Quanto tempo demora para definir o abdômen (de verdade)?

Muitas pessoas buscam o famigerado abdômen definido, mas poucos conseguem chegar lá e, na maioria das vezes, a questão principal não é “como”, mas “quando”.

O que quero dizer é que definir o abdômen não é um bicho de sete cabeças, o problema está em se manter firme na rotina até realmente podermos ver os resultados esperados.

Este texto tem como objetivo elucidar quanto tempo leva para definir o abdômen, de forma realista, para que você consiga criar metas reais.

A “ciência” do abdômen definido

O principal músculo do abdômen, responsável por dar a aparência de “gomos” e que gera a “definição” que muitos conhecem, é o reto abdominal.

É um músculo longo que se divide nos dois lados da barriga e é separado por segmentos. São esses segmentos que criam os compartimentos que conhecemos como “gomos do abdômen”.

Isso significa que você já tem gomos no abdômen, eles só não estão desenvolvidos o suficiente e na maioria dos casos, mesmo quando desenvolvidos, eles não aparecem por estarem abaixo da gordura abdominal.

Logo, não importa quanto você treine o abdômen, os músculos não ficarão aparentes até que a gordura que os cobrem suma.

Para a maioria das pessoas, o abdômen só aparece (e fica definido) próximo dos 10-12% de gordura corporal (20-22% para mulheres).

E, infelizmente, não adianta focar-se em treinos voltados especificamente para queimar gordura corporal da barriga. Não é assim que as coisas funcionam.

Treinos com foco exclusivo no abdômen poderão ser ótimos para treinar os músculos dessa região, mas nada disso tem relação com a capa de gordura que está acima dele.

Publicidade

Músculos são uma coisa, gordura corporal é outra. Cada um tem uma função específica no corpo e não é possível treinar gordura (só músculos).

Resumindo: você precisa adotar um regime alimentar e de treinamento específicos para diminuir o percentual de gordura do corpo inteiro e a consequência será um abdômen definido.

A boa notícia é que, no fim, este é o caminho mais rápido para ter um abdômen definido e o seu corpo inteiro ficará definido (não só o abdômen).

Ok, mas quanto tempo demora para definir o abdômen?

Tudo depende do seu ponto inicial e isso é crítico para criar metas realistas e fugir de programas de treino mentirosos.

Em outras palavras, a resposta é óbvia: quanto maior o seu percentual de gordura neste momento, mais vai demorar.

Sim, sim, eu sei. Você quer receber uma resposta direta e eu não vou deixar você na mão (eu acho).

É razoável esperar perder 1 a 2 % de gordura por mês.

Então, se você é um homem com 20% de gordura e, como vimos, precisa chegar a 10-12% de gordura para ter alguma definição, então definir o abdômen pode demorar cerca de 12 meses, com dieta e treino corretos para queimar gordura.

Lembrando que neste exemplo, de 20% de gordura para um homem, seria o caso de alguém levemente acima do peso.

Se você tem menos gordura corporal (e não está acima do peso), o tempo será obviamente menor.

Publicidade

Além disso, há outros fatores em jogo aqui:

Não há como estimar como é a genética e quão consistente será a rotina de cada um.

Por exemplo, enquanto não é possível perder gordura somente da região que você quer, sua individualidade pode favorecer o uso da gordura abdominal como energia, e seus resultados poderão ser mais rápidos do que outra pessoa que queima gordura primeiro em outros lugares do corpo.

Além disso, você pode ser mais consistente com seus treinos e dieta, obtendo resultados antes do que uma pessoa que não leva esse objetivo tão a sério.

Palavras finais

No fim do dia, pode ser desanimador para alguns, mas a grande verdade é que na maioria dos casos definir o abdômen demora.

Queima de gordura corporal não é um processo rápido e qualquer pessoa dizendo o contrário, provavelmente está mentindo (e ironicamente) cobra por isso.

Portanto, fique ligado e tenha em mente que é melhor criar metas reais que podem demorar do que criar metas irreais que só farão você patinar no mesmo lugar e no fim serão as mais demoradas.

Este texto ajudou você ?

Ainda está com dúvidas sobre alguma questão? Visite nosso fórum de discussões e compartilhe suas dúvidas com mais de 270 mil pessoas cadastradas.

×