal cheguei aos 20 anos e já tenho artrite! Aquele tiozão que fugia do treino de pernas estava certo, agachamento faz mal para o joelho”.

Mas ao investigar a fundo sobre meus joelhos, descobri que não tem a ver com artrite ou qualquer coisa mais séria. Joelhos que estalam ao agachar são comuns e na maioria dos casos é totalmente inofensivo. Neste texto você entenderá o porquê.

Observação: estalar vem de estalido que tem como sinônimo ruído ou barulho. Tanto estalar como estralar tem o mesmo sentido e estão certos na língua portuguesa. Muita calma ao corrigir os amiguinhos, em especial quem redigiu este texto.

Por que os joelhos estalam quando você agacha?

Embora seja preocupante ouvir seus joelhos estalarem ao agachar, provavelmente é apenas bolhas de ar sendo liberadas ao dobrar as articulações dos joelhos.

O ar se acumula nas articulações e, quando liberado, faz um som de estalido ou estouro.

Você pode experimentar esta sensação em praticamente qualquer articulação do seu corpo.

Isto é ruim?

Adotando o lado mais seguro, qualquer barulho diferente nas articulações merece investigação de um profissional.

Mas, como regra geral, você precisa observar se o estalo vem acompanhado de dor, limitação de movimento ou se começou após um evento específico (como um acidente).

Caso seu joelho apenas estale, sem nenhum outro sintoma. Então, muito provavelmente, é apenas ar e não há problema em continuar treinando assim.

Publicidade

Como reduzir os estalos ao agachar

Embora os estalos nos joelhos ao fazer agachamento sejam, na maioria dos casos, naturais, eles podem ser desconfortáveis e irritantes para algumas pessoas. Então, existe algo que você possa fazer para reduzir o ruído?

Honestamente, não há muito o que fazer quando um barulho natural é causado por oxigênio dentro do seu corpo, o que você pode fazer é tentar remediar a situação.

Algumas pessoas relatam que aquecer bem a articulação antes do agachamento ajuda a diminuir os estalos.

Eu sou uma dessas pessoas.

Meus estalos são muito altos quando começo o treino. O estalido diminui à medida que avanço no aquecimento e entro nas séries mais pesadas. Quando chego à minha última série, meus joelhos não estalam mais (ou eu paro de notar).

Outra opção é usar joelheiras. Elas também mantêm suas articulações aquecidas, o que pode ajudar a reduzir os estalos. Além disso, ter um pedaço de tecido sintético grosso ao redor dos joelhos ajuda a abafar o som dos estalos.

A última opção, é simplesmente parar de ligar pra isso. Talvez, agora, sabendo que isso provavelmente é natural, você pode deixar a preocupação de lado e focar apenas em fazer o exercício corretamente para treinar pesado.

Quando procurar ajuda

Caso você tenha passado o olho no texto, é válido reforçar: joelhos que estalam ao fazer agachamento são um problema quando vêm acompanhados de dor, limitação de movimento ou começaram junto com algum evento relevante, como um acidente.

Se você acha que os estalos são muito altos ou isso é algo particularmente importante para você, procure um ortopedista.

Este texto ajudou você ?

Ainda está com dúvidas sobre alguma questão? Visite nosso fórum de discussões e compartilhe suas dúvidas com mais de 270 mil pessoas cadastradas.

×