Perdendo medidas, sem perder peso: o que está acontecendo?

Mesmo treinando regularmente e fazendo dieta hipocalórica, você pode notar que não há perda de peso na balança, mas ao tirar suas medidas na fita métrica, poderá notar que elas estão diminuindo.

Mas como é possível perder centímetros e não peso?

Seis razões pelas quais você pode estar perdendo centímetros, mas não peso na fase de perda de gordura (cutting), são:

  1. Você está passando por uma recomposição corporal
  2. Você estagnou
  3. Sua densidade óssea aumentou
  4. Você está inflamado(a)
  5. Você está se pesando de forma inconsistente
  6.  Sua balança é imprecisa

Neste artigo, entrarei em mais detalhes por trás de cada uma dessas razões e também discutirei o que você deve ou não fazer quando estiver perdendo centímetros, mas não peso.

Por que você está perdendo centímetros, mas não peso?

Geralmente não há uma única razão pela qual você está perdendo medidas e não peso.

Costuma ser uma combinação de diferentes fatores, alguns dos quais você pode controlar e outros não:

1. Recomposição corporal

A recomposição corporal, ou recomp, ocorre quando você perde gordura e ganha músculos ao mesmo tempo.

É um processo difícil e demorado porque você está tentando se tornar menor em termos de massa gordura e maior em termos de massa magra ao mesmo tempo, dois objetivos que são contraditórios entre si.

Mas é totalmente possível de acotnecer e é uma das razões mais prováveis ​​pelas quais você está perdendo centímetros sem perder peso.

O recomp normalmente exige que você faça uma dieta normocalórica (comer um número de calorias suficientes apenas para manter seu peso atual) ou com um déficit calórico muito leve.

Publicidade

Embora muitas pessoas tentem fazer um recomp intencionalmente, você pode estar fazendo isso sem perceber, não rastreando suas calorias adequadamente e fazendo um défict calórico muito menor do que você imagina.

2. Você estagnou

Platôs – estagnação – de perda de peso são comuns, especialmente se você estiver em déficit calórico por várias semanas ou meses.

Platôs também podem ocorrer se você não mudar sua rotina de exercícios há algum tempo.

Isso ocorre porque seu corpo se adapta a diferentes hábitos alimentares e rotinas de treinamento.

Seu metabolismo também diminui à medida que você perde peso e, se você não ajustar suas calorias de acordo, não estará mais em déficit calórico. Isso pode colocá-lo em uma fase mais de recomposição do que de perda de gordura, o que causará o que falamos no item acima.

3. Sua densidade óssea aumentou

Levantar pesos e fazer aeróbicos não apenas ajudam a construir músculos, mas também aumentam a densidade óssea.

A densidade óssea refere-se à quantidade de mineral ósseo em seus ossos, e pesquisas identificaram correlações entre densidade óssea e peso corporal.

No entanto, uma densidade óssea mais alta adicionará apenas alguns quilos extras ao seu corpo, portanto, a densidade óssea não é totalmente culpada quando vemos perdas de medida e não peso.

4. Inflamação

Musculação causa microrupturas nos músculos.

Isso é chamado de dano muscular induzido pelo exercício, e a inflamação – uma resposta natural e esperada ao treino – pode aumentar à medida que seus músculos trabalham para reparar esse dano.

Publicidade

Essa inflamação faz com que seus músculos retenham mais água à medida que se reparam, o que pode fazer seu peso aumentar alguns quilos. É mais provável que isso ocorra quando você inicia um novo programa de exercícios ou aumenta repentinamente o volume ou a frequência do treinamento.

5. Você está se pesando de forma inconsistente

Seu peso pode variar ao longo do dia com base no que você come, com que frequência vai ao banheiro, se treinou ou não naquele dia e o que fez na academia.

Ou seja, se você se pesar logo de manhã em alguns dias e no final da tarde em outros, seus resultados podem ser inconsistentes.

O mesmo também é verdade se você se pesar nu em alguns dias e totalmente vestido em outros, ou se pesar com um calçado diferente a cada vez que subir na balança.

Para evitar que isso aconteça, você precisa se pesar SEMPRE nas mesmas condições.

6. Balança imprecisa

Se você estiver usando a mesma balança e se pesando no mesmo horário todos os dias e ainda não notar nenhuma alteração, isso pode indicar um problema com sua balança.

Isso não quer dizer que você deva sair correndo e comprar uma nova ou começar a procurar soluções diferentes.

Mas se estiver mostrando exatamente o mesmo número todos os dias por algumas semanas, ou se apresentar mudanças irreais, você pode experimentar usar outra balança.

Como preceder caso esteja perdendo medidas, sem peso

1 – Entenda que isso é normal e é sinal de progresso

Antes de fazer qualquer coisa (geralmente algo absurdo), entenda que não há razão para se preocupar.

Perder medidas em regiões chave como circunferência abdominal, coxa, etc… mostra que REALMENTE existe perda de gordura.

Publicidade

O fato do peso na balança não mudar é muito menos relevante do que medidas, pelas razãoes que vimos acima.

2 – Pare de se pesar todos os dias

Mesmo que você esteja se pesando nas condições corretas, seu peso ainda pode oscilar por inúmeras razões.

Na verdade, no início de um plano para perder gordura, seu peso pode até oscilar para cima, o que pode gerar ainda mais confusão.

Resultados ocorrerão em questão de semanas, portanto é melhor escolher um dia na semana para se pesar e evitar toda essa dor de cabeça.

3 – Use o espelho

Se você estiver seguindo um plano adequado para perder gordura, com treinos regulares e dieta hipocalórica, será mais fácil identificar mudanças no espelho (ou tirando fotos de antes e depois), do que se basear pela balança.

Na verdade, no fim do dia, não importa quanto você pesa (ninguém poderá ver seu peso), mas sim se o seu corpo está mudando visualmente.

Conclusão

Quando você está tentando perder gordura e está usando o peso na balança como “medidor de progresso”, pode ser frustrante quando as semanas passam e seu peso não muda.

Mas por estar tão fixado na balança, você pode nem perceber que está perdendo centímetros e ainda melhorando sua composição corporal (ganhando massa muscular e perdendo gordura).

Quando isso ocorre, geralmente não é motivo de preocupação, muito pelo contrário, já que não há sinal mais óbvio de progresso.

A balança por si só nem sempre lhe dirá quanto progresso você está fazendo, mais importante é não perder tempo com isso e se preocupar em seguir o plano de forma regular.

Este texto ajudou você ?

Ainda está com dúvidas sobre alguma questão? Visite nosso fórum de discussões e compartilhe suas dúvidas com mais de 270 mil pessoas cadastradas.

×