Lee Haney: história, treino, dieta, altura e mais

Lee Haney é um fisiculturista profissional aposentado dos Estados Unidos. Ele ganhou o prestigioso título do Mr. Olympia por incríveis oito vezes (empatado com Ronnie Coleman) de 1984-1991.

Este é o seu perfil completo contendo biografia, treino, dieta e muito mais.

Ficha

  • Nome Completo: Lee Haney
  • Peso: 112 kg – 118 kg
  • Altura: 180cm
  • Data de nascimento: 11 de novembro de 1959
  • Era: 1980, 1990
  • Nacionalidade: Americano

Vida

Lee Haney nasceu em Fairburn, Geórgia, mas cresceu em Spartanburg, na Carolina do Sul.

Como tantas lendas do fisiculturismo, Haney era fascinado músculos desde jovem, o que o influenciou a começar a treinar.

Ele admirava personalidades como Hércules da mitologia grega, Sansão (figura bíblica), e conforme aprendia mais sobre o fisiculturismo, Robby Robinson era seu ídolo no esporte.

Você poderia dizer que Haney teve um começo humilde, apenas tendo acesso a pesos de plástico cheios de areia.

Mas era alguma coisa pra ele e foi mais do que o suficiente para fazê-lo começar.

Quando Haney finalmente teve acesso a uma academia local, com mais equipamentos, seu físico foi imediatamente notado pelo treinador Danny Rogers, que ficou impressionado com seu desenvolvimento.

Rogers disse a ele: “garoto, você tem um dos físicos mais equilibrados que já vi. O fisiculturismo é o seu ingresso pra fazer o que você quiser ”.

Este foi o início de um novo relacionamento entre eles, no qual Haney treinou com Rogers por anos e desenvolveu seu físico ainda mais.

Publicidade

Naquela época, apesar do grande potencial, nenhum deles tinha ideia de que Lee Haney seria um dos maiores fisiculturistas que o mundo já viu.

Competições e carreira como fisiculturismo

Lee Haney é considerado um dos maiores fisiculturistas de todos os tempos.

Ele está empatado com Ronnie Coleman na maioria das vitórias do Mr. Olympia com oito (ambos consecutivos).

Com base em seu histórico competitivo, não há dúvida de que o fisiculturismo foi o que ele nasceu para fazer, tendo o currículo mais impressionante que se poderia ter.

Haney competiu em sua primeira competição no Mr. South Carolina de 1975, com apenas 16 anos de idade.

Ele não se classificou, mas definitivamente despertou um desejo maior de competir.

Em 1977, Haney ganhou uma bolsa de estudos para a faculdade por se destacar no futebol americano.

E embora ele certamente fosse talentoso no futebol, ele simplesmente não era tão apaixonado por isso quanto pelo esporte do fisiculturismo.

Então ele teve que fazer uma escolha, e seu coração o conduziu pelo caminho da musculação. Definitivamente acabou sendo uma boa decisão por parte dele.

Aos 19 anos, Haney ganhou o Mr. America de 1979 na categoria teen (adolescente).

Publicidade

A partir disso, ele se afastou das competições enquanto continuava a melhorar e em 1982, ele venceu todos os campeonatos nacionais do ano, da categoria amador (literalmente, todos), o que garantiu seu passaporte para competir no círculo “de gente grande”, entre os profissionais.

Já no ano seguinte, em 1983, Haney competiu no Olympia e ficou em terceiro lugar em sua primeira aparição.

Ele venceu o Olympia no ano seguinte com apenas 25 anos e permaneceu dominante no evento pelos próximos sete anos (totalizando 8 anos), até que decidiu que era hora de se aposentar aos 32 anos.

Ele também venceu o Grande Prêmio da Alemanha de 1987 entre suas vitórias no Olympia, embora esta tenha sido a única outra competição em que participou durante sua época como campeão.

Treino

Lee Haney tem um conhecimento incrível sobre treinamento e sempre compartilhou suas melhores dicas e conselhos;

Em uma entrevista de 2018, ele explicou que as rotinas de treinamento dos fisiculturistas de sua época eram muito diferentes do que são hoje.

Os caras de sua época treinavam partes do corpo com muita frequência, o que ele acredita ser a chave para realmente desenvolver maior densidade muscular.

