É normal ganhar peso depois de um dia do lixo (cheat day)?

Você está seguindo firme a dieta e finalmente resolve fazer um dia do lixo ou ocorre um furo (vulgo jacada). Porém, no dia a seguinte vem a surpresa: seu peso na balança subiu, as vezes ao ponto de anular completamente a perda de peso da semana anterior (ou mais).

Como o aumento de peso é muito súbito para um mero dia fora da dieta, ou até mesmo para uma única refeição livre, isso acaba gerando dúvidas sobre o que pode realmente estar acontecendo.

Para sua sorte, se você estava fazendo uma dieta para queimar gordura (com restrição calórica), isso é mais do que normal e esperado.

Este aumento de peso depois do dia do lixo, na grande maioria das vezes, vem de retenção de líquidos e não gordura. Dentro de 1 ou 2 dias, quando você retomar a dieta, seu corpo eliminará o excesso de água e tudo voltará ao normal.

Mesmo assim entender porque isso ocorre e como diferenciar água de gordura, é muito útil para realizar correções e obter bons resultados.

Razões pelas quais você ganha peso depois do dia do lixo

1. Aumento súbito na ingestão de carboidratos

De forma simplista, após nosso corpo digerir carboidratos, eles poderão ser armazenados como glicogênio, uma forma de glicose que pode ser usada posteriormente.

Acontece que cada grama de glicogênio requer 3 a 4g de água para ficar armazenado.

Como a maioria das dietas para queimar gordura farão, de um jeito ou de outro, você diminuir a ingestão de carboidratos, na maior parte do tempo você terá menos glicogênio guardado (e menos água retida).

Quando você sai da dieta e consome mais carboidratos que o comum, o resultado é óbvio: você acabará com mais glicogênio e para cada grama de glicogênio a mais, você terá 3 a 4 vezes esse valor em forma de água.

Portanto um aumento de peso na balança e até na forma do corpo, é normal nesta situação e desaparecerá depois de alguns dias quando você voltar pra dieta.

Publicidade

Leia também -> É realmente necessário fazer um dia do lixo?

2. Aumento súbito na ingestão de sódio

Em termos simples, sódio atrai água.

Principalmente em dietas restritivas para queimar gordura, haverá menor ingestão total de alimentos e consequentemente menor ingestão de sódio (mesmo que você não esteja manipulando isso diretamente já que “tudo” tem sódio).

Porém, quando quebramos o equilíbrio gerado pela dieta e adicionamos alimentos ricos em sódio (qualquer fastfood terá uma tonelada de sódio), tudo isso vai por água abaixo e seu corpo reterá muito mais água que o normal.

A boa notícia é que, assim como ocorre com o glicogênio, o peso adquirido é perdido assim que voltamos a seguir a dieta normalmente.

3. Aumento na presença de alimentos no seu corpo

Se você aumentou o consumo de alimentos, haverá uma mudança óbvia no tempo que seu corpo demorará para excretar isso.

Quanto mais você comer, mais tempo para seu corpo digerir e excretar.

É quase uma questão de física; você colocou mais peso dentro do seu corpo através de comida, logo você ficará mais pesado até que tudo isso saia de você (da maneira que você já sabe qual é).

E assim como nos dois itens anteriores, tudo voltará ao normal após alguns dias fazendo dieta normalmente.

Quanto peso, em forma de água, é normal ganhar depois de furar a dieta?

Como cada pessoa pode restringir e depois ingerir quantidades diferentes de carboidratos e sódio durante um dia do lixo, a quantidade de peso adquirido pode variar, mas em situações normais, você pode ganhar até 2,5kg somente de água.

Publicidade

Mas isto deverá desaparecer de 24 a 48 horas depois do “furo”.

E se o peso não voltar ao normal após o dia do lixo?

Infelizmente, só há outra explicação: você ganhou gordura.

Mas para acontecer isso, e isso pode acontecer, alguma coisa já estava errada no plano para que o dia do lixo tenha fornecido calorias suficientes para ocorrer acúmulo de gordura.

Se você não estava em dieta há muito tempo ou havia algo errado na contagem de calorias (você já estava comendo mais do que deveria), então o acréscimo de calorias do dia do lixo definitivamente causará problemas.

Além disso, algumas pessoas costumam deturpar o sentido do dia do lixo, seja cometendo abusos ou estendendo o dia livre para “final de semana livre”, o que obviamente pode extrapolar o consumo calórico e causar ganho de gordura.

Independente do que possa ter causado o ganho de gordura, a única saída agora é voltar ao plano (ou revisar o plano).

Conclusão

Em situações normais, quebrar a dieta com alimentos ricos em carboidratos e sódio, sempre causará um aumento de peso em forma de água. O mesmo desaparecerá naturalmente dentro de 24-48 horas.

Mas para isso acontecer é necessário, primeiro, existir uma dieta e que ela esteja sendo seguida por tempo suficiente para que refeições livres tenham esse efeito.

De forma geral, quanto mais restritiva for a dieta e menor o percentual de gordura do indivíduo, maior é o “rebote” em forma de retenção líquida.

Este texto ajudou você ?

Ainda está com dúvidas sobre alguma questão? Visite nosso fórum de discussões e compartilhe suas dúvidas com mais de 270 mil pessoas cadastradas.

×