“Uma das coisas que vejo que está meio desequilibrada agora é que os atletas não dão atenção suficiente para promover o crescimento e a maturidade muscular em certas áreas importantes do corpo”

As panturrilhas, em particular, são uma parte do corpo que ele sente que precisa ser treinada de forma pesada e frequente, já que são considerados um grupo muscular muito teimoso para crescer.

Haney treinava de 6 a 7 vezes por semana e às vezes duas vezes por dia. Porém isso era feito de maneira inteligente, colocando mais trabalho onde mais precisava ser trabalhado e evitar desperdício de tempo.

Aliás, ele tinha um ditado famoso quando se tratava de treinamento: “Treine para estimular, não para aniquilar ”.

Publicidade

Haney utilizou muitos dos exercícios comuns que ainda são usados ​​hoje. Embora eles não tivessem a mesma tecnologia que as academias modernas possuem.

Então, não é surpresa que seu treinamento envolveu muito o básico. Ele também foi um grande defensor do uso de séries de pirâmide que envolvem começar com um peso mais leve e, em seguida, aumentar a resistência a cada série subsequente.

Este é o treino que Lee Haney teria usado nas semanas que antecederam a competição do Mr. Olympia.

  • Dia 1 – Peito e Braços
  • Dia 2 – Pernas
  • Dia 3 – Costas e Ombros
  • Dia 4 – descanso
  • Dia 5 – Peito e Braços # 2
  • Dia 6 – Pernas # 2
  • Dia 7 – Costas e ombros # 2
  • Dia 8- Descanso

Os exercícios do primeiro bloco de 4 dias mudavam daqueles do segundo.

Embora os grupos musculares que ele treinava fossem os mesmos, existem pequenas variações nos exercícios realizados.

E não esqueça dos dias de descanso. De acordo com Lee, eles são uma parte crítica da rotina.

“Você deve sempre programar um tempo para a recuperação porque seus músculos crescem quando estão em repouso após serem treinados. 48-72 horas entre os treinos é bom para a maioria dos grupos musculares. Abdominais e panturrilhas são uma exceção”

Dieta

 

Entre todos os fisiculturistas, Lee Haney provavelmente era o atleta que levava mais a sério a questão da saúde.

Sua dieta, tanto próximo como afastado das competições, era praticamente a mesma, sendo a principal mudança apenas as quantidades de cada alimento.

Sua alimentação, em sua maioria, era composta por carboidratos complexos de baixo índice glicêmico, ricos em fibras e nutritivos, enquanto as proteínas eram sempre as magras ou nutricionalmente densas.

Aqui vai uma prévia do que Haney comia:

Aqui estão os alimentos que Lee comeria para ajudá-lo nas competições:

  • Proteína – frango, ovos, peixe, lentilhas.
  • Carboidratos – Lee Haney sempre enfatiza carboidratos de baixo índice glicêmico, como batata doce, aveia, quinoa, arroz integral e lentilhas.
  • Fibra – espinafre, alface e repolho.
  • Frutas – maçãs, pêra, mamão e (MUITO!) abacaxi
  • Gorduras – principalmente nozes, especificamente amêndoas. Haney também comeu muitos ovos inteiros para ajudar no crescimento muscular.

Um fato curioso é que próximo das competições, Lee comia abacaxi fresco duas vezes ao dia.

É um ótimo anti-inflamatório e também oferece vitamina C, fibras e potássio. A bromelaína do abacaxi também ajuda com retenção de água e bom funcionamento do fígado, sendo uma ótima opção para fisiculturistas.

Palavras finais

Lee Haney é um ícone do fisiculturismo que continua a inspirar milhões ao redor do mundo, não apenas por causa de suas lendárias conquistas, mas também pelo fato de ser conhecido por ser um indivíduo incrível.

O que ele foi capaz de alcançar ao longo de sua carreira foi mais do que ele jamais poderia esperar.

E seu recorde de oito títulos de Mr. Olympia é uma verdadeira prova do trabalho árduo, dedicação e paixão que ele teve durante seus anos competitivos no fisiculturismo.

Este texto ajudou você ?

Ainda está com dúvidas sobre alguma questão? Visite nosso fórum de discussões e compartilhe suas dúvidas com mais de 270 mil pessoas cadastradas.

×